Todo empresário busca melhora no atendimento, qualidade nos produtos ou serviços que oferece, comunicação eficaz e preços competitivos. Mas como saber se a estratégia utilizada é a correta? O mais indicado é sempre analisar a concorrência para uma visão mais clara e holística do mercado e, para isso, existe o benchmarking.
Essa ferramenta de marketing otimiza as chances de crescimento da empresa ao comparar com os concorrentes, práticas e resultados, sempre com o objetivo de melhorar os processos internos ou as vendas.
Quer saber mais sobre o benchmarking e como aplicá-lo no seu negócio? Então, siga a leitura do post.
O que é Benchmarking?
A palavra benchmarking significa referência. Sendo assim, a busca pelas práticas realizadas pelas empresas de um mesmo setor por meio da comparação de indicadores e resultados é o objetivo final desse método.
Um empresário precisa ter em mente que conhecer o concorrente é fundamental na gestão de um negócio. Afinal, apenas checando o que está dando certo ou errado no mercado é possível aprimorar estratégias e processos. Dessa forma, pode-se reconhecer práticas simples que fazem toda a diferença na produtividade da empresa, incorporando-as, assim, na rotina de trabalho.
Porém, esse processo exige cuidado. Não adianta, a partir dessa comparação, tomar decisões que não sejam compatíveis com o perfil da empresa. Isso porque nem sempre uma ação que funcionou para o outro terá o mesmo efeito no seu negócio.
Sendo assim, no benchmarking é válido levar em consideração os produtos que a empresa oferece, seus objetivos e posições no mercado. Com isso, é possível preservar a identidade da marca. Além disso, com a ajuda dessa ferramenta você também pode:
- encontrar lacunas na sua estratégia e tomar melhores decisões;
- melhorar seu produto ou serviço;
- identificar oportunidades perdidas;
- ganhar eficiência operacional;
- descobrir formas de como reduzir custos e aumentar a produtividade;
- conhecer melhor seus clientes;
- prever os próximos passos dos concorrentes.
O objetivo do benchmarking é que a empresa evolua por meio da vantagem competitiva.
Qual a importância do Benchmarking em franquias?
O mercado de franquias, além das marcas concorrentes, envolve as unidades de uma mesma empresa que atuam em locais distintos. Sendo assim, a comparação acaba sendo maior e o processo mais complexo.
O benchmarking de franquias concorrentes do mesmo segmento leva em conta o que qualquer empresa analisaria. Porém, é válido considerar também o funcionamento das unidades da mesma rede dentro do plano de expansão e do controle de qualidade da marca, do tipo e tamanho de loja, região onde atua etc.
Na verdade, quando se trata de franquia, essa comparação entre as unidades é o principal motivo para se utilizar o método, já que ajuda na padronização da qualidade. Isso porque, sem ela, a rede começa a perder qualidade e, por consequência, clientes.
Confira o que é possível analisar com o auxílio do benchmarking:
- tecnologia de produção;
- políticas de trabalho e atendimento;
- controle de qualidade e programas de treinamento de franqueados;
- estratégias de expansão;
- campanhas de produtos.
Como fazer a análise da concorrência com Benchmarking?
Existem maneiras de realizar essa análise, porém, uma das dicas mais importantes é saber quais concorrentes serão estudados e quais os pontos deverão ser checados.
Além disso, é bom que o bechmarking se torne uma prática da empresa, em todos os departamentos.
Dessa forma, a equipe de marketing poderá monitorar a presença digital da concorrência, como ela está divulgando seus produtos, a imagem da marca etc. Já a equipe de vendas conseguirá analisar os preços, o atendimento, as promoções, os canais de vendas online e offline. Enquanto isso, a equipe de produto fará a checagem dos similares do mercado, as novidades, entre outros pontos.
Para você entender melhor confira o passo a passo para um benchmarking eficiente:
Escolha os concorrentes
Como vimos, é válido saber quais empresas serão analisadas. Para isso, você pode escolher as três maiores do segmento, por exemplo. Mas também é interessante checar aquela que está crescendo ou, ainda, a organização que tem área de atuação e tamanho muito parecidos com o seu negócio.
Identifique seus pontos fortes e fracos
Sabendo quais são os pontos fracos e fortes da sua empresa, você conseguirá decidir o que precisa analisar na concorrência.
Para tanto, escolha de 3 a 10 itens prioritários para a avaliação das empresas concorrentes.
Colete dados
Há várias maneiras de se coletar dados e informações. Para analisar a presença digital de uma companhia, por exemplo, é necessário acessar o seu site e redes sociais, checando como ela está nos mecanismos de busca e, ainda, se há reclamações de clientes além da velocidade de resposta.
Teste o produto
Visitar pontos de venda, simular uma compra e testar o produto também garante uma análise mais precisa — além de bons insights. No caso da franquia, essa prática é decisiva para uma comparação entre as unidades e os ajustes necessários.
Faça pesquisa de mercado
A opinião do cliente é fundamental para que você entenda o posicionamento da sua empresa em relação à concorrência. Por meio de uma pesquisa de mercado, você poderá saber:
- a avaliação dos consumidores sobre o produto de diferentes empresas;
- qual a marca que os entrevistados costumam comprar e por qual motivo;
- a opinião dos clientes sobre a experiência de compra na concorrência.
Enfim, seguindo esses passos você conseguirá realizar uma análise precisa das empresas, descobrindo as táticas mais eficientes e que poderão ser boas para seu negócio. Lembre-se de que, por vezes, a comparação, até mesmo com setores diferentes, pode ser válida, já que elucida ideias e promove a inovação.
No caso de uma unidade de franquia, o benchmarking poderá ajudar a manter o padrão necessário para o sucesso do negócio e a adotar estratégias que fazem com que algumas lojas se destaquem mais.
Gostou de nossas dicas? Quer saber mais sobre o assunto? Então leia nosso artigo “Como a análise de mercado pode determinar o futuro da empresa“.