Varejo omnichannel: como essa tendência vai beneficiar o seu negócio?

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O varejo omnichannel é o trabalho em união dos canais online e offline de um negócio. O intuito dele é diminuir conflitos e melhorar a experiência de compra do consumidor.

Ao ter uma jornada de compra melhor, a empresa ganha mais vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Em um universo onde os clientes exigem rapidez e experiências melhores, contar com esse tipo de recurso pode fazer toda a diferença nos seus resultados.

Então, pode-se dizer que esse conceito não é uma mera tendência e, sim, parte da transformação na forma de consumir que está acontecendo a todo vapor.

Para mostrar como o seu negócio pode se beneficiar do varejo omnichannel, listamos, abaixo, alguns tópicos que vão explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!

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Como se preparar para o varejo omnichannel?

Preparar-se para o varejo omnichannel é um grande desafio. Mas, não se pode embarcar em uma nova realidade sem entender antes como ela funciona. E não há mudança benéfica que ocorra sem que exista uma estratégia bem formulada por trás.

Então, é necessário focar em alguns pontos cruciais, os quais você vai conhecer a seguir!

Invista em tecnologia na era do varejo omnichannel

O investimento em tecnologia é um grande ponto de partida para uma boa estratégia de omnichannel. Não é possível unir vendas sem valorizar o poder que a tecnologia tem de fazer isso com mais eficiência.

Programas de integração, como um CRM, por exemplo, são grandes aliados nesse momento em que a gestão precisa ser melhor para que tudo funcione bem.

Também é preciso escolher uma boa plataforma de e-commerce para que não haja problemas nessa integração entre os canais de venda. O tão famoso ”comprar no site e retirar na loja” precisa estar muito bem estruturado para que seja eficiente, por exemplo.

Mude a cultura da empresa

Aplicar uma tendência, como o varejo omnichannel, não é fazer apenas o uso de um novo recurso de vendas.  Mas, sim, iniciar um processo que, para funcionar, requer mudar a cultura da empresa.

Isso ocorre porque é grande o impacto que esse conceito causa no negócio. É necessário mudar para engajar todos os setores envolvidos, incluindo, aqui, o treinamento da equipe de vendas.

Só assim, haverá um processo logístico bem feito e alinhado com o que o consumidor exige. Isso evita que ele tenha dificuldades na hora de comprar, receber e/ou retirar o seu produto, seja qual o canal usado.

Há outros desafios, como a organização fiscal, que precisa ser melhorada para atender a esse modelo diferente do que vinha sendo usado. Acelerar as vendas deve ser uma ação acompanhada de uma estruturação que não permita falhas fiscais, e tudo deve estar bem alinhado: emissão de notas fiscais, trocas de produtos, devoluções, pagamentos etc.

É possível utilizar a tecnologia para isso (um ERP, por exemplo) e também contar com ajuda especializada para atender a essa demanda com mais segurança.

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Padronize a comunicação

A aplicação do varejo omnichannel exige um marketing bem alinhado, que considere todos os canais. Tudo que se relaciona à propaganda e à divulgação deve estar em bem feito para evitar desencontros e atender às expectativas dos consumidores.

Mesmo que os locais variem e, até mesmo, as estratégias de comunicação de cada um sejam diferentes na sua essência, é preciso desenvolver um conceito integrado para que o omnichannel funcione.

Por isso, é importante focar em uma identidade única que permita a replicação de uma boa experiência e facilite a identificação da empresa em qualquer canal disponibilizado aos clientes.

Quais as vantagens do omnichannel?

O omnichannel traz muitas vantagens para um negócio. Confira, a seguir, algumas delas!

Crescimento das vendas

Ter mais canais não significa mais vendas. No entanto, ter canais organizados e que conversem bem entre si, sim. Ao dar mais opções, é favorecido o desejo (e até a viabilidade) do consumo, sendo o aumento nas vendas o resultado natural disso.

Um simples exemplo que favorece esse aumento é o “compre no site e retire na loja”. Não pagar frete é um grande atrativo para muitas pessoas, além da possibilidade de diminuir o tempo de espera pelo produto. 

Maior eficiência

Mesmo no início ser difícil unir os canais para o varejo omnichannel, umas das vantagens desse processo é a maior eficiência que ele gera.

A explicação está no fato de que, depois que uma integração bem-feita acontece, tudo passa a funcionar melhor. Logo, tanto o processo de vendas e compras são mais fáceis e eficientes.

Aumento na satisfação do cliente

Cliente satisfeito e recorrência de vendas são conceitos que andam juntos. Como vender mais passa muito pelo retorno de clientes já captados para comprarem de novo. Portanto, focar em uma performance que os deixem satisfeitos é importante para que isso aconteça.

É importante, inclusive, buscar feedbacks desses clientes e usá-los para deixar a sua experiência omnichannel ainda melhor.

Quais as desvantagens do varejo omnichannel?

Como não existe estratégia perfeita, é claro que também há desvantagens. Uma questão importante é que o conceito de desvantagem, aqui, depende muito do ponto de vista.

Uma possível desvantagem é a mudança frequente na abordagem para acompanhar as tendências de consumo que vão surgindo. Essa observação de mercado exige tempo e estudo, o que pode ser incômodo para alguns.

Por ser um conceito novo, acertar na estratégia acaba sendo desafiador.

Mas qualquer problema é discutível e depende da interpretação de cada um. Entender isso ajuda a desenvolver com sucesso o uso dessa tendência.

O varejo omnichannel é a consolidação de uma revolução na forma de vender e consumir. Isso transformou totalmente as relações entre empresa e cliente e favoreceu uma experiência melhor para todos. Assim, gera-se maior profissionalismo, competitividade e estratégias mais completas.

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