O avanço do mercado de estética no Brasil é um ponto importante enquanto caminhamos ao pós-pandemia. Para conhecer um pouco mais sobre este setor, continue a leitura!
O mercado de estética frente à crise
Apesar das crises na economia, a produção e venda de cosméticos coloca nosso país no pódio mundial, ficando apenas atrás do Japão e Estados Unidos. Esse fato acontece porque a saúde física e mental nunca estiveram tão em foco como hoje.
Especialistas creem que a economia do Brasil têm boa recuperação neste segundo semestre, com um avanço próximo de 5,30% do PIB ainda este ano e 2,05% para 2022, então, um alívio em relação ao ano passado, com a queda da economia em todos os setores.
Para esse mercado, temos não só as clínicas estéticas, mas serviços de beleza e autocuidado, como: SPAs, cosméticos e salões de beleza.
Mas esses dados não param por aí. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) até o ano de 2060 a população maior de 65 anos será de, mais ou menos, 25%, o que significa, por consequência, um maior uso de produtos e meios estéticos, para lidar com o envelhecimento da população, tanto masculina, como feminina, uma vez que o segmento de cosmética masculina chegou bem perto de dobrar nos últimos 5 anos.
Tendências do mercado de estética no Brasil
Com tantas novidades, as opções para o mercado são inúmeras. O cliente final passa agora a buscar não só um único ideal de beleza, mas também um meio que traga diversidade, bem-estar e autoestima. Confira algumas áreas de atuação do setor:
Microagulhamento:
Utilização de micro agulhas que perfuram as camadas da pele e estimulam a formação do colágeno;
Estética Facial:
Recursos terapêuticos, hidratações, tratamento de linhas de expressão;
Estética Capilar:
Hidratação, procedimentos para a redução da queda de cabelo.
Lembre-se que é importante ser profissionalizado para ter sucesso na área. Com o estudo em beleza e estética ainda conseguimos, além da excelência, a segurança dos clientes.
Inovações do mercado no setor de estética
Com o avanço, é preciso também que o próprio mercado entenda as demandas de seus clientes. As mudanças contam com a forma de trabalho, as ideias de marketing e até mesmo os processos de venda no setor. Para isso, é preciso que o profissional da área que deseja ter destaque, inove e se atualize com os procedimentos. E a gente te explica como!
Especializações e estudos
Este talvez seja o principal meio de destaque no mercado. Isso porque conhecimento pode ser sinônimo de sucesso. As formações mais frequentes neste setor são farmácia, fisioterapia, biomedicina e, claro, o próprio curso de estética.
Engajamento e produção de marketing digital
Estar à frente também significa conseguir destaque nos meios digitais, afinal, a internet tem sido responsável pela realização de diversas marcas.
Trabalhar com redes sociais e até mesmo com um processo de agenda online, por exemplo, pode ser um meio de facilitar o seu contato com o cliente, agilizando os processos mais burocráticos.
Precificação e diversidade nos modelos de pagamento
O mercado de estética também é conhecido por ser custoso. Muitos procedimentos não possuem valores baixos e, ainda assim, recebem procura no setor.
Mas para que isso seja um avanço crescente, é preciso que o mercado também se adapte às condições de cada cliente, considerando que ainda estamos nos recuperando de uma crise da economia no país.
Por isso é preciso que o profissional da estética reflita sobre modos inteligentes de fazer suas cobranças, para que seus clientes possam ser fidelizados.
E aí, gostou desse conteúdo? Então continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre o crescimento e avanço da economia de mercado.
Confira também um vídeo do canal do nosso CEO, José Fugice, sobre o assunto: