Indústria 4.0 e suas inovações

3 minutos para ler

As revoluções industriais expõem, antes de tudo, a mecânica e energia elétrica, em geral, pelo avanço das inovações da tecnologia. Porém, a Indústria 4.0, termo referente à 4ª Revolução Industrial, está relacionada a máquinas inteligentes.

Além disso, a Indústria 4.0 pode ser difundida por meio da internet industrial e análise de dados. No entanto, a 4ª Revolução Industrial pode ser encarada como um grande desafio.

Da mesma forma, ao passo em que as inovações tecnológicas levam ao ambiente de trabalho, as organizações precisam ser ágeis para acompanhar e entender o processo.

Inovações da indústria 4.0

Sobretudo, o mercado exige adaptações. Por isso, é fundamental destacar as tecnológicas e as inovações para os mais diversos setores. Confira:

1. Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas é indicada pela união de objetos físicos, utilizados no dia a dia, com a conexão da rede web. Assim, a tecnologia permite que as rotinas sejam mais produtivas, inteligentes e automatizadas.

Por exemplo, imagine um carro que define, no mesmo instante, o melhor trajeto para levar o passageiro a algum lugar. Ou até as redes de franquias que oferecem refeições por meio de vending machines.

Em outras palavras, a IoT pode ser pensada como a internet em todas as coisas, o que cria um canal de comunicação interativo, até mesmo em objetos diversos, como uma caixa de contenção de água.

2. Robótica

A robótica é um fator importante para a rotina de indústria.

No atual cenário, a grande parte das tarefas que eram realizadas de forma manual já são desenvolvidas por máquinas – ou robôs.

Os robôs, por outro lado, tem a capacidade de realizar atividades que exigem um trabalho certo, com força, desempenho e, claro, atenção, como a confecção de um carroceria de madeira, por exemplo.

3. Inteligência Artificial (IA) no contexto da indústria 4.0

A IA está, sobretudo, ligada à robótica. Afinal, os avanços da ciência nesse campo tem como objetivo aperfeiçoar os robôs e a junção de sistemas e tarefas.

Dessa forma, a inteligência artificial permite que as máquinas trabalhem de forma similar aos humanos, desenvolvendo mecanismos capazes de simular a capacidade de raciocinar, perceber e tomar decisões.

4. Big Data

Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados. A tecnologia, por sua vez, possui a capacidade de obter informações de forma rápida, confiável e, acima de tudo, viável.

Nesse sentido, o Big Data trata-se de uma estrutura de dados importantes para capturar, analisar e gerenciar várias informações, até as mais simples, como o número de vendas de um molde de broca de aço rápido, por exemplo.

As inovações tecnológicas estão transformando o mercado

Como você pode perceber ao longo deste post, as inovações tecnológicas estão transformando o cenário mercadológico.

Portanto, é preciso acompanhar as mudanças tecnológicas e as inovações presentes no cotidiano. Além de, claro, ficar por dentro de todas as tendências e transformações nesse campo.


potencialize a rede de franquias

Posts relacionados

Deixe um comentário