Microfranquias baratas: descubra as melhores opções para ter uma franquia com pouco dinheiro

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Se você deseja abrir o seu negócio, mas sua possibilidade financeira para isso é pequena, há um segmento de mercado pensado especificamente para essa situação. Dentro do modelo de negócio de franquias, existe uma subdivisão, as chamadas microfranquias baratas. Nelas, o valor inicial necessário para instalar a empresa, é significativamente menor. 

Ao comprar uma franquia, o franqueado utiliza os direitos de criação, estrutura de negócio, modelo comercial, estrutura de divulgação, dentre outros, para criar sua própria empresa. Em contrapartida, o franqueado recebe royalties de sua criação, em alguns casos, mas principalmente, recebe o valor de compra desta franquia.

No caso das microfranquias baratas, em nada se modifica a forma de trabalhar. O valor máximo para que a empresa seja vista como uma microfranquia é de três vezes o PIB per capita naquele ano. No ano de 2022, portanto, o valor é de aproximadamente R $135 mil. 

As microfranquias são uma possibilidade mais acessível a quem deseja abrir seu próprio negócio, mas ainda não dispõe de valores mais elevados para criar uma franquia mais cara.

Se você quer empreender, e se tornar dono dos seus próprios rendimentos e oportunidades, conheça 30 oportunidades de microfranquias baratas no texto abaixo!

Microfranquias baratas

O que é franquia?

Franquia é um empreendimento baseado no modelo de negócios do franchising. Essa forma de fazer negócios permite que um dono de uma empresa faça ela crescer, contando com a colaboração de outros empresários de outros locais. Assim, a empresa matriz ganha uma maior proporção, quando passa a vender o direito de uso da marca e da patente para outras filiais. 

As filiais, ou empresas franqueadas, fazem parte da mesma marca, e se juntam em um mesmo plano de crescimento, de marketing, e de estratégias para a empresa. Os franqueados pagam uma taxa mensal de royalties para o franqueador, e também há uma taxa inicial de investimentos para o franqueado. 

Além disso, os donos de novas unidades da franquia têm direito ao lucro de sua empresa, e pode crescer muito, tendo retorno financeiro e mais segurança para investir. Afinal de contas, o franchising é muito mais seguro que outros tipos de modelos de negócios, e tem menos chances de falir nos primeiros anos de negócio. O franqueado é beneficiado pelo conhecimento já acumulado pela empresa, e pelos clientes que a marca já conquistou. Assim, pode ter um retorno muito mais rápido que um negócio tradicional.

O que é microfranquia?

Mas se você está na dúvida sobre qual é a diferença entre franquia e microfranquia, aqui vai um resumo rápido: microfranquias são empresas que operam pelo modelo do franchising, mas têm um valor de investimento mais baixo. 

Em relação ao valor para aquisição de uma franquia comum, que é limitante para muitas pessoas, a Associação Brasileira de Franchising – ABF delimita um valor de três vezes o valor da renda per capita no país de investimento inicial, para que uma franquia seja considerada micro.

Como o último levantamento do PIB per capta do Brasil foi de aproximadamente 35 mil reais, o valor de uma microfranquia deve ser de até cerca de R$ 105 mil, de acordo com os últimos dados. Com base nisso, computa-se que existam cerca de 557 marcas operando nesse modelo no Brasil.

A maioria das microfranquias baratas são exclusivas desse modelo, mas algumas marcas também contam com franquias tradicionais e microfranquias disponíveis para todos os orçamentos, num modelo híbrido. 

Tipos de microfranquias

Se você acha que todas as microfranquias são iguais, você está totalmente enganado. De modo geral elas podem até parecer iguais, mas elas são divididas em dois grandes grupos: as Puras e as Mistas. 

Microfranquia Pura 

As puras são empresas que trabalham com o padrão de microfranquia, o que quer dizer é que, necessitam aportes iniciais de até R$145 mil, e somente com ele.

Ou seja, você pode investir naquela marca somente pelo modelo de microfranquia, e não existem outras opções. É o caso, por exemplo, da franquia Mardelle, que funciona totalmente no modelo home-office, tornando o investimento inicial mais barato. 

Microfranquia Mista

Já as microfranquias mistas são aquelas que fazem parte de uma marca que oferece diversos modelos de operação. Por exemplo, a franquia Cacau Show oferece a possibilidade de loja física, quiosque, e também agora o estilo home-based. Assim, essa seria uma microfranquia mista. 

Microfranquias baratas

Mercado de microfranquias

O mercado de microfranquias baratas no Brasil em 2022 tem crescido e se consolidado. Hoje, esse modelo de negócios ocupa 20% de todo o segmento de franchising no país, que, em 2020, faturou 167 bilhões de reais. 

A maior parte das microfranquias são puras, representando 80% do total. Apenas 20% das microfranquias baratas são mistas, ou seja, possuem opções de outros modelos de franquias de outros valores, como lojas e quiosques. 

Os setores de franchising que mais faturaram no Brasil nos últimos anos foram o de alimentação, com R$ 40 bi em 2020, e de casa e construção, com R$ 12 bi no mesmo ano. E as microfranquias baratas acompanham essa tendência. Empresas de alimentação passaram de 14,9% para 16,2% do total de microfranquias em 2022, até o momento, indicando esse movimento. 

A ABF franchising aponta que as microfranquias baratas continuarão crescendo em 2022. Na última década, o número de microfranquias no Brasil mais que dobrou, e deve continuar crescendo. 

Vantagens de microfranquias baratas

Para quem quer começar um negócio, abrir uma microfranquia barata pode gerar dúvidas e até inseguranças.

Afinal de contas, é uma boa ideia investir em uma franquia barata? O que isso significa? Quais podem ser as consequências positivas e negativas de ter uma microfranquia barata? Acompanhe as principais vantagens:

Você tem condições de investir

O ponto principal das microfranquias baratas é que elas possibilitam que diversas pessoas, mesmo aquelas que têm dificuldade de fazer um grande investimento, tenham seus negócios próprios. Esse fator faz com que o franchising se torne mais democrático, e que mais pessoas possam começar suas carreiras profissionais autônomas no mundo dos empreendimentos e negócios.

Por muito tempo, empreender foi uma coisa somente para pessoas abonadas, com herança ou muito dinheiro acumulado ao longo dos anos. Com os modelos mais flexíveis financeiramente, ter o próprio negócio passa a ser uma atividade para quem deseja realizá-la, tornando as pessoas mais realizadas profissionalmente.

Assim, antes de pensar em qualquer vantagem ou desvantagem, é preciso considerar o ponto fundamental das microfranquias baratas: que elas possibilitam que você tenha o seu negócio, ou franquia. Sem esse fator, não há qualquer outra ponderação sobre vantagens ou desvantagens. Portanto, a acessibilidade é que faz das microfranquias baratas um sucesso.

Mesma segurança do franchising

O sistema de franchising é um modelo de negócios muito seguro, porque faz com que empresas se unam em um só propósito. Assim, elas criam uma rede, que acaba sendo mais forte e resistente às dificuldades, une mais capital, consegue projetar melhores planos estratégicos e se espalhar por mais lugares, consolidando a marca.

Dessa forma, as franquias se abalam menos pelas dificuldades que o empreendedorismo provoca. Elas conseguem se manter estáveis, crescer e se estabelecer no mercado com mais facilidade que as outras empresas, que têm que lidar com os problemas sozinhas. Além disso, os novos franqueados herdam todo o know how dos franqueadores, os habilitando para enfrentar melhor a carreira da franquia.

Desse modo, o franchising se torna um dos lugares mais seguros para investir, dados que podem ser comprovados pelo Sebrae. Segundo a empresa, negócios convencionais têm 80% de chance de falir nos primeiros cinco anos. Já as franquias, têm apenas 15% de chance. Tudo isso faz das franquias ótimos negócios para investir.

Considerando que as microfranquias baratas não possuem diferenças com as franquias tradicionais, elas também são negócios muito seguros, com menos chances de falir no início, e muitas chances de sucesso. 

invista em franquias; Microfranquias baratas

Setor em crescimento

Além de tudo isso, em 2021, o franchising faturou mais de 50 bilhões de reais no quarto trimestre, superando os dois anos anteriores. Em relação ao ano inteiro, o setor arrecadou 185 bilhões de reais, gerando 250 empregos por dia, e contribuindo para a movimentação da economia. 

Assim, percebemos que o franchising só cresce, tanto no Brasil quanto no mundo. E as microfranquiassão uma tendência, e já ocupam um espaço no setor de prêmios da ABF Franchising, e possui avaliações específicas para o setor.

Ou seja, se você investir em uma microfranquia, irá ter bons resultados, porque o setor tende a se tornar cada vez mais valorizado do que é agora. Assim, você provavelmente terá uma valorização e muito sucesso no seu negócio. 

Não começar sozinho

E, para finalizar, uma das melhores vantagens no franchising é que você não começa sozinho. Se você está começando a empreender, saiba que o franchising é a melhor forma de conseguir se dar bem. Isso porque, no franchising, você não começa tudo do zero. Você já herda um modelo, um planejamento estratégico, e até a fidelidade dos clientes da marca. Assim, você não terá tantas dificuldades, nem desafios que são típicos do começo de um negócio.

Além disso, outra grande vantagem do franchising é a assistência que a franqueadora oferece para o franqueado. São cursos, atendimentos e esclarecimento de dúvidas sempre que necessário pelo franqueado. Assim, as inseguranças acabam sendo menores para quem está começando. 

Desvantagens de abrir uma microfranquia

Apesar de o franchising ser muito vantajoso, e as microfranquias baratas abrirem um caminho acessível para as diversas pessoas se tornarem franqueadas, também há algumas desvantagens, que podem ser maiores ou menores de acordo com a necessidade de cada pessoa. Afinal de contas, o franchising também tem limitações, e é um caminho trabalhoso para chegar até o sucesso. Além disso, nenhum modelo é perfeito para todas as pessoas, e é necessário verificar a compatibilidade de cada um com o modelo desejado. Saiba algumas desvantagens das microfranquias baratas:

Não há tanta liberdade

Assim como em qualquer franquia, nas microfranquias baratas não há tanta liberdade para inovar. Como você vai integrar uma empresa que já existe, com uma marca consolidada e um projeto que já funciona, talvez não haja espaço para criar, experimentar e personalizar seu negócio.

Então, para as pessoas que desejam empregar suas percepções e seu modo de organização em uma empresa, talvez o franchising não seja ideal. Por exemplo, você não pode esperar abrir uma unidade do Mc Donald’s e servir sua própria comida, com temperos experimentais. O cardápio, a forma de trabalho, a identidade visual, e até mesmo os clientes já vêm pré-definidos.

Assim, de acordo com cada objetivo e personalidade, as microfranquias baratas serão adequadas, ou não. Se o objetivo é experimentar, elas não são indicadas. 

Investimentos menores, retornos menores também

Agora, uma característica que é típica das microfranquias, separando-as das franquias convencionais, é o tipo de retorno e investimento financeiro. Geralmente, um investimento menor não visa alcançar resultados altos e em longo prazo. Eles são capazes de gerar lucros menores, mas a curto prazo, fazendo com que o franqueado tenha um salário que chega logo, mas que nem sempre é tão alto.

Já os investimentos maiores demoram para serem retornados, mas os lucros podem, também, ser maiores. Geralmente, quem compra uma franquia cara e consolidada, de uma marca famosa, terá um grande negócio para deixar para os filhos, ou para garantir bons recursos daqui a muitos anos. Mas quem compra uma microfranquia terá uma renda rápida, mas mais próxima do comum.

Por isso, se seu objetivo é fazer muito dinheiro, ou reservar uma boa quantia para daqui a muitos anos, as microfranquias não são o melhor modelo para você. Porém, não é tão básico assim, e uma microfranquia pode ser muito lucrativa, de acordo com a dedicação do franqueado e a disposição em investir energia. 

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Microfranquias baratas: conheça 30 casos e escolha a sua!

  1. Achei no Pão

Achei no pão é uma franquia de comunicação que coloca propagandas em embalagens de produtos de panificação. O método de publicidade funcionou muito bem, basicamente todo mundo se depara frequentemente com os sacos de pão, e é um produto biodegradável.

A marca foi criada em 2013 por um casal de empresários, no interior de São Paulo. São mais de 50 unidades franqueadas atualmente, A empresa oferece suporte completo para os franqueados, como treinamento em sua própria universidade. 

Para o franqueado, esse negócio é bem interessante, porque ele vende apenas o espaço publicitário no pacote e trabalha em casa. Consequentemente, o valor do investimento é baixo, pois não há necessidade de montar uma loja física. No início, você precisará de 4500 reais e retorno financeiro garantido em 1-4 meses após o início da franquia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4.750
  • Faturamento médio mensal: R$70.000
  • Retorno do investimento: de 1 a 6 meses
  1. Acquazero

A Acquazero é uma franquia inovadora de limpeza, com uma proposta ecológica. Seu principal foco é na estética de automóveis, mas também atua em todos os tipos de veículos, como embarcações, carros-forte e aeronaves, e ainda higienização e impermeabilização de estofados residenciais. A marca teve em 2020 um crescimento de 153% e é uma das melhores franquias para 2022, com uma margem de lucro que pode chegar a 40%.Além disso, a Acquazero recebeu recentemente o título de “franquia internacional” pela ABF Franchising. 

A marca faz jus à promessa de seu nome: carros limpos com zero água. O Brasil tem mais de 800 unidades e a empresa faz muito sucesso em todo o mundo. Complementa a estética do carro, prestando serviços de limpeza e polimento do carro na casa do cliente, sem uso de água e com o mínimo de poluição.

O treinamento é dado pela franqueadora, que conta com grande expertise de mais de 1800 franqueados no Brasil, 144 especialistas, que entregarão o modelo exato que deverá ser seguido.

São disponibilizadas três opções de franquias home office, loja física e desenvolvedor. A opção home office não requer espaço físico dedicado. A segunda opção de loja física. Nesse formato podem ser oferecidos mais de 15 serviços para até 4 veículos, na versão Standard. Há também a possibilidade da versão prime, com espaço médio de 150 m² a 500 m 2. Em ambas, é necessário ponto comercial, onde será desenvolvida uma estrutura padronizada. O investimento feito é de R $153 mil. A última opção disponível é a Desenvolvedor. Nesta o foco está em fazer a consultoria nas unidades franqueadas, auxílio na expansão de marca e treinamento em novas unidades. O desenvolvedor recebe ganhos em relação ao comércio das unidades de sua região. O investimento para esse formato é de R $402 mil.

  • Valor do investimento: R$ 26 mil
  1. Ahoba Viagens

A franquia Ahoba Viagens permite a venda de diversos serviços como reservas de hotéis, passagens, pacotes de viagens, entre outros.

Novamente, a franquia opera 100% digitalmente e tem como alvo uma ampla gama de empreendedores com seu modelo de home office.

  • Investimento mínimo: a partir de R$ 3.320
  • Renda média mensal: a partir de R$ 30.000
  • Período de retorno: 3 a 12 meses
  1. Amaze Travel

A Amaze Travel é uma rede de franquias baratas de até R $5.000 oferecidas pelo setor de turismo, especializada em viagens de formatura, e existe desde 2012, quando seus fundadores perceberam a necessidade de levar uma nova experiência de viagens escolares do Brasil. Destinos como Angra dos Reis, Florianópolis e até Bariloche e Cancun estão no portfólio da empresa.

Os franqueados podem trabalhar em casa sem pagar taxas de publicidade, royalties ou obter suporte e assistência da empresa.

  • Investimento inicial: 450 reais
  • Período de retorno: 3 a 24 meses
  • Faturamento médio mensal: – 
  1. Bioflora

A microfranquia barata Bioflora quer cuidar da saúde e bem-estar através de suplementos naturais e equilibrados. Para fazer isso, ela se baseia nos mais de 20 anos de experiência de seu fundador na indústria de suplementos alimentares. Além dessa importante motivação, formam-se parcerias e agrega-se ao negócio expertise em gestão, contabilidade e estratégia.

Um diferencial da marca é a possibilidade de atendimento “home-style”, o que torna o custo de uma loja como essa muito próximo de zero. Após a celebração de um contrato de fornecimento de produtos, os chefes de unidade podem trabalhar onde os produtos são revendidos, incluindo academias, nutricionistas ou lojas de suplementos. Os custos de implementação correspondem à disponibilidade do franqueado. Existem diferentes opções, desde o valor mais baixo até um valor um pouco mais alto.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,99 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 6 meses
  1. Camiseta da Hora

A Camiseta da Hora é uma das microfranquias baratas, que funciona no modelo home-office, e trabalha com a confecção de camisetas personalizadas. Cada franqueado possui o seu próprio site de vendas, e é responsável pela atração dos clientes e por realizar as vendas. 

Nesse modelo de franquia da camiseta da hora, todo o trabalho de produção e entrega das camisetas é feito pela matriz, e o franqueado não precisa se preocupar com as questões logísticas, nem fazer nada que não esteja disponível em seu computador.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3900,00
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: 18 a 36 meses
  1. Casa de Bolos

A Casa de Bolos é natural de Ribeirão Preto, e foi criada em 2011. Desde então, está em expansão, e já tem 414 lojas abertas. A marca oferece produtos que vão desde os bolos tradicionais até tortas, cucas e bolos de pote. Há dois modelos de franquia disponíveis (ambos no modelo loja física): o standard, que é o tamanho padrão, e o fit, um pouco menor.

A história da marca começou com mãe e filhos que começaram o negócio em um pequeno salão no centro da cidade do interior de São Paulo. Atualmente, são mais de 100 sabores de bolos oferecidos pela marca, entre eles, versões diet, integral, funcional, caseiro, no pote e baby. 

  • Investimento inicial: R$ 95 mil (fit)
  • Previsão de retorno: 24 meses
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  1. Dogueria Perdizes

A Dogueria Perdizes tem o modelo de delivery que se encaixa na categoria de microfranquias baratas. Foi fundada em 2017 e é especializada em hot dogs especiais. A empresa trabalha com um conceito muito importante atualmente, que é o de food service, que já faz parte da vida de pelo menos um terço da população brasileira que pede delivery toda semana.

A empresa oferece suporte remoto permanente e auxílio para encontrar o ponto comercial para a operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil
  • Retorno do investimento: 12 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 62 mil
  1. Encontre Sua Viagem

A franquia de viagens Find Your Travel é uma rede de agentes de viagens especializados em oferecer aos clientes pacotes de viagem completos, incluindo passagem aérea, hospedagem e passeios. A marca oferece uma ampla gama de serviços, incluindo muitas parcerias com as maiores empresas de viagens do mundo, incluindo companhias aéreas e hotéis.

Encontre sua viagem é uma franquia de Belo Horizonte-MG, que hoje conta com mais de 500 unidades no Brasil e na Itália. Oferece duas opções de franquia: na loja e online. Além de atender clientes e conquistar novos clientes, os franqueados do modelo de franquia online também devem colaborar com a comunicação e marketing da empresa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 13.000
  • Renda média mensal: 50.000 reais
  • Período de retorno: 3 a 24 meses
  1. Home Angels

A Home Angels é uma das microfranquias baratas dedicada a satisfazer as necessidades de uma população em crescimento: cuidar dos idosos. A franquia reúne uma equipe de cuidadores de idosos verdadeiramente competentes, capazes de oferecer um atendimento humanizado, responsável e preocupado com as questões emocionais de seus pacientes. Os cuidadores são supervisionados pela marca, que os monitora semanalmente. Durante a semana, eles vão até a casa do paciente para fazer seu trabalho.

À medida que a população envelhece, mais e mais idosos sofrem de doenças e deficiências físicas que exigem cuidados externos – já que parentes e pessoas que moram na mesma casa geralmente precisam sair para trabalhar. Por isso, Family Angel surge como uma solução inteligente e amigável para atender as necessidades dessas famílias.

Para se tornar um franqueado, você deve se identificar com a área previdenciária e gostar desse público. O franqueado fornecerá serviços de atendimento aos clientes do franqueado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: –
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses
  1. Hub in Touch

A Hub In Touch é uma plataforma tecnológica, a marca é pioneira em integração, Wi-Fi, sinal de TV digital, geolocalização e mobile marketing. Com apenas um equipamento, é possível ter um gerenciamento on-line para o negócio de seus clientes, ou seja, ter informações em tempo real e relatórios completos.

Dessa forma, em poucos dias, a pessoa que comprou uma franquia já consegue iniciar seu trabalho de captação de novos clientes para a franquia.

Se você gosta de tecnologia invista com os seguintes números:

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 14,8 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses
  1. Ice Creamy

Ice Creamy, é destaque entre as microfranquias baratas por ser a maior rede de sorvete do Brasil. Criada em Catanduva, interior de São Paulo. Estão a oito anos no mercado sendo uma grande concorrente para as demais franquias de sorvete, a marca já possui em quase todos os estados brasileiros. A microfranquia Ice Express é uma novidade no mercado, mas também trabalha com outras formatações.

  • Investimento inicial total: Ice Express – R$ 49,9 mil (inclui taxa de franquia)
  • Previsão de retorno: 12 meses
  • Faturamento médio mensal: – 
  1. Information Planet

A Information Planet é uma agência de turismo projetada para ajudar  estudantes que querem ter uma experiência de viver e estudar em um dos países de língua inglesa que a agência tem suporte.

Ela está a mais de 25 anos no mercado e com unidades em 13 países, já tendo atendido a mais de 50 mil estudantes durante todo seu período de funcionamento. 

  • Capital Inicial total: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: 12 a 36 meses
  1. KNN Idiomas

Rede de escolas cujo ensinam idiomas, seu modelo de negócio foi feito para ser único, oferecendo a seus compradores oportunidades de crescimento que vão além daquelas encontradas no mercado de idiomas brasileiro. É uma rede de escolas de idiomas que trabalha com o ensino de Inglês, do Espanhol e do Alemão.

Seu método de ensino é considerado rápido, também conhecido como “modalidade speed”, que proporciona o aprendizado em menos anos para os estudantes, o que é ótimo para quem não tem muito tempo ou dinheiro para ficar pagando um cursinho por mais de 3 anos seguidos.

Para investir na microfranquia barata o valor do aporte inicial é a partir de R$ 80 mil, com tempo de espera do retorno financeiro estimado entre apenas 1 e 2 anos.

  1. Mardelle

Começar a investir em uma franquia Mardelle é uma grande chance para os empresários que estão procurando um empreendimento promissor, voltado para o setor de moda íntima. Essa marca conta com um modelo de negócio de sucesso, que foi feito e projetado para o conforto de seus consumidores.

A Mardelle é uma franquia de lingerie que está no mercado desde 1996, quando começou em Contagem, MG. Tudo começou de um casal, que se conheceu na faculdade, quando se formaram, eles não atingiram  uma boa colocação no mercado de trabalho, e a antiga prática da companheira que se baseava em produzir e vender lingerie, surgiu como uma alternativa de ganhar dinheiro.

Eles abriram uma loja de lingeries que fez tanto sucesso, que hoje acabou se transformando na maior marca de  franquia de lingerie com mais de 25 unidades espalhadas por todo o Brasil hoje em dia.

A Mardelle oferece treinamentos para aprimorar as habilidades do franqueado de acordo com sua gestão de vendas da empresa. Seu catálogo possui produtos de lingerie feminina, masculina, pijamas, infantis, e para mães. 

Para começar a ser um franqueado:

  • Investimento inicial: a partir de R$ 206 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses
  1. Maria Brasileira

A Maria Brasileira é uma franquia fundada em São José do Rio Preto, especializada em limpeza residencial, e é a maior do ramo na América Latina. A marca tem como missão facilitar a vida dos clientes, e está presente em mais de 350 cidades brasileiras e 25 estados do Brasil. Hoje, são mais de 400 unidades da marca. 

A franquia foi eleita uma das 25 melhores franquias do Brasil em dois anos consecutivos e chancelada por 3 anos consecutivos com Selo de Excelência da ABF Franchising. A empresa oferece serviços de limpeza, jardinagem, cozinha, cuidados com roupas, babás, cuidadores de idosos e passeadores de cachorros.

  • Investimento inicial: R $36 mil e R $64 mil.
  • Faturamento médio mensal: –
  • Prazo de retorno: – 
  1. Marketing Bag

A Marketing Bag também atua com a venda de propagandas em sacos de pão. Esse serviço conecta a sustentabilidade e o marketing de empresas e marcas. São 11 franquias, que permitem ao franqueado trabalhar no modelo home-office. Ele irá fazer a captação de clientes, e atuar com a criação das propagandas. Assim, não há necessidade de um alto investimento inicial. Veja:

  • Investimento mínimo: a partir de R$ 5,6 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 13 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 4 meses
  1. Mr Fit

A franquia Mr. Fit é uma microfranquia de alimentação, especializada em fast-food de alimentação saudável, e também oferece produtos naturais. A marca oferece refeições saudáveis, entre elas: sanduíches naturais, sucos detox, saladas, wraps, omeletes, tapiocas, açaís, pratos executivos, etc. 

Atualmente, são 513 unidades franqueadas espalhadas pelo Brasil. A empresa foi criada em 2013, na cidade de Paulínia, no interior de SP, pela empresária  Camila Miglhorini. Para investir na marca, são mais de 6 opções de modelo de negócios. O mais barato é o modelo home-based, que não cobra royalties, e o investimento inicial é de R$ 6 mil.

  • Investimento inicial total: Mr Fit Café – R$ 57 mil (inclui taxa de franquia)
  • Previsão de retorno: 10 a 36 meses
  • Faturamento médio mensal: – 
  1. Nutty Bavarian

A Nutty Bavarian é uma franquia de alimentação que foi chancelada pelo Selo de Excelência da ABF franchising desde 2006, até este ano de 2022. A empresa foi fundada pelo americano John Mauter após viajar pela Alemanha, a franquia foi criada em Orlando, EUA, e é especializada na venda de nozes caramelizadas. 

Com mais de 800 pontos de venda em todo o mundo, é uma empresa muito conhecida não somente no Brasil como pelo mundo inteiro, e você certamente pode encontrar uma de suas unidades em algum shopping próximos. As lojas franqueadas possuem dois modelos, quiosque e loja física.

Para você que quer abrir uma franquia como a Nutty Bavarian, os valores são os seguintes:

  • Investimento inicial: R$ 95 mil
  • Retorno: 1 ano a 18 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 32 mil
  1. Paper Pão

Está entre as franquias mais baratas para investir atualmente, a Paper Pão chegou ao mercado para trazer um novo tipo de publicidade em sacos de pão.

Uma de suas novidades são: pacotes coloridos, de qualidade, recicláveis e biodegradáveis, a marca trás aos estabelecimentos uma maneira de aumentar seus ganhos com pouco investimento.

Dessa forma, para o franqueado ganhar algum lucro, ele precisa vender anúncios. Ou seja, as embalagens funcionam como marketing para seus anunciantes. São vários tipos que a marca oferece para serem comprados pelo anunciante.

Para ser um franqueado comece com:

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5,2 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 4 meses
  1. Portal da Cidade

O Portal da Cidade é uma microfranquia barata que foi feita para  possibilitar a comunicação de cidades que não têm canais próprios. A franquia tem como meio ferramentas de trabalho vários sites de notícias de diversas cidades. Existem muitas cidades do Brasil chamadas “desertos de notícias”, que não tem ou não usam de nenhuma forma  a comunicação. Assim, o propósito do Portal da Cidade é oferecer o serviço de comunicação em cidades que não o têm. Por enquanto são 18 unidades franqueadas, e os franqueados trabalham no modelo home office, escrevendo as notícias em casa.

O Portal da Cidade faz anúncios jornalísticos, notícias com agilidade e qualidade, lista de empregos, marketing e divulgação de empresas, tentando ser o melhor portal de notícias do Brasil. 

Para se tornar um franqueado:

  • Investimento inicial: a partir de R $22,5 mil.
  • Faturamento médio mensal: –
  • Retorno do investimento: –
  1. Premia Pão

A Premia Pão existe desde 2015, e tem uma proposta de entregar propagandas em embalagens de pão. De acordo com a marca, essa é uma iniciativa diferente, e que funciona efetivamente com os clientes. Isso porque as pessoas já estariam acostumadas com as propagandas tradicionais, como anúncios, carros de som etc. Então, nessas, elas já estariam no piloto automático. Já com os sacos de pão, que são produtos sustentáveis, que as pessoas têm contato quase todos os dias, as propagandas seriam mais eficazes. 

  • Investimento inicial: R$ 10 mil a R$ 20 mil
  • Taxa de franquia: R$ 10 mil a R$ 20 mil
  • Royalties: a partir de R$ 510
  • Faturamento médio: R$ 14 mil
  • Prazo de retorno: 2 a 3 meses
  1. Quisto Corretora de Seguros

A Quisto Corretora de Seguros é uma marca especializada em seguros e opera diversos tipos de serviços financeiros no Brasil. É autorizada pelo Banco Central do Brasil e tem parcerias com diversas seguradoras de renome como Allianz, Itaú, Liberty, Mapfre, Zurich, Porto Seguro e Bradesco.

No entanto, os franqueados não precisam ter conhecimentos prévios na área de seguros, pois a Quisto oferece um treinamento completo para os interessados ​​em investir na marca. Além disso, ela fornece suporte para a comercialização de novas franquias.

Novos franqueados podem se especializar em vários tipos de contratos e atender o maior número possível de clientes. A Quisto oferece muitos tipos de serviços, incluindo seguro de propriedade, automóvel, rastreamento de veículos, seguro saúde e muito mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.000
  • Faturamento média mensal: 50.000 reais
  • Período de retorno: 6 meses e 18 meses
  1. SMS Digital

A franquia SMS Digital é a primeira rede de SMS no Brasil, e uma das mais populares entre as microfranquias baratas, atendendo mais de 400 cidades por todo o país. Uma fonte de comunicação ágil e moderna, que oferece suporte inovadores através de produtos e serviços especializados na área.

O mundo dos negócios está cada vez mais próximo em relação à comunicação digital. Assim, a proposta de abordagem da marca é ser mais próximo entre cliente e empresa e se tornar primordial para realizar boas vendas.

Esse é o trabalho da SMS Digital. Pois com um simples clique, os clientes da marca podem disparar qualquer informação que desejarem por meio de SMS.

  1. Trust Intercâmbio

A Trust Intercâmbio, empresa do sector da hotelaria e turismo, é um franchising barato e com elevadas margens de lucro. Especializada em turismo e viagens de intercâmbio, fundada em 2009. Os períodos de retorno variam de 2 a 48 meses. A empresa possui diversas modalidades de franquia, sendo que a modalidade home office corresponde ao valor marcado.

tendo como avaliação de serviços na área de intercâmbios culturais, educacionais, profissionais e turismo, oferecendo aos seus clientes consumidores algo novo e com qualidade. Há mais de 10 anos no mercado, a Trust Intercâmbio trabalha levando pessoas para estudar e trabalhar, e claro se divertir, em qualquer lugar no mundo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,5 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 48 meses
  1. UGuia

A franquia UGuia é uma franquia de comunicação, especializada na prestação de serviços relacionados ao marketing digital. A marca trabalha com um time de profissionais capacitados em diversas áreas como design, sistemas de informação e marketing. 

Alguns serviços oferecidos pela empresa são a criação de sites e desenvolvimento de sistemas web, além de outros serviços relacionados com otimização, divulgação e hospedagem de sites, lojas virtuais e portais. 

Se você gosta do mundo da tecnologia e do marketing digital, essa franquia é para você. Cabe lembrar que o franqueado trabalha no modelo home-based. Confira os valores:

  • Valor de investimento: a partir de R$5.000
  • Retorno do investimento: 3 a 6 meses
  1. Yogoberry

A empresa de frozen yogurt e smoothies está lançando uma  microfranquia em um formato de carrinho, para ser instalado sem a necessidade de obras, demandando menos tempo para sua instalação. A empresa disponibiliza seu padrão de negócio com todo o know-how desde a sua criação, com treinamentos, suporte técnico e conhecimento administrativo.

  • Investimento inicial: A partir de R$ 105 mil
  • Retorno esperado : 18 meses
  1. Acquio

A microfranquia barata de tecnologia Acquio é fintech que trabalha com soluções financeiras, e que tem o orgulho de ser 100% brasileira. Fundada em 2013, em Recife, em Pernambuco, a marca tem se tornado cada vez mais necessária. 

Hoje, são mais de mil unidades franqueadas espalhadas por todo o país. A marca oferece máquina de cartão, conta bancária e cartão próprios, QR code para pagamentos, e crédito auto e home. Os franqueados ficam responsáveis por oferecer a tecnologia para empreendedores, e por conquistar novos clientes. Assim, eles participam da comissão de cada novo cliente alcançado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 12 meses
  1. Euromercantil

A Euromercantil também é uma fintech que disponibiliza máquinas de cartão de crédito, contas bancárias e cartões, não somente isso, mas também opções financeiras para empresas/indústrias. Ela surgiu em 1993, e oferece em seu estoque opções acessíveis para empresas que estão em seu inicio. 

O franqueado que investe na empresa, trabalha buscando novos clientes e anunciando a fintech para novos empreendedores. Assim, ele não necessitará de um negócio físico, mas terá uma possibilidade de  poder trabalhar de forma remota no conforto de sua casa.

Caso queira se tornar um franqueado e ter sua liberdade de trabalhar no conforto de sua casa:

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses
  1. Mazze

A Mazze é uma franquia de moda e acessórios, especializada em semi jóias. Criada em 2013, na cidade de Curitiba-PR, a marca tem mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil, e trabalha especialmente com peças banhadas, no modelo home-office. 

A franquia opera por meio de vendas online em sites criados especificamente para franqueados. O site é inteiramente criado pelo franqueador, sendo possível inclusive cadastrar os produtos disponíveis. A divulgação foi feita em todo o Brasil, e as vendas não foram totalmente concentradas na residência do franqueado. As entregas são feitas pelo escritório central da empresa, liberando o departamento da burocracia e da complexidade operacional. Depois disso, os recursos apurados como lucro são devolvidos ao franqueado. Dessa forma, a principal obrigação da unidade é vender a nova unidade de jóias.

Os franqueados da Mazze podem trabalhar de qualquer lugar. Não há necessidade de criar um inventário ou mesmo um local de trabalho físico. O site é personalizado para a unidade. Não é necessário abrir o CNPJ para começar a vender. Você pode receber o site e começar a vender cerca de 30 dias após a assinatura do contrato. Além disso, os franqueados recebem imagens semanais para divulgar seus produtos nas redes sociais, e o serviço é gratuito.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: Em torno de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 2 anos

Conclusão

Empreender, hoje em dia, é para todos, e para todos que quiserem. Existem muitas formas de ser dono do seu próprio negócio, e do seu próprio futuro. Uma dessas formas é o franchising. No entanto, para quem não tem tanto dinheiro disponível para começar, as microfranquias são um excelente negócio. E, agora, você já conhece as microfranquias baratas que estão disponíveis no mercado. São muitos os setores que oferecem opções de franquias baratas e lucrativas, que podem ser ótimos investimentos. 

A partir desse momento, o mais importante é decidir qual é a microfranquia que mais se encaixa com o seu perfil, e ter todos os cuidados para começar a empreender com o pé direito. Contrate uma equipe especializada e capaz de conduzir um ótimo ingresso no franchising. A Goakira Consultoria oferece serviços de geomarketing, formatação de franquias, planejamento estratégico, apoia na elaboração da COF, além de apoiar em serviços jurídicos, arquitetônicos, em live commerce, e em marketing/design. Com expertise, você irá conseguir se dar muito bem no universo do franchising. 

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