Franquia KFC: quanto custa abrir uma unidade da marca de frango frito?

24 minutos para ler

As franquias de alimentação são as que mais se destacam no mercado de franchising no Brasil. Entre elas, quando se fala de frango frito, é impossível não pensar na franquia KFC.

A marca é referência internacional, e dona de uma receita secreta do frango do Coronel Sanders. A franquia KFC faz parte do grupo holding Multi QSR, junto a Taco Bell e Pizza Hut, todas franquias de sucesso

Presente em 120 países com mais de 5 mil lojas, atendendo 14 mil clientes todos os dias. Ela é uma franquia de alimentação com um valor de mercado muito relevante, de aproximadamente 2,6 trilhões de dólares em 2021.

Com todo esse peso, é normal que muitos empreendedores queiram investir na marca. Afinal, ela é referência em frango frito no mundo todo. 

Porém, não é barato ter uma franquia KFC. Ainda que ela seja uma franquia de sucesso e com grandes propostas para o franqueado, com um lucro entre 10% e 15%, o investimento inicial é bem alto, e existem algumas exigências para abrir uma unidade da franquia.

Conheça tudo sobre a franquia KFC e decida se tornar ou não um franqueado da marca. 

franquia KFC

O que é o KFC?

Se você ainda não conhece a franquia KFC, ou franquia Kentucky Fried Chicken, com certeza conhece seu principal produto: o frango frito empanado. A marca é a criadora e precursora do alimento no mercado mundial.

Criada em 1939 nos Estados Unidos, a franquia KFC foi uma ideia do Coronel Sanders, que decidiu servir em um restaurante a comida que lhe dava conforto durante a infância.

Começando em um posto de gasolina, a franquia KFC cresceu rapidamente, com o sucesso que fez. A receita do frango frito foi se aperfeiçoando ao longo dos anos, ficando cada vez mais crocante por fora e suculenta por dentro.

Em 1952, com tanto sucesso, ela se torna uma franquia, e conquista seu primeiro franqueado. Cinco anos depois, a franquia KFC teve a brilhante ideia de servir o frango em baldes, o que fez muito sucesso, e hoje é reproduzido por inúmeras outras marcas.

Em 1964, a franquia KFC foi vendida para a Pepsico, a que pertence ainda hoje. 

Hoje em dia, a marca tem mais de 5 mil unidades espalhadas por todo o mundo, e é avaliada em quase 6 bilhões de dólares, sendo a 64ª marca mais valiosa do planeta, sendo também uma das melhores franquias para investir, prometendo um faturamento médio de R$ 250 mil mensais para  os franqueados. 


Atendendo 14 milhões de pessoas ao redor de todo o mundo por dia, a franquia KFC é uma franquia de sucesso que se destaca em todos os lugares, atraindo clientes para conhecer sua famosa receita impecável de frango frito empanado.

A partir dela, outras marcas similares foram surgindo, popularizando o conceito de franquia de frango frito. Você pode se tornar um franqueado da marca para atingir ótimos resultados, ou simplesmente experimentar o frango coronel sanders

Quanto custa uma franquia KFC?

A maior curiosidade de quem quer investir na franquia KFC é sobre o preço da franquia. E isso é realmente uma coisa relevante, afinal não se trata de uma franquia barata para investir.

Porém, vale lembrar que por trás disso fica todo o valor da marca, a taxa de franquia, custo de instalação e outros fatores importantes.

Assim, investir em uma franquia KFC é para quem realmente quer resultados a longo prazo, consegue esperar, e tem um bom capital preparado e reservado para investimentos robustos.

Com isso, a franquia KFC consegue entregar para o franqueado todo o peso de ser conhecido mundialmente, e boas propostas de lucro.

Para todas as franquias, há benefícios e ônus que devem ser pensados para um público-alvo de franqueados ideais. Isso passa por preços, tempo de retorno de investimento, disponibilidade horária, gostos pessoais, entre vários outros fatores. Assim, é importante considerar as variáveis para decidir em qual franquia investir. 

O investimento total em uma franquia KFC é de aproximadamente 2 milhões de reais. Dentro disso, existe a taxa de franquia, que é, em média, 205 mil reais.

O valor é de U$ 53.400, que, convertido em reais, varia pela cotação do dólar, que hoje em dia está entre 200 mil reais e 300 mil reais. 

Além disso, nesse valor total entra o preço de um minicurso para inauguração da unidade, taxas para construção do ponto comercial, de contratação de funcionários e de ingredientes para começar a funcionar.

Só para construir o lugar, o custo aproximado é de quase R$ 500 mil. 

Outro grande gasto para a abertura da franquia KFC é com materiais, como fritadeiras, fornos especiais, e equipamentos específicos para lidar com ingredientes especiais. Para arcar com esses custos, o valor é por volta de R$ 900 mil. 

Para finalizar, outro gasto é com a regularização da loja da franquia KFC, como legislação, vigilância sanitária e corpo de bombeiros.

Assim, todos esses gastos ficam em torno de R$ 60 mil. 

Somando todas as despesas, os gastos acabam ficando altos, mas são razoáveis,  considerando a quantidade de pagamentos que devem ser feitos para funções diferentes na instalação da franquia kfc. 

Franqueado ideal da franquia KFC

Para se tornar um franqueado da franquia KFC, é importante cumprir com alguns requisitos.

Segundo a marca, o maior desafio dos empresários no Brasil é conseguir manter a qualidade e o padrão da KFC em outros países. Também, é preciso cumprir com algumas exigências específicas na hora de abrir a loja.

As lojas da franquia KFC precisam seguir um padrão bem rígido. É necessário ter a metragem exata exigida, uma identidade visual e exigências como o tamanho da faixada.

Por isso, é precisa também escolher o modelo certo para você. Confira ao final da página cada modelo de franquia KFC. 

No site oficial, a franquia KFC pede quatro características para seus franqueados:

1. Capacidade de investimento e apetite de crescimento

Para se tornar um franqueado kfc é preciso estar disposto e ser capaz de investir um bom dinheiro. Então, esse investimento fica reservado a algumas pessoas que têm essa possibilidade.

Não adianta querer parcelar o valor inicial, porque isso pode ser um problema para conseguir lucro no futuro – já que o tempo para retorno também não é pequeno. O perfil de franqueado é, portanto, uma pessoa que tem condições financeiras de empregar um montante inicial, mas com vistas a bons lucros no futuro. 

Além disso, também é importante para a marca que seus franqueados tenham vontade de crescer, atrair mais clientes, e se expandir para ainda mais unidades, locais e atingir novos patamares para a marca. 

Assim, o franqueado ideal para a franquia KFC é um investidor mais preparado, mais robusto, e que não tenha pressa de atingir resultados incríveis, com um prazo mais alargado. Para isso, é preciso ter ambição e empregar bastante energia, tempo e dinheiro, mas os resultados serão compensadores.

franquia kfc

2. Conhecimento do mercado de atuação

Outra coisa importante para a franquia KFC é que seus franqueados tenham capacidade de se dar bem nos negócios. Para isso, ela exige que eles sejam informados sobre o mercado de atuação da marca. Assim, é importante que a pessoa que pretende comprar uma unidade esteja atenta ao mercado de franquia de alimentação, franquia de fast-food, tendências alimentícias, e até administração.

Tudo isso é fundamental para que o franqueado seja capaz de ir bem e conseguir bons resultados, administrando a empresa da melhor forma possível. Sem conhecimento, é possível que limitações apareçam pelo caminho, e que os resultados não sejam tão bons. 

Então, se você quer se tornar um franqueado da franquia KFC, invista em cursos na área. Leia sempre conteúdos sobre os assuntos relacionados, como este aqui, e, se quiser, faça até mesmo uma faculdade ou pós-graduação em negócios ou na área administrativa. 

3. Habilidade gerencial e capacidade de vendas

Outro ponto importante para a marca é que os franqueados tenham uma boa habilidade gerencial, para conseguir lidar bem com os negócios e com o gerenciamento de sua unidade da marca.

E a gestão passa por várias áreas: dinheiro, pessoas, matéria-prima, processos, e até a gerir crises e problemas, como foi a pandemia da covid-19.

Outro ponto fundamental é que o franqueado da franquia KFC seja bom com vendas, e consiga trabalhar bem com o marketing e tratar bem os clientes, fazendo com que as vendas da unidade sejam as maiores possíveis.

Uma franquia gerenciada por uma pessoa carismática e capaz de vender bem certamente irá se destacar diante das outras. 

4. Facilidade em lidar com pessoas e seguir processos

Ter uma empresa necessariamente passa por lidar com pessoas.

Sejam os funcionários, os prestadores de serviço, os outros franqueados, e principalmente os clientes, o empresário está sempre rodeado por relacionamentos humanos ligados ao seu negócio.

Por isso, a franquia KFC exige que o franqueado tenha facilidade para lidar com pessoas, o que se traduz em ser uma pessoa carismática e de fácil convivência.

Por outro lado, a franquia não é um negócio qualquer, em que o franqueado é absolutamente dono do seu próprio negócio.

Ele está vinculado a uma matriz, a uma franqueadora, e isso implica em seguir alguns procedimentos padrão.

Assim, é importante que o franqueado da franquia KFC tenha também facilidade em seguir processos, obedecer regras, e que consiga alinhar toda a sua unidade às características da marca como um todo. 

franquia kfc

Franquia KFC no Brasil

O frango empanado frito não é um alimento típico do cardápio brasileiro; porém, com a globalização, os gostos têm se tornado cada vez mais híbridos, e cada dia mais pessoas de todo o mundo gostam de comidas exóticas e típicas de locais longínquos. 

Com uma origem na cultura americana, o frango frito empanado é famoso nos Estados Unidos.

Com a expansão da cultura desse país, a alimentação típica de lá se tornou familiar para todo o mundo, inclusive no Brasil.

Dessa forma, aqui no país a demanda pelo frango coronel Sanders tem crescido cada vez mais. 

A franquia KFC chegou no Brasil em 1992, e hoje busca se expandir para novos lugares e estados.

Atualmente, ela já está nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santos, Bahia, Ceará e Pernambuco, com 126 unidades. Além disso, a marca está presente em todas as cinco regiões brasileiras. 

No país, a maior parte da população consome fast-food na maior parte das vezes em que decide comer fora. Assim, redes como a franquia KFC tendem a fazer muito sucesso. 

franquia kfc

História da franquia KFC

A história da fundação da franquia KFC é um grande exemplo de resiliência de um homem que não se abateu mesmo diante de enormes desafios.

Harland David Sanders nasceu em 1890, na cidade norte-americana de Henryville, no estado de Indiana. Aos 5 anos de idade perdeu o pai, o que levou sua mãe a precisar trabalhar, fazendo com que uma criança tão nova precisasse cuidar dos seus irmãos mais novos e inclusive cozinhar.

Aos 7 já era um bom cozinheiro e aos 10 começou a trabalhar de ajudante numa fazenda.

Sua vida não lhe poupou de dificuldades, em diversos empregos pelos quais passou, demissões, desavenças com colegas e outros problemas o encontraram.

Até os 40 anos havia trabalhado como motorista de transporte público, piloto de barco de turismo em uma empresa que criou, entrou para o exército.

Foi ferreiro, limpando trilhos de trem, e fogueiro, pessoa que joga o carvão dentro da caldeira de uma locomotiva a vapor.

Exerceu advocacia por um breve período, foi vendedor, trabalhou em fábrica de pneus, de lâmpadas. Não faltaram profissões ao conhecido Coronel Sanders. No entanto, em todos esses empregos o fim tinha sido triste.

Em decorrência de suas demissões, viu sua família, esposa e filhos, se mudarem para morar com a mãe da esposa.

E ele mesmo em certo momento precisou voltar a morar com a mãe. Mas o cenário começou a mudar em 1930, quando se tornou proprietário da loja de um posto de combustível no estado do Kentucky.

Nesse restaurante, Sanders preparava com todo cuidado o frango igual ao que comia em sua infância.

O processo de desenvolvimento dessa receita levou cerca de 10 anos para chegar ao resultado final, considerado perfeito por ele. 

Sua receita trazia grande número de pessoas interessadas em experimentá-lo. Vendo grande potencial no mercado que tinha criado, Coronel Sanders patenteou o nome Kentucky Fried Chicken, KFC, e foi em busca de franqueados para sua marca.

A primeira franquia abriu em 1952, na cidade de Salt Lake City. Seu crescimento então não se limitou mais. 10 anos após a primeira loja, já haviam mais de 600 restaurantes.

60 anos após o início da franquia, já poderiam ser encontrados unidades da franquia KFC em 120 países, alcançando número de unidades superior a 5 mil, atendendo 14 milhões de pessoas por dia.

O ícone da marca, o balde onde são colocados os pedaços de frango frito, surgiu em 1957 e seu sucesso foi tanto que alcança os dias de todo, sendo uma marca registrada.

Em 1964, Sanders recebeu uma grande oferta de compra da marca, oferta que não poderia ser desprezada, levando-o a vendê-la.

No entanto sua presença como embaixador da marca continuou, tornando-se conhecido por uma receita secreta, mas conhecida em todo o mundo, com qualidade inigualável.

Franquia de alimentação hoje

As franquias de alimentação são as que mais se destacam no Brasil. Por ano, esse segmento é o que mais fatura, e o que possui a maior quantidade de marcas presentes no país.

Assim, investir nas franquias de alimentação e até mesmo na franquia KFC é sempre uma boa ideia.

Existem os modelos tradicionais de franquia de alimentação, existem as redes de delivery, de fast-food, e o de foodservice, que é até caracterizado de maneira diferente pela ABF franchising.

O modelo faz muito sucesso porque comida é uma necessidade constante e alta de todas as pessoas, o que faz com que o negócio nunca tenha dificuldade de conseguir clientes.

Segundo o último relatório divulgado pela ABF, as franquias de alimentação estão crescendo em relação ao ano passado.

Comparando o mesmo período entre os dois anos, 2022 se destaca com 7,1% de variação positiva. E a perspectiva é de ainda mais crescimento, com a recuperação econômica que vem acontecendo após a pandemia de covid.19. 

Então, se você pretende trabalhar com uma franquia de alimentação, e com a própria franquia KFC, saiba que o mercado está favorável e sempre aberto para esse tipo de iniciativa. 

Vantagens de abrir uma franquia KFC

A franquia KFC busca franqueados em cidades com mais de 500 mil habitantes, principalmente nas capitais.

Atualmente, ela quer se expandir para todas as capitais brasileiras. Descubra as vantagens de uma franquia KFC:

1. Marca consolidada e respeitada pelo público

A franquia KFC completou no ano de 2022, 70 anos de sua primeira franquia.

Com uma receita de sucesso que caracteriza a marca em todo o muito, a consolidação do nome é um dos maiores trunfos para quem desejar fazer parte desse império.

Há hoje no Brasil pouco mais de 120 franquia KFC, concentradas especialmente nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste.

Portanto, não falta espaço para expansão em novas localidades, que, com nome conhecido mundialmente, tem vasta condição para alcançar bons resultados.

2. Clientes já conquistados

Não limitando aos lugares que ainda não possuem uma unidade de franquia KFC por perto, há uma quantidade significativa de clientes que conhecem os produtos da marca e já são clientes.

Mas por vezes não tem próximo de si uma unidade.

Além de todos os outros que, indo a um local diferente do seu habitual, ao encontrarem uma loja de franquia KFC dirão certamente optar por essa, que conhecem e admiram, a outro restaurante que ainda não conhecem. 

Conquistar clientes é uma das tarefas mais fundamentais quando se trata de abrir um novo negócio. Retê-los deve então ser um importante foco do empreendedor. Essa tarefa se torna mais simples quando o produto oferecido é conhecido dos novos clientes. Ou mesmo que não seja conhecido ainda, tem sua qualidade garantida por outros clientes de todo o mundo. A retenção de público se torna mais simples e a possibilidade de retorno é maior.

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3. Suporte da franqueadora

A franquia KFC oferece suporte em todo o processo de abertura de uma nova loja, acompanhando em proximidade cada etapa.

Auxilia em todos os processos, desde a escolha do local, para o melhor ponto comercial que favoreça o restaurante, até negociação de contratos de locação e execução das obras de implantação e projeto arquitetônico.

Também os fornecedores passam por aprovação da marca, para garantir a qualidade dos produtos oferecidos. 

Um dos principais pontos são os treinamentos oferecidos pela empresa. A franqueadora oferece treinamentos para gestores e funcionários.

O treinamento para gestão deve ser concluído pelo franqueado antes do início da operação da loja. É destinado ao franqueado e também a funcionários que irão participar da condução do restaurante, com o objetivo de transmitir informações úteis sobre a administração do negócio, adequando-o às melhores práticas aprendidas pela marca.

O treinamento é dado em algum dos centros de treinamento da empresa no Brasil. 

Há também a plataforma online para treinamento de colaboradores, chamada Zona de Aprendizagem (Learning Zone).

Nela estão disponibilizados todos os materiais para treinamento, procedimentos e cursos de atualização da operação do restaurante. Os cursos podem ser atualizados periodicamente de acordo com a percepção de necessidade da franqueadora.

Existe um custo para assinatura da plataforma de cursos, de valor equivalente em reais a US$ 160. A adesão, no entanto, não é opcional.

4. Bons resultados a longo prazo

Considerando o alto faturamento da marca, os valores de retorno a longo prazo justificam e compensam grandemente o investimento feito. As informações financeiras estarão listadas à frente, mas a título de compreensão, o valor estimado para lucro mensal é de R$ 380 mil, representando umas das franquias internacionais mais lucrativas, o que correspondente com o sucesso da marca.

5. Segurança do franchising

Você sabe o que é franchising? O franchising é o ato de franquear, ou seja, de vender o direito de uso de uma marca e de uma patente para outros empreendedores além do dono da empresa.

Assim, essas outras pessoas, os franqueados, irão estar vinculados à matriz, franqueadora. Para isso, há um valor inicial de compra, e há taxas mensais que o franqueado presta ao franqueador. 

Por meio do franchising, todo mundo ganha. Com ele, é possível unir forças de mais de um empresário, para atingir resultados maiores e melhores, como a expansão dos negócios para lugares distantes e muitos.

O franqueado conta com o apoio, know-how e estrutura da franquia, e o franqueador conta com o trabalho colaborativo de um time muito maior.

Por toda essa estrutura, o franchising é bem mais seguro que outros tipos de empresa.

Ele é mais resistente a dificuldades, a crises e a mudanças econômicas. Isso porque os franqueados são mais fortes, e terão menos chances de tomar decisões erradas, e porque, para a marca como um todo, ela se torna muito mais consolidada e valiosa.

Assim, um negócio convencional tem até 80% de chances de fechar por falência nos cinco primeiros anos, enquanto uma franquia tem apenas 15% de chances. Assim, abrir uma franquia KFC conta com a segurança de fazer parte do mundo do franchising. 

Desvantagens de abrir uma franquia KFC

Com um investimento na casa dos milhões de reais, a franquia KFC apresenta dificuldades para um novo franqueado, e não há como negar.

Por isso, é preciso ter certeza que as vantagens são mais impactantes para o seu caso, antes de decidir investir em uma franquia. 

1. Valor alto de investimento inicial

A principal questão que se destaca na franquia KFC é que ela possui um valor considerado alto no mercado, na casa dos 2 milhões de reais.

Portanto, não é para investidores iniciantes, ou que não têm um real montante para aplicar de uma vez.

Não é possível pensar em economizar quando estamos falando de uma franquia KFC. Além disso, vale lembrar que esse valor de investimento inicial é o menor oferecido pela marca, e que nas lojas maiores o investimento também é proporcional. 

2. Exigências para ser franqueado

Além de um investimento alto, também é preciso passar por uma seleção prévia, antes de se tornar um franqueado KFC, e isso pode ser uma dificuldade. Então, mesmo que você queira e tenha todas as condições para, é possível que você não seja aprovado para o empreendimento, por incompatibilidade com as exigências da marca.

Por exemplo, como já falamos, é preciso ter vontade de crescer, ter conhecimento na área do negócio, entre outros fatores. Portanto, tenha certeza de preencher todos os requisitos antes de se candidatar a franqueado.

3. Exigências para formato da loja

A loja da franquia KFC precisa seguir padrões também. Algumas coisas são obrigatórias, como a identidade visual, com tamanho de fachada, por exemplo. Além disso, o tamanho da loja é de acordo com o modelo de franquia que você escolheu. Então, não há muita oportunidade para que haja mudanças no tipo de loja que você abrirá, caso se torne um franqueado KFC.

4. Demora para atingir retorno financeiro

O retorno financeiro para o franqueado da KFC é estimado para chegar por volta de 4 anos depois do investimento inicial. Isso ocorre porque o montante é alto, e nem todo o faturamento pode ser utilizado como retorno financeiro.

Então,  o tempo para conseguir recuperar todo esse valor geralmente é grande, considerando também que, a partir daí, o franqueado terá a liberdade de capturar o lucro para si, dedicando sua renda para outras aplicações. 

5. Não há tanta liberdade para o franqueado

Como toda franquia, não há muita liberdade para inovações em uma franquia KFC. Isso porque os anos de experiência da franqueadora já desenvolveram um modelo que funciona, que atrai clientes, e que é responsável por todo o sucesso da empresa.

Assim, não é possível, por exemplo, oferecer outros pratos, fazer preços diferentes, mudar a maneira de atendimento, e nem o modelo de negócios. Até mesmo o marketing que será feito na franquia é padronizado e feito em conjunto. 

Números da franquia KFC

Há três diferentes modelos de loja disponíveis para quem deseja abrir uma franquia KFC. São elas a loja Express, IN-LINE e FSDT. Há características diferentes em cada uma delas.

A loja Express é voltada especialmente para locais comerciais, como shoppings center e centros comerciais. Nesse modelo não é necessário espaço dedicado ao público.

A área total do restaurante não deverá ser menor do que 60 m², sendo 5 m de frente, além da necessidade de um mezanino. Os valores relacionados abaixo são descritivos desse modelo de loja. 

A segunda opção, é o modelo IN-LINE, que são lojas feitas para serem instaladas em ruas, locais de ampla circulação de pessoas. O tamanho necessário para instalação desse modelo de franquia é de 180 m², com frente de 8 m. Deve estar em uma área comercial. 

Por fim, a maior loja da franquia KFC é o modelo FSTD, que além da área para pessoas dentro do restaurante, também necessita de toda a infraestrutura para drive thru.

Com esse requisito, a área total do terreno que vai receber a franquia, deve ser de ao menos 1000 m², com número de vagas entre 15 e 30 para carros estacionados. É ideal para ser construída em locais com grande fluxo de automóveis.

Abaixo estão alguns números da franquia. É importante lembrar que os valores podem variar de acordo com as circunstâncias e o faturamento não é garantido pela franqueadora.

Investimento total: a partir de R$ 2 milhões

Taxa de franquia: US$ 53,4 mil

Royalties: 6%

Faturamento médio: R$ 380 mil

Prazo de retorno: 42 a 48 meses

Número de lojas: 5 mil

Número de lojas no Brasil: 131 unidades

Países em que está presente: 126 países

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Conclusão

A franquia KFC é uma marca global, conhecida por todos, e que oferece um serviço de excelência com o frango frito coronel sanders.

Com uma história inspiradora do começo da franquia, a marca inovou no mundo, e trouxe o conceito da franquia de frango frito, com o alimento servido em baldes.

Para se tornar um franqueado, é necessário desembolsar uma boa quantia, mas se torna um ótimo investimento quando se pretende fazer dinheiro a longo prazo, para investidores mais preparados e experientes.

É preciso estar ciente de que o montante inicial ultrapassa a casa dos milhões, e de que o tempo para retorno pode ser longo. Porém, após esse período os resultados prometem ser altos. 

Antes de investir em franquia, não se esqueça: é importante mitigar erros para o negócio não falir depois de uns anos.

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