Visual Merchandising: saiba tudo sobre arquitetura que vende

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O conceito de visual merchandising é uma estratégia de marketing e comunicação visual na área de arquitetura e urbanismo. Os estabelecimentos utilizam ele a fim de valorizar os produtos e a marca. Assim, o VM é pensado de acordo com as mudanças de tendência na forma de agir e pensar do shopper, ou seja, o cliente.

Segundo uma pesquisa da Nielsen, consultoria sobre tendências de compras, 70% das decisões de compra são tomadas na frente da gôndola. Além disso, 50% das compras dos shoppers funcionam no piloto automático. Por isso, hoje, quem quer ter um negócio de sucesso precisa considerar o Visual Merchandising.

Quer saber mais detalhes sobre o que é, como funciona e qual a função de do visual merchandising? Então, continue lendo!

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imagem loja com visual merchandising

O que é visual merchandising?

Quando um empresário começa seu planejamento para os negócios, a preocupação com o espaço físico é uma das primeiras coisas que passa pela cabeça. Afinal, o visual é o primeiro contato do consumidor com a loja e, por isso, é um fator que determina a experiência do cliente, seu futuro com a marca e sua possível fidelização no futuro.

Diante disso, o Visual Merchandising foi criado como uma ferramenta de marketing que trabalha a apresentação da loja, com o intuito de explorar a identidade da marca. Também, analisa toda estrutura do local para tornar a experiência de compra dinâmica e confortável, visando o fluxo de pessoas.

O Visual Merchandising, também conhecido como VM de loja, influencia a percepção dos produtos pelo consumidor, ao agregar valor com estímulos visuais. De acordo com o estudo da Nielsen, shoppers notam menos de 40% dos produtos da gôndola e focam sua atenção por apenas 1.6 segundo em cada item. Por isso, o VM propõe um apelo visual bem pensado, que oferta uma experiência repleta de sensações.

visual merchandising

Como funciona o Visual Merchandising

Para o projeto de VM, o arquiteto combina Marketing e comunicação visual. Dessa forma, ele utiliza conceitos de arquitetura e design de interiores.

Tudo é pensado com o objetivo de melhorar a experiência de compra das pessoas, personalizando o ambiente e reforçando a identidade da marca. Para isso, o branding merchandising é considerado.

Você já olhou a vitrine de uma loja e achou tão bonita que deu vontade de entrar? Ou já viu a foto de um amigo numa loja tão interessante que decidiu ir lá também?

A forma instagramável, nos dias de hoje, é muito importante para o negócio que quer um diferencial competitivo. Por isso, o VM pensa também na iluminação, layout, cores, decoração, móveis, música, cheiro, manequins, banners e muitos outros elementos.

Isso tudo é planejado ao considerar questões como:

  • Qual o conceito da marca?
  • Quem é a persona e o público-alvo?
  • Quais os valores que quer transmitir?
  • Que imagem quer passar? Moderna, clássica, descolada ou tradicional?

As ações de Visual Merchandising estimulam tudo que o consumidor vê, toca ou sente. Ainda de acordo com a pesquisa da Nielsen, a conveniência corresponde a 18% dos fatores de escolha do canal pelo shopper, a melhor experiência de compra 11% e a inovação, 8%. Como o VM estimula os sentidos, é uma boa estratégia para atrair e conquistar o consumidor. A seguir, entenda mais sobre essa importância.

Importância do visual merchandising para o seu negócio

Além dos fatores mencionados sobre a importância do VM para a loja, outros também precisam der considerados. Afinal, o VM não busca apenas agradar, mas também impressionar o cliente. Assim, a empresa pode se diferenciar dos concorrentes e estabelecer o nome da sua marca.

Ainda, estabelecer o nome e a identidade da marca é essencial para expandir o negócio. Por exemplo, se você vai adotar o sistema de franquia para sua loja, precisa padronizá-la. Nesse sentido, a identidade precisa estar definida e consolidada.

expansão de franquias

Com a oferta de uma experiência de compra repleta de sensações, sua loja se destacará na visão do consumidor. Ainda, se o serviço e produto forem satisfatórios e oferecerem uma experiência diferente de qualquer outra loja, seu negócio com certeza conseguirá fidelizá-lo.

É importante lembrar, também, que nos dias de hoje o varejo compete cada vez mais com o e-commerce. Portanto, o ambiente físico precisa atender às expectativas do cliente que optou por se deslocar até o local, ao invés de adquirir o produto apenas com poucos cliques.

Benefícios

O Visual Merchandising conta com diversas vantagens, e nós elencamos algumas delas. Confira:

1. Criação de uma experiência única

Primeiro, é importante considerar que o ambiente da loja deve se adequar ao perfil dos clientes. Ou seja, a decoração, comunicação visual, disposição de produtos e cartazes precisam estar de acordo com a preferência e estilo de vida do público que busca.

Ainda, se isso for feito pensando os estímulos às emoções, melhora a experiência de compra do cliente, cujo psicológico será influenciado de forma positiva. Assim, cria uma experiência única que incentiva a compra. No segmento de alimentação, por exemplo, a paleta de colores do visual merchandising muitas vezes considera o vermelho, pois, segundo a psicologia de cores, ele causa urgência no consumidor, aumentando seu apetite.

2. Fidelização dos clientes

Conquistar novos clientes é importante, mas fidelizá-los é essencial. Primeiro, por ser o caminho mais fácil de manter o lucro e aumentá-lo. Também, pois isso ajuda sua marca a se estabelecer no mercado.

Com a fidelização, você tem a garantia de futuras vendas e também o fator do boca a boca – assim, sua empresa gradualmente vai se popularizar.

3. Visibilidade da marca

Com uma marca forte, sua visibilidade aumenta cada vez mais, conquistando novos clientes. Assim, sua empresa se estabelece no mercado com maior facilidade.

4. Aumento nas vendas

Primeiro, o VM influencia a experiência de compra no próprio ato. A visibilidade da marca influencia diretamente nas vendas. Segundo o estudo da Nielsen, 39% dos shoppers compram sem terem planejado previamente. Ou seja, os sentimentos no ambiente físico é algo valioso, pois pode criar oportunidade de compra.

Tenha uma arquitetura que vende

Podemos entender o Visual Merchandising como uma estratégia de marketing na arquitetura que pode ser decisivo no sucesso de uma empresa. Portanto, é importante que empresários, ao planejar abrir um estabelecimento comercial, invistam nesse serviço com profissionais de qualidade.

visual merchandising

Se você quer entender mais sobre o assunto ou tem interesse em ver exemplos de lojas pensadas com VM, confira o instagram da GDesign, onde sempre postamos conteúdo de qualidade.

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