Em pleno desenvolvimento, a rede de franquias Terça da Serra é um case de sucesso da Goakira. A empresa, fundada em 2014, hoje conta com mais de 150 unidades em 24 estados, com sede em Campinas.
Assim, responsável pela hospedagem humanizada de idosos ao longo do país, a Terça da Serra procurou a Goakira no segundo ano de empreendimento, diante da necessidade de se franquear. Quer saber o que essa empresa fez para se tornar uma franquia de sucesso? Então, fique conosco até o final do post.
Esse case é um exemplo de pioneirismo e de como o modelo de franquias pode elevar o padrão de atendimento e operações de uma marca.
Sobre a Terça da Serra
O Terça da Serra surgiu em 2014 por uma necessidade. Após trabalhar em diversas casas de repouso no interior de São Paulo, a médica Joyce, fundadora da marca, percebeu que muitas delas tinham apenas beleza, mas não ofereciam os cuidados que os idosos precisavam. Em suma, os bastidores não eram tão adequados assim. Afinal, não havia um padrão de cuidados e nem um atendimento atencioso com as necessidades dos idosos. Então, o avô da médica, Alberto Focosi, começou a manifestar sintomas de mal de Alzheimer.
Caseiro então percebeu a oportunidade de criar uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) que pudesse oferecer atendimento humanizado para os idosos lá hospedados. Foi assim que, em 2014, a médica fundou a Terça da Serra. Ela juntou a experiência como médica emergencista e o gosto por protocolos, manuais e treinamentos à oportunidade de investir em uma casa de repouso em Jaguariúna. Afinal, a cidade não dispunha desse modelo de negócios e todos os idosos eram encaminhados para Campinas. Assim, a procura foi tão grande, que em pouco tempo a casa de Jaguariúna lotou e a empreendedora precisou abrir uma segunda unidade já em 2015, dessa vez em Campinas.
O pioneirismo de Joyce chamou atenção dos amigos próximos, que demonstraram interesse em abrir unidades da Terça da Serra. Entretanto, o marido da empreendedora, o economista Pedro, alertou para o cuidado com a qualidade e a possibilidade de transformar a marca em franquia.
Afinal, o casal não possuía conhecimentos no ramo do franchising, e não sabia como abrir uma franquia. “Fomos pesquisar e descobrimos que não existiam franquias de casa de repouso e que precisaríamos de ajuda para profissionalizar e formatar certinho a nossa marca”, conta Joyce.
Terça da Serra, o franchising e a Goakira
Então, o casal procurou as maiores empresas de consultoria de franquias de São Paulo na época e foram rejeitados. “Vocês são doidos, cuidar de idosos não é tão simples assim. Ninguém nunca fez isso antes!”. Uma delas até indicou a Goakira e o CEO da empresa se dispôs a realizar o estudo de viabilidade. O estudo teve um resultado positivo e decidiram abraçar o franchising. “É o que digo para todos, se não fosse a Goakira, não existiria Terça da Serra”, relata.
O principal objetivo da Terça da Serra ao buscar uma consultoria de franchising era entender o mercado. Ou seja, escutar pessoas mais experientes para expandir da maneira adequada. Assim, a Goakira também ajudou na hora de replicar os diferenciais da marca. Bem como na manualização dos processos para manter a qualidade e padronização dos serviços. Até hoje os franqueados utilizam os manuais desenvolvidos pela consultoria. Dessa forma, isso garante que todos os idosos receberão os mesmos cuidados seja qual for a unidade.
Além disso, o apoio da empresa foi fundamental na parte jurídica. Nas reuniões, a empresária Joyce aprendeu tudo sobre a COF e o Contrato de Franquias. Aliás, o estudo de expansão realizado pela marca abriu os olhos dela para o potencial da Terça da Serra.
Hoje, a Terça da Serra está em plena expansão e conta com franqueados extremamente satisfeitos em fazer parte dessa rede.
Se quiser saber mais detalhes sobre franquias, ouça nosso podcast a seguir:
Seja um case de sucesso como a Terça da Serra
A trajetória da Terça da Serra é uma inspiração para quem está em dúvida sobre a formatação de franquias. As ações tomadas na base, desde a estruturação do plano de negócio e todos os cuidados realizados, garantiram que a empresa chegasse até aqui em sua política de expansão.
Tudo isso foi possível graças a parceria entre as duas empresas. A fundadora da rede de casas de repouso alerta: “Não é possível crescer sozinho, é sempre necessário alguém que entenda cada passo específico para mostrar o melhor caminho”. De acordo com a empresária, sem a Goakira eles não teriam saído do lugar, pois é necessário ter cuidado na hora de abrir um negócio, se certificando de que os passos certos estão sendo tomados na hora certa.
Para investir na Terça da Serra hoje e se tornar um franqueado, o valor inicial é de 500 mil reais, em uma casa de 24 leitos. Para casas maiores, o investimento é de 800 mil reais. O retorno financeiro é estimado em 24 a 36 meses depois do início da franquia. A Goakira indica o investimento no Terça da Serra, e se orgulha do trabalho da empresa, que se mostrou um destaque no Brasil, nos campos de inovação, responsabilidade e trabalho humanitário.
Conclusão
Nesse post, você pôde entender que, para ter uma franquia de sucesso, é necessário contar com apoio. O mundo dos negócios é nefasto, e as oportunidades nem sempre estão claras para qualquer um. Assim, ideias inovadoras e o atendimento de necessidades são ótimos campos para se investir, mas é necessário contar com acompanhamento de uma consultoria de franquias, como a Goakira.
Ficou interessado? Entre em contato conosco e veja como podemos facilitar seu caminho até o sucesso! Estamos sempre à disposição para recebê-los.
Se quiser saber mais sobre o sistema de franquias e sobre outras franquias de sucesso, nos acompanhe nas redes sociais Instagram, LinkedIn e Youtube e assista o vídeo a seguir!
Posts mais lidos do Blog Goakira:
- Franquia Havaianas: entenda mais sobre sua história
- Conheça a história da franquia O Boticário
- Conheça a história de sucesso da franquia de fast food McDonald’s
- Entenda agora o que é COF e por que ela é importante!
- Análise de Viabilidade de Franquias: O que é e Como fazer (passo a passo)
Gostou do texto e quer ficar por dentro de mais dicas e novidades do setor de franquias? Então siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!