O mercado de franchising no Brasil cresceu exponencialmente nos últimos 30 anos. Muitas pessoas sonham em ter o próprio negócio e gerenciar suas carreiras, sendo que optar por franquias pode ser uma opção inteligente para alcançar o sucesso como empreendedor.
Desde que esse modelo de negócio foi regulamentado pelas leis brasileiras, na década de 1990, as redes de franquia crescem continuamente. Hoje em dia, existem mais de 1.200 marcas de franquias associadas à Associação Brasileira de Franquias (ABF) — e o número continua crescendo, mesmo com um período de recessão na economia.
Interessou-se pelo assunto e quer entender mais sobre esse modelo de negócio? Então, continue com a gente!
O que é uma franquia?
Franchising (ou franquia) é um modelo de negócios seguro e lucrativo em que há uma relação entre franqueadores, que cedem os direitos de utilização de determinada empresa, e um franqueado, que adquire o direito de vender produtos ou serviços em nome da marca.
Nessa relação, além do investimento inicial pela compra da franquia, o franqueado paga royalties ao franqueador. Trata-se dos lucros obtidos pela loja em um período determinado: mensalmente, será pago ao franqueador o valor de 2% de royalties do faturamento líquido da loja, por exemplo.
Uma das vantagens desse modelo é que as franqueadoras têm gestões eficientes e conhecimento de negócio, além de oferecerem treinamento e suporte ao franqueado para que ele desenvolva sua loja e conquiste o sucesso. Para a marca, a relação também é positiva, uma vez que melhora o branding para outros nichos e aumenta seu valor de mercado.
Origem das franquias
As franquias surgiram nos Estados Unidos por volta de 1850, quando a fabricante de máquinas de costura Singer resolveu disponibilizar licenças de uso de marca e métodos de operação a comerciantes de outras cidades.
Depois, em meados dos anos 1900, a General Motors começou a desenvolver seu sistema de venda de carros, criando o conceito que conhecemos atualmente como concessionária de veículos. Com o passar dos anos, outras grandes empresas (como Coca-Cola e Mc Donald’s) passaram a disponibilizar franquias de produção e redes de fast-food, respectivamente.
No Brasil, o modelo só se consolidou mais tarde, quando a Lei 8.955/94 definiu legalmente o conceito de franquias e suas implicações, atribuindo direitos e deveres aos franqueados e às franqueadoras. Nosso país é um dos poucos no mundo que tem uma lei de franquia, o que dá mais transparência e credibilidade às relações.
Como é o mercado de franquias no Brasil?
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) tem mais de 30 anos de atuação. O órgão foi criado para divulgar, defender e promover o desenvolvimento do modelo de negócio franchising no país.
Sem fins lucrativos, a entidade atua com franqueados, franqueadores, parceiros e governo, buscando fortalecer uma política nacional de incentivo com a criação de postos de trabalho e renda para o Brasil.
Como resultado, os números da ABF mostraram que mesmo em um período de estagnação econômica o setor cresceu 6,4% no primeiro trimestre de 2019. Isso gerou um aumento de 10% nas vagas de emprego em comparação com o mesmo período do ano passado.
Como forma de incentivar as marcas franqueadoras, a ABF premia anualmente aquelas com o Selo de Excelência em Franchising (SEF). Há quatro categorias de premiação, sendo que as vencedoras são escolhidas após uma pesquisa de satisfação criteriosa com os franqueados. Confira as categorias:
- mega: marcas com o mínimo de 100 franqueados, 200 unidades em operação e franquias que atuam há pelo menos 15 anos;
- máster: redes com o mínimo de 30 franqueados, 60 unidades em operação e dez anos de atuação;
- sênior: marcas com mais de 15 franqueados, 30 unidades e cinco anos de franchising;
- pleno: redes de franquias com o mínimo de cinco franqueados, dez unidades e dois anos de operação.
O setor reconhece a importância do prêmio, pois dá visibilidade a marcas que investem em gestão, marketing, treinamento e satisfação do cliente. Busca-se também o bem-estar dos franqueados por meio de um plano de negócios efetivo.
Qual é a importância de uma consultoria de franchising?
Caso você esteja pensando em se aventurar nesse mercado, é importante considerar a ajuda de uma consultoria. A empresa externa consegue avaliar e diagnosticar a situação da franquia, dando suporte para um desenvolvimento sustentável tanto dos franqueados quanto dos franqueadores.
Como os consultores têm vasta experiência no mercado, conseguem recomendar mudanças estratégicas, qualificando gestores e colaboradores. Além disso, eles ajudam a determinar planos de expansão e sugerem novos nichos de mercado.
As consultorias de franchising auxiliam na redução de riscos e, consequentemente, custos, pois sugerem a adoção de práticas que já foram validadas. Sabemos que há muita burocracia e documentos a serem organizados na implementação de um novo negócio. Por isso, todo o cuidado e ajuda são necessários para evitar retrabalhos, sendo que uma consultoria pode diminuir esses riscos e erros.
Como entender melhor o franchising?
Outra maneira de se inteirar sobre o assunto, divulgar uma marca e entender melhor o setor é frequentando feiras de franquias. Uma boa sugestão é visitar a Expo Franchising ABF Rio, que acontece anualmente. Em 2019, a 13ª edição foi realizada entre os dias 12 e 14 de setembro no Centro de Convenções Sulamérica.
O Expo Franchising é um grande salão de negócios com foco em inovação e conhecimento. Além da presença de expositores, ocorre um Fórum de Franchising no qual palestrantes dividem conteúdos com quem deseja empreender ou já é empreendedor e quer ampliar seu negócio.
A feira é bastante tradicional e chega a movimentar R$ 120 milhões em novos negócios, recebendo mais de 20 mil visitantes. Além disso, é possível ter contato com franquias de diversos segmentos, como educação, alimentação, tecnologia, beleza, saúde e novos nichos (a exemplo das microfranquias).
Depois do nosso conteúdo, ficou mais fácil entender como funciona uma franchising e quais são as possibilidades e perspectivas desse setor, certo? Também foi possível descobrir como o mercado em questão se desenvolve e qual é a importância de uma consultoria nessa escolha.
Portanto, se você está em busca de uma empresa para ajudar na transformação de marcas em franquias de sucesso, não deixe de conhecer a Goakira. Por meio de uma consultoria empresarial, ajudamos marcas a estruturarem seus negócios e se tornarem franquias de sucesso. Entre em contato conosco e saiba mais!