Melhores franquias para 2022: descubra qual deve ser a sua!

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As melhores franquias para 2022 é um tema que investidores buscam saber. Investir em um negócio satisfatório e lucrativo é o sonho de muitos brasileiros.

Em 2022, depois de passar por uma pandemia e perceber que podemos precisar de dinheiro a qualquer momento, muitos decidiram aplicar suas economias em algo lucrativo. Para esse objetivo, as franquias atendem perfeitamente, pois são os negócios mais seguros e promissores do Brasil.

O franchising está em alta não só no país, mas no mundo. Você já percebeu que, cada vez mais, consumimos de marcas de franquias, e menos de empreendimentos solitários? Isso está por toda parte: nas franquias de alimentação, farmácias, franquias de moda, entre muitos outros setores e serviços. Só no Brasil, são mais e 150 mil franquias atuando hoje.

Isso ocorre porque uma franquia tem 8 vezes menos chance de falir nos cinco primeiros anos de existência. Enquanto uma micro ou pequena empresa qualquer tem até 80% de chance de fechar as portas no começo de suas atividades, as franquias têm apenas 15%. Então, agora que você sabe que o franchising é sinônimo de sucesso, a primeira coisa a se pensar é em qual marca apostar. Conheça, abaixo, as 100 melhores franquias para 2022, e escolha a sua!

melhores franquias para 2022

Mercado do franchising em 2022

2022 tem sido um ano emblemático. Depois das altas expectativas para 2020, que foram completamente frustradas pela instauração de uma pandemia viral e potencialmente mortal no mundo inteiro, várias pessoas desanimaram de seus planos e projetos. Em 2021, a vida começou a ser retomada, mas só agora, dois anos depois, é que as coisas parecem voltar a ter sentido. Mas não há como dizer que a pandemia não afetou nossas vidas e nossas formas de fazer negócio.

De acordo com dados do Ministério da Economia do Brasil, empreender não é mais só uma paixão no país. Mais de 20 milhões de pessoas precisaram recorrer ao próprio negócio para conseguir uma renda mensal, já que o número de indivíduos desempregados só aumenta. Hoje, são mais de 13 milhões, que precisam usar a criatividade para colocar comida dentro de casa.

Nesse contexto, o franchising se apresenta como uma ótima forma de fazer um novo empreendimento, especialmente para as pessoas que estão começando pela primeira vez. Isso porque ele oferece um modelo de trabalho fixo, que já vem pronto da franqueadora.

Além disso, com a ascensão das microfranquias e minifranquias, que oferecem opções de franquias baratas e lucrativas para as pessoas, se tornou possível que qualquer um, em casa, possa trabalhar como seu próprio chefe e fazer seu dinheiro com dignidade e possibilidade de crescer.

Assim, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising, a ABF, o terceiro trimestre do ano passado (2021) foi marcado por uma ótima retomada econômica dos setores de empreendimento. Foi um aumento de 3,9% na abertura de novos negócios no país, e de 8% na abertura de novas franquias. O setor do franchising faturou quase 50 bilhões de reais, movimentando a economia.

Como funciona o franchising?

O franchising é um modelo de negócios que surgiu com as máquinas de costura Singer, nos Estados Unidos, em meados do século XIX. Nessa época, o dono da fábrica resolveu vender a fórmula da produção para uma outra empresa, que trabalhava colaborativamente com a Singer. Depois, a General Motors imitou o modelo. No entanto, o franchising só ficou famoso mesmo com a Coca-cola, que importou a estratégia e decidiu empregá-la em massa.

O modelo do franchising é caracterizado por uma empresa que decide vender o direito ao uso de sua marca e patente para outros empreendedores e unidades, que serão chamadas unidades franqueadas. A dona original do negócio é a franqueadora.

Assim, as duas ou mais empresas trabalham em conjunto, mas com autonomia. A franqueada tem de seguir o método de produção, atendimento, matérias primas, e todo o modelo de negócios praticado pela matriz. Para isso, ela precisa pagar uma taxa mensal, chamada de royalties.

Já a franqueadora tem obrigação de dar suporte, orientação, formação e apoio para a criação da nova unidade. É preciso que todos os envolvidos estejam alinhados e satisfeitos, e que principalmente não criem autonomia, mas que funcione como uma rede.

Investir em uma franquia vale a pena?

Essa pergunta costuma ser feita por qualquer pessoa que esteja começando a pensar em empreender. Como já falamos, o franchising é um dos ambientes mais seguros para investir o seu dinheiro, e fazê-lo se tornar um negócio. Além disso, o setor tem crescido ainda mais que o varejo, mostrando que as franquias vieram para ficar.

invista em franquias

No entanto, não são só vantagens que possui um investimento no franchising. Existem pontos negativos e positivos, que iremos levantar a seguir:

Vantagens

Tudo já vem pronto

Talvez a principal vantagem em adquirir uma franquia é que você terá acesso a um modelo de negócios que já foi estruturado, pensado e planejado pelo franqueador. Então, se você está começando, e não sabe bem como fazer um negócio dar certo, vale muito a pena investir em uma franquia.

Por exemplo, pense em quantos anos e tempo de dedicação seriam necessários para traçar um planejamento estratégico para seu negócio. Além disso, conquistar os clientes é uma coisa que demora tempo, assim como demarcar o seu nicho, e consolidar uma marca no mercado.

Com uma franquia, geralmente você já tem clientes conquistados. Por exemplo, se você abre uma unidade do McDonald’s numa cidade que não tem nenhuma franquia de fast-food, certamente os moradores já terão a curiosidade de ir experimentar e consumir de você. Da mesma forma, acontece com a maioria das franquias: seu nome já está feito.

Mas não para por aí. Muito além do nome, uma franquia já oferece um plano de crescimento para os próximos anos, um modelo de negócios e lucratividade estimada. Assim, você não terá que apostar, porque já sabe exatamente no que está investindo!

Segurança

Como já dissemos, uma franquia tem até 65% menos chances de fechar nos primeiros anos do que um negócio convencional, aberto de forma independente. Isso ocorre porque a franquia não está sozinha, mas ela conta com todo o apoio da franqueadora e também dos outros colegas franqueados.

A franquia geralmente recebe apoio em administração, marketing, resolução de problemas, e às vezes até mesmo não precisa ter um estoque só seu, mas recebe produtos da matriz. Isso faz com que seja muito mais fácil lidar com imprevistos e dificuldades, porque elas são manuseadas e resolvidas pelo todo, e não por apenas um empreendedor. Assim, você tem mais chances de ter uma franquia de sucesso.

Assim, é muito mais seguro ter uma franquia do que ter um negócio convencional. É menos incerto, menos improvável que você perca dinheiro, e que o negócio não dê certo. Além disso, será mais fácil e possível lidar com os desafios do empreendedorismo que surgem ao longo do caminho.

Conhecimento prévio adquirido

Antes de se tornar um franqueado, é comum que as franqueadoras ofereçam um treinamento para os novos empreendedores, em que eles aprendem sobre a marca, sobre os processos produtivos ou de atendimento, e se integram ao universo daquela franquia. Assim, acaba se tornando ainda mais simples ser um franqueado, porque há instruções prévias que não precisam ser aprendidas com os erros e acertos da prática.

Além disso, geralmente as grandes franquias realizam estudos sobre o público alvo, perfil dos consumidores, preferências, tendências de mercado, localidades mais promissoras, e tudo isso ajuda a ter sucesso enquanto marca. Sendo assim, quando um novo franqueado integra a equipe, ele passa a ser um membro daquele plano, e se beneficia também do conhecimento produzido.

E como sabemos que conhecimento produz dinheiro e bons resultados, é sempre muito interessante ter acesso ao estudo proporcionado pelas unidades franqueadoras. Há marcas, inclusive, que possuem centros de formação, e até universidades para novos franqueados, como o Burger King e a Wizard by Pearson.

Propaganda

Você sabia que o marketing e a propaganda são uma das partes mais importantes e significativas para o sucesso de uma empresa? Pois é, um negócio precisa de clientes, e com a grande concorrência hoje em dia, você precisa conquistar seus clientes, e provar que existe um bom motivo para ele consumir ali, de você e não de outro concorrente.

Só que criar um departamento de marketing forte e robusto do zero não é uma tarefa fácil. Existem muitas formas de fazer propaganda, e nem sempre elas dão certo em uma primeira tentativa. É preciso entender as necessidades e características do seu público-alvo primeiro. Há formas de marketing que investem em promoções, outras em valores culturais, outras despertam sentimentos e necessidades nas pessoas, e outras empresas nem precisam fazer um marketing tão grande, porque ela é a única opção dentro do seu ramo – como é o caso dos Correios no Brasil.

No entanto, se você precisa conquistar clientes para a sua empresa, isso se torna muito mais fácil quando é feito em grupo, colaborativamente. É o que acontece nas franquias. Geralmente as franqueadoras são quem cuida do marketing das empresas, e traçam as melhores estratégias para alavancar o nome da marca como um todo. Com uma marca famosa, você também se torna famoso no lugar onde está.

Para isso, os franqueados costumam pagar uma taxa de propaganda para as franqueadoras, que elas irão investir nesse ramo da empresa. No entanto, não significa que, se você colaborar com um valor, ele será revertido em propagandas para a sua unidade. Os investimentos são feitos para o grupo, com a colaboração de todos.

Essa técnica se faz muito eficaz, porque possibilita a criação de grandes campanhas de marketing, que certamente não seriam possíveis para um só empreendedor. Com a união de recursos, é possível investir em comerciais nos horários nobres da TV, anúncios em grandes jornais e revistas, publis com influencers renomados, e outras coisas que têm um impacto muito significativo nas vendas da empresa.

Melhores chances de desenvolvimento

Crescer é o sonho de todo empreendedor, certo? No franchising, você acaba tendo mais chances de alcançar grandes níveis de rendimento e lucratividade. Você pode até, em breve, comprar novas unidades da mesma franquia. Há, ainda, os casos em que um franqueado se torna um representante do franqueador no local em que fica, formando uma máster franquia. É o caso da sede do McDonald’s no Brasil, que fica em São Paulo. É essa unidade que gerencia todas as outras franquias da marca no país, mas a sede mesmo da empresa fica só em Chicago, Illinois, nos EUA.

Desvantagens

Não há liberdade de personalização

Se o que você quer é criar uma empresa com a sua cara, do seu jeitinho, então talvez o franchising não seja pra você. O sistema de franquias não permite muita flexibilidade para os franqueados, já que é necessário seguir uma padronização perfeita em todas as unidades. Você não pode, por exemplo, ir no Starbucks e não receber um copo com seu nome e uma carinha feliz. Da mesma forma, não vai acontecer de o Subway ter garçons que andam pelas mesas e servem as pessoas. Cada franquia tem sua identidade, e isso faz parte da marca.

Por isso, a flexibilidade, personalização e criatividade podem, por vezes, ficar um pouco de lado, obrigando o franqueado a aderir ao que a marca já testou como certo, e que funciona bem. Afinal de contas, a carinha feliz desenhada no copo é o charme do Starbucks, e a montagem do sanduíche na hora é que torna o Subway prático e versátil.

Mas fique calmo! Não é porque você é um franqueado que não pode ter liberdade nenhuma, e nem fazer as coisas do seu jeito. É comum encontrar algumas unidades de uma franquia que têm um público ainda mais fiel, porque foi cativado pelo jeito dos atendentes e do dono. É sempre possível colocar um pouco de você, do seu carisma e da sua forma de ser no seu negócio, ainda que já tenha um modelo prévio.

Poucas escolhas sobre o negócio

Bem, se você pensou que ao ser um franqueado vai fazer parte da mesa das pessoas que decidem as coisas, geralmente isso não é verdade. Como falamos, a franqueadora fica com a grande parte do planejamento da empresa, porque não é só a sua unidade que estará em jogo. Além disso, para franquias maiores, com milhares de unidades no mundo, não é possível juntar todos os franqueados para decidir as coisas.

Assim, questões como as estratégias de propaganda, investimentos, desenvolvimento, pesquisa e expansão geralmente ficam a cargo da matriz e dos profissionais especialistas contratados por ela.

É claro que podem haver exceções, como muitas franquias pequenas que debatem as decisões a serem tomadas e acordam com toda a equipe de franqueados, mas saiba que isso pode não acontecer.

Seu futuro depende das outras unidades

Entre os ônus e bônus de trabalhar em equipe, este é sempre um dos clássicos. É claro que trabalhar em uma franquia depende que todos os envolvidos tenham seriedade e objetivos que galguem os mesmos espaços que os demais. Assim, o êxito poderá chegar com mais facilidade e sem maiores problemas.

As unidades de uma franquia precisam estar alinhadas com a matriz, e todas devem trabalhar para chegar nos bons resultados esperados por todos. Mas mesmo que isso aconteça, você deve saber que é possível que uma decisão enganada seja tomada, e que as consequências venham sem que seja relacionada a uma decisão sua. Ao trabalhar em conjunto, todos estão sujeitos aos erros e acertos que são feitos pelo time.

Por exemplo, se a franqueadora resolver empregar o dinheiro destinado à propaganda em um comercial em horário nobre na TV, pode ser que o público que assiste não tenha interesse no tipo de produto ou serviço oferecido pela marca, e que não haja retorno financeiro. Essa é uma das dificuldades de lidar com o coletivo, mas que pode ser facilmente contornada com compreensão e espírito de trabalho em grupo.

Segmentos em alta

Como já falamos, há características importantes de cada momento e contexto, que influenciam muito naquilo que estará, ou não, em alta no mercado. No entanto, não há como saber, com certeza, qual será o diagnóstico de um ano financeiro para o país, porque sempre há como se surpreender. Um exemplo disso foi que ninguém esperava a pandemia da covid-19, e certamente as previsões para o ano de 2020 não era de queda total em todos os setores. Portanto, use as previsões a seguir como um norte, mas saiba que elas podem mudar a qualquer momento.

Diante disso, o Goakira levantou dados sobre as principais tendências do mercado do franchising no ano de 2022, e você pode acompanhar quais são as principais expectativas de crescimento. Lembre-se sempre de que, quando um negócio tem muita tendência de valorização, é interessante investir nele imediatamente, pois seu dinheiro pode aumentar conforme ele se torna mais lucrativo no mercado. Ficou confuso? Pense só: se você compra uma empresa por 100 mil reais, e depois de um ano ela vale 350 mil reais, você tem mais que o triplo de dinheiro que tinha antes – e seria difícil alguma conta do banco te dar essa lucratividade. Portanto, acompanhe os principais setores em alta!

De acordo com especialistas, um dos segmentos que mais tende a voltar a crescer são as franquias de entretenimento e lazer. Isso porque, durante a pandemia, as famílias e amigos ficaram muito separados, e as atividades que unem as pessoas, agora, tendem a fazer muito sucesso, já que elas querem matar a saudade. Por isso, cinemas, boliches, jogos, fliperamas, karaokês, etc estão voltando com tudo.

Além disso, um segmento que cresceu muito nesse período foi o de beleza e bem-estar, com o aumento dos hábitos de skincare, de autocuidado e também com maior consumo de medicações, com a população adoecida mental e fisicamente. Portanto, farmácias estão com tudo.

E não há como citar o boom que as minifranquias tiveram. Minifranquia é uma franquia que atua de forma completamente online. Por isso, elas tendem a ser muito mais baratas, porque o franqueado não precisa investir em espaço físico, estoque, contratação de funcionários, imobiliários, e todas essas coisas que tornam um empreendimento caro. Agora, passou a ser possível trabalhar com um site, que fornece serviços e produtos entregues por delivery para as pessoas. Esse setor acabou tendo muito sucesso, pois mostrou que é possível economizar e lucrar muito, com um trabalho tão efetivo quanto o presencial!

Outro nicho que está alinhado com os serviços online, e que tem crescido nos últimos anos, é o de entrega e delivery. As pessoas têm pedido cada dia mais comida em casa, já que descobriram essa tecnologia durante o isolamento social. Afinal, nem sempre há disposição para cozinhar ou sair para comer fora, e as entregas são a solução perfeita para isso.

Hoje em dia, franquia de delivery é sinônimo de franquia de sucesso, e são várias que estão fazendo um ótimo trabalho e em alta por aí. Existem, até mesmo, restaurantes que não têm espaço físico, somente fazem entregas, e isso tem sido uma super tendência!

Como saber quais são as Melhores franquias para 2022?

Existem alguns indicadores que podem facilitar a compreensão de quais são as melhores franquias para um período ou ano, como é o caso das melhores franquias para 2022. Esses indicadores possuem como base informações como o desempenho da franquia no último ano, a tendência do mercado para aquele período, quais são os setores que estão crescendo, e quais tendem a diminuir, quais são os hábitos da população naquele momento, quais são os preços das ações daquela empresa, entre outros fatores.

Por exemplo, seria imprudente pensar que uma franquia de venda de CD’s possa estar em alta em 2022, porque o consumo deste produto não é mais comum. Por outro lado, aquelas franquias que são voltadas para a Internet, as franquias online, podem ter muito sucesso neste ano, porque as pessoas cada dia mais ficam em casa e querem resolver suas coisas de lá. Coisas assim, além do clima, dos acontecimentos mundiais, e outras variantes, são decisivos para o valor de uma franquia.

Uma das formas mais importantes de categorização das franquias como uma das melhores, é o “Prêmio Melhores Franquias”, que, a cada ano, faz uma edição avaliando quais foram as melhores franquias do ano. O prêmio é realizado pela revista “Pequenas Empresas: Grandes Negócios”, e no ano passado teve parceria com a Mercedes-Benz. Quem faz as avaliações das marcas é a Serasa Experian. Em 2021, o resultado foi divulgado em outubro, e contou com três categorias de prêmios:

  • Negócios 5 estrelas
  • Melhores franquias do ano (2021)
  • Melhor microfranquia do ano (2021)

No prêmio, foram considerados os critérios de  qualidade, desempenho da rede e nível de satisfação do franqueado. Na categoria de melhores franquias do ano, as marcas Re/Max Brasil e Sorridents foram as vencedoras. Na melhor microfranquia do ano, a ganhadora foi a Maria Brasileira.

Melhores franquias para 2022 e Maiores microfranquias do Brasil

Porém, não é só essa a forma de descobrir quais são as melhores franquias do Brasil. Existe também o ranking das maiores microfranquias do país. Aliás, microfranquias são franquias convencionais, com investimento inicial mais baixo, de até 105 mil reais. Para calcular quais são as maiores, considera-se o número de unidades franqueadas que elas possuem espalhadas pelo território nacional. Quer saber quais são? Confira!

  1. Pit Stop Skol -1880 unidades
  2. Prudential – 1646 unidades
  3. Kumon -1550 unidades
  4. Acquio – 869 unidades
  5. +Ágil – 554 unidades
  6. Clube Turismo – 538 unidades
  7. Solarprime – 468 unidades
  8. Maria Brasileira – 415 unidades
  9. Bem Safe – 368 unidades
  10. Bluesun do Brasil – 366 unidades

Selo de excelência ABF franchising

Uma outra forma de avaliar o desempenho das franquias no Brasil, e eleger quais são as melhores franquias para investir são as métricas feitas pela Associação Brasileira de Franchising – a ABF franchising. Essa é uma associação sem fins lucrativos que é responsável por monitorar, acompanhar e fortalecer as franquias do Brasil.

Ela é formada por associados – empreendedores que resolveram apoiar a instituição – e pelos chefes que foram os primeiros franqueadores do país. A ABF possui um selo que concede às franquias que se destacam nos seus setores. As franquias que possuem o selo de excelência de franchising sempre possuem muita credibilidade, e podem ser consideradas as melhores franquias para investir.

Esse selo é dado às franquias que obtêm mais de 75% da nota máxima da categoria. Ou seja, se na categoria de franquia de casa e construção a maior nota foi de 100 pontos, para que uma franquia seja considerada excelente ela precisa tirar mais de 75 pontos. São três os tipos de selos disponíveis:

  • Selo pleno: para empresas com no mínimo 3 anos de operação ou mais de 10 franqueados;
  • Selo sênior: para empresas com no mínimo 5 anos de atividade ou mais de 30 franqueados;
  • Selo máster: para empresas com mais de 10 anos de atividades ou mais de 60 franqueados.

Qualquer que seja o selo de excelência concedido à franquia, ele dá muito destaque, credibilidade e confiança para a empresa, que poderá ter mais franqueados, crescer mais e se consolidar no mercado. Além disso, se o seu nome está entre as melhores franquias para 2022 do Brasil, ele provavelmente será mais divulgado, inclusive pela própria ABF Franchising.

Melhores franquias para 2022: conheça as mais famosas

Agora que você já conhece as tendências do mercado de franquias no Brasil para o, e já entendeu todos os critérios que são utilizados para eleger quais são as melhores franquias para 2022, é hora de ir para as marcas! São muitas, entre opções de grandes franquias, microfranquias, e até minifranquias, que atuam principalmente na Internet e você só precisa de um computador para trabalhar. São marcas de excelência que cabem em todos os bolsos, ambições e perfis. Conheça:

Melhores franquias para 2022: Dogueria Perdizes

A Dogueria Perdizes é uma rede de franquias de hot dog com presença em 3 estados brasileiros atualmente: são Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. As unidades que comercializam uma grande variedade de hot dogs com ingredientes especiais, além de combinações exclusivas que oferecem uma experiência de sabores para os clientes.

Em 2018 viu uma oportunidade no mercado de delivery, antecipando a tendência que se consolidaria nos anos seguintes, e não demorou a ganhar relevância no cenário. Logo, a expansão por franquias se tornou a melhor opção para levar a Dogueria para todo o Brasil.

São duas opções de franquia disponibilizadas pela rede. Os investimentos partem de R$ 130 mil para delivery e R$ 202 mil para o modelo loja completa.

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Melhores franquias para 2022: 5àsec

A rede 5àsec é líder mundial no setor de lavanderias, presente em 34 países. Seu objetivo é popularizar o serviço de lavanderia. Possui no Brasil mais de 500 unidades, tornando a operação no Brasil a campeã em número de lojas e faturamento. Foi muito premiada ao longo dos anos por sua excelência, e isso é um resultado de sua forma de trabalhar. Utiliza um sistema de limpeza com qualidade reconhecida, utilizando para isso equipamentos de alta tecnologia. Sua chegada no Brasil se deu em 1994 e seu crescimento vem sendo significativo. No Brasil apenas 4% da população economicamente ativa utiliza serviços de lavanderia, enquanto existe um potencial estimado em mais de 20%, tornando-a uma das melhores franquias para 2022.

Seu perfil de franqueado é acessível a uma ampla gama de pessoas. Solicitam que o franqueado tenha 2º grau completo, disponibilidade para operar o negócio ou um sócio operador. Além da necessidade de ter noção de administração de empresas e conhecimento de ferramentas como o pacote Office, bom relacionamento e facilidade para lidar com público.

Para se tornar um franqueado, é feito um processo de seleção conduzido pela empresa. As etapas são: preenchimento eletrônico de um formulário de interesse, onde dá informações sobre sua intenção. Em seguida, é feito pela 5àsec um estudo de geomarketing para analisar a viabilidade do local de instalação, além de análise de capacidade financeira e de investimento. Também haverá uma entrevista presencial com o candidato a franqueado.

Quer saber mais sobre geomarketing? Confira os artigos:

geomarketing; melhores franquias para 2022

O investimento para criação de uma unidade 5àsec, parte de R$ 108 mil, com expectativa de retorno entre 24 e 40 meses. De forma mais detalhada, para instalação o capital necessário está entre R$ 63 mil e R$ 351 mil, a taxa de franquia de R$ 25 mil a R$ 60 mil e o capital de giro entre R$ 20 mil e R$ 40 mil, totalizando valores que vão de R$ 108 mil a R$ 471 mil. A taxa de propaganda cobrada é de 2% sobre o faturamento bruto, bem como a taxa de royalties, que tem um valor de 5%.

  • Valor do investimento: R$ 108 mil
  • Prazo para retorno: 24-40 meses
Melhores franquias para 2022: Acquazero

A Acquazero tem uma forma inovadora de fazer limpeza, com uma proposta ecológica. Seu principal foco é na estética de veículos automotivos, mas seus serviços se estendem para todos os tipos de veículos, como embarcações, carros-forte e aeronaves, e ainda higienização e impermeabilização de estofados residenciais. A marca teve em 2020 um crescimento de 153% e é uma das melhores franquias para 2022, com uma margem de lucro que pode chegar a 40%. Possui uma versão home office, sendo uma boa possibilidade de franquia barata.

Os serviços oferecidos são bastante diversificados, entre eles estão a limpeza ecológica, feita com uma cera biodegradável, utilizando uma pequena quantidade de água e ainda assim deixando a aparência do veículo perfeita. Além da limpeza, há possibilidade de fazer revitalização de plásticos, polimento de pintura, hidratação de couro, impermeabilização de tecidos, oxi-sanitização, um processo que remove odores desagradáveis, cristalização ou vitrificação de pintura, limpeza do motor, higienização interna, entre outros. Além destes, há os serviços residenciais de limpeza e higienização, impermeabilização de sofás e estofados em geral, cadeiras, colchões e tapetes. Uma vantagem oferecida pela franquia é a dispensa de experiência no setor. O treinamento é dado pela franqueadora, que conta com grande expertise de mais de 1800 franqueados no Brasil, 144 especialistas, que entregarão o modelo exato que deverá ser seguido.

São disponibilizadas três opções de franquias home office, loja física e desenvolvedor. A opção home office não requer espaço físico dedicado. Os serviços são feitos in loco, indo até o cliente para realização dos serviços. São disponibilizados serviços de cuidado com carros e serviços residenciais. O investimento está a partir de R$ 26 mil. A segunda opção de loja física. Nesse formato podem ser oferecidos mais de 15 serviços para até 4 veículos, na versão Standard. Há também a possibilidade da versão prime, com espaço médio de 150 m² a 500 m². em ambas, é necessário ponto comercial, onde será desenvolvida uma estrutura padronizada. O investimento feito é partir de R$ 153 mil. A última opção disponível é a Desenvolvedor. Nesta o foco está em fazer a consultoria nas unidades franqueadas, auxílio na expansão de marca e treinamento em novas unidades. O desenvolvedor recebe ganhos em relação ao comércio das unidades de sua região. O investimento para esse formato é de R$ 402 mil.

  • Valor do investimento: R$ 26 mil
Melhores franquias para 2022: Alergoshop

Você conhece pessoas com restrições causadas por alergias? Uma das sócias da Alergoshop olhou para esse público e tornou essa empresa a primeira a buscar atender às necessidades de pessoas alérgicas. Sarah Lazaretti buscou atender às restrições que ela mesma via em sua vida e junto com sua irmã observou um espaço de mercado disponível, criando assim a empresa em 1993. Nessa direção, a Alergoshop desenvolveu dezenas de produtos, buscando a criar oportunidades de melhoria da qualidade de vida para pessoas alérgicas, oferecendo um produto de qualidade, focado no cliente.

Seus produtos são recomendados por profissionais da área da saúde, especialistas em alergias e a qualidade é atestada pelo grande número de clientes conquistados até hoje. Os produtos são feitos para toda a família, inclusive há produtos para cuidado com os animais de estimação. Boa parte dos produtos comercializados possuem o selo Cruelty Free e Vegano.

Existem hoje 9 unidades no Brasil, tendo um faturamento médio de R$ 40 mil. O investimento mínimo para instalação de uma loja é de R$ 190 mil. O retorno é estimado entre 24 a 36 meses.

  • Valor do investimento: R$ 40 mil
  • Prazo para retorno: 24-36 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 190 mil
Melhores franquias para 2022: Beautyline

A franquia de cosméticos Beautyline é uma rede de lojas de cosméticos e perfumaria, multimarcas. Ou seja, trabalha com uma grande gama de diferentes marcas, tornando maior o número de possíveis clientes, atendendo a diferentes expectativas. Oferecem produtos das mais renomadas marcas, contando com mais de 8 mil itens disponíveis em seu catálogo.

Foi fundada em 2009, no entanto faz parte de um grupo de empresas com mais de 30 anos de experiência no setor de cosméticos. O foco da empresa é trazer produtos de qualidade, credibilidade e grande visibilidade no mercado de cosméticos e perfumaria, a todos os tipos de públicos. As múltiplas possibilidades de marcas disponíveis, tornam mais fácil a implementação e penetração da loja no mercado que a colocar, pois as marcas são conhecidas e com grande renome. Essa forma de trabalho a torna uma das melhores franquias para 2022.

O investimento para se tornar um franqueado parte de R$ 160 mil, sendo R$ 25 mil de taxa de franquia e R$ 2500 por m². O faturamento estimado é de R$ 55 mil ou mais e a taxa de royalties é de 3% sobre o faturamento bruto. O retorno é esperado entre 18 e 24 meses.

  • Valor do investimento: R$ 160 mil
  • Prazo para retorno: 18-24 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 55 mil
Melhores franquias para 2022: Biscoitê

Biscoitê, paixão por criar biscoitos finos desde 2012. O slogan explica bastante sobre a marca. Esta é a primeira boutique de biscoitos do Brasil, produz biscoitos artesanais especiais para presentes e cafeteria. Suas receitas são inspiradas em diferentes culturas, utiliza ingredientes de qualidade, todo o processo é feito com carinho e cuidado, desde a receita até a embalagem. É a única franquia brasileira de biscoitos, um mercado com potencial maior que o de chocolates, que já é amplamente explorado, tornando-a uma das melhores franquias para 2022. Um dos seus principais diferenciais é a grande variedade de produtos, atraindo públicos com diferentes gostos.

Ao comprar na Biscoitê o cliente não buscará somente uma comida, mas uma boa experiência. Nesse aspecto uma boa ferramenta de negócio são os cardápios sazonais, que acompanham os momentos do ano e datas comemorativas. Suas vendas não se restringem às lojas ou quiosques, mas também há venda delivery, venda para eventos e vendas corporativas. O investimento mínimo para se tornar um franqueado é de R$ 310 mil, em duas opções de locais: loja ou quiosque. Os requisitos para aquisição de uma franquia são disponibilidade financeira correspondente com o custo, paixão pelo negócio, disponibilidade para os treinamentos e aspiração de crescimento.

  • Valor do investimento: R$ 310 mil
  • Prazo para retorno: –
  • Faturamento médio mensal: –
Melhores franquias para 2022: Bob’s

Fundado em 1952, o Bob’s é uma franquia de alimentação de fast-food que você certamente já ouviu falar. A marca oferece um cardápio de sanduíches preparados imediatamente, e de seus famosíssimos milk shakes, que se diferenciam de todo o resto. O que você provavelmente não sabia sobre o Bob’s é que ele é uma franquia brasileira, que foi criada em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Melhores franquias para 2022: Cacau Show

Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não conheça a Cacau Show. Uma empresa que se tornou no Brasil sinônimo de bons chocolates e presentes marcantes. Fundada em 1988, em 25 anos se tornou a maior rede de chocolates finos do mundo. Hoje, ultrapassa a marca de 3 mil unidades somente no Brasil, distribuídos em diferentes tipos de lojas, cada uma se adequando ao tipo de local que está e ao tamanho do público, se utilizando das ferramentas de geomarketing para encontrar o formato ideal. São frequentemente encontradas na maioria dos shoppings do Brasil, assim como nas principais avenidas e ruas comerciais.

A marca Cacau Show se destaca não somente pela qualidade de seus produtos, que tem um sabor inigualável, mas também por sua estratégia de negócio. São conhecidos os ovos de Páscoa trufados, que só poderão ser encontrados na época da Páscoa, ou os bombons voltados para a época do Natal. Esse cardápio sazonal oferece vantagens significativas ao despertar nos clientes um interesse diferente em cada momento. Do formato do chocolate e percentual de cacau, às embalagens, inclusive para presentes, tudo é feito para tornar a marca conhecida e memorável, ao se tornar uma referência de qualidade.

As opções de investimento partem das pequenas lojas container, com um custo de R$ 64,9 mil para instalação, até as grandes lojas Águia 2.0, que necessita de uma área mínima de 40 m² para sua criação. O investimento para esta é de R$ 196 mil, com um faturamento anual estimado em mais de R$ 1,2 milhão. Também são possíveis as versões quiosque, ideal para áreas com fluxo de pessoas em áreas fechadas, como shoppings, universidades, rodoviárias ou centros comerciais, e ainda a loja Smart, pensada para ser um ponto de encontro de clientes, em bairros ou ruas de maior movimento. Todas as versões disponíveis, os diferentes valores de investimento e o pesa da marca Cacau Show, a tornam uma das melhores franquias para 2022.

  • Valor do investimento: R$ 196 mil
  • Prazo para retorno: –
  • Faturamento médio mensal: –
Melhores franquias para 2022: Café Cultura

A melhor rede de franquias de cafeterias da região Sul e a 5º melhor do Brasil, essa é a descrição da cafeteria Café Cultura. Um espaço agradável para seus clientes, com uma arquitetura que desperta o interesse daqueles que passam e podem aproveitar um produto de qualidade superior, um atendimento especial, uma boa experiência, em um ambiente tranquilo e descontraído. Independente do momento que ali chegar, irá encontrar um bom café, que irá agradar, e também uma boa comida, desde o café da manhã ou o brunch até o jantar.

O Café Cultura tem hoje 18 anos de tradição e 32 lojas, com uma taxa de conversão de 96%. Para se tornar um franqueado, é desejável que o candidato tenha ao menos 70% do valor de investimento necessário para abertura da franquia. O valor mínimo para instalação de uma unidade é de R$ 350 mil, e são duas as opções de espaço disponíveis: lojas, direcionadas a pontos comerciais em ruas ou locais que não necessitam de exaustão, e quiosques, melhor aproveitados em shoppings ou lojas pequenas com bastante fluxo de pessoas.

  • Valor do investimento: R$ 100 mil
  • Prazo para retorno: 6 meses
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 22 mil
Melhores franquias para 2022: Café do Ponto

O mercado de cafeterias está em amplo crescimento, com um desejo cada vez maior das pessoas em ter momentos de descanso e cuidado ao frequentar um bom ambiente enquanto delicia um café de qualidade. E a marca Café do Ponto, nesse cenário tem aproveitado a necessidade observada pelas pessoas para levar a elas a experiência desejada, a tornando uma das melhores franquias para 2022. A marca foi criada em 1954, possui sua própria marca de café, com grãos selecionados e uma grande expertise para criar um produto único, que agrada a todos.

Ingressou no franchising em 1992 e hoje possui mais de 40 unidades em diferentes regiões do Brasil. Seus produtos são premium, com foco naquele que dá nome à marca, o café, na sua forma tradicional, ou nas mais variadas versões, como frappés, capuccino, além de doces e salgados.

  • Valor do investimento: R$ 230 mil
  • Prazo para retorno: 24-36 meses
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
Melhores franquias para 2022: Caracol Chocolates

A Caracol Chocolates marca àqueles que conhecem a cidade de Gramado no RS, juntando o sabor dos chocolates criados pela marca ao frio da região. Com mais de 40 anos desde sua fundação, a sua fama é conhecida no Sul do Brasil. A franquia começou em 2019, ao ser adquirida pela Florestal Alimentos S/A, uma das maiores fabricantes de candies no Brasil, espalhando pelo Brasil o nome da Caracol Chocolates ao criar chocolates artesanais de grande qualidade.

Os produtos oferecidos pela marca são variados, além dos chocolates em formato de bombom, barras, formas temáticas, tem também outros produtos, como pipoca com chocolate, ou mesmo canecas temáticas e ursos de pelúcia. Com essa variedade, os presentes comprados nas lojas Caracol se tornam uma ótima escolha.

  • Valor do investimento: R$ 110 mil
  • Prazo para retorno: –
  • Faturamento médio mensal: –
Melhores franquias para 2022: Cartão Exame BR

Saindo do setor alimentício por um momento, uma oportunidade de mercado em crescimento nesse momento diz respeito ao setor de saúde. O Cartão Exame BR dá descontos em exames laboratoriais e de imagem, com o pagamento de uma mensalidade pelo titular. O foco está nas pessoas que não tem condição de ter acesso a um plano de saúde, mas precisam com frequência de serviços médicos, com qualidade, rapidez e, o mais desejado, valores acessíveis. Um dos pontos de maior interesse nessa franquia é a recorrência da renda, visto que trabalha com um serviço por assinatura. A descoberta dessa possibilidade pelos clientes, como uma opção aos caros planos de saúde particulares, torna essa uma das melhores franquias para 2022.

Para se tornar um franqueado é necessário que o candidato tenha habilidade comercial, saiba liderar uma equipe e tenha espírito empreendedor. Valor do investimento: R$ 138 mil

  • Prazo para retorno: 15-24 meses
  • Faturamento médio mensal: –
Melhores franquias para 2022: Casa Pilão

A Casa Pilão possui em sua essência um grande diferencial: a tradição brasileira na produção de café e a qualidade conhecida do café Pilão, um dos mais consumidos no Brasil. Além do produto já conhecido, que traz em seu slogan a expressão “o café forte do Brasil”, a Casa Pilão oferece a seus clientes um ambiente agradável e atrativo, com sua temática voltada para uma valorização da brasilidade. Para reforçar seu valor, os cafés são feitos na mesa, junto às pessoas, nas versões coado, prensa francesa e globinho, oferecendo assim a experiência e aroma que atrai a todos.

Além dos cafés tradicionais, há ainda uma variedade de produtos disponíveis, entre outros tipos de cafés e outras bebidas, salgados e doces. A Casa Pilão é administrada pela mesma empresa que faz a gestão do Café do Ponto e portanto as duas marcas possuem uma certa semelhança na forma de gestão. Para adquirir uma franquia da Casa Pilão, estão disponíveis dois formatos: quiosque e loja. O quiosque, feito para instalação em locais de movimentação constante, em ambiente aberto, tem o valor de abertura por volta de R$ 230 mil. A segunda opção, a loja, tem o seu valor de instalação estimado em R$ 320 mil. A rentabilidade estimada é de 12% a 15%.

  • Valor do investimento: R$ 230 mil – R$ 320 mil
  • Prazo para retorno: 18-36 meses
  • Faturamento médio mensal: –
Melhores franquias para 2022: Ceopag

São mais de 310 franquias, em 210 cidades e 21 estados do Brasil, além de mais de 20 anos de experiência no mercado de cartões de crédito. A Ceopag é uma fintech especializada em oferecer formas de pagamento por meio de maquininhas de cartão de crédito para MEI e PME, que são os que mais crescem no Brasil.

A franquia de tecnologia possui know-how, atendimento humanizado e disponível 24h. Os franqueados atuam sem precisar de espaço físico, por meio do recrutamento e venda de novos equipamentos para empreendedores. Eles precisam apenas de internet para começar a trabalhar! E claro, eles recebem treinamento, suporte e consultoria da matriz.

São dois os modelos de negócio: a Franquia Home Nacional, em que o franqueado trabalha de casa, possui o investimento inicial de aproximadamente R$ 10 mil, retorno em até 6 meses, e lucratividade entre 2 e 3 mil reais mensais. Há também a Franquia FDA Nacional, que funciona como master franquia, e atua no recrutamento de novos franqueados.

  • Valor do investimento: R$ 100 mil
  • Prazo para retorno: 6 meses
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 22 mil
Melhores franquias para 2022: Chilli Beans

Quem não conhece a Chilli Beans, e sua pimentinha de marca registrada, não é mesmo? A marca é uma franquia de moda e acessórios, que atua no ramo de óculos de sol e relógios. Ela surgiu em 1990, quando o empresário Caito Maia decidiu levar estilo e mais conforto para as pessoas, por meio dos óculos de sol. As lojas trabalham com ótimas marcas, modelos descolados e com produtos de qualidade. É comum ver campanhas temáticas de óculos e acessórios na Chilli Beans que fazem muito sucesso, como os óculos do Harry Potter. Além disso, uma perspectiva da marca é se especializar ainda mais, e passar a oferecer também óculos de grau.

Desde 2001 a marca está no universo do franchising, e já possui quase mil lojas em todo o Brasil e fora dele. São vários modelos de franquia, que podem ser lojas, ilhas e até pontos de atendimento, fazendo com que exista versatilidade de escolha para o novo franqueado. A franquia está em 24º lugar no ranking da ABF franchising.

  • Valor do investimento: R$ 180 mil
  • Prazo para retorno: 30 meses
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 55 mil
Melhores franquias para 2022: China in Box

A China in Box é a maior franquia de delivery de comida chinesa da América Latina, com mais de 150 unidades no Brasil. Ela surgiu em 1992, no bairro da Moema, em São Paulo, mas já estava na mente de seu proprietário muito antes disso.

A ideia surgiu em 1987, quando Robinson Shiba viajou para os Estados Unidos e percebeu a altíssima demanda por entrega de comida chinesa em casa, nos famosos potinhos de papel. Como ele sabia que o modelo ainda não existia no Brasil, viu aí uma oportunidade.

E foi assim que ela criou uma das melhores franquias para 2022, que nos anos 2000 se juntou à ABF, e já ganhou o selo de excelência 22 vezes consecutivas.

  • Valor do investimento: R$ 720 mil
  • Prazo para retorno: entre 3 e 4 anos
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 220 mil
Melhores franquias para 2022: CL Joias

A CL jóias é a primeira joalheria a atuar com o modelo de franquias no Brasil. Ela foi criada em 1997 no Rio de Janeiro, e se trata de uma marca de jóias versáteis, para todos os momentos. A marca trabalha com ouro e prata, além de relógios de marcas respeitadas.

A CL trabalha com três modelos de negócio: a loja própria, o e-commerce (com vendas online) e as franquias. São sete as unidades franqueadas no Brasil. Para se tornar um dos franqueados, você precisa de:

  • Valor do investimento: R$ 750 mil
  • Prazo para retorno: entre 18 e 30 meses
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 200 mil
Melhores franquias para 2022: CNA

A Cultural Norte Americano, ou CNA é uma franquia de educação que é uma das melhores escolas de idiomas da América Latina. Ela foi criada em 2002 por Luís Gama, em São Paulo, e já acumula mais de 30 selos de excelência da ABF franchising, sendo o último em 2021.

De acordo com as últimas pesquisas, ela tem a incrível taxa de recomendação de 90%, ou seja, quase todos os franqueados recomendariam a marca para outras pessoas, e 80% deles abririam uma nova unidade.

A CNA é a única escola de inglês latinoamericana a ter um material didático exclusivo em parceria com a Disney. São mais de 600 unidades de escolas no país, que têm como objetivo entregar um ensino de qualidade para os alunos.

  • Valor do investimento: R$ 95 mil
  • Prazo para retorno: entre 2 e 4 anos
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 95 mil
Melhores franquias para 2022: Dentz

A Franquia de odontologia Dentz é uma rede de clínicas odontológicas de sucesso, que tem um negócio altamente rentável. A franquia foi fundada em 2018, e abre uma nova unidade a cada 60 dias. Além disso, 50% dos franqueados têm mais de uma unidade, o que mostra a satisfação dos investidores.

A marca busca ser a melhor rede de clínicas odontológicas do Brasil, investindo em alta tecnologia e no melhor tratamento possível. São 23 unidades atualmente, que não precisam ser abertas por dentistas, mas podem pertencer a uma pessoa comum.

  • Valor do investimento: R$ 500 mil
  • Prazo para retorno: entre 18 e 40 meses
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 150 mil
Melhores franquias para 2022: Dermage

A Dermage é uma franquia de beleza, saúde e bem-estar, voltada para o desenvolvimento, produção e venda de dermocosméticos. É isso mesmo, é uma marca de skincare brasileira, para você cuidar da sua pele incentivando a pesquisa e desenvolvimento do país! A marca foi fundada em 1990, por mãe e filha, no Rio de Janeiro. Os produtos da Dermage foram pensados para peles brasileiras, não são testados em animais, e são resultados de pesquisas extensas, respeitadas entre o público médico. São 60 lojas no país, e a marca ainda possui uma parceria com a Sephora.

  • Valor do investimento: R$ 200 mil
  • Prazo para retorno: entre 24 e 36 meses
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
Melhores franquias para 2022: Diolaser

Um centro internacional de depilação a laser, a Diolaser é uma franquia de beleza que foi criada em 2010. São 36 unidades no Brasil, mas também outras na Flórida, Londres, Porto Rico e outros 40 países.

A marca recebeu o selo de excelência da ABF franchising nos anos 2018, 2019, 2020 e 2022 e é reconhecida como a melhor rede de depilação a laser do mundo. 

  • Valor do investimento: R$ 500 mil
  • Prazo para retorno: entre 22 e 36 meses
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 120 mil
Melhores franquias para 2022: Emagrecentro

A emagrecentro é uma franquia de estética e emagrecimento corporal, referência no Brasil nesse segmento. Fundada em 1986 pelo dr. Edson Ramuth, a marca já ganhou 5 vezes o conceito de franquia 5 estrelas da PEGN. Além disso, já foi chancelada com o selo de excelência da ABF franchising 10 vezes, e foi vencedora do Prêmio de Melhor Franquia do Mundo em relação à área de serviços, em 2013.

Hoje são mais de 200 unidades espalhadas pelo Brasil, além de franquias também nos Estados Unidos, onde é chamada de Best Shape. Já foram mais de 3 milhões de pessoas atendidas pela Emagrecentro.

  • Valor do investimento: R$ 100 mil
  • Prazo para retorno: –
  • Faturamento médio mensal: –
Melhores franquias para 2022: Facta

Pioneira em empréstimos consignados no Brasil, a Facta se tornou ao longo de seus 25 anos de existência um exemplo de qualidade e segurança no mercado de crédito no país. Conta com mais de 200 lojas espalhadas por todo o Brasil e já atendeu mais de 3 milhões de clientes. Sua presença nacional chega a 80%, mostrando que tem se mantido como uma empresa forte e confiável, mesmo em tempos de incerteza financeira.

A Facta tem em sua missão e visão a excelência mostrando seu desejo de se tornar um exemplo sempre mais valoroso de qualidade, honestidade, ética e profissionalismo.

  • Valor do investimento: a partir de R$ 120 mil
  • Prazo para retorno: entre 8 e 20 meses
  • Faturamento médio mensal: –
Melhores franquias para 2022: Gazin Semijoias

A Gazin Semijoias é uma franquia de moda especializada na venda de semijoias. Fundada em 2013, ela é a 4ª maior franqueadora do Brasil. A marca é uma minifranquia home-based, que inclui revendedoras, franqueadas e showrooms.

A marca trabalha também na criação de peças exclusivas e no banho em ouro e prata. A Gazin Semijoias possui uma universidade para acolher seus novos franqueados. Ela é uma franquia barata e lucrativa, em que você pode investir a partir de valores muito baixos, e ter retornos volumosos.

  • Valor do investimento: R$1 mil a R$25 mil
  • Prazo para retorno: 1 a 3 meses
  • Faturamento médio mensal: R$3 mil a R$50 mil
Melhores franquias para 2022: Guia-se

A Franquia Guia-se é uma rede que atua com marketing digital, e apoia empresas a trabalhar e se estabelecer na Internet. São mais de 100 unidades e três mil clientes satisfeitos. A marca já foi chancelada com o selo ABF franchising 9 vezes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 32,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15.000 e R$ 30.000,00
  • Prazo de retorno: A partir do 6º mês
Melhores franquias para 2022: Hering Store

A marca Hering, fabricante de roupas, tem se estabelecido como uma das marcas mais conhecidas e admiradas pelos brasileiros. Sua existência se inicia na década de 1880 e estima-se que seja reconhecida por mais de 90% da população. Possui hoje mais de 650 franquias abertas, já foi premiada 16 vezes em prêmios de importância para o mercado de franquias. Essa informação, associada aos seus mais de 140 anos de história, a tornam uma das melhores franquias para 2022.

  • Valor do investimento: a partir de R$ 150 mil
  • Prazo para retorno: entre 24 e 48 meses
  • Faturamento médio anual: R$ 185 mil
Melhores franquias para 2022: HSH – Home Sushi Home

A Home Sushi Home é uma franquia de delivery de comida japonesa, um ramo que tem feito muito sucesso atualmente. O nome da empresa faz uma paródia com o jargão “home sweet home”, e preza pela qualidade dos ingredientes, atendimento de excelência e respeito ao consumidor. A marca foi criada em 2016, e teve sua primeira unidade franqueada em Recife, em Pernambuco. Atualmente, são 22 unidades franqueadas no Brasil

  • Valor do investimento: a partir de R$140.000
  • Prazo para retorno: de 12 a 20 meses
  • Faturamento médio mensal: –
Melhores franquias para 2022: Imaginarium

A imaginarium é uma das maiores marcas de presentes criativos do Brasil. Ela é conhecida por antecipar conceitos famosos em equipamentos eletrônicos, de papelaria e utilitários em geral. Ela já foi chancelada com o selo de excelência da ABF franchising 20 vezes, provando que é uma franquia de sucesso.

A marca tem uma história inspiradora. Tudo começou na década de oitenta, quando uma arquiteta e um médico decidiram passar mais tempo com suas filhas em casa. Para isso, eles começaram a trabalhar com artesanato, fabricando enfeites de natal artesanalmente, e vendendo na vizinhança. Com o sucesso das peças, eles se mudaram para Florianópolis em 1991.

A temática da marca, no início, era voltada para aconchego e família, usando muitas peças em madeira. Com o tempo, ela passou a investir em seu maior ponto forte hoje em dia: inovação. São mais de 200 lojas exclusivas espalhadas pelo Brasil, mais 600 unidades franqueadas, além do e-commerce e da presença no marketplace.

  • Valor do investimento: a partir de R$ 70.000
  • Prazo para retorno: de 18 a 48 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
Melhores franquias para 2022: Instituto Gourmet

O Instituto Gourmet é uma franquia de educação de rede de escolas profissionalizantes na área gastronômica. Sua formação não se limita àqueles que desejam se tornar chefes de cozinha, mas também está voltada a quem tem a cozinha como um hobby. Possui diferentes tipos e modalidades de cursos, com diferentes durações e temáticas, com aulas variando de workshops a temas específicos da cozinha e confeitaria.

Possui hoje mais de 130 escolas em funcionamento, com mais algumas em implementação, fazendo dela a maior rede de escolas de gastronomia no Brasil. Seu objetivo é a transformação de vidas, por meio do empreendedorismo ou formação para o mercado de trabalho.

  • Valor do investimento: a partir de R$ 218 mil
  • Prazo para retorno: de 19 a 20 meses
  • Faturamento médio mensal: –
Melhores franquias para 2022: Havaianas

É provável que você não só conheça a franquia Havaianas, como também seja um grande cliente dela. Talvez, você até mesmo esteja usando uma das emblemáticas sandálias da marca neste exato momento. A empresa já tem mais de 55 anos e é uma das maiores franquias do mundo. Ela está presente em mais de 100 países, e domina 80% do mercado de chinelos do planeta. Ela é uma gigante.

Franquia Havaianas: entenda mais sobre sua história
  • Valor do investimento: a partir de R$ 300 mil
  • Prazo para retorno: até 36 meses
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 50 mil e R$ 80 mil, com rentabilidade média de 12%.
Melhores franquias para 2022: Lubrax +

Administrada pela Petrobrás e associada aos postos de combustível da rede, as franquias Lubrax são centros de troca rápida de óleo, filtros e outros serviços mecânicos automotivos. A rede possui um sistema computadorizado que reúne informações de mais de 20 mil modelos diferentes de veículos nacionais e estrangeiros.

  • Valor do investimento: a partir de R$ 190 mil
  • Prazo para retorno: de 18 meses
  • Faturamento médio mensal: –
Mahogany

A marca Mahogany produz cosméticos de alto padrão, com conceitos inovadores, diferentes matérias-primas, vinda de grandes empresas de fragrância internacional. Sua existência remete ao ano de 1991. Mas somente a partir de 2006 começou a disponibilizar franquias, e hoje já há mais de 200 pontos de venda distribuídos pelo Brasil.

  • Valor do investimento: a partir de R$ 100 mil
  • Prazo para retorno: de 24 a 48 meses
  • Faturamento médio: R$ 24 mil a R$ 65 mil.
Mail Boxes Etc.

A Mail Boxes Etc., ou MBE, é uma franquia de logística e soluções para empresas. Ela atua com transporte, logística, impressões, marketing, para pequenas e médias empresas. O objetivo dela é apoiar o empreendedorismo de pequeno porte, e tornar as operações possíveis.

A marca atua por meio de pontos de fácil acesso, que oferecem os diversos serviços da empresa com um atendimento personalizado. São mais de 1700 unidades hoje em dia.

  • Valor do investimento: –
  • Prazo para retorno: –
  • Faturamento médio mensal: –
Majô

Uma franquia de moda, a Majô é uma rede especializada em beleza da cabeça aos pés. A marca trabalha com a venda de peças de roupa femininas. A marca já obteve o selo de excelência da ABF franchising uma vez, em 2020. São 31 unidades franqueadas. 

  • Valor do investimento: a partir de R$247.000
  • Prazo para retorno: de 20 a 36 meses
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$60.000
Maxsorriso

A rede de clínicas Maxsorriso é uma franquia de odontologia, especializada principalmente em tratar implantes dentários. Está estruturada sobre a experiência de mais de 30 mil pacientes já atendidos, cerca de 10 mil implantes.

  • Valor do investimento: a partir de R$235.000
  • Prazo para retorno: de 18 a 36 meses
  • Faturamento médio mensal: –
MCDonald’s

O McDonald’s é a maior franquia de alimentação do mundo, e uma das maiores em todo o mercado de franchising. A marca surgiu nos Estados Unidos, quando dois irmãos resolveram fazer cachorros quentes de forma rápida para os clientes. Foi tanto sucesso que ela se espalhou pelo mundo inteiro. São mais de 36 mil lojas espalhadas por 119 países do globo, empregando mais de 2 milhões de pessoas.

A franquia fatura bilhões de dólares todos os anos, e a primeira unidade dela no Brasil foi em Copacabana, em 1979. Desde então, ele se faz presente em praticamente todos os shoppings do país. Vale lembrar, também, que o McDonald’s foi considerado uma franquia 5 estrelas pela ABF no ano passado. A nota da marca no Reclame Aqui é 6.1.

Quer saber mais sobre a franquia McDonald’s? Confira os artigos abaixo:
  • Valor do investimento: R$2,8 milhões
  • Prazo para retorno: 60 meses
  • Faturamento médio mensal: R$560 mil
franquia McDonald's; melhores franquias para 2022
Ri Happy

A franquia de brinquedos que faz a alegria das crianças, a Ri Happy é uma rede de lojas de brinquedos, com peças originais e um conceito baseado na diversão. São 150 lojas por todo o Brasil.

  • Valor do investimento: R$ 950 mil
  • Prazo para retorno: 48 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 350 mil
Mormaii Fitness

A Mormaii é uma franquia de roupas, equipamentos e acessórios para pessoas que querem praticar esportes. Ela nasceu no mundo do surf, mas se expandiu para todas as áreas, e hoje já tem mais de 30 anos de história. A marca tem mais de 50 unidades franqueadas pelo Brasil, e seu objetivo é dar mais conforto e desempenho para os esportistas.

Quer saber mais sobre franquias de roupas? Conira os artigos:

  • Valor do investimento: a partir de R$377.500
  • Prazo para retorno: de 24 a 36 meses
  • Faturamento médio mensal: –
O Boticário

O primeiro lugar no ranking de franqueadoras brasileiras, a franquia O Boticário é muito famosa no ramo de franquia de beleza. Ela é desenvolvedora, criadora e vendedora de produtos e fragrâncias exclusivas, e possui mais de 35 anos de experiência. São quase 4 mil unidades espalhadas pelo Brasil, e quase mil itens originais.

Conheça a história da franquia O Boticário

  • Valor do investimento: R$90 mil
  • Prazo para retorno: 18 a 36 meses
  • Faturamento médio mensal: R$70 mil
Omo Lavanderia

Em um mundo em que as pessoas têm cada vez menos tempo e espaço, a Omo lavanderia se tornou uma tendência de franquia. Ela atua em modelos que vão desde lavanderias compartilhadas em prédios, até lojas especializadas de autoserviço. Já são quase 100 unidades no Brasil.

  • Valor do investimento: a partir de R$205.000
  • Prazo para retorno: de 26 a 39 meses
  • Faturamento médio mensal: –
Orgânica Body Spa

Com sede em São Paulo, a Orgânica Body Spa é uma franquia de saúde, bem-estar e beleza, que oferece uma rede de venda de cosméticos 100% sustentáveis, de origem vegetal, que oferecem uma ótima qualidade a um preço acessível para todos. A empresa foi fundada em 1989, e tem 14 unidades franqueadas.

  • Valor do investimento: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo para retorno: –
  • Faturamento médio mensal: –
Ortobom

O quinto lugar no ranking Franquias de Sucesso da ABF franchising, a Ortbom é uma franquia de Casa e Construção especializada em colchões e camas de qualidade e ortopédicas. São mais de 2 mil filiais no Brasil.

  • Valor do investimento: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo para retorno: 12 a 18 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
Pitstop Skol

A Pit Stop Skol é uma forma inovadora de vender cerveja, em que carrinhos de bebida são instalados em locais estratégicos. Assim, as pessoas conseguem comprar de forma rápida e dinâmica. Ela está na sexta posição no ranking da ABF e tem quase 2 mil unidades franqueadas no Brasil.

  • Valor do investimento: a partir de R$ 100 mil
  • Prazo para retorno: 10 a 15 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 400 mil
Plena Face

Franquia de beleza, a Plena Face trabalha com harmonização facial e estética.

  • Valor do investimento: a partir de R$ 195.000,00
  • Prazo para retorno: –
  • Faturamento médio mensal: –
Puket

A Puket é uma franquia de moda, que oferece opções de meias, lingeries, homewear, pijamas, moda praia e acessórios de moda. Sua proposta é oferecer diversão e união para as famílias. Ela já foi ganhadora do selo de excelência ABF franchising 16 vezes, e hoje já possui 190 unidades franqueadas.

  • Valor do investimento: a partir de R$368.000
  • Prazo para retorno: de 24 a 36 meses
  • Faturamento médio mensal: R$130.000
Seguralta

Uma franquia de serviços e outros negócios, a Seguralta trabalha com o oferecimento de diversos tipos de seguros para a população. Está presente em 1682 unidades franqueadas pelo Brasil. Além disso, está em nono lugar no ranking ABF.

  • Valor do investimento: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo para retorno: 12 a 36 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Spoletto

A marca de comida italiana Spoletto é uma franquia de alimentação fast-food que oferece um cardápio de massas como lasanha, macarrão e risoto. Ela é muito famosa e está presente em quase todos os shoppings no Brasil. A marca surgiu no Rio de Janeiro em 1999 e hoje possui 335 unidades franqueadas.

  • Valor do investimento: 525 mil reais.
  • Prazo para retorno: entre 36 e 40 meses
  • Faturamento médio mensal: –
Subway

O Subway é uma das franquias de fast food mais famosas do mundo. Em quase todos os shopping centers você encontra uma unidade da marca. Ao contrário do que muitos pensam, o nome da franquia não significa “metrô”. Quer dizer, o nome significa “metro” em inglês, mas, na verdade, ele é uma adaptação da palavra “Submarines”, que era o nome original da marca. Após a abertura da quinta unidade, a franquia reconheceu a necessidade de uma mudança de nome e adicionou a palavra “Way” ao sufixo “Sub-“, criando o nome atual.

A marca tem mais de 44.000 unidades em 111 países. As principais características do Subway são o atendimento veloz, sanduíches recheados pelo cliente e geralmente mais saudáveis ​​do que os vendidos por outras redes de fast food. Ah, claro, tem que ser no formato de baguete!

Quer saber mais sobre a franquia Subway? Confira nossos artigos:
  • Valor do investimento: a partir de R$ 368 mil
  • Prazo para retorno: –
  • Faturamento médio mensal: 80 mil reais
Topper | Rainha

A Topper é uma franquia de moda voltada para o ramo da moda esportiva, e de roupas especializadas em exercício físico. Ela tem 6 unidades no Brasil e sede em São Paulo.

  • Valor do investimento: a partir de R$82.000
  • Prazo para retorno: –
  • Faturamento médio mensal: –
Yes! Cosmetics

Focada em produtos de alta qualidade e preços acessíveis, a Yes Cosmetics é uma franquia de beleza que fabrica produtos para todo o Brasil. São mais de 100 unidades no país e 20 anos de mercado.

  • Valor do investimento: a partir de R$125 mil
  • Prazo para retorno: –
  • Faturamento médio mensal: –

Passo a passo para abrir uma das melhores franquias para 2022

Se você decidiu abrir uma unidade franqueada de algumas das marcas acima, saiba que esse nem sempre é um trabalho fácil. É preciso tomar algumas precauções e se preparar para fazer um contrato responsável e favorável para ambas as partes.

Além disso, é preciso ter assistência jurídica, e às vezes até de outros profissionais. Confira, abaixo, dez passos para abrir uma franquia sem dor de cabeça!

Escolha bem em que investir

Há muitas possibilidades que se desenham como boas oportunidades, principalmente porque uma franquia se estrutura sobre o legado de uma marca, que tendo mais ou menos tempo de existência, demonstra sua capacidade de sobressair no mercado e gerar nos clientes o desejo de conhecer ou permanecer.

Mas é necessário que a análise de viabilidade de uma determinada franquia seja bem feita, considerando as diferentes necessidades para sua implantação, além de uma análise de mercado, para entender qual a demanda na região. A partir do conhecimento do setor no qual se deseja ingressar se torna mais fácil mirar em uma franquia de sucesso.

Além do aspecto de mercado, há a experiência do franqueado, que pode ser um diferencial. A maior parte das franquias não exige uma experiência prévia no setor, mas caso ela exista, se torna uma vantagem na adesão a esse segmento, frente à grande concorrência existente nos diversos setores.

Se prepare

Conhecendo então as possibilidades de mercado, após uma boa análise de viabilidade, é necessária a preparação para lidar com as responsabilidades de liderar uma empresa. Nesse aspecto, é adequado estudar fundamentos de administração, finanças, liderança e gestão de pessoas.

Algo que pode também ajudar é ter a ajuda de pessoas com conhecimentos diversos que possam amparar  na tomada de decisão, no andamento de processos internos da empresa, na gestão de funcionários e financeira.

Além dos conhecimentos e preparação geral é bom tomar conhecimento sobre o mercado em específico no qual se deseja inserir. A maioria das franquias fornece os treinamentos necessários para o novo franqueado, além de acompanhamento constante para realização de um processo de melhoria contínua.

Mas conhecimento é uma das chaves para um negócio de sucesso e nesse âmbito, é bom que o treinamento não se limite ao fornecido pela marca, fazendo com que sua empresa possa buscar diferenciais diante de oportunidades.

Pense na sua situação financeira

Planejamento financeiro é essencial para a gestão de qualquer empresa, ou até mesmo das finanças pessoais. E nesse ponto é necessário cautela. Ao planejar sua franquia observe suas possibilidades. No caso de ser necessário um financiamento, entenda bem quais serão os valores de lucro potencial da loja, para definir parcelas possíveis e não correr o risco de pagar juros por não pagamento.

Também é importante fazer boas simulações, buscando um aporte seguro, com juros viáveis e também taxas administrativas. O prazo para pagamento deve ter ordem de grandeza próxima ao contrato com a franqueadora, para que não haja surpresas.

Independente da fonte do dinheiro, é bom que haja um valor a mais do que o mínimo estipulado pela franquia, para lidar com possíveis despesas não estimadas. Um outro aspecto de importância é não misturar o controle financeiro pessoal e o de sua empresa.

Essa é uma tentação pela qual passam muitos empreendedores e deve ser um ponto de atenção, pois a saúde financeira de uma empresa não pode ser consequência das decisões pessoais.

Contrate um serviço jurídico

Embora as informações de contrato geralmente sejam claras, existem diversos aspectos na abertura de um negócio que não são tão familiares àqueles que não possuem formação jurídica. Além das questões relacionadas a contratos com fornecedores e contratos de trabalho. Para esses assuntos é bom que exista o auxílio de uma empresa jurídica. Ela irá auxiliar no bom andamento do processo de abertura da empresa, além da contratação de funcionários e exigências legais, como impostos a serem pagos.

Estude o contrato

O contrato é a chave para conhecimentos das responsabilidades legais para com a franqueadora, assim como a situação contrária. Esse é o documento mais importante na abertura de uma franquia, pois estabelece todos os pontos chaves do acordo mútuo selado. Na leitura do contrato é necessário que os pontos onde exista uma situação nebulosa sejam levados a conhecimento da franqueadora contratada, para que todo o acordo selado esteja de acordo com a decisão de ambas as partes.

Pense no marketing

O ditado popular diz que a “propaganda é a alma do negócio”. Essa frase diz sobre uma das mais importantes coisas dentro do desenvolvimento de uma empresa: o marketing. Afinal é necessário o conhecimento de algo para se ter o interesse nesse algo. Desta forma, um lugar que não alcança seus clientes está fadado ao fracasso. Por esse motivo, esse aspecto deve ser encarado como uma necessidade primária do negócio.

Um bom marketing pode diferenciar empresas de um mesmo segmento. Diversas vezes as pessoas não conhecem uma loja que está em seu bairro ou rua porque não a viu ou soube da existência. Mas isso pode mudar caso, por exemplo, ela veja alguém que segue em uma rede social mostrando esse lugar, tão próximo dela. Ou então, pode se interessar ao ver um banner de divulgação em uma região de grande circulação de pessoas. É certo que as diferentes possibilidades de divulgação abrem uma valorosa porta para tornar uma sua loja em uma franquia de sucesso, e separar um valor para isso pode trazer retorno financeiro expressivo.

Faça seu geomarketing

Uma estratégia de marketing não deve se orientar apenas por tendências de momento, sem uma análise adequada de como executá-la. Para definir qual a forma de alcançar um maior número de pessoas, assim como as que mais irão aderir ao produto oferecido, existe o geomarketing.

Com essa ferramenta de análise que utiliza inteligência geográfica, se torna possível entender as necessidades das pessoas de uma região, nas proximidades de um ponto comercial, assim como as características influenciadas pela idade predominante, cultura, hábitos, entre outras características.

Uma análise de geomarketing pode tornar o financiamento em propaganda e divulgação mais rentável, trazendo resultados melhores para sua campanha publicitária. Para compreender melhor do que trata essa importante ferramenta, considere ler nosso texto sobre o assunto.

E a arquitetura?

Talvez seja esse um dos maiores atrativos para uma loja. Antes de se interessar por um produto as pessoas se interessam pela aparência do lugar e do produto. Por essa razão, não se deve menosprezar a capacidade de uma arquitetura em atrair clientes. O nível de detalhes utilizados, modelo de mobiliário e estilo muitas vezes é trazido pela própria franquia, pois a identidade visual é uma das marcas mais importantes para a caracterização de uma franquia.

No entanto, é necessário ponderar qual tipo de construção será feita. Isso é também uma característica atribuída à oferta e demanda. Se a franquia presta serviços rápidos e objetivos, por exemplo, um ambiente bem decorado e agradável não é uma exigência, e não fazê-lo pode ser uma economia. Por outro lado, em uma cafeteria, por exemplo, o ambiente é uma das coisas mais desejadas pelos clientes. Por essa razão existem profissionais capacitados para auxiliar na melhor ambientação para sua empresa, como por exemplo escritórios de arquitetura.

Faça a formatação da franquia

Também não se esqueça de pensar no formato da sua franquia, seja em relação à arquitetura, ou à organização administrativa e logística. Vale a pena consultar um profissional. Entre em contato conosco.

Persista!

Se mesmo diante desse passo a passo, você ainda está com dúvidas, a Goakira ajuda você! Somos um conglomerado de empresas especializadas em franchising e varejo. Temos uma equipe profissional em franquias, com todo o trabalho necessário para te fazer ter sucesso. Oferecemos atendimentos jurídicos, arquitetônicos, administrativos, de marketing, e muito mais. Além disso, realizamos o geomarketing, a COF e a formatação de franquia da empresa solicitante. Entre em contato, teremos o prazer de enviar uma proposta.

Conclusão

Investir no franchising é uma ótima opção para quem está começando a empreender agora, e quer começar de algum lugar mais certo. Afinal, o modelo conta com a “herança” de conhecimento da franqueadora, e é um dos mais seguros que existem no mundo.

Porém, não é preciso ser rico ou ter acumulado dinheiro durante toda a vida para investir em uma franquia, viu? Existem diferentes redes para todos os gostos, bolsos e habilidades. Entre as microfranquias, minifranquias e as franquias mais conhecidas, são muitas as possibilidades para você escolher uma das melhores franquias para 2022.

E com as tendências de retomada econômica no Brasil depois da pandemia da covid-19, é possível estimar que o mercado do franchising registre um ótimo crescimento em 2022. Espera-se que as franquias online tenham uma ótima desenvoltura, já que os hábitos da população mudaram. Também, o setor do lazer está voltando com tudo! As melhores franquias para 2022 dão uma pista sobre o que está em alta.

E aí, gostou do conteúdo? Já escolheu uma franquia para investir? Nos siga nas redes sociais para não perder os próximos posts! Instagram, Facebook, Linkedin

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