As 3 ferramentas mais importantes em vendas

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Ser um bom vendedor está cada vez mais difícil. Afinal, são muitas informações, técnicas e ferramentas para implantar no cotidiano. Além das ferramentas tradicionais, hoje existem as redes sociais e aplicativos de mensagem que foram incorporadas na rotina dos vendedores. Entretanto, boa parte dos vendedores ainda não dominam nem as ferramentas tradicionais. Dessa forma, como dominarão todas as novas utilidades e as demais estratégias? Pensando nisso, a Goakira trouxe as 3 ferramentas mais importantes em vendas e como utilizá-las.

CRM – Gestão de clientes

Certamente, todo vendedor tem com ferramenta básica como um CRM ou banco de dados em Excel. Pois essa é uma boa forma de gerenciar a sua carteira de clientes e ativar seus clientes. Além disso, é possível realizar follow up, fechar vendas ou aumentar a frequência de compra dos clientes. Contudo, será que todo vendedor saber usar o CRM ou banco de dados da forma correta?

COMO USAR:

Primeiramente, o CRM ou Banco de dados deve estar sempre atualizado. Nesse sentido, gerencie bem suas oportunidades e negociação com seus clientes. Ao realizar o follow-up , gere relacionamento e se mantenha em evidência. Logo, seja com ligações ou mensagens, estabeleça uma conexão com o cliente.

Porém, não se apegue a clientes que estão procrastinando quanto a decisão de compra. Mesmo que seja importante estabelecer conexão, você estará apenas acumulando contatos na sua base. Dessa forma, clientes que estejam em negociação por mais de 90 dias devem ser deletados da aba de oportunidades do CRM ou Banco de dados. Foque a sua energia em clientes que estão realmente engajados em fechar negócio com você.

Se você ainda não tem um CRM, algumas boa opções são: Salesforce, RD Station, PipeDrive e Agendor.

GESTÃO À VISTA

Decerto, ter um quadro de gestão à vista é uma das ferramentas mais importantes em vendas. Assim como pode ser uma poderosíssima aliada para que um vendedor consiga bater as metas. Com ela o vendedor consegue entender a performance do mês vigente e como estão os principais indicadores que impactam os resultados. Isso serve para acompanhar as informações em tempo real e, portanto, o vendedor consegue desenhar estratégias que podem minimizar esforços e potencializar os resultados.

COMO USAR:

Normalmente, o gestão à vista compila os principais indicadores. São eles: ticket médio, conversão, clientes atendidos, fechamento de vendas, abordagem dos clientes, entre outros indicadores. Nesse sentido, cada negócio pode determinar qual indicador deve ser mensurado para entender a evolução dos vendedores no mês vigente.

Caso você seja um gestor, faça uma reunião com a sua equipe para explicar quais são os indicadores serão mensurados e o porquê. Portanto, estabeleça uma cultura de transparência em relação aos números. Além disso, elabore metas que sejam de fato atingíveis. Assim você conseguirá manter a equipe motivada para buscar os resultados desejados.

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PLANEJAMENTO 5W2H

Todo vendedor precisa utilizar essa ferramenta como base de trabalho e direto no PDV para atingir metas. Com o 5W2H, o desenho das ações comerciais com toda a certeza se torna mais claro. Dessa forma, questões sobre como realizar, quando realizar, quem são os responsáveis e custos envolvidos são respondidas.

COMO USAR:

Cabe ao gestor se reunir com a equipe de vendas para definir as ações comerciais que serão implantadas. Posteriormente, alguns pontos importantes precisam ser definidos. Por exemplo: a ação comercial será um sorteio de brindes para clientes que comprarem a um ticket médio de R$ 100,00. Nesse ínterim, o planejamento 5W2H será aplicado integralmente nesta ação.Vamos lá:

  • 1° What, o que será feito? (o sorteio de brindes);
  • 2° Why, por que será feito? (para potencializar o ticket médio do PDV);
  • Where, onde será feito? (pode ser feito no PDV ou em um parceiro);
  • 4° When, quando será feito? (o tempo de duração da ação);
  • 5° Who, por quem será feito? (quem será o responsável por executar as ações do planejamento).

E depois:

  • 1° How, como será feito? (toda a mecânica da ação);
  • How Much, quanto vai custar? (todos os custos envolvidos na ação)

Logo após finalizar o planejamento, basta partir para ação e vender.

As ferramentas são fundamentais e essenciais para uma melhor performance. Com isso, o time de vendas precisa estar com os números e indicadores na cabeça, para assim bater as metas. Não há como gerenciar as vendas e os resultados sem trabalhar essas ferramentas na essência. Por isso vendedor, para potencializar as vendas, esteja sempre com “machado afiado”! Não esqueça disso!

E então, gostou do nosso post? Então continue acompanhando o blog da Goakira e saiba tudo sobre varejo e franquias.

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