Se você é das gerações Y ou Z e se considera um jovem empreendedor, este artigo foi escrito para você! Fazem parte da Geração Y os nascidos entre 1979 e 1994. São aqueles que viram à revolução tecnológica, têm perfil atento e multitarefas.
Já a Geração Z, são os nascidos a partir de 1995. Em sua maioria, são aqueles que convivem com web, chats e celular desde a infância. São atentos e costumam fazer tudo ao mesmo tempo, estando sempre um passo à frente das outras gerações, pois têm fácil acesso à informação. Muitos desejam empreender e ter o seu próprio negócio.
Uma análise realizada pelo Sebrae mostrou que 50% dos jovens universitários brasileiros têm este objetivo. A vontade é grande, porém não têm muita paciência para aguardar uma formação executiva e visam empreender em algo que lhes ofereça um retorno em curto prazo. Por outro lado, um dos medos comuns é de errar e fracassar ao abrir um negócio, pois sabem que a imaturidade e a falta de prática dentro do comando de uma empresa podem ser um grande desafio na obtenção do sucesso.
Em função do perfil, muitos acabam investindo em franquias, pois veem uma maneira rápida de atuar em um modelo de negócio que já está pronto, testado, com uma marca que muitas vezes já é vista no mercado. Além de receber todo o treino e capacitação operacional e de gestão, reduzindo a desvantagem e o medo que a falta de experiência pode oferecer.
Em 2012, os jovens entre 21 e 30 anos eram 47% dos atentos em abrir uma franquia. A maioria, 57%, é da região Sudeste e possui formação em administração de empresas (29%). Cerca de 33% buscam meios no segmento de alimentação.
Gerações Y e Z: conheça o mercado de franquias
O mercado de redes de franquias tem acompanhado este crescimento e concentrado os seus esforços para adaptar-se aos novos tempos. Estão sempre à procura de jovens empreendedores, pois sabem que eles têm mais pique, receptividade a riscos e autonomia. Os jovens também comunicam-se mais, são mais engajados e possuem visão de futuro com uma parceria de sucesso.
Como os jovens geralmente dispõem de poucos recursos para investir, as redes de franquias de baixo custo como, por exemplo, as microfranquias e as franquias virtuais, tendem a ser melhores. Aquelas que têm perfil inovador, que estão atentas, com as tendências do mercado e buscando se aperfeiçoar o tempo todo também chamam mais a atenção.
Primeiramente, é válido ressaltar que é bom para as redes que o empreendedor seja dedicado, focado e apresente equilíbrio emocional. Experiência mínima para fazer o negócio crescer e alavancar, de acordo com as suas expectativas, é importante. Se já tiver convivido com clientes, lidado com pessoas ou tenha colaboradores sob sua responsabilidade, melhor ainda.
Busca pelo sucesso
Para que as gerações y e z sejam muito bem sucedidas nesse meio, antes de tudo, é válido buscar um segmento com a qual tenha afinidade. Procurar uma marca com a qual se identifique para obter sua realização pessoal e atuar com força total.
Além disso, é bom verificar qual o perfil e faixa etária a empresa busca. Se aceita uma atuação mais ativa e agressiva, se está preocupada com a atualização do negócio, com novas tecnologias. Se oferece suporte rápido em todas as áreas e, principalmente, se é um negócio que não demora muito para amadurecer. Para assim apresentar bons resultados logo no início das atividades na região de atuação.
Recomenda-se também investir um tempo para participar de eventos, ler livros e pesquisar sobre as empresas. Conversar com consultores ou colegas que empreendem em franquias ajudam a fazer uma escolha mais assertiva. Se você se encaixa neste perfil, empreenda e surpreenda-se!
* Nadia Korosue, administradora de empresas, é especialista em projetos e sócia da Goakira Consultoria.
Fonte: JB
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