Planejando as vendas

3 minutos para ler

Essa é uma realidade de muitas empresas hoje em dia: as vendas estagnaram ou, às vezes, até caíram drasticamente. Além disso, o gestor ou empreendedor não sabe o que fazer e nem como fazer para que as vendas decolem. Somente planejando as vendas é possível reverter essa situação.

aprenda a aumentar as vendas

Planejando as vendas com sucesso

Dica 1

Faça um PLANEJAMENTO COMERCIAL com algumas premissas claras sobre as ações que pretende executar: o que fazer, como fazer, quem fará, quanto tempo vai durar a ação e se terá custo para executar.

Dica 2

Defina as METAS que o time de vendedores buscará para mês vigente, mas não esqueça que toda meta deve ser SMART (específica, mensurável, atingível, relevante e tangível). Para que sua equipe tenha motivação para atingir as metas, elas devem ser tangíveis e atingíveis, por isso a importância de se trabalhar o modelo SMART.

Dica 3

Defina um INDICADOR para ser atingido ainda esse mês. Pode ser o aumento no fluxo de clientes, uma boa medida para potencializar o faturamento do negócio. Se a sua empresa aumentar em 20% o fluxo de clientes, consequentemente o faturamento subirá para outro patamar. Muitos gestores e empreendedores vivem este dilema e não sabem o que fazer.

Dica 4

Defina quais ações comerciais serão feitas e quais serão as “chamadas” para atrair o cliente. Nesse sentido, é necessário um bom apelo, que faça o cliente ter vontade de ir ao seu PDV imediatamente. Então, é bom verificar a aderência do seu público em relação as ações comerciais que sua empresa realiza. Afinal, uma ação que não conversa com o cliente, não vende.

Dica 5

Capacite seus vendedores para possam “dar conta” dos clientes decorrentes das ações para aumento de fluxo. Com as nossas dicas, é provável que o seu PDV bombe. Dessa forma, a equipe de vendedores precisa estar engajada, comprometida, envolvida e disposta a fazer as vendas decolarem!

Dica 6

De nada adianta bolar ações comerciais, definir metas, planejar o departamento comercial, se você não mensurar os resultados. Então, analise os resultados e verifique a efetividade das ações. Entender os números, como eles podem evoluir e o quanto já evoluíram é fundamental para o sucesso do negócio. Muitas empresas começam várias ações e não acompanham suas métricas. Por fim, desistem e dizem que as ações não deram certo e que não funcionam. Mas, sem mensurar fica difícil comprovar os resultados.

Enfim, com esse passo a passo fica mais fácil o trabalho desempenhado pelo time de vendas/comercial. Portanto, recomendamos que você aplique essas dicas no dia a dia. Em breve você verá os resultados e as mudanças de performance que a equipe vai começar a entregar!

Posts relacionados

Deixe um comentário