Quais São os Indicadores de Desempenho Fundamentais Para Uma Empresa?

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Os indicadores de desempenho são métricas que as empresas podem utilizar para saber se estão atingindo as metas estabelecidas. Por meio deles, é possível acertar mais na gestão administrativa e garantir os melhores resultados. 

Há vários números que você pode acompanhar. Confira quais são os principais e por que eles ajudam o seu negócio a se destacar no mercado!

Indicadores de desempenho estratégicos

Os indicadores de desempenho estratégico são aqueles que estão associados com a visão e a missão da sua empresa. Eles são baseados na avaliação de cenários internos e externos. 

Dentro do seu negócio, é possível analisar, por exemplo, os diferenciais que a empresa possui, o modelo de processos que segue e até a capacidade de inovação. Já externamente, você pode considerar os concorrentes, a economia do país e políticas que possam interferir no setor em que atua.  

Caso a sua empresa deseje ser líder no mercado, um indicador interessante seria aumentar a participação no mercado em X%. 

Indicadores de desempenho táticos

Enquanto os indicadores de desempenho estratégico dão uma ideia a longo prazo, por enxergar desafios e oportunidades gerais, os táticos são mais específicos. Nesse caso, a análise está relacionada com um plano de ação de médio prazo para ser desenvolvido pelas equipes. 

Nesse nível de gerência, você pode estipular metas e formas de medi-las. Se desejar vender mais, por exemplo, será que esse é o momento para aumentar a equipe de vendas? Questionamentos como esse são feitos ao analisar os indicadores táticos. 

Indicadores de desempenho operacionais

Os indicadores de desempenho operacionais são direcionados aos processos, de fato, da empresa. Ou seja, eles estão relacionados com a forma como os profissionais trabalham e como as operações são desenvolvidas. 

No varejo, por exemplo, vários aspectos podem ser analisados. Veja só: 

  • proporção entre vendas e estoque; 
  • perdas por furto e perecibilidade; 
  • número de fornecedores;
  • frequência de compras;
  • etc. 

Quando esses desempenhos estão alinhados aos táticos e estratégicos, a empresa consegue concluir os planos de médio e longo prazo. 

Para enxergar melhor os indicadores de desempenho, é interessante utilizar a tecnologia a seu favor. O CPM (Corporate Performance Management) é uma dessas soluções que permite gerenciar várias informações e métricas da empresa. 

Quer saber mais sobre o que precisa ser feito para o seu negócio crescer e se destacar? Continue acompanhando o blog da Goakira! Aqui você sempre encontra novidades e dicas para o sucesso da sua empresa. 

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