Posicionamento estratégico: o diferencial competitivo numa franquia

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Para conseguir mais franqueados, é necessário sair do óbvio e se planejar para fazer com que os empreendedores vejam sua marca com bons olhos. Para isso, é fundamental que sua empresa tenha um posicionamento estratégico. Dessa maneira, você saberá exatamente o que, como e quando fazer para sua empresa crescer.

Neste artigo, você verá como sua franquia poderá se diferenciar das demais, além de entender o que é um posicionamento estratégico e como colocá-lo em prática.

Então, preparado para fazer sua franquia ser mais competitiva? Boa leitura!

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Como ter um diferencial competitivo em uma franquia?

Para competir em igualdade com a concorrência e poder fazer algo diferente do que ela já faz, é importante ter um profundo conhecimento de mercado, saber quais são as principais necessidades do seu público e o que ele mais precisa quando contata a sua empresa.

Nesse sentido, imagine que você possui uma marca de bebidas energéticas. Assim, seu produto é consumido principalmente em bares e casas noturnas. Essa informação de mercado é preciosa, afinal, a partir dela é possível definir a sua base de clientes e responder perguntas, como: qual é a idade dessas pessoas? Que estilo de vida elas possuem? Qual dia da semana elas mais consomem a bebida? Qual sabores são os seus preferidos?

Dessa forma, com essas informações, você poderá elaborar serviços e produtos que supram as necessidades de seus clientes.

E as franquias?

No caso das franquias, você também precisa entender o que um franqueado espera da mesma e como você pode fazer ele sentir mais segurança nessa relação.

Por exemplo, se a sua franquia é voltada para serviços de festas infantis, o franqueado espera que você não tenha apenas conhecimento no nicho, mas principalmente sobre o diferencial do seu serviço diante a concorrência.

Contudo, não estamos falando apenas de diferencial financeiro, mas sim de diferencial de experiência do cliente. Segure os balões e vamos imaginar que sua franquia foi contratada para prestar serviço de decoração e buffet na festa de aniversário de uma criança. Então, imagine que desde o primeiro contato, você capture as necessidades diretas, como cardápio e decoração. Mas que durante a conversa para fechar o negócio, você perceba que seus clientes possuem problemas no planejamento que ainda não perceberam, como: convidados veganos, convidados com intolerância a lactose, festa em local aberto, mas com previsão de chuva no dia do evento etc.

Captar e mostrar resolução para esses problemas com certeza torna a empresa inesquecível. Assim, isso leva a fidelização. Afinal, todo ano sua empresa pode ser contratada para fazer a festa da mesma criança. Além disso, tem a possibilidade de seu serviço ser divulgado pelos antigos clientes.

Com todas essas informações, você terá mais condições de fazer com que sua marca seja forte no mercado, suficiente para agradar clientes e franqueados. Para tanto, você precisará entender o que é um posicionamento estratégico. Preparado? Continue a leitura!

O que é um posicionamento estratégico?

Com a grande vontade de disponibilizar seu negócio aos franqueadores, muitos empresários querem fazer tudo rapidamente e deixam de se planejar para as ações mais importantes.

Isso, porém, acontece até mesmo com a vida pessoal das pessoas. Muitas delas não conseguem planejar sua vida financeira e profissional, vivendo para apagar incêndios e realizar tarefas que surgem no momento.

Com a expansão de seu negócio, você terá que fazer mais do que apenas se manter. Para que sua rede de franquias siga no mercado, você precisará pensar em resultados em médio e longo prazos. É para isso que o planejamento estratégico é importante.

expansão de franquias

Mas, afinal, o que é posicionamento estratégico? Planejamento é o que permite sua franquia se autoanalisar e buscar direções para atingir as metas desejadas. Para isso, você precisará:

  • saber quais são as suas fraquezas e forças;
  • analisar quais são as principais oportunidades e ameaças que seu negócio tem;
  • criar uma visão a longo prazo, estabelecendo quais são suas metas;
  • fazer, também, pequenos planejamentos (como o anual), definindo revisões conforme a necessidade (semestral, bimestral ou mensal).

Quer entender como você terá essas informações? Descubra a seguir quais são as informações mais relevantes para montar seu posicionamento estratégico.

O que levar em consideração no momento de fazer seu posicionamento estratégico?

Para que seu planejamento seja bem executado, você precisará reunir algumas informações:

Saiba seus pontos fortes e fracos

Entender o perfil da sua empresa é essencial para que você descubra quais são seus diferenciais e problemas frente à concorrência. Pensando nisso, determine quais são seus pontos fortes e fracos.

Seus pontos fortes são úteis para ajudar a determinar aquilo que sua empresa faz de melhor, aumentando o valor da sua franquia, além de ser uma ótima forma de diferenciá-la das demais.

Os pontos negativos, por outro lado, farão com que você reflita se essas deficiências estão afetando a forma com que seu público tem visto e entendido sua empresa. Talvez seja necessário reestruturar alguma parte do seu negócio para fazer com que ele se torne ainda mais forte no futuro.

Quer um exemplo de sucesso? O Mc Donald’s! A sacada dos fundadores foi observar a confusão na dinâmica de atendimento que as lanchonetes da época passavam: atender os clientes em seus carros, anotar os pedidos, levar para até a cozinha, pegar o pedido e, patinando, levar novamente até os clientes. Além disso, o cardápio era enorme, tornando ainda mais complicada a vida dos garçons e cozinheiros.

Tudo isso criava uma cadeia de erros nos pedidos e clientes insatisfeitos. O que foi que os criadores do Mc Donald’s fizeram? Bem, eles criaram um cardápio menor e com foco em lanches que podiam ser preparados rapidamente e no modelo drive-in, ou seja: o cliente fazia o pedido à cozinha diretamente do seu automóvel.

Isso mudou tudo! Assim, o diferencial competitivo: a velocidade foi um dos principais fatores de sucesso da franquia.

Defina suas metas

Sem saber aonde vai, você pode ir longe. Sabendo aonde quer chegar, você poderá ir exatamente ao destino esperado. Dessa forma, se você não definir suas metas, qualquer resultado será satisfatório.

Com a definição de metas, você conseguirá acompanhar se as suas estratégias estão alcançando os objetivos traçados. Assim, será mais fácil analisar quais são os problemas que sua empresa tem, onde ela está atualmente e ainda saber qual é o caminho para fazer mudanças pontuais.

Uma boa forma de fazer isso é criar planejamentos de pequeno, médio e longo prazo. No prazo curto coloque projeções diárias ou semanais (ex: contato com fornecedores), no médio mensais (ex: parcerias) e a longo prazo anuais (ex: expansão de localidade).

Descubra quais são seus concorrentes

Outro ponto fundamental é estabelecer com precisão quem são as pessoas ou empresas que fazem seu negócio funcionar.

Para começar, faça uma pesquisa para entender quais são seus principais concorrentes. Com essa informação, busque saber os motivos dessas empresas ou franquias terem tanto sucesso no mercado.

Essa informação não servirá para que você copie o modelo de negócios da concorrência, mas para que melhore a forma com que você atrai, capacita e auxilia seus franqueados, além da qualidade dos serviços prestados aos clientes. Ou seja, a pesquisa tem como objetivo melhorar a qualidade com que clientes e franqueados são atendidos.

posicionamento estratégico

Descubra quem é seu cliente

Saber quem são seus clientes pode até fazer com que você modifique seu modelo de negócios! Muitas vezes, as franquias são montadas com informações que os empreendedores acreditam ser verdadeiras, mas que, na prática, não se confirmam.

Lembra do exemplo da marca de bebida energética? Então, imagine que ao saber que a bebida é consumida em grande parte por pessoas mais jovens, você poderá adequar campanhas de marketing para falar diretamente com esse público.

Outro fator importante é acompanhar o comportamento dos seus clientes. Está em voga hoje um relacionamento de troca entre a empresa e o cliente. O consumidor interage, opina e fala, procurando por marcas que sigam ou apoiem os seus ideais, e fale a sua língua. Um exemplo claro disso são os bancos digitais, que fazem sucesso ao se comunicar de forma simples e despojada com seus clientes.

Por isso, faça pesquisas reais para entender melhor seu público-alvo e até mesmo definir uma persona (perfil semi-fictício do seu cliente ideal). Assim, você saberá com mais precisão qual é o perfil de quem consome os serviços ou produtos da sua franquia.

Mapear os fornecedores também é uma tarefa importante. Assim, você terá condições de analisar a qualidade dos serviços prestados em médio e longo prazo, além de procurar por um fornecimento de materiais e serviços que possa trazer maior lucro para seu negócio.

Conheça os franqueadores

Vale lembrar que é interessante fazer o mesmo processo para definir quem é seu franqueado ideal. Com essa informação, você poderá alcançá-los e impressioná-los com mais força e objetividade.

Sua ideia de franquia procura alguém que possa conciliar um outro trabalho e o gerenciamento da marca ou deve ser alguém que apenas se dedique a franquia? Estabelecer esses pontos pode ser muito útil na hora de montar o perfil ideal do seu franqueado.

Lance mão da tecnologia

Inteligência artificial, big data e gerenciamento de dados viraram ferramentas essenciais para as empresas, mesmo aquelas que não sejam do ramo da tecnologia.

A partir de dados dos clientes coletados e analisados, é impossível estabelecer de forma muito melhor quem são essas pessoas e o que elas buscam ou esperam do seu negócio.

Além disso, a tecnologia pode oferecer uma experiência diferenciada aos consumidores de forma mais direta, seja aderindo métodos de pagamento através de QR Code até mesmo com vitrines virtuais integradas nas lojas.

Concluindo: quais são os benefícios do posicionamento estratégico?

Você sabe quais são os benefícios de um planejamento estratégico?

Evitar imprevistos

Como você viu, ao organizar sua franquia, você saberá quais são seus pontos fracos e determinará metas condizentes com a atual condição da sua franquia. Dessa maneira, você terá dados suficientes para prever situações e evitar imprevistos, uma vez que estará preparado para os mais variados acontecimentos.

Para saber um pouco mais sobre os erros mais cometidos pelas franquias, ouça o podcast a seguir:

Crescer com qualidade

Mais do que crescer, sua franquia deve alavancar os números com qualidade. Isso significa que o crescimento continuará no futuro e que tudo está acontecendo conforme o planejado. Dessa maneira, você evitará crescimentos repentinos que não se mantêm e que levam a futuros problemas financeiros e ao desânimo.

Se você quer que sua franquia cresça de forma previsível, escalável e consistente, é fundamental que sua empresa tenha um posicionamento estratégico. Dessa maneira, os resultados não serão surpresas, mas recompensas de um trabalho bem realizado.

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