Conheça os 4 mitos e verdades sobre as franquias

6 minutos para ler

A melhor forma de aproveitar as oportunidades, portanto, é conhecendo a verdade sobre aquilo em que vai investir. Para tirar todas as suas dúvidas, veja 4 mitos e verdades sobre as franquias!

Mesmo diante das adversidades da economia, o setor de franchising no Brasil cresceu 8% em 2017. O nicho tem atraído cada vez mais empreendedores, tanto do lado dos franqueados quanto dos franqueadores.

Paralelamente, o mercado ainda é relativamente recente e, com isso, há vários mitos e verdades sobre as franquias. Quando eles são tomados como verdadeiros, é difícil explorar todo o potencial desse segmento. Vamos lá!

Transforme o seu negócio em uma franquia

1. Mitos e verdades sobre as franquias: é preciso trabalhar pouco

A franquia tem um modelo diferenciado de operação. Quem é dono de uma franqueadora conta com uma rede que não tem que ser operada diretamente por ele. É diferente de abrir diversas filiais, porque essas, sim, exigem a atenção constante.

A princípio, isso traz a ideia de que é preciso trabalhar menos. Contudo, esse é um dos maiores mitos e é uma afirmação que causa prejuízos tanto para o franqueado quanto para o franqueador.

Quando o franqueado acha que ter uma franquia significa trabalhar menos, é comum que se dedique com menos intensidade. Em um mercado dinâmico, isso é sinônimo de abrir um espaço perigoso para a concorrência e colocar o sucesso em risco.

Por outro lado, o franqueador também é extremamente prejudicado com tal elemento. Ao acreditar nessa afirmação, é comum que o empresário não se preocupe com etapas necessárias, como a formatação de franquias.

Além disso, há um prejuízo psicológico, já que a frustração é garantida. Quem decide expandir a empresa e torná-la uma franquia precisa saber que o trabalho não vai diminuir — na verdade, é provável que ele aumente de volume.

Isso porque será necessário administrar a cobrança e o recebimento de taxa de franquia e de royalties, captar novos interessados na franquia e garantir a transmissão de know-how. Além de ser responsável pelo próprio sucesso, o empreendedor deve se preocupar em criar uma rede de negócios que tenha grande valor e ótima capacidade de obtenção de resultados.

Naturalmente, há pontos positivos nessa questão. Com o franqueamento, é possível ganhar mais e otimizar a gestão. Portanto, basta alinhar as expectativas e se livrar desse tão famoso mito.

simulação de viabilidade financeira

2. Mitos e verdades sobre as franquias: o sucesso é garantido

Quando uma empresa decide se tornar uma franqueadora, normalmente a escolha vem de um histórico positivo de desempenho. Ou seja, o empreendimento tem tido uma boa atuação e, diante da necessidade de crescer e se tornar mais robusta, decide criar uma rede de franquias.

Contudo, é importante lembrar que isso não traz nenhuma garantia a respeito da performance no futuro. Ter um negócio “individual” é diferente de contar com uma rede de franquias e, portanto, nem sempre os efeitos desejados são obtidos.

Isso não é motivo para desanimar, já que as franquias são excelentes possibilidades para quem busca robustez e boa performance. Contudo, é preciso desconstruir o mito de que o sucesso é garantido.

Novamente, quando os franqueados seguem essa ideia cegamente, eles deixam de se dedicar como deveriam. Com isso, por melhor ou mais promissor que seja o caminho, ele deixa de gerar os efeitos planejados.

Para o franqueador não é diferente. Não é porque o negócio tem ido bem que ele, necessariamente, originará uma boa franqueadora. É preciso ter cuidado com o excesso de confiança, já que dar início a uma rede franqueada exige muita preparação e os elementos certos.

Portanto, em vez de acreditar que o sucesso é garantido, o ideal é pensar em fazer a formatação de franquias e criar um elemento bastante robusto para que as oportunidades possam ser aproveitadas.

3. É um caminho fácil para empreendedores iniciantes — Verdade

Ao mesmo tempo em que os mitos sobre franquia surgem, também há algumas verdades que fazem toda a diferença. Uma delas é a crença de que se trata de um caminho adequado para quem começa agora e não tem muita experiência.

Para entender melhor, é interessante considerar, por exemplo, que a franquia tem a menor taxa de mortalidade entre as empresas. De todos os negócios que são abertos, portanto, as franquias são as que fecham com menor frequência.

Para o franqueado, isso é verdadeiro porque há um modelo de negócio e um planejamento que já é validado. Desse jeito, há uma orientação muito mais adequada sobre como chegar a um bom desempenho.

Para a franqueadora, tal benefício é importante para garantir a atratividade. Se tudo for planejado corretamente, não será difícil atrair interessados que desejam empreender com segurança e boa performance.

Pode parecer contraditório dizer que essa é uma verdade, quando um dos mitos é que o efeito positivo é totalmente garantido. Contudo, a possibilidade de conseguir um desempenho otimizado é real, desde que sejam consideradas questões como fortalecimento de marca, preparação e planejamento.

4. Franquias de sucesso são melhores para investir — Verdade

Quando um franqueado decide adquirir uma franquia, o ideal é que ele realize um processo completo de avaliação. Além de reconhecer as condições de mercado, ele deve compreender questões como as possibilidades de ganho, o retorno do investimento e o potencial na localização escolhida.

Quanto mais interessante for o resultado da análise, melhor. Por causa disso, as franquias de sucesso são, realmente, as ideais para investir. Elas geram menos riscos e atendem aos interesses e necessidades dos envolvidos.

Se o empreendimento quiser ter atratividade, é fundamental demonstrar ser uma franquia de êxito. O responsável pela franqueadora e pela rede, portanto, deve buscar atingir novos patamares.

Otimizar a padronização de processos, criar um plano de negócios ainda melhor e ampliar a competitividade são apenas algumas tarefas que devem ser executadas. Com isso, melhor será o desempenho do empreendimento e, portanto, de toda a rede!

Depois de desvendar essas verdades e mitos sobre franquia, é viável fazer um investimento certeiro. Como o responsável pela empresa que se tornará a franqueadora, o segredo é investir na preparação e no planejamento, de modo a seguir rumo ao sucesso!

Gostou dessas informações? Então aproveite para nos seguir no Facebook, no LinkedIn e no Twitter e fique por dentro de mais conteúdos como este. Até a próxima!

Posts relacionados

Deixe um comentário