Treinamento de franqueados: conheça 6 práticas para aplicar

6 minutos para ler

O sucesso da identidade de uma rede só é possível a partir da padronização da franquia, processos muito bem definidos pela empresa — e a replicação desse modelo só é possível por meio da aplicação de um treinamento de franqueados eficiente.

Caso cada uma das pessoas que adquire sua franquia não siga seus padrões, em pouco tempo a empresa perde a identidade e tem a sua marca prejudicada no mercado, pois o cliente não sente a unidade entre cada ponto do negócio.

geomarketing

Para ajudar você não apenas a entender a importância de um treinamento de franqueados como também aplicar da melhor maneira essa prática, criamos este pequeno post com algumas dicas. Boa leitura!

A importância do treinamento de franqueados

O principal ponto dentro de uma estratégia de expansão por franquias é a transferência de know-how entre franqueador e franqueado, e isso só pode ser realizado por meio de uma rotina intensa e eficaz de treinamento.

Esse protocolo de aprendizagem não é essencial apenas para que o franqueado entenda os processos produtivos da empresa e possa reproduzi-los em seu ponto com sucesso, mas também para que ele esteja dentro da visão da marca e crie uma identidade geral.

O sucesso de uma rede de franquias depende da capacidade que ela tem de se apresentar do mesmo modo, independente do ponto em que o cliente estiver, passando uma imagem de unidade.

Além disso, o franqueado deve não apenas receber o treinamento, mas também ser capaz de repassá-lo com sucesso aos seus colaboradores locais, que serão responsáveis, do mesmo modo, por garantir a imagem da franquia perante os clientes.

Por conta disso, o treinamento deve ser constante e um monitoramento é necessário para garantir que todas as práticas e processos repassados estão sendo realizados com esmero pelo franqueado.

Um erro comum em franquias é repassar apenas um conhecimento inicial no momento em que a nova unidade é aberta. Porém, ao longo do tempo, é normal que o conhecimento comece a se perder ou novos colaboradores sejam admitidos, demandando uma atualização constante.

cursos da jin

Práticas para melhorar o treinamento de franqueados

Podemos listar diversas práticas com o intuito de melhorar o treinamento de seus franqueados, ou até mesmo desenvolver um novo modelo para esse fim em sua franquia. Porém, vamos citar apenas as principais.

1. Desenvolvimento de uma metodologia

O primeiro passo é, sem dúvida, a criação de uma metodologia de ensino que possa ser praticada de forma simples e fácil, e utilizada para repassar todos os conhecimentos acerca de seu negócio aos franqueados.

O ideal é sempre apostar em uma linguagem direta e simplificada, para que qualquer pessoa possa entender o que está sendo dito e evitar o surgimento de dúvidas em relação a explicação e não ao seu conteúdo.

2. Criação de uma documentação

A criação de manuais para consulta é essencial. Afinal, essa prática, além de facilitar o estudo, também permite que o franqueado consulte esporadicamente o material sempre que surgir qualquer dúvida.

Dessa forma, você diminui a incidência de erros e a necessidade de contato constante por parte do franqueado que se encontre com algum problema, sendo que ele mesmo pode revisitar o material a qualquer hora e tirar suas dúvidas.

3. Inserção de treinamentos de franqueados práticos

A teoria é muito importante. Porém, criar uma rotina aliada a prática é fundamental, uma vez que, ao realizar todo o processo, o franqueado se sentirá muito mais confiante na hora de replicar as ações em sua unidade.

Para isso, você pode separar um determinado espaço na sede da franquia, o que permite que o franqueado não apenas realize as atividades na prática como já comece a se habituar com a rotina.

4. Implantação de um canal para dúvidas

Podem surgir algumas dúvidas que não foram sanadas durante o treinamento. Mesmo que você tenha desenvolvido um material muito bom para posterior consulta.

Por conta disso, o ideal é criar um canal especial para o recebimento desses questionamentos e suas respostas. O conhecimento acerca das principais dúvidas dos franqueados pode ser utilizado para melhorar e atualizar o seu modelo de treinamento.

5. Utilização de tecnologia

A tecnologia pode ofertar uma série de ferramentas interessantes na hora de disseminar o conhecimento para os seus franqueados. Uma das soluções mais interessantes para essa demanda são os ambientes de ensino à distância.

Essas ferramentas permitem a inserção de mídias. Além disso, permitem que o franqueado tenha acesso a tudo isso de qualquer lugar e a qualquer hora. Além disso, ajudam bastante franqueados que tem negócios excelentes para trabalhar sozinho.

6. Divulgação bem estruturada do treinamento de franqueados

Nós já dissemos da importância de manter uma atualização constante de todos os seus franqueados. Porém, não basta apenas criar treinamentos. É preciso divulgá-los muito bem em sua rede de franquias para contar com o máximo de adesão.

Para isso, você pode estudar quais são as melhores datas e horas para realizar um treinamento e divulgar muito bem toda a programação. É interessante evitar horários de pico e feriados, pois a adesão pode ser baixa.

Como uma consultoria pode ajudar no treinamento de franqueados

Criar um modelo de franquia para o seu negócio é um desafio, pois são diversas as variáveis envolvidas nesse processo. Como por exemplo questões jurídicas, cadeia de suprimentos, logística entre outras.

Dentro de todas essas questões, o treinamento é apenas uma delas, mesmo que de grande importância. Por conta disso, contratar uma consultoria em franquias pode ser a melhor saída para não acabar negligenciando uma etapa tão fundamental do processo de franqueamento de um negócio.

Os consultores podem ajudar a desenvolver um treinamento eficiente. E dessa forma, transmitir todo o conhecimento necessário para os seus franqueados de forma simples e prática.

Além disso, a consultoria pode ajudar em todas as outras demandas de seu negócio. Isso facilita o processo e evita que você tenha qualquer problema no futuro.

Consultoria de confiança

Chegamos ao fim deste post! Esperamos que você tenha entendido a importância do treinamento de franqueados. Enfim, não ignore o impacto negativo que deixar de transmitir conhecimento a cada unidade da franquia pode causar.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para conhecer algumas dicas para melhorar a gestão de pessoas em um modelo de franquias!

Posts relacionados

Deixe um comentário