Tempo é um assunto sério, talvez o mais sério de todos. Com a crescente demanda por todos os lados, e com a correria do dia a dia, fazer serviços domésticos acaba se tornando um peso para muitas pessoas. Pensando nisso, a franquia Lavé oferece serviços de lavanderia self-service de maneira prática e eficiente.
A Lavé, além de oferecer um serviço muito usado e aprovado nos Estados Unidos e na Europa, também traz uma inovação: ao lavar suas roupas na lavanderia express Lavé, você também pode desfrutar de um cafézinho na hora, aproveitando ainda mais seu tempo!
Para os franqueados, a franquia Lavé é uma ótima oportunidade de entrar no mundo do franchising e do empreendedorismo. Isso porque a marca pode ser considerada uma franquia barata, com uma operação simples, sem funcionários, e sem grande demanda de trabalho.
Se interessou pela marca? Aqui te contamos tudo sobre ela. Venha conosco!
Franquia Lavé: conheça a marca
Jovem, a franquia Lavé foi fundada em 2022 no estado de São Paulo, importando um modelo de sucesso nos Estados Unidos e Europa, o de lavanderia express.
Nesse pouco tempo, porém, a empresa tem se expandido e alcançado grande sucesso. Já foram mais de 5 mil peças lavadas e mais de 2 mil clientes satisfeitos.
A franquia Lavé funciona da seguinte forma: as lojas ficam abertas 24h em shoppings, condomínios e pontos estratégicos para a acessibilidade do cliente. Para lavar roupas, é preciso comprar, antes, um ticket, e colocar a quantidade certa de produtos e roupas na máquina.
Só aí começa a lavagem, que dura cerca de 60 min. As roupas já saem secas, evitando a necessidade de ir para o varal, e gastar mais tempo do cliente. Enquanto aguarda, é possível tomar um cafézinho nas unidades da marca.
O mercado de lavanderia self-service é um setor que tem se expandido nos últimos anos, acompanhando o estilo de vida mais moderno das pessoas. De acordo com dados do Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo, 20% da população economicamente ativa no Brasil é considerada cliente potencial de lavanderias express.
O setor tem um faturamento estimado de 6 bilhões por ano, e o mercado cresceu cerca de 25% nos últimos oito anos. Estima-se que cada loja de lavanderia atenda cerca de 13500 clientes por ano.
Posts mais lidos do Blog Goakira:
- Franquia Havaianas: entenda mais sobre sua história
- Conheça a história da franquia O Boticário
- Conheça a história de sucesso da franquia de fast food McDonald’s
- Entenda agora o que é COF e por que ela é importante!
- Análise de Viabilidade de Franquias: O que é e Como fazer (passo a passo)
O que é franquia
Quando se fala em empreendedorismo, o franchising sempre surge como uma possibilidade. Originado do termo francês, o modelo de negócios de franquia é comum em diversos segmentos, como farmácias, shoppings, escolas, lojas de roupas, multinacionais e marcas conhecidas em nosso dia a dia.
Entretanto, entender o sistema de franquias pode não ser tão simples, já que ele não segue o modelo tradicional de empreendimento. Por isso, é importante compreender a lógica do franchising caso você esteja pensando em empreender ou simplesmente queira entender melhor o mundo dos negócios.
Basicamente, o franchising é uma forma de expandir um negócio por meio de novas unidades. O proprietário vende os direitos da marca e patente para novos empreendedores, que se tornam franqueados.
O franqueado não é um funcionário da franqueadora e paga uma taxa mensal para manter a marca em funcionamento.
Uma característica marcante das franquias é a identidade idêntica em todas as unidades, independentemente da localização. As unidades podem estar em diferentes regiões, cidades, estados ou países, mas todas devem utilizar as mesmas cores, insumos, produtos e processos produtivos.
Tudo é padronizado para proporcionar uma experiência uniforme aos clientes e manter a unidade da marca.
Outro benefício do franchising é a possibilidade de gerar ótimos lucros sem exigir um grande investimento pessoal. Ele cria uma rede colaborativa entre investidores que compartilham uma marca de sucesso.
Tanto o franqueador quanto o franqueado têm mais chances de sucesso. De fato, o franchising lidera outros modelos de negócios em termos de sucesso. De acordo com o SEBRAE, 80% das micro e pequenas empresas quebram nos primeiros cinco anos de fundação, enquanto no mercado de franquias a taxa cai para 15%.
Franquia barata
A franquia Lavé, por ter uma operação simplificada, sem necessidade de funcionários, por exemplo, oferece um investimento mais baixo. Em alguns de seus modelos disponíveis, a marca se encaixa no conceito de microfranquia.
Se você quer investir em uma franquia, mas não tem muito dinheiro para isso, talvez uma franquia barata e lucrativa seja uma boa opção.
Microfranquia
A franquia Lavé se encaixa, no modelo light, na categoria de microfranquia. As microfranquias são modelos de negócio que possuem um investimento inicial menor.
Elas estão sujeitas às mesmas regras e condições das demais franquias, porém, por serem mais acessíveis, as microfranquias oferecem uma oportunidade para um grupo maior de pessoas, que muitas vezes não conseguem arcar com investimentos mais altos.
Para ser caracterizada como uma microfranquia, a ABF Franchising estabelece que o valor máximo de investimento inicial deve ser até três vezes o PIB per capita anual.
Com base no PIB de 2022 (R$ 46.154,6), esse valor seria de aproximadamente R$ 138.463,80. É importante lembrar que este é o valor máximo permitido e que existem empresas que oferecem a possibilidade de começar com menos dinheiro.
Muitas microfranquias não contratam outros funcionários, é o caso da Lavé, ou não possuem um ponto físico de atendimento, realizando o trabalho a partir de casa ou indo até o cliente.
Em resumo, as microfranquias são uma forma acessível de empreendedorismo, permitindo que pessoas com menos recursos financeiros possam investir em um negócio próprio.
Com o modelo de trabalho flexível, as microfranquias oferecem uma variedade de oportunidades em diferentes setores e podem ser uma excelente opção para quem deseja se tornar um empreendedor.
Vantagens de investir na marca
Pouco tempo de dedicação
Uma das vantagens de investir em uma franquia de lavanderia express é que não há necessidade de o franqueado acompanhar o negócio de perto, nem se dirigir até ele todos os dias.
Geralmente, são 20 min de dedicação diárias, e poucas vezes é necessário ir à lavanderia. Isso permite que o franqueado tenha outras ocupações, outros investimentos, e não precise ter dedicação exclusiva.
Sem necessidade de contratação de funcionários
Talvez a maior vantagem de investir em uma franquia de lavanderia seja a operação que acontece sem necessidade de funcionários.
Isso permite que os custos sejam mais baixos, que a operação seja mais simples, e que o tempo de entrevistas, por exemplo, seja poupado.
Fácil gestão
É fácil gerir uma franquia de lavanderia, porque os clientes se auto atendem, e não existem muitos processos envoltos na operação.
Isso concede tranquilidade ao franqueado, e mais segurança no negócio.
Alta rentabilidade
É isso mesmo, as franquias de lavanderia oferecem alta rentabilidade, porque o serviço é requerido por muitas pessoas, recorrentemente, e é possível atender mais de um cliente por vez.
Assim, abrir uma franquia Lavé é receber dinheiro automático.
Baixos custos recorrentes
Não existem muitos custos no dia a dia da franquia Lavé, pois os produtos são responsabilidade do cliente, não há funcionários, e a manutenção dos aparelhos é rara.
Franquia Lavé em números
Agora que você conhece a marca Lavé, sua história e principais vantagens, está na hora de conhecer também os valores de investimento necessários para se tornar um franqueado. Acompanhe:
- Modelo light:
Investimento inicial: R$ 200.519,00
- Modelo sis:
Investimento inicial: R$ 236.850,00
- Modelo full:
Investimento inicial: R$ 349.890,00
- Royalties: 5%
- Fundo de propaganda: 2%
Conclusão
A franquia Lavé é uma ótima oportunidade para quem quer fazer dinheiro sem sair de casa, e sem muito trabalho. Ela é uma possibilidade de investimento (inclusive em uma microfranquia, em um dos casos) em que a operação é simples, possivelmente barata, e que não exige a presença de funcionários e nem mesmo do franqueado no local.
Toda a modernidade do negócio acrescenta praticidade para a vida dos franqueados e também dos clientes, que podem economizar tempo com serviço doméstico. Em um panorama geral, pode-se dizer que a franquia de lavanderia Lavé é uma franquia barata e lucrativa.
Se você está pensando em abrir uma franquia Lavé, o melhor é contar com profissionais experientes no franchising para te acompanhar em todo o processo. Nós, do Grupo Goakira, temos anos de experiência e expertise em apoiar o franchising no Brasil, criando cases de sucesso e franqueados satisfeitos.
Oferecemos todos os serviços necessários, como Arquitetura Empresarial, Geomarketing, Formatação de Franquias, Consultoria Jurídica, entre vários outros. Entre em contato, e teremos o prazer de enviar uma proposta.
E aí, gostou do conteúdo? Nos acompanhe nas redes sociais para não perder os próximos posts. Instagram Facebook YouTube Linkedin
Texto por Milena Félix de Souza
Jornalista e redatora formada pela Universidade Federal de Uberlândia. Passou por assessorias, fez trainee no jornal O Estado de São Paulo, e hoje é jornalista freelancer. Nas horas vagas, gosta de escrever literatura para se conectar. Tem na escrita sua forma preferida de ser e estar no mundo.