O Brasil tem, hoje, 230 milhões de smartphones ativos, segundo uma pesquisa realizada anualmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projeta uma população de 210 milhões de habitantes no Brasil em junho de 2019. Você também percebeu algo de muito estranho nessa conta? Sim, o Brasil tem mais smartphones em uso do que brasileiros. O que significa que alguns indivíduos utilizam até mais de um dispositivo e nos abre um leque gigantesco de oportunidades. A principal delas é o geomarketing.
Por meio do geomarketing é possível oferecer ao consumidor exatamente o que ele precisa, quando precisa e onde precisa. Fantástico, não é mesmo? Então, continue a leitura deste post e descubra o que é o geomarketing, como funciona, quais as suas vantagens e como aplicá-lo na sua empresa!
O que é geomarketing e como ele funciona?
O germarketing é basicamente a coleta de dados sobre a localização de usuários de dispositivos conectados à internet, como os smartphones, para o planejamento e execução de estratégias de marketing local.
Funciona assim: imagine que você acabou de chegar a uma cidade pela primeira vez e quer encontrar um local bacana para comer uma pizza. Ao procurar por pizzaria no Google, ele mostrará como resultados as mais próximas a você.
Algumas estratégias são ainda mais ousadas e incluem sugestões, por exemplo, nas principais redes sociais ou em apps de GPS, de boas pizzarias nas redondezas, mesmo sem você procurar por elas. Em alguns casos, essas sugestões podem variar, inclusive, de acordo com o horário.
Outro modo de utilizar o geomarketing é segmentando o público de seus anúncios na internet, para que sejam exibidos somente nas regiões de seu interesse. Ou seja, para quem tem estabelecimentos físicos e está em busca de novos clientes, é a estratégia perfeita. Veja, a seguir, como aplicá-la no seu negócio próprio.
Como aplicar o geomarketing na sua empresa?
Depois que a transformação digital começou, surgiram diversos modos de ter acesso à localização de seus consumidores.
Alguns apps se baseiam na localização do GPS do dispositivo. O Facebook faz isso por meio de tecnologia própria, mas você também pode ter acesso a essa informação por meio das marcações que os próprios usuários fazem em suas redes sociais.
Como usar tudo isso é o que você verá nos próximos tópicos. Acompanhe!
Trace perfil dos consumidores por região
Em primeiro lugar, como em qualquer outra estratégia de marketing, é preciso definir quem você quer atrair até o seu estabelecimento. Por exemplo, se o seu negócio é uma balada high tech de última geração, não adianta “gastar anúncio” com pessoas da terceira idade. Certo?
Algumas plataformas de publicidade, como Google e Facebook Ads, permitem o cruzamento de interesses, dados demográficos, psicográficos e localização. Ou seja, se você tem uma loja de instrumentos musicais, é possível impactar somente as pessoas que já demonstraram interesse em alguma busca e estão na sua região.
Utilize o Geotargeting
O geotargeting é o modo mais básico de colocar o geomarketing em prática. Ele nada mais é do que a delimitação do público a ser atingido por região.
Ou seja, ao configurar uma campanha em qualquer plataforma de anúncios, você poderá definir que só que sejam impactadas pessoas que estão ou moram em determinado cep, bairro, cidade, estado, região ou pais. Simples, não é mesmo?
Incentive o Geotagging
O geotagging é o equivalente ao marketing boca a boca, só que no mundo online. Ele acontece quando os seus clientes contam para o mundo que estão no seu estabelecimento, utilizando as marcações de locais nas redes sociais.
Na maioria dos casos é como se eles estivessem dizendo ― Olha! Eu estou aqui e esse lugar é legal, então, venha para cá você também.
Dá para a sua empresa perder uma oportunidade de marketing espontâneo como essa? Uma boa sugestão para aproveitá-la é trocando a senha do wi-fi do seu estabelecimento por uma postagem do cliente com a marcação do local.
Aproveite o Geofencing
Quem nunca entrou em um shopping e, imediatamente, percebeu uma enxurrada de notificações no seu smartphone com convites e ofertas atraindo você para algumas lojas? Isso é o geofencing, monitorando, literalmente, os seus passos.
Para utilizá-lo a favor do negócio é necessário que ele distribua um app para os seus clientes, por meio de anúncios em apps de GPS ou, até mesmo, se o usuário estiver conectado pela mesma rede wi-fi que o seu estabelecimento, que é o que normalmente acontece com os shoppings que têm mais recursos para investir nesse tipo de sistema.
Quais são os benefícios de usar o geomarketing?
Os benefícios do geomarketing para o seu negócio são incontestáveis. Até mesmo as grandes franquias já estão se beneficiando dele há algum tempo, como a Onodera, já que o principal dos seus benefícios é o mais difícil de ser conquistado nas estratégias de marketing mais tradicionais. Ou seja: atrair novos clientes que têm a intenção de comprar o que você tem a oferecer.
Por meio dessa estratégia, além de definir a localização do público que deve ser atingindo, também se torna possível coletar dados para refinar o mapeamento de público-alvo e seu comportamento.
É possível, por exemplo, definir quais tipos de ofertas e produtos têm mais aceitação em determinados locais. Assim, você poderá oferecer exatamente aquilo que você já sabe que o indivíduo tem interesse em comprar.
Entender o que é geomarketing e colocá-lo em prática é fundamental para quem tem um ponto comercial físico. Ele faz o papel daqueles panfletos de propaganda distribuídos nos sinais de trânsito. Porém, mais eficiente e sem prejudicar o meio ambiente.
Você ainda não pensou em usar o geomarkting, mas quer fazer com que o seu negócio cresça muito? Então já passou da hora de começar a investir nessa estratégia capaz de aumentar suas vendas de forma inovadora.
E agora que você sabe bem o que é geomarketing, como aplicá-lo ao seu negócio e quais vantagens ele oferece, que tal descobrir também por que os treinamentos para gerentes são tão importantes?