Ano novo, vida nova. Para muitas pessoas, a virada do ano tem um significado simbólico de muitas mudanças e renovações. Segundo uma pesquisa divulgada recentemente pelo Fantástico, mais de 50% das pessoas desejam novos desafios profissionais. Diante disso, para você que está querendo ter o seu próprio negócio e não sabe ao certo em que investir, que tal apostar numa rede de franquias? Veja quatro motivos para escolher este formato.
Conhecimento e experiência do franqueador
Segundo o SEBRAE, a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas é de 27% nos dois primeiros anos. Mas no mercado de franquias essa taxa é apenas 5%. O principal motivo desta diferença, definitivamente, está relacionado à transferência da experiência e o conhecimento do franqueador para o futuro franqueado.
A maioria dos franqueadores já atua no segmento há algum tempo e, através de seus erros e acertos, conseguiram adquirir um conhecimento e experiência importantes para tocar o seu negócio. Certamente, o investidor tem uma série de dúvidas. Qual é a melhor localização para abrir o negócio? Qual é o sortimento ideal de produtos? Qual é a melhor estratégia de marketing e divulgação para atrair os clientes? Qual é a melhor estratégia de precificação, de forma a viabilizar financeiramente o negócio? Ter acesso a estas respostas é imprescindível para você encurtar o caminho para o sucesso.
Suporte do franqueador em rede de franquias
Além da experiência e conhecimento, geralmente, as redes de franquias oferecem suporte para o futuro franqueado. Pode-se destacar os treinamentos de operação e gestão do negócio, em que o franqueador capacita o franqueado e seus colaboradores a tocarem o dia a dia da operação, desde os aspectos relacionados à implantação da unidade até a gestão financeira.
Outro suporte importante é o consultor de campo. Além de assegurar que os padrões e regras sejam seguidos, o papel do consultor de campo é auxiliar o franqueado com a orientação sobre as melhores práticas. Bem como ter uma atuação mais ativa de forma a garantir que os resultados sejam atingidos.
O suporte de marketing é outro ponto importante. Auxílio na elaboração das estratégias e planejamento de marketing, além do suporte na execução, costumam ser importantes para os franqueados, pois geram os subsídios necessários para que ele possa gerar melhores resultados.
Ganhos em escala
O conceito de ganhos em escala é que quanto maior o volume, maior será a possibilidade de sinergias entre os operadores da rede. Dessa forma haverá um maior valor agregado. Diante disso, em uma rede de franquias, quanto maior for o número de franqueados, maior será o seu poder de negociação junto aos diversos fornecedores. Aliás, isso contribui para aumentar o poder de barganha e gerar maiores margens para os franqueados.
A lógica é que em uma unidade própria com um volume menor, os ganhos em escala serão menores também. Desta forma, ao fazer parte de uma rede de franquias, você terá uma rede que lhe permitirá ter ganhos em escala e, consequentemente, maiores lucros. Além de ter todo o acesso ao conhecimento e o suporte do franqueador,
Fortalecimento e consolidação da marca na rede de franquias
Quanto maior for a rede franqueada, maior será a visibilidade da marca. Pois, geralmente, o cliente enxerga o número de unidades como um certificado de valorização e crescimento da marca. Consequentemente, passa a dar maior credibilidade e confiança a ela. Em outras palavras, fazer parte de uma rede de franquias permitirá ter acesso a uma marca muito mais reconhecida e valorizada pelos seus clientes. E por fim, aumentar as chances de sucesso de seu negócio.
José Carlos Fugice Jr é administrador de empresas especializado em franquias e varejo. Possui MBA em administração de empresas pelo CEAG FGV/SP, além de experiência em mais de 150 projetos de franquias. É sócio-fundador da GoAkira Consultoria Empresarial.
*Matéria original postada no site 24 Horas News
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