Franquia Mané: conheça a rede de botecos carioca em expansão

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A franquia Mané é uma rede de bares especializada em criar experiências incríveis para seus clientes.

Nascida no Rio de Janeiro, a marca busca traduzir toda a cultura bohêmia e tradicional que marca a cidade maravilhosa, com samba, comida boa e ótimas conexões.

Os botecos de bairro fazem parte da cultura brasileira, e quase todo brasileiro ama sextar em um local com cerveja gelada, simplicidade e espaço para conversar com os amigos.

Porém, existem poucas franquias de boteco, porque há um certo medo de empreender em algo que parece local, e voltado para comércio, não para o empreendedorismo.

Porém, a franquia Mané prova o contrário. Criada em 2019, a franquia já reúne mais de 21 unidades, continuou crescendo mesmo com a pandemia, e pretende chegar em 80 até 2024.

Para isso, são muitas as vantagens oferecidas aos clientes e franqueados. Ficou interessado? Conheça tudo sobre a franquia Mané nesse post!

Franquia Mané

Franquia Mané: conheça a marca

Criada em 2019 pelos sócios Daniel Bittencourt, Arianne Bastos e Eduardo Oliveira no Rio de Janeiro, a franquia de bar atende às classes A e B da metrópole carioca, propondo uma pegada descolada e uma experiência única para o cliente.

A franquia Mané reúne diversos fatores de sucesso: um cardápio especial, único e de qualidade, elaborado pelo chefe Dudu Mesquita, música boa pelo mixologista Andersson Santos, um ambiente descontraído, instagramável e criado com cuidado.

Tudo isso faz com que as pessoas se sintam confortáveis para frequentar o bar Mané de bermuda e chinelo, e também de terno, depois do trabalho.

O foco da marca é oferecer uma experiência inesquecível, em que os clientes se sintam à vontade, ao mesmo tempo em que experimentam coisas de qualidade.

A combinação perfeita não poderia vir de outro lugar, senão de criadores apaixonados por botecos. Sempre frequentadores de bares e fãs de uma boa cerveja, os sócios tiveram a ideia em uma mesa de bar. Foi aí que começaram a colocar a receita para um bar f*#@, slogan da marca, da maneira que já conheciam.

São mais de 40 itens que ficam no cardápio da franquia Mané: pratos, aperitivos e bebidas, como pipoca de porco, ceviche, camarão com creme de queijo, batata com queijo raclette, drinks, caipirinhas e até uma cerveja própria da marca.

Lá, os garçons não precisam usar uniforme, os banheiros são unissex, e a cada drink você ganha plaquinhas com frases de boteco.

Para o franqueado, é um ótimo momento para investir, já que a marca está em ampla fase de expansão. Já são mais de 21 unidades, e a ideia é chegar em mais de 80 nos próximos anos.

A maioria das unidades da franquia de boteco estão no Rio de Janeiro, mas a marca também já alcança outros estados, e visa até sair para fora do Brasil.

O que é franquia

Ao decidir empreender, a palavra franchising sempre surge como uma opção. Originada do francês, essa palavra se refere ao modelo de negócios de franquias, que você provavelmente já encontrou em muitos lugares.

Elas estão presentes em todo lugar: farmácias, shoppings, escolas, lojas de roupas, multinacionais e marcas que usamos diariamente. No entanto, entender o sistema de franquias pode não ser fácil à primeira vista, já que ele não segue o modelo tradicional de empreendimento.

Se você deseja empreender ou simplesmente deseja entender melhor o mundo ao seu redor, é importante compreender o franchising.

Basicamente, uma franquia é uma forma de um empresário expandir sua empresa para uma nova unidade. O proprietário vende os direitos de marca e patente para um ou mais novos empreendedores, que se tornam franqueados.

O franqueado não é um funcionário da franqueadora e paga uma taxa mensal para manter a marca em funcionamento.

As franquias são conhecidas por terem identidades idênticas em todas as suas unidades, independentemente da localização. As unidades podem estar na internet, na mesma cidade ou em estados e países diferentes.

No entanto, todas as unidades devem utilizar as mesmas cores, insumos, produtos e processos produtivos. Tudo é padronizado para proporcionar uma experiência uniforme aos clientes e manter a unidade da marca.

Além disso, o franchising é capaz de gerar ótimos lucros sem exigir um grande investimento pessoal. Ele cria uma rede colaborativa entre investidores que compartilham uma marca de sucesso.

Tanto o franqueador quanto o franqueado têm mais chances de sucesso. De fato, o franchising lidera outros modelos de negócios em termos de sucesso. De acordo com o SEBRAE, 80% das micro e pequenas empresas quebram nos primeiros cinco anos de fundação, enquanto no mercado de franquias a taxa cai para 15%.

História da franquia Mané

Antes da franquia Mané, Daniel Bittencourt era personal trainer, Arianne Bastos era funcionária pública e Eduardo Oliveira era empresário no Rio de Janeiro.

A história da franquia de alimentação Mané começou em 2015, quando os três sócios da empresa eram franqueados de outra marca de franquia de bar.

Multifranqueados, quando quiseram abrir a quinta unidade da franquia, foram barrados pelo dono, que disse querer reformular o negócio.

Nesse momento, os três, em uma mesa de bar, decidiram criar a própria marca de franquia de boteco. Em 2019, nasceu a Mané, inspirada nas melhores experiências dos sócios frequentando bares badalados no Rio de Janeiro.

A Mané faz parte da vida noturna do Rio, em bares de alto padrão, como Tijuca, Copacabana e Ipanema. Também, hoje, marca presença em outras cidades e estados do Brasil, conquistando outros apaixonados por bares.

Continuando a linha da história, em 2021, os empresários Leandro Souza, Bruno Gorodicht e Rômulo Gonçalves compraram 50% da Mané.

Eles são também donos das marcas Espetto Carioca e Benditos, formando o grupo Impetus. De acordo com os donos da franquia Mané, a venda foi uma vantagem, pois, assim, eles herdaram um know-how de pelo menos 10 anos de experiência.

As expectativas são de que a marca se consolide completamente nos próximos anos no mercado nacional, e desbrave o mercado internacional, impulsionados pela parceria com o grupo Impetus, e com a grande aderência de novos franqueados, apaixonados por bares.

Franquia Mané

Volta por cima na pandemia

Outro importante marco da história da franquia Mané foi a capacidade de usar a pandemia de covid-19 como uma oportunidade de crescimento.

Enquanto, em 2020, apenas um ano após a abertura da marca, 1,04 milhões de negócios fecharam no Brasil, por conta da pandemia, a franquia Mané conseguiu se expandir e superar as expectativas de faturamento.

Em um contexto em que os bares estavam proibidos, e fechando em massa, a franquia Mané aproveitou para comprar novos pontos comerciais por preços bem menores, o que seria um investimento no futuro.

Quando as portas começaram a reabrir, a grande sacada foi oferecer uma experiência única e atrativa para os clientes, que representasse uma grande vantagem em relação à concorrência.

Como resultado, a empresa de apenas um ano fechou 2020 com um faturamento de R$ 10 milhões, enquanto milhões de outras fechavam no país.

Case de sucesso

Existem vários aspectos da Franquia Mané que podem ser observados como exemplos de uma franquia de sucesso, para inspirar outras marcas e alavancar resultados.

Um desses aspectos é o fato de a marca acompanhar a onda do momento. Está na moda ir a lugares Instagramáveis, harmônicos por dentro, com um conceito bem definido, comida de qualidade, ao mesmo tempo em que é descolado e simples.

Assim, a marca consegue manter clientes interessados em frequentar o local, e surfa na onda do momento.

Outro ponto é definir bem a identidade da marca. Ter características bem definidas faz com que uma marca se destaque, determinando qual é o seu público e mirando nele. Assim, você consegue clientes fiéis, além de um marketing personalizado, o que alavanca muito as vendas.

Além disso, criar espaços que podem ser usados para fotos e compartilhamento nas redes sociais é capaz de gerar o melhor tipo de marketing possível: o que é feito de graça de influência.

Quando alguém posta uma boa experiência em um local, seus seguidores próximos passam a querer visitar o mesmo lugar, e compartilhar a mesma experiência.

E, por fim, a franquia Mané nos ensina a ver oportunidades mesmo em situações muito adversas. É claro que a pandemia da Covid-19 representou um enorme desafio sanitário e econômico, mas também criou possibilidades, e é possível adaptar a visão para conseguir ver quais são elas em cada contexto.

Vantagens de investir na Franquia Mané

Algumas vantagens são oferecidas ao franqueado da Mané, como suporte completo, marketing espontâneo, produtos de qualidade, além de uma alta lucratividade e um time colaborativo.

Ao se tornar um franqueado da Mané, você terá toda a ajuda necessária, desde o momento de fechamento de contrato, até no dia a dia de operação da franquia. Coisas como treinamento e transferência de know-how são oferecidos, o que significa anos de trabalho economizado para o franqueado.

Além disso, o marketing feito pelos próprios clientes pelas redes sociais colabora para que a rede se torne conhecida, e que mais pessoas venham espontaneamente, sem necessidade de investimento pesado em campanhas na mídia.

Outro ponto importante para o franqueado é que, na franquia Mané, ele vai oferecer produtos e experiências totalmente de qualidade, em que ele mesmo irá acreditar e confiar, gerando satisfação entre os clientes.

E tudo isso sem contar toda a rede de colaboratividade e união que se forma entre franqueadora, franqueados e outros franqueados. Tudo isso favorece que o negócio cresça robusto e se destaque no mercado.

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Franquia Mané: números

Existem alguns modelos de franquia Mané, a que a marca se refere como um Mané pra todo mundo.

Algumas são mais acessíveis, com investimentos menores, e outras são mais robustas. Acompanhe:

  • Manezin (apenas autosserviço de venda):

Investimento inicial: R$ 181 mil

  • Boteco de 70m²:

Investimento inicial: R$ 485,4 mil

  • Boteco de 150m²:

Investimento inicial: R$ 700 mil

Franquia Mané
Conclusão

A franquia Mané é um case de sucesso, que retrata aspectos inteligentes de como criar uma marca competitiva no mercado atual, e de como surfar na onda das dificuldades financeiras, econômicas e sociais.

São diversos os atrativos da marca que a tornam única e desejável para os clientes, e também para os franqueados. Se você quer se tornar um colaborador da marca, vale a pena procurar uma consultoria especializada em franchising.

Nós, do Grupo Goakira, temos anos de experiência e expertise em apoiar o franchising no Brasil, criando cases de sucesso e franqueados satisfeitos. Oferecemos todos os serviços necessários, como Arquitetura Empresarial, Geomarketing, Formatação de Franquias, Consultoria Jurídica, entre vários outros. Entre em contato, e teremos o prazer de enviar uma proposta.

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Texto escrito por Milena Félix de Souza. Jornalista e redatora formada pela Universidade Federal de Uberlândia. Passou por assessorias, fez trainee no jornal O Estado de São Paulo, e hoje é jornalista freelancer. Nas horas vagas, gosta de escrever literatura para se conectar. Tem na escrita sua forma preferida de ser e estar no mundo.

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