Conheça o caso da Onodera e o foco em geomarketing

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Os lugares que os consumidores visitam, os produtos pelos quais pesquisam ou os links em que clicam revelam muito a respeito deles. Portanto, ficar de olho nesses indicadores é extremamente importante para tomar as decisões mais acertadas. A seguir, vamos apresentar o case da Onodera. A empresa começou com poucos funcionários, mas conseguiu ser vista como referência no mercado da beleza e expandiu sua franquia para 12 estados brasileiros com ajuda e foco em geomarketing.

Interessou-se pelo caso? Então leia o artigo na íntegra.

Como a Onodera surgiu e se desenvolveu?

Onodera é uma rede de clínicas de estética fundada em 1981 pela empreendedora Edna Onodera. Começou assim: seu marido, Ikuo, abriu uma escola de judô. Como os alunos não treinavam o dia todo, ela viu que seria uma boa ideia aproveitar o espaço para outras atividades.

Assim, nasceu mais uma escola, agora de jazz. Depois, vieram as sessões de massagem e limpeza de pele. O sucesso do negócio resultou na expansão dos serviços e abertura de franquias no comecinho dos anos 2000.

Hoje, são mais de 57 clínicas espalhadas por 12 estados brasileiros. Estética corporal ou facial e soluções para celulite, gordura localizada, flacidez ou estrias estão entre os principais serviços prestados pelos especialistas. Para você ter noção, mais de 500 mil pessoas já receberam os cuidados da Onodera.

Quais são os objetivos e as dificuldades enfrentadas pela Onodera?

Os principais objetivos da marca são:

  • oferecer o melhor atendimento;
  • manter a qualidade dos serviços;
  • ser referência em inovação;
  • ter um agendamento de avaliação online;
  • oferecer o Sistema de Atendimento ao Franqueado (SAF);
  • incentivar o crescimento das franquias;
  • dispor de uma central de relacionamento 0800.

A Onodera tinha necessidade de atingir o público-alvo de uma forma mais eficaz. Ao mesmo tempo, o serviço de franquias exigia suporte personalizado, afinal montar novas unidades em cidades desconhecidas não pode ser um tiro no escuro ou jogo da sorte. É fundamental fazer um estudo técnico para investir com segurança e garantir o retorno financeiro.

A chegada da Goakira

De acordo com Edna, ela e José Carlos (fundador da Goakira) se conheceram durante um curso de pós-graduação. Em seguida, os dois se encontraram na Universidade Paterson College, nos EUA, em outro curso — dessa vez, de empreendedorismo.

Anos depois, nascia a Goakira. Assim que precisou de uma forcinha no marketing, Edna se lembrou do profissionalismo do colega e a parceria foi concretizada.

Que serviços são oferecidos pela Goakira?

A Goakira tem os consultores mais experientes do segmento de franquias e varejo. Inclusive, é única que recebeu o certificado ISO 9001 da Fundação Vanzolini. Seu serviço é oferecido a pequenas, médias e grandes organizações.

A empresa investe nas melhores ferramentas e metodologias para assegurar a excelência do trabalho desenvolvido. Como resultado, houve mais de 300 projetos bem-sucedidos nos últimos cinco anos.

Os diferenciais apresentados a tornam reconhecida e ajudam a potencializar o desempenho dos clientes. Um deles é o modo de atuação: a equipe mantém um contato constante por meio de reuniões, visitas e canais digitais.

Os profissionais cuidam de tudo, do início ao fim: desde o layout da empresa e a identidade da marca, passando pela documentação para os franqueados e a estratégia de marketing, até a parte jurídica.

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A seguir, confira quais são os serviços oferecidos:

  • formatação de franquias: estruturação de um planejamento estratégico que visa à sustentabilidade da expansão por meio de franquias;
  • expansão in company: serviço de implantação do departamento de expansão na empresa do cliente, incluindo suporte para os colaboradores conquistarem as metas desejadas;
  • geomarketing: avaliação de informações relevantes que resultam em conhecimento de público, delimitação de territórios, análise de potencial em diversos municípios e outras opções;
  • valuation: método que calcula quanto a empresa vale — os números são importantes para auxiliar nas tomadas de decisões e analisar se as ações estão dando resultado;
  • desenvolvimento de conceito: a Goakira mostra para o empreendedor como ser positivo, ter coragem para arriscar e desenvolver a liderança, entre outros quesitos;
  • gestão: o coaching oferece consultoria para o gerenciamento dos negócios, treinamento de equipes e outras demandas;
  • Jin Academy: trata-se de cursos especializados na área de franchising para que você aprenda tudo o que precisa saber sobre o tema.

Por que o foco no estudo de geomarketing é importante?

Como falamos no início do artigo, os lugares que as pessoas visitam são muito significativos. É por isso que a Goakira valoriza o estudo de geomarketing. Tal tecnologia descreve qualquer forma de marketing que incorpore inteligência de localização para melhorar as chances de determinada mensagem atingir o público certo no momento ideal.

Ou seja: as informações coletadas são usadas para entregar conteúdo aos usuários com referência de onde estão ou dos que locais que frequentaram. Uma pessoa que acessou vários sites de concessionárias de automóvel nos últimos dias provavelmente quer comprar um carro, por exemplo.

Nesse caso, os revendedores que usam geomarketing têm mais chances de mostrar um anúncio relevante, atrativo e personalizado. Assim, a probabilidade de converter o lead em cliente é muito maior.

Benefícios notados pela Onodera

O geomarketing ajudou a Onodera a escolher a localização adequada para montar outras clínicas com base no público da marca. Imagine a quantidade de problemas que foi evitada?

Os impactos positivos foram visíveis, pois fica mais fácil engajar as pessoas e aumentar o faturamento dentro de uma comunidade que se identifica com os serviços oferecidos. Além de tudo, dá para mapear os clientes e conhecer outras oportunidades de negócio (inclusive em vários segmentos, como agências bancárias, lojas, escolas etc.).

Percebeu como é importante buscar por uma boa parceria em vez de tentar fazer tudo sozinho? Sempre que a Edna percebe a necessidade de abrir uma nova unidade da Onodera, utiliza as ferramentas de geomarketing para investir com os pés no chão. Pense nisso na hora de redefinir sua estratégia!

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