Consultoria Empresarial: Entenda o que é e conheça os tipos

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Seja para crescer negócios, otimizar meios ou resolver questões, entender os tipos de consultoria é um método que te ajuda a atingir bons resultados. Então, em algum momento, todo negócio vai precisar do apoio de um consultor.

Isso pode surgir na crise ou no sucesso, pois a consultoria terá o papel de checar e corrigir erros e terá função de erguer e garantir que será viável a longo prazo.

O que é consultoria empresarial?

Imagine dois empresários: um crê que seu negócio já atingiu um pico e não tem nada a melhorar, enquanto o outro se sente com muitos desafios e acha que não tem mais salvação – ambos estão errados! Empreender é um processo que envolve altos e baixos. Por isso, devemos sempre buscar evoluir. 

Ao contrário do que pensam, as pequenas empresas podem ter uma boa consultoria, pois a ideia por trás deste serviço é a mesma: saber as urgências do negócio para guiá-lo na melhor direção, com boas estratégias e práticas.

É possível fazer melhorias em todos os casos, não importa se falamos de uma loja de bairro ou de uma multinacional, de uma empresa de 50 ou 1 ano, a consultoria pode analisar tudo de forma funcional, com um novo olhar e novas ideias sobre a gestão, vendas, marketing, processos, recursos e outros aspectos.

O que faz uma consultoria empresarial?

Agora que você já sabe o que é, vamos explicar como funciona a consultoria empresarial. 

Normalmente, a empresa de consultoria conta com uma equipe de profissionais que possuem muito conhecimento e experiência em diferentes áreas: são os consultores. Cada um deles exerce uma função na equipe, de acordo com a sua formação e know-how.

Dessa forma, os consultores conseguem ter uma visão ampla, desde o início da produção até a venda para o cliente final. Eles são capazes de ver falhas, pontos fortes e fracos para, então, criar um plano estratégico, no qual são sugeridas melhorias.

Por fim, este avanço vai te fazer ganhar mais controle sobre os meios, aumentar os ganhos, as vendas, a retenção de clientes, entre outros benefícios, que são focados naquilo que você mais precisa.

pessoas analisando gráficos

Quais são os tipos de consultoria empresarial?

Existem dois tipos de consultoria empresarial: a interna e a externa. 

No caso da consultoria interna, um profissional é contratado somente para isso, ou seja, você introduz um novo membro na equipe, que terá a função de coordenar e melhorar uma determinada área.

Por outro lado, a consultoria externa funciona com base na terceirização do serviço, prestado por uma empresa de consultoria especializada. A grande vantagem deste modelo é que a equipe de consultores externos consegue analisar várias áreas de forma integrada, sem envolver todos os custos e burocracia de contratações.

Quando falamos sobre as diferentes área de atuação, estamos falando de: 

  • Gestão e administração: ajuda o empreendedor e sua equipe a tocarem o dia a dia do negócio de forma mais eficiente e integrada, por meio de técnicas e treinamentos específicos;
  • Finanças: diretamente ligada à contabilidade, é um tipo de consultoria empresarial voltado para finanças que te ajuda a tomar decisões com maior certeza, mantendo a saúde financeira da empresa;
  • Vendas: existem muitas formas de melhorar as vendas de uma marca, com treinamentos para os vendedores, técnicas de posicionamento e oferta de produtos e serviços, precificação estratégica, entre outros métodos eficazes para fazer o volume de vendas crescer;
  • Comunicação e marketing: o plano de marketing e comunicação precisa estar integrado às outras áreas da empresa, para que traga bons resultados dentro de um orçamento coerente, que trabalhe com metas realistas – a consultoria te ajuda a conquistar todos esses objetivos.

Quanto custa uma consultoria empresarial?

A resposta é: depende. Assim como acontece em outros setores, o mercado de consultoria está cheio de empresas com os mais variados perfis e preços.

Geralmente, o preço que você vai pagar por uma consultoria empresarial será determinado com base em uma série de fatores, como:

  • Tamanho do seu negócio
  • Áreas que serão avaliadas
  • Tempo necessário para analisar a situação atual, propor ajustes e acompanhar os resultados
  • Quantidade de profissionais envolvidos 
  • Nível de experiência e qualidade da empresa de consultoria escolhida 

Podem existir outras variáveis relevantes para a determinação do valor a ser pago, como os cases de sucesso que a empresa tem, por exemplo. 

Aqui, se a sua vontade é ter um bom serviço, que entregue tudo dentro dos prazos e mostre resultados reais, não caia na ilusão de que gastar menos é melhor. 

Muitas vezes, você pode cair na famosa cilada do “barato que sai caro”, simplesmente porque, se o serviço não for bem-feito, o seu negócio vai sair no prejuízo e você poderá ter que gastar ainda mais.

Quais são as principais vantagens de contratar uma consultoria empresarial?

Os lucros são muitos, não importa a razão que te leve a contratar a consultoria ou em qual fase esteja o seu negócio, porque o consultor é capaz de te apresentar novos horizontes.

Aliás, falando sobre as principais vantagens, podemos citar:

  • Redução dos riscos
  • Maior assertividade nas decisões
  • Desenvolvimento de uma boa cultura empresarial
  • Crescimento sustentável a longo prazo
  • Otimização de processos
  • Melhoria de resultados
  • Construção de uma marca forte e consolidada
  • Aumento de receita e redução de custos
  • Planejamento e direcionamento estratégico
  • Transferência de expertise e know-how 
  • Aplicação de métodos de gestão eficientes

Como escolher uma boa consultoria empresarial?

Antes de tudo, você deve saber quais são os seus desejos. Por isso, se você quer ter bons resultados, deve priorizar negócios de consultoria, que trabalham com bons profissionais e sabem muito bem o que fazem.

Veja algumas dicas para escolher a consultoria ideal:

  • Veja quais marcas fizeram a consultoria com ela e quais resultados tiveram
  • Busque por materiais de referência no site (como blog e materiais ricos), para ver o quanto esta marca realmente entende sobre o assunto;
  • Verifique quanto tempo de experiência a empresa tem no mesmo segmento
  • Procure por selos, certificações e outras referências positivas
  • Indispensável: uma boa olhada no Reclame Aqui – fique de olho na quantidade de reclamações (são muitas?); na frequência (existe um mesmo problema recorrente?); nas respostas e soluções delas (a empresa consegue resolver os problemas?)

Quer mais uma boa dica?

Nós, da Goakira, temos orgulho de ser a única consultoria empresarial do Brasil com selo ISO 9001 de qualidade e uma das únicas que conquistou o certificado Great Place to Work.

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Conclusão

A consultoria empresarial é uma grande aliada de qualquer empresa que queira melhorar seu desempenho, especialmente a longo prazo. Por isso, encare a possibilidade de contratar uma consultoria como um investimento na saúde do seu negócio.

Permita que profissionais capacitados olhem sua marca de fora para dentro, sem julgamentos e crenças limitantes, mas sim com uma perspectiva de gestão inteligente e inovação que façam sentido para você – acredite, só vai te fazer bem!

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