Segmentação demográfica: conheça os tipos e sua importância

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A segmentação demográfica é uma análise de marketing para ajudar a alcançar as pessoas certas nas campanhas. Essa segmentação é responsável por delimitar o público-alvo a ser atingido, a partir de características parecidas de consumidores que são potenciais clientes para o negócio.

As pessoas são a alma de um negócio, seja ele qual for. Em uma loja de varejo, uma franquia ou prestadora de serviços, os clientes é que fazem tudo existir. E, hoje em dia, não é segredo para ninguém que o marketing é uma das melhores e mais efetivas formas de conquistar esses clientes.

Segmentação demográfica

Com as redes sociais digitais, as antigas campanhas publicitárias em jornais e revistas foram substituídas por “publis” feitas por influenciadores digitais, ou anúncios no feed. É claro que com tantas mudanças, o marketing também precisaria passar por suas adaptações. Uma das mais importantes é a segmentação demográfica.

É preciso entender que o alcance de uma rede social não é o mesmo que o da mídia tradicional, como antigamente. Só no Instagram, são 1.4 bilhão de usuários, atrás de quase 3 bilhões do Facebook, e 2.5 bilhões no YouTube. Diante de um público tão grande, não podemos falar com tantas pessoas, porque elas são muito diversas.

Para começar, nem são dos mesmos países, não compreendem a mesma língua, e têm padrões de vida absolutamente diferentes. Então, você terá de escolher a quem irá se dirigir.

A segmentação demográfica serve como um recorte de público, feito antes de se começar a pensar numa campanha publicitária. É fundamental saber qual é a parte da população a quem sua empresa se dirige, para então adaptar a linguagem e a abordagem do seu marketing.

Só assim você terá efetividade e retorno em vendas, porque um público engajado é muito mais vantajoso do que um público amplo.

E aí, quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, vamos te explicar tudinho sobre segmentação demográfica!

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O que é segmentação demográfica?

Você já percebeu que no iFood só aparecem os restaurantes que estão em um raio de proximidade de você? Não é vantajoso para os restaurantes fazer entregas muito longas, e nem para o aplicativo.

Já notou que no Instagram dos homens, geralmente, costumam aparecer vários anúncios com modelos, o que não acontece no feed das mulheres?

É que o algoritmo sabe que homens terão mais tendência a ficar olhando para aqueles anúncios por mais tempo. Agora, pense nos estudos que foram necessários para que esse tipo de seleção de público fosse feita. Esses exemplos são formas de segmentação demográfica.


Você pode fazer a segmentação do seu público com um estudo de geomarketing, fale com um dos nossos especialistas!

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Demografia é um ramo da ciência que estuda agrupamento de populações humanas. É comum nos lembrarmos dessa palavra quando nos referimos à localização geográfica de grupos populacionais, ou idades, mas se aplica a maioria dos cenários que podem dividir grupos de pessoas.

A Segmentação Demográfica, quando utilizada no marketing digital, é a separação dos públicos a quem sua empresa se dirige, formando uma persona. Este conceito será trabalhado à frente.

Essas características podem ser de idade, lugar onde está, estilo de vida, interesses, profissão ou até mesmo escolaridade. Esse tipo de estudo acaba sendo muito necessário no marketing digital, e já se tornou uma estratégia praticamente obrigatória.

O principal motivo para se utilizar desse recurso, viável quando se estabelece as características de SEO do seu site, é encontrar o cliente que deseja ou precisa de um produto como aquele que você tem a oferecer.

Com essa segmentação, seu produto poderá chegar a esse público utilizando os recursos oferecidos pelas plataformas de veiculação de anúncios, Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads e Google Ads.

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Criação de uma Persona

A quem seu produto está direcionado? A resposta pode ser direta e simples, como “pessoas de idade entre 15 e 30 anos”. Pode ser mais aprofundada, “mulheres, interessadas em maquiagem, com idade entre 20 e 40 anos”. Mas elas têm algo em comum, a criação da imagem de um cliente modelo a quem seu anúncio será destinado. Esse cliente fictício é chamado de Persona. 

A persona incorpora diversas possíveis características de qualquer pessoa, como desejos, características físicas, psicológicas, objetivos, sonhos, preocupações diárias. É geralmente mais específica que o público-alvo.

E pode ser tão específico quanto seu produto precisar que seja. Por exemplo, o público ao qual se dirige uma fritadeira do tipo AirFryer é significativamente maior do que o de um shake para emagrecimento. O primeiro, facilita a vida de todos que cozinham, satisfazendo uma necessidade de ordem mais básica que o segundo, de uma forma saudável e prática, atendendo então a um público amplo.

Já o segundo, além de se aplicar a um público menor e mais específico, também mexe com anseios mais profundos dos clientes, como o desejo de ter um corpo em forma. 

Assim, é possível entender que antes de determinar suas técnicas de segmentação demográfica, é necessário estabelecer o cliente a quem esse produto está destinado, nessas várias diferentes categorias possíveis, onde estão não somente as características físicas, mas emocionais e psicológicas.

Partindo dessa perspectiva no direcionamento de uma marca, podemos compreender melhor o que é uma segmentação demográfica e estabelecer algumas possibilidades de utilização.

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Objetivo da segmentação demográfica

A análise de segmentação demográfica serve para aquelas empresas que desejam planejar uma comunicação mais assertiva para, de forma mais abrangente e a longo prazo, reduzir custos. Isso porque, ao direcionar campanhas para o público correto, você fatura mais e evita gastos corrigindo ou refazendo-as.

Portanto, a segmentação demográfica é uma estratégica cujo objetivo envolve direcionar compradores específicos e mais propensos a fazer compras.

Por que fazer segmentação demográfica?

Já parou para pensar que, na internet, milhões de pessoas estão ativas? Segundo estudos, só no Instagram são mais de 99 milhões de brasileiros. É claro que alcançar todas pessoas é impossível; portanto, para alcançar um grupo menor mas ideal, é necessário fazer suas campanhas de forma estratégica.

Dessa forma, segmentar o público que suas campanhas de marketing digital alcança aumenta a chance de conversão, já que filtra compradores em potencial.

Ao utilizar a segmentação demográfica e descartar das campanhas as pessoas que não têm interesse em adquirir seus produtos, você está direcionando a ação de forma a focar nos consumidores ideais e propensos a consumir seu produto.

Vantagens da segmentação demográfica

Ao veicular um anúncio é sempre esperado que ele encontre o maior número possível de interessados no produto anunciado. Por essa razão, coloca-se um outdoor de um parque aquático na entrada da cidade onde ele está, ou então o anúncio de uma faculdade em uma divisória dentro do ônibus.

As pessoas que entram na cidade, podem desejar conhecer atrações e atividades neste lugar, e ficam mais motivadas a levar em consideração o conteúdo do outdoor. No segundo exemplo, pessoas em idade escolar tendem a pegar mais ônibus do que outros meios de transporte, por ter um valor mais baixo do que um táxi, por exemplo, e esses estudantes podem querer entrar numa faculdade. 

O que foi feito nesses exemplos é uma forma segmentação demográfica. Os publicitários responsáveis buscaram as melhores possibilidades de encontrar os públicos aos quais eles se dirigiam. Para tornar isso viável, é necessário conhecer o produto oferecido, conhecer o poder aquisitivo das pessoas a quem se direciona, conhecer hábitos comuns dessas pessoas, e também conhecer seus anseios.

Essas separações criadas estão ligadas à criação da persona, mostrada no tópico anterior. Esse conceito funciona como um mapa detalhado de quem é buscado pela empresa, com o objetivo de conquistá-lo, com os recursos que forem viáveis. 

1. Maior efetividade da propaganda

Ao contrário do que se pensa, não é interessante que o máximo de pessoas possível veja o seu produto, mas sim que o máximo de pessoas interessadas possível tenha contato com ele.

Quer ver de uma maneira prática? Imagine que você é dono de uma papelaria que fica no meio de uma cidade. Por ali, passam milhares de pessoas todos os dias. Mas, na verdade, só quem vai comprar de você são estudantes. Então, não seria muito mais vantajoso para você estar perto de escolas? 

Essa é a lógica da segmentação geográfica. Quando estamos falando de redes sociais, esse exemplo fica muito mais acentuado. Por exemplo, digamos que você é dono de uma marca de absorventes, e todas as pessoas do mundo vêem sua propaganda na Internet. Todos os homens, crianças, e as mulheres que já estão na menopausa ignorarão completamente seu produto. 

Assim, se você distribui um anúncio só para mulheres que menstruam, você terá muito mais efetividade, pois muitas delas poderão se tornar clientes. A taxa de conversão da sua propaganda acaba sendo muito maior, e o marketing mais certeiro e efetivo. Isso se torna cada vez mais importante se você tiver um produto muito específico. 

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2. Otimização dos gastos

Se você ainda não é um empreendedor, uma coisa que você não sabe é que propaganda é caro. Sim, pagar o cachê de um digital influencer é um grande investimento. Colocar um anúncio nas redes sociais também custa valores altos. Quem dirá colocar a propaganda da sua marca no horário nobre da Globo, nos intervalos do Big Brother Brasil. Então, se você resolve fazer uma campanha muito abrangente, seus gastos serão imensamente maiores. 

Como falamos, é irreal disponibilizar um anúncio para todos os usuários do facebook, por exemplo, porque praticamente nenhuma empresa poderia arcar com esse custo. Fica ainda pior se os resultados forem ruins. Se uma propaganda não contribui para gerar clientes reais para uma marca, isso significa que ela perdeu dinheiro.

Portanto, fazer uma segmentação demográfica poupa, e muito, recursos financeiros. Primeiramente, ela reduz a abrangência da campanha, segmentando o público a quem se dirige. Segundo, ela faz com que boa parte – ou todo o gasto – seja retornado em novos clientes. Por isso, fazer esse estudo se trata também de dinheiro. 

3. Maiores lucros

Com uma taxa de adesão à sua propaganda cada vez maior, você poderá recompensar os seus gastos, e ter possibilidade de lucros. Veja que isso é muito improvável sem a segmentação demográfica, pois seria como atirar no escuro. Essa estratégia faz com que você saiba exatamente onde apostar, para ter resultados calculados. 

4. Consolidação da marca

Propagandas efetivas, além de colaborar para as vendas e para a vida financeira de uma empresa, também contribuem muito para sua consolidação no mercado e na mentalidade dos clientes. É muito mais provável que uma pessoa que tem interesse no seu tipo de produto ou serviço se lembre da sua marca, do que uma pessoa que não se interessa de forma alguma. 

E não pense que isso só seria possível se você tivesse uma propaganda abrangente. A consolidação de uma marca não depende de todos a conhecerem, mas sim de todos os interessados saberem dela. Isso pode ser observado, por exemplo, na quantidade de marcas de roupas e maquiagens famosíssimas, que são totalmente ignoradas pelos homens, da mesma forma que existem muitas marcas que só eles conhecem, e são referências. O mesmo pode acontecer com qualquer público.

As possibilidades dos anúncios na Internet

Em campanhas por meio de outdoor ou anúncios físicos, as possibilidades de ações para atingir um determinado público se limitam à colocação de anúncios em um local estratégico. Esses lugares, de fato, podem encontrar o público desejado, mas ainda não dispõem de muitos recursos.

Por outro lado, uma campanha online dispõe de um grande número de parâmetros que poderão ser trabalhados para direcionar o anúncio ao público desejado com significativa precisão.

Todos que utilizam a internet deixam seu rastro por ela, criando um perfil que é utilizado pelas empresas de veiculação de anúncios para entregar aos usuários aquilo que mais lhes pode interessar.

Uma boa campanha publicitária sempre terá como resultado uma boa taxa de conversão, ou seja, grande relação entre quantidade de vendas e valor aplicado na campanha. Neste objetivo, a segmentação demográfica torna-se não só uma boa possibilidade, mas uma necessidade para uma empresa bem sucedida.

A forma de ter uma boa segmentação demográfica é utilizar das métricas que são disponibilizadas pelas redes sociais a seu favor. O Facebook e Google pegam os dados dos usuários, por meio dos famosos cookies, e personalizam o conteúdo que cada um irá ver em sua tela, de forma cada vez mais inteligente e eficiente.

Essas estratégias podem não só ser utilizadas para vender mais, como também para influenciar as opiniões das pessoas, por exemplo. 

10 Exemplos de segmentação demográfica

Agora que já entendemos do que se trata, sua importância e um pouco de como utilizar, é possível detalhar um pouco mais alguns exemplos de segmentação possíveis, embora essa lista não se limite aos contextos que serão mencionados.

1. Faixa etária

Conhecer a idade do usuário a quem o anúncio está sendo veiculado pode ter grande importância quando se pensa nas diferentes necessidades de cada geração e também nas formas de observar o mundo. É claro que os produtos e serviços oferecidos para cada idade serão totalmente diferentes, mostrando brinquedos para as crianças, mas nunca conteúdos sexuais.

Alguns exemplos:

  • Crianças;
  • Adolescentes de até 15 anos;
  • Jovens de até 25 anos;
  • Idosos de mais de 60 anos.

2. Sexo

Um dos dados mais importantes da segmentação demográfica é o sexo da pessoa. Saber se se trata de uma pessoa do sexo feminino ou masculino é fundamental para direcionar o tipo de conteúdo que será mostrado. Afinal, o que atrai cada um pode ser muito diferente.

Outro ponto importante dessa parte da semgnetação demográfica é a orientação sexual do usuário, que poderá se interessar, ou mesmo tolerar (ou não), determinados produtos ou serviços.

Alguns exemplos:

  • Homens;
  • Mulheres;
  • Não definidos;
  • Trans;
  • População LGBTQIA+.

3. Renda

A renda também é muito importante na hora de decidir o tipo de propaganda que cada usuário irá ver. Afinal, você terá uma taxa de conversão praticamente nula se anunciar jóias ou objetos caros para pessoas da classe E. Assim, atente-se para a renda do seu público-alvo. Se você estiver anunciando um produto ou serviço fino, de alto custo, ou que só é utilizado por pessoas ricas por algum motivo, faça essa segmentação geográfica.

Da mesma forma, não é positivo para sua empresa fazer anúncios de produtos para as classes mais baixas em perfis de pessoas abastadas. 

Alguns exemplos:

  • Pessoas que ganham até 2 mil reais;
  • Pessoas que ganham entre 3-5 mil reais;
  • Pessoas que ganham mais de 10 mil reais;
  • Pessoas que ganham mais de 100 mil reais.

4. Fase da vida

A fase da vida é o momento pelo qual aquela pessoa está passando. Algumas características são transitórias, mas geram muita necessidade de compra.

Alguns exemplos:

  • Gestante;
  • Pessoa que está tendo o primeiro filho;
  • Universitário;
  • Pessoa que está se mudando de casa;

5. Geração

Outro fator importantíssimo é definir qual é a geração do seu público-alvo. Isso determinará até mesmo a linguagem que você deve usar em seu anúncio, as cores, músicas e identidade visual. Isso ocorre porque a familiaridade que diferentes gerações têm com a tecnologia é diferente.

  • Baby-boomers: são aqueles que nasceram entre 1950-1960
  • Geração X: Entre 1960 e 1980
  • Geração Y: aqueles que nasceram entre 1980 e 2000
  • Geração Z: entre 1990 e 2010
  • Geração Alpha: A partir de 2010

6. Escolaridade

A escolaridade do seu público é fundamental na escolha da propaganda. A linguagem, assunto e até o produto disponibilizado para cada escolaridade será diferente.

Exemplos:

  • Pessoa analfabeta;
  • Ensino médio completo;
  • Ensino superior completo;
  • Pós-graduada.

7. Religião

A religião permite que alguns conteúdos sejam mostrados e outros não para cada categoria de pessoas. Se você vende produtos católicos, é adequado que apenas católicos vejam seus anúncios.

Exemplos: 

  • católicos;
  • evangélicos;
  • budistas;
  • hinduístas;
  • judeus.

8. Profissão

A profissão também diz muito respeito ao tipo de conteúdo que aquela pessoa deve ver na internet, e também o tipo de propaganda a que ela está suscetível. Os profissionais de cada área terão interesse e compreensão muito específicos para cada tipo de produto.

Exemplos:

  • dentistas;
  • psicólogos;
  • confeiteiros;
  • empreendedores.

9. Estado Civil

O estado civil também deve ser considerado em uma análise de segmentação demográfica. Serão diferentes as características de cada grupo.

Exemplos:

  • Solteiros;
  • Casados;
  • Viúvos.

10. País

O país é uma questão mais observada por multinacionais, que estão presentes em vários deles, mas vale a pena saber. Afinal, as mudanças de hábitos e culturas de acordo com o local de onde uma pessoa é diz totalmente respeito ao tipo de produto, linguagem e serviços ela está mais interessada e confortável em consumir.

Exemplos: 

  • Brasil;
  • Países da América Latina;
  • Países Árabes;
  • Países Europeus.

Como usar recursos de SEO para atingir o público certo

O objetivo do anúncio estará no texto deste, no tipo de imagem, nos recursos visuais e de storytelling que utilizar, mas não poderá se limitar a isso. Pois de nada adianta um ótimo anúncio sobre um revolucionário curso de “Como tocar piano aprendendo pela internet” que encontra um público sem qualquer pretensão no campo musical.

O dinheiro aplicado na veiculação deste anúncio será perdido e a taxa de conversão será baixa. Com o objetivo de associar um bom anúncio ao público correto, existe o SEO.

Search Engine Optimization ou, em tradução livre, otimização para motores de busca, são técnicas utilizadas para melhorar a incorporação de um site ou uma página aos resultados de busca por determinada palavra-chave.

Uma forma comum de encontrarmos a utilização da segmentação populacional usando recursos de SEO é em vídeos do YouTube. Ao abrir um vídeo que ensina recursos do Excel é frequente ter no anúncio junto ao vídeo, um curso de excel ou algum conteúdo próximo deste.

Ou então, ao pesquisar sobre um determinado destino turístico, os resultados da busca sempre virão acompanhados de promoções em pacotes de viagem. A compreensão destes casos exemplifica bem como esse sistema funciona.

Outros tipos de segmentação de mercado além da segmentação demográfica

Segmentação demográfica é uma das formas mais populares de segmentar um mercado. Porém, existem outras formas de segmentação com seus próprios benefícios. O ideal é analisá-las de forma estratégica para realizar a que seja mais útil ao seu negócio. Conheça alguns tipos de segmentação de mercado:

1. Segmentação transacional

Os dados utilizados para análise de segmentação transacional são baseados no histórico de compras do consumidor. Além disso, considera também alguns fatores de comportamento.

Um exemplo de como esse segmentação pode ser utilizada na prática é quando o cliente recebe um e-mail confirmando sua compra e, também, recebe sugestão de outros itens para comprar a seguir. Por isso, a segmentação transacional é eficaz para remarketing.

2. Segmentação comportamental

A segmentação comportamental, como o nome mesmo diz, é a análise baseada em ações realizadas pelo consumidor no meio digital.
Ou seja, utilizada dados recolhidos recentemente de acordo com comportamento do consumidor na internet. Um exemplo recorrente é quando seguidores do perfil em uma rede social recebem cupom de promoção exclusivo.


3. Segmentação por benefício

Se por um lado a segmentação demográfica é bem conhecida e utilizada pela maioria, a por benefício é menos popular, apesar de oferecer boas oportunidades,
Basicamente, ela alcança consumidores a partir da resolução de problemas. Ou seja, a segmentação é realizada de acordo com o que os consumidores acreditam ser benéficos para eles.


4. Segmentação corporativa

Ao contrário da segmentação demográfica, a corporativa não é voltada a público mas, sim, a mercados.

Esse formato é mais direcionado no ramo de varejo e, principalmente, B2B.

A análise é baseada em dados como ramo de atividade, faturamento da companhia, tamanho da empresa, produtos, serviços e números de funcionários, por exemplo.


5. Segmentação psicográfica

Essa forma de segmentação é um método eficaz para fidelizar clientes. Isso porque, diferente da segmentação demográfica, ela se relaciona diretamente aos valores e crenças do público.

De forma resumida, ela é uma forma de definir e segmentar o público de acordo com aqueles que tem valores semelhantes ao da empresa, o que pode gerar empatia e, em consequência, uma boa relação entre cliente-empresa. Assim, pode ajudar no processo de fidelização.


6. Segmentação geográfica

A segmentação geográfica se diferencia da segmentação demográfica por ser mais simples.

Ela define especificamente a localização dos consumidores, podendo utilizar tecnologias como GPS e se basear em dados em tempo real.
Ela analisa dados como CEP, país, estado, cidade, bairro e etc.

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Conclusão

A segmentação demográfica é uma importantíssima ferramenta na hora de fazer planos de marketing digital. Sem ela, você pode acabar perdendo muito dinheiro e esforços.

Descobrir exatamente as características das pessoas que são suscetíveis aos seus produtos ou serviços oferecidos faz toda a diferença no retorno financeiro e em conversão que sua empresa terá. Por isso, atente-se para essa nova necessidade do mundo digital, e passe a utilizar as técnicas.

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