Quando é a hora certa da franquia para expandir os seus negócios?
Uma pesquisa da Rizzo franchise mostra que são abertas, por dia, 25 franquias de diferentes formatos. Apesar de toda essa pujança e precise ficar atento a alguns detalhes antes de optar pela modelo ou manter a empresa do jeito que esta.
O sócio da consultoria Goakira, especializada em analise de franquias, Jose Carlos Fugice, afirma que e precise antes de mais nada entender o mercado de franquias e identificar se a empresa tem perfil para ser replicada nesse formato.
“O empreendedor precisa ter conhecimento, tanto operacional Quanto estratégico para passar ao futuro franqueado. Achar que franquear uma ideia sem testar e multo arriscado. Alem disso, e preciso entender como se da a viabilidade atual do negócio.
Muitas vezes, ele é viável em uma estrutura própria, mas quando se coloca 0 franqueado na jogada, acaba sendo inviável”, ensina o consultor.
Uma das empresas que se decidiu pelo franchising após 60 anos atuando em multimarcas foi a Primícia, do segmento de malas de viagem. A primeira franquia foi aberta em Ribeirão Preto. interior de São Paulo.
“Resolvemos antes testar a venda direta aos consumidores, que pediam mais presença da marca em diversas localidades do pais. Então, testamos nosso próprio canal de varejo, com as lojas próprias.
Depois da abertura de dez unidades no pais, resolvemos abrir a primeira franquia”, diz Roberto Postel. diretor’ superintendente da Primícia. A meta para este ano e abrir mais cinco lojas e outras 21 unidades franqueadas em 2014.
Fonte: Brasil Econômico
Posts mais lidos do Blog Goakira:
- Franquia Havaianas: entenda mais sobre sua história
- Conheça a história da franquia O Boticário
- Conheça a história de sucesso da franquia de fast food McDonald’s
- Entenda agora o que é COF e por que ela é importante!
- Análise de Viabilidade de Franquias: O que é e Como fazer (passo a passo)
Gostou do nosso texto e quer ficar por dentro das dicas e novidades do setor de franquias? Então siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!