Sistema ERP para varejo: 8 vantagens indiscutíveis!

6 minutos para ler

Você empresário, já implantou o sistema ERP para varejo? Não sabe o que é isso?

O ERP (Enterprise Resource Planning) são softwares de gestão que centralizam todas as informações do seu empreendimento. Em outras palavras, ele funciona como um método para planejamento de recursos empresariais. Seu objetivo é oferecer uma gestão eficiente e otimizar o tempo para melhorar a produtividade. Além disso, reduz os custos e integra os processos.

Para que sua loja se torne competitiva, o investimento em tecnologia se faz necessário. Com o ERP você poderá gerir com mais detalhes o ponto de venda, controlar o estoque e as finanças, minimizar os custos e fazer um melhor planejamento. Esses dados podem ficar armazenados em um servidor ou nas nuvens, mas, sempre com backups realizados. Quer saber como? Confira a seguir.

Conheça 8 benefícios do sistema ERP para varejo

As empresas têm inúmeros dados a serem controlados e guardados como se fossem ouro e, conforme crescem, os dados seguem a mesma estatística.

Nesse momento, o ERP proporciona a escalabilidade, adaptando o sistema segundo a fase que sua empresa está atravessando. Então, avalie as vantagens que o sistema trará para seu negócio.

1. Organização e centralização das informações

Uma vez que as informações estejam no ambiente do ERP é possível obter a concentração das informações de seu negócio, a simplicidade na configuração tributária, avaliação realista e comprovada dos resultados financeiros, auxílio no processo de compras e a comunicação virtual com a frente de loja, entre outros recursos relacionados à integração, controle e eficiência de resultados para a empresa.

2. Análise de resultados financeiros

Com o ERP sua loja poderá analisar as métricas de gastos, para que eles sejam cortados sem ocasionar problemas futuros. Será possível fazer um plano de contas e um bom planejamento orçamentário, inclusive com monitoramento de crédito, cobrança, cheques e cartão de crédito.

Obterá um controle de fluxo de caixa, com gestão eficaz das suas contas bancárias. Podendo até antecipar recebimentos e alguns pagamentos. Detalhes que às vezes passam despercebidos, auxiliam e trazem proveito na produtividade de sua empresa e no seu lucro.

Imagina levantar relatórios em planilhas do Excel. Com o sistema terá tudo em tempo real, inclusive a possibilidade de fazer um balancete mensal. Com a modernização seu negócio você evitará gargalos operacionais porque poderá focar mais no desenvolvimento estratégico.


simulação de viabilidade financeira

3. Dados para tomadas de decisões

Com a obtenção das informações importantes quanto à realidade da sua empresa de maneira integrada e atualizada, é possível que a diretoria se beneficie em todos os setores tanto para área operacional quanto para os times comerciais ou de marketing.

Analisando as deficiências de cada departamento, como algum corte para reduzir custos sem afetar a produtividade, alguma falha no processo e o que está causando tal problema e possíveis soluções, os gestores têm uma visão holística do que deve ser feito e decidido em prol do crescimento. Isso permite o desenvolvimento de metas para serem alcançadas a curto, médio e longo prazo.

No entanto, deve haver padronização nas informações para que elas sejam compreensíveis aos funcionários, gestores e diretores e, dessa forma, poderem ser usadas para alavancar o negócio.

Antigamente, para cada setor havia um software específico e era muito difícil fazer análises completas. Agora, com o uso do ERP, os dados estão nas pontas dos seus dedos e será possível incluir o departamento de marketing e venda para desenvolver promoções e avaliar os preços praticados no mercado.

4. Redução de custos

Com o ERP não há mais retrabalho, o que reduz o tempo dedicado às tarefas e custos operacionais. Uma vez que o vendedor executa uma venda, o pedido entra no departamento administrativo e no estoque para que a nota fiscal seja emitida, há a geração do boleto e a baixa na quantidade de produtos dentro do depósito. Isso automaticamente reflete no prazo de entrega para o cliente, que receberá seu item mais rapidamente.

Além disso, há a redução de desperdícios de materiais de escritório e de produtos. Portanto, obtém-se mais mão de obra qualificada e direcionada para departamentos que realmente necessitam.

5. Planejamento da empresa

Uma vez que a empresa está integrada à diretoria, juntamente aos outros departamentos, há o surgimento de um planejamento baseado em dados reais que a empresa obteve com o sistema de ERP.

Isso confere uma visão sistêmica e planejamento estratégico de tudo que está ocorrendo com o negócio, potencial de expansão com pontos positivos e negativos, diminuição de erros e a possibilidade de explorar novos rumos para o empreendimento.

6. Ponto de venda

É no ponto de venda que a sua empresa fideliza o cliente com uma boa experiência, oferecendo bom atendimento e rapidez. Afinal, quando um produto é vendido, você saberá em tempo real o valor, lucro, quanto tem no estoque, quem fez a venda, se foi em dinheiro ou cartão e demais informações do seu interesse.

Inclusive, se houver filiais, elas podem ser monitoradas a distância. O código de barra usado nos produtos oferece as informações precisas de todos os dados. Outro serviço do sistema é a área de CRM para conhecer a fundo o seu cliente. Essa ferramenta possibilita pesquisas de mercado, desenvolvimentos de persona, etc.


ponto comercial

7. Controle do estoque

O estoque é uma parte de suma importância em sua loja. Portanto, deve permanecer controlado e organizado para não atrapalhar o atendimento ou demais processos ligados a ele.
O ERP integrado fornecerá informações para o departamento de compras, de vendas, logística, marketing e financeiro. Dessa maneira, há o benefício de saber quais produtos estão disponíveis no estoque, os que têm mais saída e os que estão parados e precisarão de uma ação de marketing para serem comercializados.

8. Execução das obrigações legais

Uma vez que todas as informações estão reunidas fica mais fácil controlar datas, valores e tipos de tributos a serem pagos, evitando multas. O ERP permite emitir notas fiscais eletrônicas, cupom fiscal e demais documentos exigidos pelo Governo Federal, estadual e municipal.

A tecnologia está batendo à sua porta, sendo assim, é melhor garantir que seu empreendimento conte com um bom ERP para varejo. Dessa forma, você vai conquistar cada vez mais posição no mercado.

Mantenha-se bem informado e à frente de seus concorrentes: fale com um consultor de nossa empresa para saber o que mais o ERP pode fazer por seu negócio.

*Artigo publicado em parceria com a Casa Magalhães

Posts relacionados

Deixe um comentário