Você provavelmente já viu, ouviu falar e talvez até tenha sido cliente de uma unidade da franquia Óticas Diniz. A marca é referência no Brasil quando se fala em óticas, e pode ser até mesmo que você complete mentalmente a palavra “ótica” com “Diniz” quando ouve por aí.
E isso não é à toa, a marca é a maior do segmento no país, 100% brasileira, e, dentro do franchising, ela é uma das maiores empresas do Brasil.
A marca de óculos já existe no Brasil há mais de 30 anos, fazendo história na vida de quem precisa. Eles trabalham com lentes, armações e mais, atendendo a essa demanda fundamental da vida das pessoas: enxergar bem. É resolvendo o problema de quem mais precisa, que a Óticas Diniz atua, com produtos próprios e totalmente brasileiros.
E se você está pensando em investir em uma unidade da franquia Óticas Diniz, mas não sabe exatamente como, ou quanto terá que aplicar, reunimos para você todas as informações necessárias para se tornar um franqueado e conhecer a marca por inteiro. Fique até o final do texto e entenda tudo sobre a Óticas Diniz.
O que é franchising?
Franquias são empresas com autonomia parcial, um dono, chamado franqueado, que respondem a uma matriz. A empresa matriz é de onde surge a marca. Também surgem os métodos de produção, comercialização, fabricação, ou quaisquer outros procedimentos utilizados.
A matriz é chamada “franqueadora”. É de responsabilidade dela o apoio e suporte ao franqueado. Além disso, ela também cuida do marketing, auxílio à criação da nova unidade e orientação necessária.
Franquias se criam a partir de uma empresa que assume tamanho suficiente para expandir sua marca. Para expansão de uma marca há duas possibilidades: filiais ou franquias. Filiais são unidades totalmente relacionadas à empresa matriz.
Todos os custos, lucros, administração e funcionários são devidos a esta. Por outro lado, uma franquia é parcialmente independente da matriz. Possui um dono, CNPJ próprio e de fato funcionam como empresas distintas, com contabilidade, administração, funcionários, produtos, custos e lucros devidos a si mesma.
Mas ainda, para utilização da marca e tudo que é relacionado a isso, como métodos de produção, arquitetura do local e outros, paga um valor mensal, chamado de royalties. O pagamento é definido pela empresa matriz, tanto o valor quanto a forma de pagamento. Pode ser percentual da receita ou valor fixo, por exemplo. O funcionamento da franquia não deve, no entanto, ser desvencilhado das outras unidades, mas devem trabalhar como uma rede.
O modelo de franchising surgiu no século XIX, com a marca de máquinas de costura Singer, nos Estados Unidos. O dono da empresa decidiu trabalhar de forma colaborativa com outra marca e para isso vender sua forma de construção. O modelo de funcionamento também foi adotado pela General-Motors. Mas de fato se tornou popular após ser escolhido pela Coca Cola e adotado amplamente.
Vantagens de abrir uma franquia
Ao decidir-se por um investimento, seja ele financeiro ou um empreendimento, é bom ter conhecimento das vantagens e desvantagens de cada possibilidade. Para isso é importante conhecer a forma de funcionamento deste investimento e quais os retornos esperados, estendendo-se para além dos resultados financeiros.
Uma das primeiras coisas que é lembrada ao pensarmos em bons motivos para escolher uma franquia é a facilidade criada pelo modelo de negócio. A criação desta nova unidade estará apoiada no sucesso conhecido de uma marca bem estruturada.
Diferente de uma marca completamente nova, que precisa definir desde a identidade visual até os valores que serão cobrados e o público ao qual se destina, uma franquia possui essas coisas bem definidas. E muitas vezes traz consigo até mesmo o gosto do público por aquele produto ou serviço.
Como não pensar em marcas consolidadas, como a franquia McDonald ‘s ou O Boticário, que se fazem reconhecidas ao primeiro olhar. Há uma opinião formada pelo público sobre essas marcas. Cada uma em seu segmento, não precisam de um trabalho de marketing para uma nova unidade, pois tornaram-se conhecidos em todo o país ou no mundo. Desta forma, torna-se menos arriscado fazer sua aposta quando se tem o respaldo de uma marca com público cativo.
No entanto, este é apenas um aspecto desta vantagem. Traçar o plano de desenvolvimento de marca, planejamento estratégico e método produtivo são desafios complexos a serem executados. Passos incorretos podem colocar em uma situação complicada essa marca que acaba de surgir. Ao optar por uma franquia, essas coisas são trazidas pela marca, já está definido um planejamento estratégico, bem como métodos mais eficientes de produção e tudo mais que se necessita para levar uma franquia ao sucesso.
Por fim, por razão da experiência da marca, há um plano de crescimento definido, lucratividade esperada e modelo de negócio, que facilitam grandemente o planejamento de uma nova unidade.
Principais características da franquia Óticas Diniz
Dentro do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, a franquia Óticas Diniz é uma marca que trabalha com o varejo óptico, com foco em lentes e armações. Eles trabalham com diversas marcas e grifes internacionais, mas também fabricam suas próprias lentes, com marcas autorais.
Criada em janeiro de 1992, no centro de São Luís do Maranhão, a franquia é fruto do trabalho da dona, Arione Diniz, que abriu a primeira loja na rua Santaninha. Na época, a marca era apenas uma única unidade, mas já tinha o desejo de se tornar a maior referência do país no segmento de varejo óptico.
O foco da marca sempre foi oferecer o melhor atendimento para os clientes, e, por algum tempo, teve o slogan “atendimento de coração”. Além disso, eles sempre procuram comercializar produtos de alta qualidade e preço acessível. Essa foi, então, uma receita de sucesso. Hoje, são mais de mil unidades franqueadas, da marca que é a maior do seu segmento.
A partir de 2007, a Óticas Diniz se tornou uma franquia. A marca, hoje, possui mais de mil unidades franqueadas, em quase todos os lugares do Brasil. O estado sede, hoje em dia, é São Paulo, e já são mais de 10 mil colaboradores, que são altamente treinados para atender bem aos clientes e perpetuarem o sucesso da marca.
Para a Óticas Diniz, a primeira impressão de um negócio é sempre a que fica. Por isso, eles buscam fazer um excelente atendimento, que respeite às necessidades e possibilidades financeiras do cliente – já que óculos não costumam ser um produto barato. Assim, o carisma e a atenção conquistam as pessoas ao longo de anos e por todo o Brasil.
Franquia Óticas Diniz: Missão, Visão e Valores
Aquele que deseja adquirir uma franquia Óticas Diniz, deverá observar se possui correspondência com os valores da marca. Além de ter uma visão que também esteja orientada para a mesma direção. Afinal, é necessário se sentir parte integrante desta rede. Ainda, a missão é parte muito influente na hora de escolher uma franquia. Pois é o motivo-fim da existência dessa marca. Algo que extrapola interesses pessoais de qualquer uma das partes envolvidas e diz daquilo para o qual a marca se destina. Para manter o nível de excelência de todas as suas lojas, a Diniz Franchising, administradora da marca, agrupa pessoas de diversas áreas que atuam para manter o funcionamento do nível adequado.
“Fornecer um amplo mix de produtos e serviços que, somado aos esforços de nossa equipe, atendam ou superem as necessidades e garantam a completa satisfação de nossos clientes.” é a Missão de marca das óticas Diniz.
A visão das Óticas Diniz é “Ser visto como o maior e mais eficiente grupo óptico do Brasil, admirado por seus clientes, colaboradores e parceiros.” Desta forma, um novo franqueado deverá observar se tem alinhamento com essa forma de gerir seu negócio, para não encontrar dificuldades em sua gestão. As óticas Diniz crescem de forma expressiva, o que indica que a visão da empresa de fato tem sido levada à frente por seus representantes.
De forma semelhante, os valores guiam a forma de trabalho de todo a empresa, os executivos, cada um dos funcionários e até mesmo os fornecedores, que deverão estar alinhados com os valores que recebem para que haja uma parceria de sucesso. E não é diferente para os novos franqueados. Uma dissociação com os valores da empresa pode significar uma relação difícil e pouco duradoura entre marca e franqueado. Os valores que regem as óticas Diniz são: Integridade, Atendimento, Ética, Disciplina, Inovação, Excelência Empresarial.
Prêmios já ganhados pela Óticas Diniz
As Óticas Diniz colecionam motivos para comemorar e que fazem o franqueado parte ativa em uma história de sucesso e reconhecimentos, além de números expressivos na indústria nacional. Todos os prêmios e marcos que serão descritos apresentam o valor de uma empresa bem estruturada e que estará sempre entre as melhores franquias para se investir, pois não tem somente a condição de grande empresa, mas os reconhecimentos externos falam por ela.
O primeiro prêmio que podemos ressaltar, foi Eleita uma das Melhores Franquias do Brasil 2021 (revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios – PEGN e Serasa Experian), que por si só já demonstra bons motivos para se investir na franquia Óticas Diniz. Outros prêmios expressivos são: Melhor Atendimento ao Consumidor do país (Prêmio Reclame Aqui 2020 e 2021), permanece entre as 50 Maiores Franquias do país (segundo ranking da ABF 2022).
Mas não nos restringindo aos prêmios conquistados, outros marcos também demonstram a relevância da marca Óticas Diniz. São a maior rede de óticas do país, única totalmente brasileira, tradição de 30 anos no mercado, empresa com responsabilidade social, está entre os 10 maiores anunciantes do varejo brasileiro, melhores condições de mercado para compra de produtos, entre outros assuntos.
Por último podemos falar dos marcos que mais interessam ao franqueado. Não faltam bons motivos para escolher uma franquia Óticas Diniz. São uma das empresas mais rentáveis do mercado, com lucro estimado entre 10 e 15%. Dentre os franqueados atuais, 99% avaliam a franquia Óticas Diniz como excelente negócio. Potencial de crescimento de 20% ao ano no segmento nos próximos 5 anos. Retorno em média entre 12 e 18 meses, entre muitos outros. O que não faltam são bons motivos para investir em uma franquia que está estabelecida no mercado e se firmou como uma das melhores do Brasil, especialmente no segmento de atuação.
Marketing Digital: como a ferramenta pode ajudar a franquia a lucrar mais
A franquia Óticas Diniz é uma referência no seu setor, e isso não aconteceu do dia para a noite. Além de valores que investem na experiência do cliente, a marca também tem estratégias de marketing que funcionam efetivamente. Uma dessas estratégias, e a mais usada atualmente, é o marketing digital. Se você tem uma empresa, não tenha dúvidas, você precisará investir em marketing, e é melhor que ele seja digital hoje em dia. Ainda não entendeu porquê? Olhe só:
Os clientes são a alma de um negócio. Sem eles, não há vendas, e não há justificativa para a existência da empresa ou franquia. Assim, desde muito tempo, os empresários têm investido em técnicas de persuasão para atrair clientes, para fidelizá-los, e para fazer as pessoas saberem que aquela marca existe. E, como você sabe, a franquia Óticas Diniz é mestre nisso.
Mais que convencer, o marketing é uma forma de consolidar sua existência enquanto negócio, de fazer as pessoas priorizarem seu produto em detrimento de outros da concorrência, e se tornar relevante no mundo dos negócios. Com tantos concorrentes no mundo globalizado, não basta mais ter uma porta aberta em um bairro de uma cidade. É importante que o mundo todo te conheça, e saiba quais são as vantagens de ser seus clientes.
Com o avanço das tecnologias digitais, no entanto, ficar perto das pessoas deixou de ser uma coisa possível somente nas revistas, jornais e televisão. Com o smatphone, a maior parte das pessoas fica horas do dia rolando o feed, e dando a sua atenção total àquilo que está lá. Ou seja, essas pessoas não mais verão sua marca num anúncio de jornal, mas sim, num anúncio de Instagram.
O marketing digital, assim, se torna fundamental para que sua franquia seja vista por todos, e faça parte do imaginário das pessoas, como a Óticas Diniz faz. Hoje em dia, 94% das empresas adotam o marketing digital como principal forma de divulgação. Segundo pesquisas, os brasileiros passam o equivalente a até quatro dias inteiros por semana nas redes sociais. Se é no ambiente digital que seu cliente está, onde mais você quer estar?
Confira como o marketing digital pode fazer sua franquia lucrar mais, como a Óticas Diniz:
Você ganha mais alcance
As redes sociais unem pessoas de todos os lugares do mundo em um só lugar. Elas são uma vitrine para o mundo, e não há limites geográficos para você. A partir do marketing digital, você pode alcançar clientes em muito mais locais, e também ser conhecido em diferentes lugares. Assim, você pode fazer vendas online, pessoas de várias regiões vão desejar o seu produto, e, além disso, você terá espaço para falar e se consolidar, tornando-se possível que você seja uma referência da área.
Seu público é nichado
O que você acha mais eficiente, tentar vender óculos para milhares de pessoas em que a maioria não tem problemas de visão, ou para centenas de pessoas que usam óculos? A segunda opção, certo. Saber quem é a pessoa que potencialmente seria seu cliente é uma das formas mais eficazes de vender bem.
A vantagem é que, no marketing digital, as ferramentas digitais, como google e redes sociais, já fazem isso para você. Os algoritmos mostram conteúdos estratégicos para pessoas que têm interesse naquilo. Assim, é muito mais possível que você fale com as pessoas certas na hora certa.
É mais barato
Afinal, quanto você acha que custa um anúncio na TV em horário nobre? Muito, muito dinheiro. Bem mais que você imagina. O marketing convencional não é barato, nem trazia tantos resultados imediatos. Com o marketing digital, você tem a oportunidade de se tornar conhecido com muito menos dinheiro, investindo em algumas estratégias que você mesmo pode fazer. Afinal de contas, você é seu próprio canal, não precisa alugar o de outra pessoa.
Aproxima empresa e consumidor
Já parou para perceber como você sente afeto pela Lu do Magalu, pelos tweets da Netflix, e por qualquer empresa local que posta nas redes sociais o processo de produção de um produto? É isso que acontece no marketing digital. Você se aproxima dos clientes, e isso desenvolve afeto. E afeto se converte em vendas.
Mensurar resultados
Um outro ponto positivo do marketing digital é que, com ele, você tem noção exatamente dos resultados do dinheiro que você investiu. Sabe quantas pessoas clicaram no seu post, quantas compraram da sua loja online, e quantas pessoas vieram de uma publi paga.
Franquia óticas Diniz: mercado hoje, números e previsões
Você pode estar querendo saber quais são as condições e previsões para o mercado óptico no Brasil hoje, e, para isso, fizemos um panorama para você. Para começar, vale dizer que os óculos têm tido aumento de uso no país, e, então, o mercado é promissor. Mais de 35 milhões de brasileiros hoje têm algum problema de visão.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2020, o setor de saúde, beleza e bem-estar teve um faturamento de 35 bilhões, o que representa um ótimo resultado. É a esse setor que pertence a franquia Óticas Diniz, e ele promete crescer nos próximos anos. De acordo com a ABF, o segmento teve um aumento de 12,7% no faturamento no primeiro trimestre do ano se comparado com o ano anterior. Foram mais de R$ 8,5 bilhões em faturamento, mesmo que o potencial comercial do país ainda não tenha restabelecido toda sua capacidade.
Para o mercado de óticas, uma vantagem competitiva em relação a outros, é a não predominância de um público específico. Por se tratar de um mercado de necessidade, e não de varejo, a competição não é feita através do incentivo à compra pela criação de necessidade, mas pelo bem estar trazido por aquele item ou modelo específico. E nesse aspecto, há modelos voltados para homens, mulheres, crianças, jovens ou idosos. Mas ainda que haja especificidade, todos esses públicos poderão ser alcançados.
Olhando ainda para o mercado brasileiro, no setor de cosméticos e cuidados pessoais, o Brasil é o 4º país com maiores gastos. Segundo a consultoria Euromonitor, foram gastos em 2019 mais de R$ 29 milhões com esse tipo de produto. Para alcançar ainda mais clientes, o atendimento é feito de forma imediata e sob demanda, não exigindo marcação de horário e um atendimento rápido.
Assistência ao Franqueado oferecida pela Óticas Diniz
O número expressivo de unidades das franquias Óticas Diniz no Brasil também é motivado pelo suporte dado ao franqueado. Hoje são mais de 1000 unidades em pleno funcionamento. A seguir comentaremos algumas das vantagens oferecidas ao franqueado.
- Se você não possui todo o montante necessário para abertura de uma franquia, as óticas Diniz possuem uma solução. Uma linha de crédito própria, para que seja feito o financiamento inicial do seu negócio.
- Para a implantação da unidade, todo o suporte necessário é prestado. Desde treinamentos até a estrutura de tecnologia necessária. A Universidade Diniz é responsável pelos treinamentos da equipe de operação nas lojas. O treinamento dado é diferenciado, correspondendo às necessidades particulares da marca.
- Para suporte à operação, alcança todas as áreas necessárias da empresa. O treinamento dado não se restringe à equipe de vendas, mas alcança todos os setores operativos. Isso inclui implantação, supervisão, TI, jurídico, compras, marketing e finanças.
- É oferecido ainda suporte total para a escolha do ponto comercial.
- Por fim, o franqueado não precisará temer alguma falta de suporte ao longo do tempo de loja, pois as óticas Diniz oferecem apoio, suporte e acompanhamento integral na gestão da operação.
Seja um franqueado da Óticas Diniz
Para ser um franqueado da Óticas Diniz, é necessário possuir um local amplo e um ótimo estoque já reservado. Por isso, pode não ser muito barato começar. Mas o que é certo é que o retorno financeiro está garantido, afinal, a marca é a maior referência em varejo ótico do país. Além disso, é exigência da marca que os vendedores estejam bem preparados para atender os clientes, sejam atenciosos e atendam bem.
A franquia trabalha apenas com o modelo clássico de loja, e o investimento fica entre R$ 180 mil e R$ 470 mil. Esse e outros valores estão expressos na Circular de Oferta de Franquia (COF), que é o documento base de toda franquia, com suas informações e dados.
Uma vantagem de investir na marca é que ela tem uma taxa de royalties fixa, e é uma das menores do Brasil. O valor é sempre de R$ 3.850 para todos os franqueados. Outra vantagem é o fato de a lucratividade ser alta, entre 15% e 20%. A taxa de propaganda também é cobrada, e ela custa R$ 2,5 mil mensais.
Dentro do investimento inicial, está incluso a taxa de franquia, que é de R$ 50 mil, e também o capital de giro, de R$ 70 mil. O prazo para retorno do investimento é de no mínimo 15 meses e no máximo 24 meses, com um faturamento médio mensal de R$ 115 mil.
A área média da loja deve ser entre 45 m² e 100 m². A média de funcionários é de cinco por loja.
- Investimento inicial: R$ 150 mil a R$ 470 mil
- Faturamento: R$ 115.000
- Royalties: R$ 3.850 fixo mensal
- Marketing: R$ 2.500 fixo mensal
- Taxa de franquia: Não Fornecido
- Tempo de Retorno (mínimo): 15
- Tempo de Retorno (máximo): 24
- Lucro médio: 15% a 20%
- Metragem: 45 m² e 100 m²
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Conclusão
A franquia Óticas Diniz é uma marca de excelência no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar. Ela é a maior franquia de óticas do Brasil, e possui mais de mil unidades franqueadas em todo o território nacional. Ser um franqueado da Óticas Diniz é sinônimo de sucesso e lucratividade. A marca possui valores bem consolidados, a lucratividade é positiva, além de ter taxas fixas, que não mudam de acordo com o faturamento da loja.
Investir hoje no Brasil é um desafio para quem ainda não sabe por onde começar, mas o franchising é sempre uma boa ideia. Com uma facilidade para entrar no empreendedorismo, o franqueado pode crescer muito mais rápido, e com menos riscos de quebrar nos primeiros anos. Certamente, a franquia Óticas Diniz é uma das melhores franquias para investir no Brasil, e uma franquia de sucesso.
Mas claro, para se tornar uma marca tão relevante, os franqueadores tiveram que investir em estratégias capazes de consolidar a empresa e de alavancar a ótica. Algumas dessas foram o ótimo atendimento humanizado, e o foco no marketing digital. Essa ferramenta pode ser a virada de chave para qualquer negócio, porque a maioria dos clientes hoje está na Internet. Portanto, se você quer implementar uma boa política de marketing digital na sua empresa, contrate quem entende do assunto, como o Grupo Goakira.
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