Posicionamento estratégico: o diferencial competitivo numa franquia

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Para conseguir mais franqueados, é necessário sair do óbvio e se planejar para fazer com que os empreendedores vejam sua marca com bons olhos. Para isso, é fundamental que sua empresa tenha um posicionamento estratégico. Dessa maneira, você saberá exatamente o que, como e quando fazer para sua empresa crescer.

Neste artigo, você verá como sua franquia poderá se diferenciar das demais, além de entender o que é um posicionamento estratégico e como colocá-lo em prática.

Preparado para fazer sua franquia ser mais competitiva? Boa leitura!

Como ter um diferencial competitivo em uma franquia?

Para competir em igualdade com a concorrência e poder fazer algo diferente do que ela já faz, é importante ter um profundo conhecimento de mercado, saber quais são as principais necessidades do seu público e o que ele mais precisa quando contata a sua empresa.

Dessa forma, você poderá elaborar serviços e produtos que possam suprir as necessidades de seus clientes. No caso das franquias, você também precisa entender o que um franqueado espera da mesma e como você pode fazer ele sentir mais segurança nessa relação.

Com todas essas informações, você terá mais condições de fazer com que sua marca seja forte no mercado, suficiente para agradar clientes e franqueados. Para tanto, você precisará entender o que é um posicionamento estratégico. Preparado? Continue a leitura!

O que é um posicionamento estratégico?

Com a grande vontade de disponibilizar seu negócio aos franqueadores, muitos empresários querem fazer tudo rapidamente e deixam de se planejar para as ações mais importantes.

Isso, porém, acontece até mesmo com a vida pessoal das pessoas. Muitas delas não conseguem planejar sua vida financeira e profissional, vivendo para apagar incêndios e realizar tarefas que surgem no momento.

Com a expansão de seu negócio, você terá que fazer mais do que apenas se manter. Para que sua rede de franquias siga no mercado, você precisará pensar em resultados em médio e longo prazos. É para isso que o planejamento estratégico é importante.

Mas, afinal, o que é planejamento? Planejamento é o que permite sua franquia se autoanalisar e buscar direções para atingir as metas desejadas. Para isso, você precisará:

  • saber quais são as suas fraquezas e forças;
  • analisar quais são as principais oportunidades e ameaças que seu negócio tem;
  • criar uma visão a longo prazo, estabelecendo quais são suas metas;
  • fazer, também, pequenos planejamentos (como o anual), definindo revisões conforme a necessidade (semestral, bimestral ou mensal).

Quer entender como você terá essas informações? Descubra a seguir quais são as informações mais relevantes para montar seu planejamento.

O que levar em consideração no momento de fazer seu planejamento?

Para que seu planejamento seja bem executado, você precisará reunir algumas informações:

Saiba seus pontos fortes e fracos

Entender o perfil da sua empresa é essencial para que você descubra quais são seus diferenciais e problemas frente à concorrência. Pensando nisso, determine quais são seus pontos fortes e fracos.

Seus diferenciais são úteis para ajudar a determinar aquilo que sua empresa faz de melhor, aumentando o valor da sua franquia, além de ser uma ótima forma de diferenciá-la das demais.

Os pontos negativos, por outro lado, farão com que você reflita se essas deficiências estão afetando a forma com que seu público tem visto e entendido sua empresa. Talvez seja necessário reestruturar alguma parte do seu negócio para fazer com que ele se torne ainda mais forte no futuro.

Defina suas metas

Sem saber aonde vai, você pode ir longe. Sabendo aonde quer chegar, você poderá ir exatamente ao destino esperado. Dessa forma, se você não definir suas metas, qualquer resultado será satisfatório.

Além disso, com a definição de metas, você conseguirá acompanhar se suas estratégias estão alcançando os objetivos traçados. Assim, será mais fácil analisar quais são os problemas que sua empresa tem e ainda saber qual é o caminho para fazer mudanças pontuais.

Descubra quais são seus concorrentes, fornecedores e clientes

Outro ponto fundamental é estabelecer com precisão quem são as pessoas ou empresas que fazem seu negócio funcionar. Para começar, faça uma pesquisa para entender quais são seus principais concorrentes. Com essa informação, busque saber os motivos dessas empresas ou franquias terem tanto sucesso no mercado.

Essa informação não servirá para que você copie o modelo de negócios da concorrência, mas para que melhore a forma com que você atrai, capacita e auxilia seus franqueados, além da qualidade dos serviços prestados aos clientes. Ou seja, a pesquisa tem como objetivo melhorar a qualidade com que clientes e franqueados são atendidos.

Mapear os fornecedores também é uma tarefa importante. Assim, você terá condições de analisar a qualidade dos serviços prestados em médio e longo prazo, além de procurar por um fornecimento de materiais e serviços que possa trazer maior lucro para seu negócio.

Por fim, mas não menos importante, é descobrir quem é seu cliente. Essa informação pode até fazer com que você modifique seu modelo de negócios! Muitas vezes, as franquias são montadas com informações que os empreendedores acreditam ser verdadeiras, mas que, na prática, não se confirmam.

Por isso, faça pesquisas reais para entender melhor seu público-alvo e até mesmo definir uma persona (perfil semi-fictício do seu cliente ideal). Assim, você saberá com mais precisão qual é o perfil de quem consome os serviços ou produtos da sua franquia.

Vale lembrar que é interessante fazer o mesmo processo para definir quem é seu franqueado ideal. Com essa informação, você poderá alcançá-los e impressioná-los com mais força e objetividade.

Quais são os benefícios?

Você sabe quais são os benefícios de um planejamento estratégico?

Evitar imprevistos

Como você viu, ao organizar sua franquia, você saberá quais são seus pontos fracos e determinará metas condizentes com a atual condição da sua franquia. Dessa maneira, você terá dados suficientes para prever situações e evitar imprevistos, uma vez que estará preparado para os mais variados acontecimentos.

Crescer com qualidade

Mais do que crescer, sua franquia deve alavancar os números com qualidade. Isso significa que o crescimento continuará no futuro e que tudo está acontecendo conforme o planejado. Dessa maneira, você evitará crescimentos repentinos que não se mantêm e que levam a futuros problemas financeiros e ao desânimo.

Se você quer que sua franquia cresça de forma previsível, escalável e consistente, é fundamental que sua empresa tenha um posicionamento estratégico. Dessa maneira, os resultados não serão surpresas, mas recompensas de um trabalho bem realizado.

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