Muitos franqueadores têm voltado suas atenções ou seus esforços de expansão de unidades para as regiões Norte e Nordeste. Quando questionados sobre o porquê desse movimento, a maioria rapidamente justifica a estratégia citando o crescimento do potencial de consumos dessas regiões e o crescimento econômico do interior.
Potencial esse que é impulsionado principalmente pela ascensão das classes C e D. No entanto, acredito que essa justificativa esteja parcialmente completa.
Aqueles que cursaram administração sabem que a pergunta básica antes de ofertar qualquer bem ou serviço é a existência do público-alvo. Ou, para os economistas, demanda pelos produtos ofertados.
No fim, significa dizer o que todo bom comerciante sabe: precisa ter cliente, quanto mais, melhor.
Assim, acredito que o interesse pelo Norte e Nordeste baseado na premissa que lá existam clientes a serem atendidos faça sentido. No entanto, o potencial desses mercados já existia — obviamente que não no tamanho atual — porém, era deixado em segundo plano pelas redes de franquias do Sul e Sudeste.
Potencial do Norte e Nordeste
O potencial para crescimento existe. Segundo o levantamento realizado pela editora IPC Marketing, a região Nordeste representará 28% do total da população brasileira em 2013. O potencial de consumo, entretanto, chegará somente a 18% do total do Brasil. Isso demonstra que ainda existe um grande espaço para desenvolvimento.
Desnecessário dizer que, além de despesas com ocupação, outro importante grupo de despesas nessas operações, que é a folha de pagamento, também é bem menor no Norte e Nordeste. Para concluir, a estratégia de expansão na região é uma boa opção, pelo menos no curto prazo. Os custos com ocupação têm subido e uma boa aposta é que eles continuem a subir. Mas vamos esperar que o consumo também continue crescendo, pelo menos na mesma medida para acompanhar o desembolso com despesas. Enfim, faça suas apostas! Ou melhor, suas análises!
Por Diego Simioni, sócio da GOAKIRA para Metrô News
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