Indústria 4.0 e suas inovações

4 minutos para ler

As revoluções industriais foram caracterizadas, respectivamente, pela mecânica, eletricidade e automação. No entanto, a indústria 4.0, conceito utilizado para representar a 4ª Revolução Industrial, está relacionado, integralmente, a máquinas inteligentes.

Além disso, a indústria 4.0 pode ser difundida por meio da internet industrial e análise de dados computacionais. Além de diversas inovações tecnológicas que automatizam os processos manuais, eliminando a necessidade de interferência humana.

No entanto, a 4ª Revolução Industrial pode ser encarada como um grande desafio. Na medida em que as inovações tecnológicas influenciam diretamente no ambiente de trabalho, as organizações precisam ser ágeis para acompanhar as transformações.

Nesse sentido, existe uma variação de tecnologias que auxiliam na construção da indústria 4.0. E claro, não podemos deixar de mencionar que nos próximos anos as indústrias serão repletas de sistemas automatizados e tecnológicos.

Diante desse cenário, confira as principais inovações tecnológicas que estão impactando diretamente o contexto industrial:

4 inovações da indústria 4.0

Atualmente, o mercado exige inúmeras adaptações automatizadas. Por isso, é fundamental destacar as tecnológicas e as inovações desenvolvidas para os mais diversos setores. Confira a seguir:

1. Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas é caracterizada pela integração de objetos físicos, utilizados no dia a dia, com a conexão de uma rede de internet. A tecnologia permite que as rotinas sejam mais produtivas, inteligentes, ágeis e automatizadas.

Por exemplo, imagine um carro autônomo que define, instaneamete, o melhor trajeto e velocidade para levar o passageiro a qualquer lugar. Ou até mesmo as redes de franquias que estão oferecendo refeições por meio de vending machines.

Em outras palavras, a IoT pode ser pensada como a internet em todas as coisas, o que cria um canal de comunicação integrado e interativo, até mesmo em objetos diversos, como uma caixa de contenção de água.

2. Robótica

O surgimento da robótica é um fator determinante para a rotina industrial. Atualmente, a grande parte das tarefas que eram realizadas de forma manual já são desenvolvidas por robôs.

Os robôs, por sua vez, tem a capacidade de executar atividades que exigem precisão, força, desempenho e, claro, atenção, como a confecção de um carroceria de madeira, por exemplo.

3. Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial está essencialmente ligada ao desenvolvimento da robótica. Afinal, os avanços científicos nesse campo tem como objetivo o aperfeiçoamento dos robôs e a integração de sistemas e tarefas.

Dessa forma, a inteligência artificial permite que as máquinas trabalhem de forma similar aos humanos, desenvolvendo mecanismos capazes de simular a capacidade de raciocinar, perceber e tomar decisões.

4. Big Data

Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados. A tecnologia, por sua vez, possui a capacidade de obter informações de forma rápida, confiável e, acima de tudo, viável.

Nesse sentido, o Big Data trata-se de uma estrutura de dados importantes para capturar, analisar e gerenciar várias informações, até as mais simples, como o número de vendas de um molde de broca de aço rápido, por exemplo.

As inovações tecnológicas estão transformando o mercado

Como você pode perceber, ao longo deste post, as inovações tecnologicas estão transformando todo o cenário mercadológico.

Portanto, é preciso acompanhar as mudanças tecnológicas e as inovações presentes no cotidiano. Além de claro, ficar por dentro de todas as tendências e transformações nesse campo.

Posts relacionados

Deixe um comentário