Três especialistas entrevistados pelo Estadão PME indicaram quais são os negócios promissores para este ano. As indicações passam desde a já falada alimentação saudável, que continua como forte tendência, até combater o estresse. Confira as indicações de cada especialista:
-> César Souza, consultor e presidente do Grupo Empreenda
Mercearias de bairro que atendam consumidores que queiram fazer pequenas compras duas ou três vezes por semana e ofereçam mobilidade. Os hábitos dos consumidores estão se adequando ao momento econômico e poucos ainda fazem compras do mês ou da quinzena. Cada dia é mais comum as pessoas pararem no caminho de volta para casa e fazerem pequenas compras com o dinheiro disponível naquele momento.
Alimentação rápida e barata com toque de produtos saudáveis. A preocupação com a saúde está cada vez mais em alta em todas as classes sociais e todos precisam se alimentar bem. Porém, as pessoas têm percebido cada vez mais que para ter qualidade e ser natural, os alimentos não precisam ser caros. Empresas que também ofereçam estes alimentos para consumo domiciliar ganham vantagem.
Vestuário casual, prático, multiuso e barato. Em momentos de crise, as pessoas não deixam de comprar roupas e acessórios, mas passam a ser mais seletivas com o que compram. Com a “grana curta”, a tendência é que os consumidores adquiram peças que ofereçam versatilidade, que possam ser usadas em várias situações e com mais frequência.
Educação com cursos de curta duração (cursos profissionalizantes). Os profissionais precisam cada vez mais se diferenciar no mercado e cursos que possam incrementar o currículo são sempre bem-vindos. Mas não é qualquer curso, tem que ser aquele capaz de garantir a empregabilidade em alta, seja para um novo emprego ou para possibilitar uma promoção.
Aplicativos que ajudem a economizar tempo do usuário. A palavra do momento é mobilidade. Soluções que facilitem o dia a dia das pessoas e a possibilidade de economizar estão no radar dos consumidores cada vez mais adeptos aos smartphones para resolver demandas do cotidiano.
Produtos que ajudem consumidor ou empresas a economizar energia, água, telefonia, transporte. A otimização de recursos “essenciais” sempre é atrativa tantos para pessoas como empresas. Todos querem diminuir seus custos e, claro, contribuir com o meio ambiente. Mas neste segmento ser inovador é essencial.
Terceirização de serviços que permita empresas grandes se manterem focadas no core business. As organizações estão cada vez mais investindo na gestão de seus negócios e menos nas chamadas “áreas de suporte”. Se, por exemplo, a empresa não é voltada para logística, ela não investirá nesse setor e sim confiará este serviço a um especialista.
Negócios que ajudem combater o estresse e cuidar da saúde. Assim como na alimentação, empresas dedicadas a melhorar a qualidade de vida das pessoas ganham destaque. Neste segmento, o que chama a atenção do consumidor são serviços diferenciados e que realmente apresentem resultado.
Manutenção de eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos. Comprar novos produtos é o sonho de todos os consumidores quando algo deixa de funcionar. Porém, em tempos de ‘grana curta’ é melhor recorrer ao serviço de assistência técnica. Desde que o conserto saia mais barato que o novo.
-> Diego Simioni, cofundador da consultoria GoAkira
Negócios que valorizam o bem-estar e combater o estresse. Na área de atividades físicas estão incluídas não só as academias tradicionais, mas também outros segmentos, como o treinamento funcional e pilates. São modalidades que oferecem um tratamento mais personalizado. A questão da alimentação saudável também continua forte.
Negócios que aliam conveniência e facilidade/comodidade para o consumidor. Negócios com apelo de curadoria têm potencial. Por exemplo, um negócio que foca na seleção de vinhos de acordo com os gostos do cliente.
Bem-estar pet. Muito se falou no boom do mercado pet e dentro desse setor destaca-se o de bem-estar para os animais, como farmácia de manipulação e hotéis.
-> Sergio Molinari, especialista em Foodservice e fundador da Food Consulting
Alimentação fit. Não é apenas a alimentação saudável, mas envolve um estilo de vida saudável. Segundo o especialista, essa é uma das tendências mais seguras de crescimento nos próximos anos.
Delivery e take out – tendência não inclui apenas a alimentação entregue em casa ou no trabalho, mas locais onde o consumidor passa e “pega” a comida. Isso porque as pessoas estão em constante deslocamento e têm um tempo mais restrito. Locais que ela pode passar e comprar a refeição pronta oferecem uma facilidade.
FONTE: Estadão
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