Aumenta cada vez mais a quantidade de empreendedores que procuram franquear seu negócio com o propósito de aproveitar o crescimento gigantesco que este segmento vem mostrando nas últimas décadas.
Nesse sentido, franquear uma empresa nada mais é do que selecionar uma estratégia, ou um canal de expansão, no qual você cresce com o capital de terceiros e consegue algumas vantagens tributárias. Dessa forma, o sistema de franchising se torna uma excelente possibilidade de expansão para a sua organização.
Além disso, umas das vantagens da formatação de franquias é a diluição de riscos. Quando o empreendedor investe sozinho na expansão de uma rede, ele assume todos os riscos. Já no modelo de franquias, esse risco é divido com os franqueados. Continue a leitura e saiba como a Goakira pode ajudá-lo!
O que avaliar para franquear seu negócio?
O franchising consiste em uma ótima opção de negócio para quem tem uma empresa estruturada e quer fazer com que ela entre em outras áreas. Porém, não pode investir em novas sedes, nem administrá-las.
Contudo, no momento de franquear o negócio é importante que o investidor analise todo o seu empreendimento, pois nem todas as empresas e gestores tem o perfil de franqueador.
Dessa forma, para evitar dores de cabeça no futuro, é preciso uma avaliação. Assim, em um primeiro momento, responda as seguintes perguntas:
- Os produtos e serviços da minha empresa são essenciais para os clientes em diferentes mercados?
- Meus serviços e produtos podem ser feitos por outras pessoas fora da minha presença?
- Eu sei, de maneira clara, qual modelo ideal de funcionamento da minha empresa (quantidade de colaboradores, pontos comerciais, impactos de impostos, entre outros)?
Estes são alguns questionamentos que podem ser levados em consideração pelos que pensam em franquear. Além disso, é preciso avaliar em qual estágio seu negócio está, qual a sua situação financeira e a sua capacidade de produção. Assim, essa avaliação é essencial para iniciar o processo.
Como fazer uma análise de franqueabilidade?
A análise começa com um diagnóstico. Dessa forma, é importante destacar que se precisa avaliar em qual estágio se encontra a empresa. Ainda, leve em consideração os pontos relevantes da expansão por meio de franquias: diferenciais competitivos, produtos e serviço, questões de abastecimento logístico, qual o modelo de negócio, as margens atuais e quanto a pessoa está conseguindo ganhar em dinheiro.
Por fim, o diagnóstico serve para analisar a saúde financeira da empresa e se ela apresenta capacidade de escalar e crescer. Também, de fornecer suporte adequado para o franqueado.
A segunda etapa é o plano de negócios — ou seja, o estudo de franqueabilidade. Isso é fazer o planejamento para que esse modelo de negócios se expanda por meio de franquias.
Na prática, tem de se fazer projeções financeiras — dos franqueados em cada um dos seus formatos; se tem mais de um formato, todos têm de ter uma projeção financeira —, tanto de receitas quanto de despesas, indiretas e diretas, variáveis e fixas. Além disso, tem de se analisar e detalhar todo o investimento inicial necessário, analisar a viabilidade desse e o tempo de retorno, além da lucratividade e rentabilidade que esse negócio gera.
Além disso, é fundamental pensar no franqueador:
- Qual a estrutura necessária por parte do franqueador?
- Em que ela se baseia?
- Qual o tipo de suporte será oferecido para o franqueado?
- Qual é a frequência desse suporte e quanto custa?
- Quanto custa essa estrutura?
- Como será monetizado esse sistema de negócios?
- Quais serão as taxas cobradas e quais as fontes de receita?
- Quantas franquias você abrirá e qual o seu plano de expansão?
- Onde é o local potencial para se abrir uma franquia?
- Quantas franquias você precisará abrir para viabilizar seu modelo de negócios?
- Qual o prazo de retorno e qual o investimento inicial?
- Qual a estratégia de marketing necessária para obter franqueados?
Assim, o plano precisa ser detalhado para que se possa avaliar se, financeiramente, é um bom negócio. Além do mais, no business plan é possível entrar em outras questões mais técnicas em relação ao planejamento como regras de negócio, território, de repasse do negócio, regras para a saída do sistema, quais serão as consequências de infrações leves, médias ou pesadas, como serão as multas, comissionamento e eventos. Ou seja, todas as regras do negócio devem estar detalhadas no plano de negócios.
É preciso destacar que o perfil do franqueado precisa ser definido de forma detalhada. Assim, é necessário analisar também como será o processo de assessment, de recrutamento e o que será preciso fazer para encontrar franqueados adequados para o negócio. Assista o vídeo a seguir para saber mais:
Quanto custa franquear seu negócio?
Ser um franqueador é um bom negócio, porém, para que o sistema se desenvolva de maneira saudável é importante fazer uma formatação de franquia bem feita. O custo dependerá de vários fatores como:
- nível de maturidade dos processos de gestão e operação da instituição;
- necessidade de serviços de outros especialistas;
- complexidade da organização;
- conhecimento que o empreendedor já tem sobre o sistema de franquia;
- estruturação da franqueadora;
- divulgação da marca;
Para se ter uma ideia, o custo de trabalho de consultoria para formatação (sem inserir serviços de arquiteto, advogados e outros profissionais) de uma organização reconhecida, associada à Associação Brasileira de Franchising, gira em torno de R$ 50.000. Essa é somente uma estimativa com fundamento nos diversos fatores que impactam o processo de formatação. É necessário saber que alguns projetos podem custar muito mais que isso.
A importância de uma consultoria ao franquear o negócio
É importante saber que o preço solicitado por uma consultoria em um sistema de franquia é embasado nas horas de trabalho necessárias, no conhecimento adquirido e na experiência do profissional na área.
A Goakira realiza um diagnóstico, o plano de negócios, a parte jurídica e a parte de manuais. Depois dessas 4 fases, chamadas de formatação de franquias, a Goakira parte para outros tipos de serviço, como o de expansão, pois ela é capaz de captar os interessados, selecioná-los com base no perfil e efetuar a negociação.
Portanto, o franqueador pode optar por contratar a Goakira para fazer isso ou para ensiná-lo a fazer isso. Ele também pode contratar na fase do pós. Ou seja, na parte da gestão de treinamentos de vendas ou de acompanhamento das vendas junto ao franqueado. Pode desejar a presença também de um coach. Isso porque a organização tem pessoas na equipe capazes de orientá-lo durante o processo de franquear o negócio.
Nosso artigo foi esclarecedor e útil para você? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações a respeito? Então, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo!