A Franquia Onodera é uma franquia de sucesso e uma das pioneiras no ramo de franquia de estética no Brasil. A marca se destaca com uma história de criatividade, empreendedorismo feminino e inovação no ramo de saúde, beleza e bem-estar, oferecendo preços acessíveis, um modelo de negócio favorável aos franqueados e uma marca em que vale a pena acreditar.
Para quem busca investir em um negócio pelo qual tenha paixão, as franquias de estética, saúde, beleza e bem-estar são uma opção interessante, por oferecerem a oportunidade de atuar com o cuidado das pessoas.
A franquia Onodera tem como princípio acreditar na beleza de seus clientes, buscando aumentar a sua autoestima, e oferecendo procedimentos dos mais variados, com qualidade e preço justo.
A franquia Onodera está presente em mais de 50 unidades em 10 estados brasileiros e fora do Brasil. Nelas, a marca oferece centenas de tratamentos estéticos especializados e com alta tecnologia.
É possível fazer tratamentos faciais e corporais, harmonização facial, massagens, depilação a laser, atendimento nutricional, entre vários outros serviços. E aí, quer se tornar um franqueado?
A franquia Onodera não para de expandir e é possível que você faça parte dela. Saiba tudo sobre a marca nesse texto!
O que é franquia?
Antes de ir direto ao assunto, vamos definir qual é o modelo de negócios pelo qual a franquia Onodera resolveu se expandir. O franchising é um sistema em que uma marca cresce através da abertura de novas unidades, pertencentes a outros empreendedores, conhecidos como franqueados.
Esse método permite que a empresa venda o uso de sua marca para outras unidades filiadas, mas operadas por proprietários diferentes.
No sistema de franchising, as unidades franqueadas pagam uma taxa para a franqueadora. No início do contrato, é paga uma taxa de franquia, juntamente com os custos de instalação.
Depois, as filiais pagam royalties mensais (e, em alguns casos, outras taxas, como publicidade) para a matriz.
O franchising tem muitas vantagens, incluindo uma expansão mais rápida e econômica para a matriz. Para os franqueados, é possível adquirir um negócio já estabelecido e planejado, com menos chances de falência em comparação com uma empresa tradicional, graças à rede de apoio entre os empreendedores.
Assim, o franqueado herda todo o know-how e anos de desenvolvimento de estratégias da empresa, pegando um negócio que já deu certo.
Por outro lado, o franchising também apresenta alguns desafios, como a falta de liberdade para inovar e personalizar o negócio, já que é preciso seguir um modelo pré-estabelecido.
Além disso, o franqueado pode não participar das principais decisões da empresa, como as estratégias de publicidade.
Atualmente, o franchising no Brasil não para de crescer, e é representado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Existem muitos segmentos do franchising, entre eles, o de estética, saúde, beleza e bem-estar, do qual a franquia Onodera faz parte, enquanto uma franquia de estética.
Franquias de estética saúde, beleza e bem-estar
De acordo com o mais recente relatório da ABF franchising, o setor de franquias de estética, saúde, beleza e bem-estar foi, de longe, o que mais faturou no segundo trimestre de 2022.
Em comparação com o mesmo período do ano anterior, esse setor também foi o que mais lucrou, porém, mesmo assim, houve um aumento de 20% entre os dois anos. Em 2021, o faturamento desse ramo foi de quase 40 bilhões de reais.
Como mencionado, o setor de estética, saúde, beleza e bem-estar tem crescido bastante no Brasil e sempre foi uma referência no comércio nacional.
Esse setor movimenta muito dinheiro, gera empregos e compreende itens considerados básicos e essenciais para o povo brasileiro. Desse modo, produtos como maquiagem, perfume, creme e cosméticos em geral são sempre bastante procurados.
A Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) revela que houve um aumento expressivo nos cuidados com a pele no Brasil após a pandemia: houve um aumento de 92,8% nas vendas de máscaras faciais, 14,7% em cosméticos para combater sinais de envelhecimento e 8,3% de aumento nas vendas de hidratantes faciais.
Esses números demonstram como as franquias de cosméticos estão cada vez mais em alta e prometem crescer ainda mais.
E se você ainda precisa de motivos para compreender o quanto esse mercado é promissor, o Brasil ainda representa quase 50% das receitas do setor de franquias de saúde, beleza e bem-estar em toda a América Latina, ou seja, elas estão entre as melhores franquias para investir, e a franquia de cosméticos está incluída nesse escopo.
Ademais, vale lembrar que, em geral, as franquias de cosméticos apresentam um custo de instalação.
Franquia Onodera: conheça a marca
É possível que você já conheça a franquia Onodera, porque ela está presente em 10 estados brasileiros com mais de 50 unidades. Além disso, ela é uma das maiores referências no Brasil quando se fala em franquia de estética, franquia de depilação ou franquia de emagrecimento.
E isso não é à toa. A rede de franquia de clínica de estética já foi premiada 13 vezes com o selo de excelência da ABF franchising. Além disso, a Onodera é uma franquia 5 estrelas segundo o prêmio da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Já no Reclame Aqui, a franquia Onodera é considerada “ótima”.
Há mais de 40 anos no mercado, a Onodera tem sua sede em São Paulo, e é liderada pela família Onodera. Em todo esse tempo, já foram mais de 12 milhões de atendimentos realizados.
Para os franqueados, a franquia de emagrecimento promete cerca de 20% de lucratividade, um valor acima da média do franchising, e um faturamento de até R$ 130 mil, além de suporte completo, sobre o que vamos falar mais adiante.
A Onodera é inovadora ao ser a primeira clínica de estética a se expandir pelo franchising no Brasil.
De acordo com a marca, seus diferenciais são a tecnologia de ponta utilizada nos procedimentos, um atendimento personalizado, atencioso e voltado para a cliente, um atendimento específico de acordo com o objetivo (clareamento, emagrecimento, gordura local, acne, celulite, etc), e o acúmulo de know-how ao longo das décadas de história.
O propósito da franquia Onodera é servir à beleza, valorizando, acentuando e cuidando da beleza principalmente das mulheres, e buscando aumentar a autoestima das clientes.
História da marca: franquia Onodera
Em 1981, com quatro filhos pequenos, a empreendedora Edna Onodera, transformou a pequena academia de Judô que tinha com o marido em uma clínica de estética, que depois alcançaria grande sucesso.
Edna sempre teve espírito empreendedor, e tinha ideias repentinas em sua cabeça. Certa vez, inspirada pela novela Dancing Days, ela resolveu utilizar os horários livres da academia de Judô para dar aulas de dança, sessões de massagem, limpeza de pele e alguns procedimentos estéticos.
O resultado foi positivo, atraindo diversas clientes das redondezas, e fazendo Edna entender que estava no caminho certo.
Nos anos 90, Edna foi a um evento e se apaixonou por uma máquina que oferecia tecnologia de ponta para procedimentos estéticos. Ela não podia pagar pelo equipamento, e então entregou o carro da família em troca da máquina.
Essa atitude trouxe muito sucesso para a empresa, atraindo diversos clientes e tornando a lucratividade da empresa muito maior.
Nessa mesma época, a empreendedora negociou um novo espaço para a Onodera, vendendo o apartamento da família e se mudando com os filhos para o porão do estabelecimento. Foram medidas assim que tornaram a Onodera o sucesso que é hoje.
Nos anos 2000, a Onodera decide começar a se expandir por meio do franchising, alcançando a consolidação da empresa como uma das maiores marcas de estética do país.
Ao final da década, já eram mais de 30 unidades espalhadas por diversos locais do Brasil.
Durante a pandemia, as franquias de estética, saúde, beleza e bem-estar foram as únicas que continuaram tendo crescimento em relação ao período anterior, e a Onodera foi uma das franquias de estética que participaram disso.
Com a fidelidade das clientes, a marca conseguiu continuar realizando vendas de procedimentos para serem realizados depois.
Em 2022, a história da franquia Onodera foi publicada em um livro, “Do tatame ao império da estética”, escrito por Geovana Quadros.
Atualmente, Edna Onodera participa do conselho da marca, e sua filha Lucy Onodera é CEO da franquia de estética, onde também atuam dois dos seus outros filhos.
Leia também:
Perfil do franqueado ideal
Se você se apaixonou pela história, valores e solidez da franquia Onodera, e está pensando em se tornar um franqueado da marca, é preciso conhecer os pré-requisitos da empresa para isso.
Todas as franquias precisam divulgar uma projeção de um franqueado ideal, que sirva como base de comparação para os candidatos. Acompanhe o que a Onodera pede de seus franqueados.
Na verdade, a Onodera é uma franquia pouco exigente quanto aos seus franqueados, já que ela não exige experiência no ramo da estética.
Todos os treinamentos são oferecidos pela empresa, capacitando os novos franqueados para lidar com a área.
O que é pedido, de fato, pela empresa, é conhecimento em gestão e administração, além da disponibilidade para se dedicar à unidade, além de atuar diretamente nela, estando presente e participando do dia a dia da empresa.
Além do mais, a franquia Onodera pede que seus novos franqueados se identifiquem com a marca e com o ramo do qual ela faz parte.
Suporte da franquia Onodera
Uma das maiores vantagens da franquia Onodera é o suporte que ela oferece aos franqueados. A empresa consegue assessorar o franqueado na hora de buscar e aprovação de um ponto comercial, já que a marca só funciona com espaço físico.
Nesse momento, uma equipe de geomarketing apoia o novo franqueado com essa escolha do ponto comercial. Ainda, ela ajuda na escolha e seleção da equipe de funcionários, garantindo que os colaboradores da marca estejam alinhados com a empresa.
A Onodera também tem contratos fechados com fornecedores de excelência, com as melhores ofertas do mercado, que ficam disponíveis para os novos franqueados, que não terão que se preocupar com essa parte. A marca ainda oferece treinamento inicial e contínuo, com encontros, formações e cursos.
No dia a dia, a franquia Onodera ainda consegue apoiar os franqueados com a gestão e com as estratégias de marketing, que é feito em conjunto.
O que é Geomarketing?
Se você ficou curioso sobre o conceito de geomarketing que acabamos de citar, ele faz parte de um dos pilares mais importantes na hora de abrir uma franquia.
Leia tamb´em:
- Geomarketing: Como escolher o ponto comercial da sua empresa?
- Técnicas de geomarketing: descubra as 7 principais
- Benefícios do geomarketing: descubra os 6 principais
O geomarketing é um estudo multifatorial para identificar a melhor localização para instalar uma franquia.
Esse estudo é conduzido por uma equipe de profissionais especializados em diversas áreas, que irão avaliar questões como a demanda da população pelo serviço, a concorrência, questões logísticas, o fluxo de pessoas, etc.
Os estudos de geomarketing são fundamentais para garantir o sucesso de uma empresa, porque a localização pode significar inviabilidade para o funcionamento de uma empresa.
Por exemplo, abrir uma clínica de estética em uma zona rural talvez não funcione muito bem. Assim como abrir um restaurante com preço acessível perto de um outro restaurante caro pode dar muito certo. Mas tudo depende de muitos fatores.
Franquia Onodera valor
Depois de conhecer toda a história da franquia Onodera, está na hora de conhecer os valores de investimento para se tornar um franqueado da marca.
- Investimento inicial: a partir de R$ 495 mil
- Tempo de retorno do investimento: aproximadamente 24 meses
- Faturamento médio mensal: R$ 130 mil
Além desses dados básicos fornecidos pela própria franquia Onodera, também se sabe que a taxa de royalties cobrada pela marca é de 6% sobre o faturamento mensal, e que a taxa de propaganda varia entre 2,5% a 5,5%.
O espaço de loja física precisa ter cerca de 100 m², e a lucratividade pode até superar 20% do faturamento.
Conclusão
A franquia Onodera é referência no mercado de franquias de estética, e está presente em diversas partes do Brasil, oferecendo serviços de qualidade, com tecnologia de ponta e respeito às clientes e à sua beleza natural.
Para se tornar um franqueado Onodera, é preciso ser apaixonado pela estética, ter um perfil empreendedor e estar disposto a entrar no mundo do cuidado com a beleza das pessoas.
Se você decidiu entrar para o universo do franchising, é preciso contar com orientação especializada no assunto.
Na Goakira Consultoria você tem tudo o que precisa para abrir uma unidade de franquia. Somos especialistas em formatação de franquia, geomarketing, arquitetura comercial, design empresarial, orientação jurídica etc. Entre em contato.
Gostou do conteúdo? Nos acompanhe nas redes sociais para não perder os próximos posts. Instagram Facebook YouTube Linkedin