Quais são os indicadores de desempenho fundamentais para uma empresa?

3 minutos para ler

Os indicadores de desempenho são taxas que as empresas podem utilizar para saber se estão atingindo as metas. Por meio deles, é possível acertar mais na gestão dos negócios e garantir bons resultados. 

Há vários números que você pode seguir. Confira quais são os principais e por que eles ajudam o seu negócio a se destacar no mercado!



Indicadores de desempenho:

Estratégicos

Os indicadores de desempenho estratégico são aqueles que estão ligados à visão e a missão da sua empresa.

Dessa forma, dentro do seu negócio, é possível checar, por exemplo, os diferenciais que a empresa possui, o modelo de processos que segue e até a capacidade de inovação. Por outro lado, você pode considerar os concorrentes, a economia do país e políticas que possam interferir no setor em que atua.  

Assim, caso a sua empresa deseje ser líder no mercado, um indicador interessante seria aumentar a participação no mercado em X%. 

Táticos

Por um lado, enquanto os indicadores de desempenho estratégico dão uma ideia a longo prazo, por enxergar desafios e oportunidades gerais, os táticos são mais específicos.

Nesse nível de gerência, você pode estipular metas e formas de medi-las. Se desejar vender mais, por exemplo, será que esse é o momento para aumentar a equipe de vendas? Questionamentos como esse são feitos ao analisar os indicadores táticos. 

Operacionais

Os indicadores de desempenho operacionais são direcionados aos processos, de fato, da empresa. Assim, eles estão relacionados com a forma como os profissionais trabalham e como as operações são desenvolvidas. No varejo, por exemplo, vários aspectos podem ser analisados. Veja só: 

  • proporção entre vendas e estoque; 
  • perdas por furto e perecibilidade; 
  • número de fornecedores;
  • frequência de compras;
  • etc. 
botão

Então, os indicadores de desempenho são importantes?

Sim! Por exemplo, quando esses desempenhos estão alinhados aos táticos e estratégicos, a empresa consegue concluir os planos de médio e longo prazo. 

Contudo, para enxergar melhor os indicadores de desempenho, é interessante, primeiramente, utilizar a tecnologia a seu favor. O CPM (Corporate Performance Management) é uma dessas soluções que permite gerenciar várias informações e métricas da empresa. 

Quer saber mais sobre o que precisa ser feito para o seu negócio crescer e se destacar? Continue acompanhando o blog da Goakira! Aqui você sempre encontra novidades e dicas para o sucesso da sua empresa. 

Posts relacionados

Deixe um comentário