A maioria dos donos de micro e pequenas empresas, independente do segmento de atuação, em algum momento, seguramente já se questionaram se era o momento de expandir sua empresa.
A realidade é que não existe uma ciência exata para responder essa pergunta. Mas de qualquer forma, acredito que ela deva ser acompanhada de outra, um pouco mais precisa. “Quais seriam as possíveis estratégias de expansão da minha empresa?”. Mas calma, o intuito desse artigo não é complicar a sua vida trazendo mais perguntas.
Boa parte dos ânimos no meio empresarial são regidos pelo desempenho de alguns indicadores macroeconômicos, como o PIB, inflação e taxa de juros. Obviamente, esses indicadores são extremamente relevantes e todos os empresários devem acompanhá-los de perto. Mas vale a pena, porém, estar atento para indicadores que não são tão amplamente divulgados e que podem fazer mais sentido para avaliação de um determinado segmento.
No ano passado, como todos sabem, o crescimento do PIB foi fraco, fechando em 0,9%. Portanto, caso trabalhe com bens de consumo, por exemplo, você poderia avaliar não somente o PIB total, mas a conta de consumo das famílias. O crescimento dessa conta do PIB foi de 3,1%. Bem mais animador, concorda?
Entretanto, quando falamos de um negócio específico, torna-se ainda mais interessante avaliar indicadores do mercado no qual esse negócio está inserido. E muitas vezes, esses indicadores são mais relevantes e tem maior relação com sucesso (ou insucesso) de uma empresa.
Veja alguns exemplos:
- O e-commerce, ou comércio eletrônico, cresceu 20% no ultimo ano, de acordo com a e-bit;
- De acordo com a ABRINQ, o faturamento do mercado de brinquedos apresentou um crescimento médio composto de
11,2% nos últimos 5 anos; - Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), o segmento de sucos e
refrigerantes light/diet é promissor e o crescimento total dos últimos 10 anos até 2010 foi de 800%.
Os exemplos mostram respectivamente um canal de distribuição, um mercado e um segmento de mercado. Essas avaliações e outras devem ser levadas em consideração pelo empreendedor na hora de pensar em expansão. Arrisco dizer que são mais relevantes do que a avaliação de alguns indicadores amplos. Além disso, a postura “não vou investir, o PIB está fraco e os juros estão altos” não contribui para o sucesso de nenhuma empresa.
Voltando à segunda pergunta do início desse artigo, sobre a escolha de uma estratégia de expansão, novamente vale uma avaliação das possíveis oportunidades e um exercício de imaginação.
Expandir sua empresa via franchising
Uma das opções que tem se mostrado atraente é o sistema de franquias. Nele quem expande sua marca não precisa gerenciar todas suas unidades. Nem investir com capital próprio na abertura das mesmas.
Sua missão é transmitir o conhecimento de seu negócio e oferecer a sua marca para futuros franqueados. O franqueado que normalmente está à frente do negócio tem total interesse que ele dê certo, pois investirá dinheiro e esforço e costuma conhecer melhor a região na qual está abrindo seu negócio.
Claro que isso não é certeza de sucesso ou de isenção de risco. Porém, a expansão via franquias é uma tendência que está em alta e que tem boas perspectivas de retorno. Nos últimos três anos, o faturamento do franchising cresceu respectivamente 20,4%, 16,9% e 16,2% de acordo com os dados publicados pela ABF – Associação Brasileira de Franquias.
O franchising engloba os mais tradicionais ramos do varejo e serviços, passando por alimentação, vestuário, acessórios pessoais, serviços de informática. Inclusive recentemente foram criados modelos de franquia impensados até pouco tempo atrás, como franquias virtuais e de publicidade online. As oportunidades existem e muitas vezes elas estão ao seu alcance. Faça suas escolhas e mãos à obra!
Fonte: http://www.campograndenews.com.br/artigos/esta-na-hora-de-expandir-sua-empresa
Gostou do nosso texto e quer ficar por dentro das dicas e novidades do setor de franquias? Então siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!