Franquias de roupa e sapatos: 30 opções para você investir

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Se você quer apostar em um negócio relacionado a bens de consumo, então as franquias de roupa são uma excelente opção. Apesar das dificuldades econômicas do país, o setor está constantemente apresentando bons resultados, afinal o brasileiro é muito vaidoso e esse também é um dos bens básicos para qualquer pessoa.

As franquias de moda em geral estão entre as que mais cresceram em faturamento: 11,4% no último ano. Aliás, o faturamento foi motivo de comemoração e atratividade para quem quer comprar uma franquia de roupa.

O que é franquia?

Caso você ainda não esteja familiarizado, o franchising é um modelo de negócio em que uma empresa proprietária de uma marca fornece o direito de uso da marca para o investidor, que se tornará um franqueado. De forma resumida, a franquia é um modelo de negócio de sucesso replicável.

No modelo de franquias, uma empresa (também chamada de franqueadora) concede a terceiros (os franqueados) o direito de uso da sua marca, explorando comercialmente, além dos produtos e serviços, os processos e métodos que foram desenvolvidos por ela.

Dessa forma, os franqueados podem replicar o formato em outros locais, utilizando estratégias como o geomarketing para usar um formato de negócio que já é reconhecido no mercado e tem sucesso sólido. Assim, o franqueador assina o contrato com a franqueadora e, depois, recebe todo um suporte necessário para implementar e gerir sua própria unidade.

Então, diferentemente do licenciamento, o franchising conta com sistema de legislação, a partir da Lei de franquia, e precisa seguir uma padronização. Além disso, na formatação da franquia é criada a COF (Circular de Oferta de Franquia) e o Contrato de Franquia, documentos que servem como base para garantir os direitos e deveres de ambas as partes.

A lei de franquias, inicialmente promulgada no ano de 1994 e atualizada em 2019, regula, por exemplo, que o franqueado deve pagar uma taxa mensal para o franqueador, além de minuciar cada detalhe de como deve ser elaborada a Circular de Oferta de Franquia (COF), que é um documento que cada franquia possui e entrega para seus possíveis franqueados, especificando as características e situação da marca.

Por isso, quando procurar por uma franquia de roupas, fique atento se estas informações a seguir fazem parte da Circular de Oferta de Franquia:

  • Histórico resumido da franquia;
  • Organização societária, nome e lista de todas as empresas ligadas direta ou indiretamente ao negócio, identificadas corretamente com seus respectivos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
  • Balanços financeiros dos franqueadores, referentes aos dois últimos exercícios;
  • Eventuais problemas judiciais existentes que questionem o sistema ou possam, de alguma forma, comprometer o pleno funcionamento da franquia;
  • Descrição geral do negócio e de quais atividades podem ser desenvolvidas pelo franqueado;
  • Perfil ideal do franqueado, no que diz respeito à sua escolaridade, experiências profissionais anteriores e outras características que o franqueador achar relevante registrar;
  • Total do investimento necessário à aquisição, implantação e início de operação da franquia, incluindo o valor estimado de instalações, maquinário, estoque inicial e condições necessárias de pagamento, taxas obrigatórias (como a taxa de franquia) e informações referentes a taxas periódicas e suas bases de cálculo (por exemplo, aluguel de pontos comerciais, taxas de propaganda ou royalties);
  • Descrição do suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador ao franqueado.

Além disso, aquele que deseja empreender com franquia de roupas também deve estar a par dos seus direitos e obrigações como franqueado, que costumam estar previstos no mercado de franquia.

Ele deve saber de antemão que os franqueados recebem todo o apoio e know-how da franqueadora (o que é muito mais seguro do que começar uma empresa do zero). Dessa forma, isso também garante mais atenção e maior fidelização de clientes, por causa da força da marca e padronização que a franquia oferece.

A importância do perfil do franqueado

Caso você não esteja alinhado aos valores da marca e não tenha afinidade com o segmento, é melhor procurar outro negócio. Afinal, franquias de roupa precisam de franqueados organizados, detalhistas e com atendimento impecável. Assim, ter um senso fashionista pode ajudar tanto na arrumação das vitrines, quanto no acompanhamento de tendências para a unidade. Alguns acham que é bobagem, mas são justamente esses detalhes que levam um PDV a faturar mais que outro.

Além disso, os colaboradores são a chave do sucesso do seu negócio. Por isso, faça com que a sua equipe memorize preços, conheça as novidades e prestem um atendimento consultivo na hora de vender. Dessa forma, com certeza os resultados aparecerão em pouco tempo. Nesse sentido, uma equipe de vendas bem treinada é o que faz a diferença na retenção de clientes e aumento de receita.

Franquias de roupa: quais as melhores opções de investimento?

São milhares de opções de franquias de roupa. Existem oportunidades separadas por gênero: masculino, feminino, ou genderless. Ou então, separadas por idade: moda infantil, adolescente, adulta, terceira idade… Então, tem para todos os gostos e bolsos. Portanto, na hora de escolher, você tem algumas opções que podem orientar a sua decisão:

  • Força da marca;
  • Localização e suporte oferecido pela empresa franqueadora;
  • Qualidade dos produtos vendidos;
  • Lucratividade oferecida pelo negócio.

Assim, lembre-se também de conversar com franqueados das marcas que listou para investir e descobrir quais os prós e contras de cada operação. Afinal, somente com muita pesquisa é possível fechar um bom negócio.

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30 opções de franquias de roupa para investir:

1. Baby Duck

Essa é uma rede de franquias de roupas de bebê com método de compra por quilo. Além disso, uma excelente experiência de compra para os pais e conforto dos bebês são as premissas das unidades da marca.

Assim, o faturamento médio é de R$ 40 mil, com investimento inicial de R$ 87 mil.

2. Piccadilly

Presente em 5 continentes, é uma boa opção de franquia de calçados femininos. A marca gaúcha revisou recentemente seu modelo de negócios, possibilitando abertura de lojas em pequenas galerias e na rua, barateando os custos.

Com investimento inicial em torno de R$ 300 mil, a empresa já tem 13 mil pontos de venda no país e pretende expandir ainda mais nos próximos anos.

3. TFlow

A queridinha dos cantores sertanejos oferece o modelo de venda direta, que funciona num formato home based, no qual o franqueado pode trabalhar da própria casa, levando o produto até o cliente.

Assim, com investimento a partir de R$ 19.990, a marca também atua com o modelo tradicional de quiosques. Dessa forma, essa é uma boa opção de franquia barata de moda.

4. Quiksilver

No mercado desde 1969, é uma das principais referências em franquias de roupa esportiva, oferecendo produtos de excelência no quesito surfwear, beachwear e streetwear.

Assim, a abertura de uma nova unidade custa a partir de R$ 370 mil, com resultado líquido de 12 a 15%.

5. Intimissimi

E rede italiana de franquia de roupa está presente em mais de 40 países, oferecendo peças de moda íntima feminina e até masculina.

Então, o valor inicial de investimento é de R$ 480 mil, com R$ 180 mil de faturamento médio por mês.

6. Authentic Feet

Referência em franquias de roupa e itens esportivos há mais de 25 anos, é baseada em São Paulo mas está presente em outros 11 estados com 80 unidades em funcionamento.

Assim, para abrir uma nova unidade, o franqueado precisa investir R$ 310 mil.

7. Hering

Fundada em 1880, a Cia. Hering é uma das principais empresas de vestuário do Brasil, com mais de 140 anos de história, oferece treinamentos e apoio jurídico ao franqueado.

Hoje, são mais de 600 unidades Hering Store distribuídas por todos os estados brasileiros, além de 19 lojas em outros países da América Latina. Com isso, a franquia Hering é listada como uma das maiores franquias do Brasil.

O investimento inicial é a partir de R$ 380 mil. O retorno do investimento é estimado entre 18 e 48 meses.

8. Artwalk

A rede de sneaker stores comercializa calçados casuais e esportivos das marcas mais conceituadas do mundo desde 2006.

Assim, com quase 60 unidades operando no Brasil, a empresa pede R$ 315 mil pelo investimento inicial e royalties de 4% sobre o faturamento, com pelo menos 28 meses de retorno.

9. Bayard

Uma empresa consolidada, com mais de 65 anos de história em vendas de artigos esportivos.

Dessa forma, trabalha com o que há de melhor no mercado de varejo esportivo e investe constantemente em treinamentos para a equipe de vendas, de modo a oferecer uma melhor experiência ao consumidor. Assim, a taxa inicial de franquia está estimada em R$ 50 mil.

10. New Era

A fornecedora original de bonés para as ligas de basquete, beisebol e futebol americano trouxe seu modelo de franquias para o Brasil em 2006, sempre com credibilidade e excelência.

Além disso, além dos bonés, oferece acessórios, calçados e camisetas. O valor inicial de investimento é de R$ 250 mil.

11. Piticas

Com um conceito simplificado, a franquia de roupas de camisetas e acessórios focada no universo geek oferece suporte até mesmo para quem não tem experiência anterior no varejo, auxiliando em todos os aspectos, da operação às vendas.

Segundo a revista Exame, está entre as 5 franquias mais amadas pelos brasileiros. Assim, o valor de investimento começa em torno de R$ 135 mil, com retorno esperado entre 18 e 24 meses.

12. Puket

A franquia de roupas vende mais de 16 milhões de meias e 3 milhões de peças íntimas, acessórios e homewear por ano, chegando a ser exportada para países da América Latina.

Assim, com opções para todas as idades, a marca já está consolidada no mercado e é reconhecida como uma das principais em seu segmento. O empreendedor deve investir R$ 368 mil no início do negócio, com faturamento mensal médio de R$ 118 mil.

13. Lez a Lez

A rede de franquias de roupas catarinense trabalha com o conceito de urban beach, ou seja, une o universo descomplicado da praia com a sofisticação da cidade.

Os franqueados recebem assessoria, treinamentos e orientação para atender ao público com excelência.

A empresa de Jurerê Internacional, com quase 30 franquias já funcionando no Brasil e no mundo, pede um investimento inicial de R$ 395 mil.

14. M. Officer

A marca é uma das mais bem sucedidas e conhecidas do ramo. As lojas vendem moda unissex, e está sempre oferecendo novas linhas de produtos inovadores de qualidade.

Além disso, a marca também é popular pela grande adesão a moda do jeans,

15. Lilica e Tigor

A rede de franquias de roupa “Lilica e Tigor” é uma grande marca reconhecida no nicho de moda infantil.

Esta franquia de roupas oferece produtos de alta qualidade, bem como o estabelecimento é um ambiente agradável, o que sempre a tornou destaque.


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16. Poderoso Timão

Essa é para fãs de futebol! A franquia de roupa do Poderoso Timão oferece uma gama variada de produtos da moda esportiva como bonés, tênis, camisas e outros produtos relacionados.

A franquia tem vários modelos de negócios como o formato de quiosques, lojas em ruas ou em centros comerciais, por exemplo. Para adquirir uma unidade, o investimento é a partir de R$ 100 mil reais.

17. Scala

Com mais de unidades franqueadas, a marca vende roupas íntimas e moda feminina em geral.

A franquia Scala tem mais de 48 anos de experiência no setor do varejo e oferece suporte para campanhas publicitárias e consequente aumento de vendas.

18. Puc

A rede de franquias de roupa oferece uma diversa gama de linha em vestuário infanto-juvenil, por isso é uma das referências do mercado e conta com dezenas de lojas.

A primeira loja da marca foi inaugurada em 1998, em São Paulo. Desde então, a PUC tem se expandido pelo sistema de franquias. As lojas, localizadas tanto em comércio de rua quanto em shopping centers, atendem principalmente ao público das classes A e B.

O investimento inicial é R$ 180 mil, com prazo de retorno médio em 36 meses.

19. Mr. Kitsch

A Mr. Kitsch, fundada em 1985, é conhecida como uma franquia de roupa que apresenta produtos com qualidades e atualizado nas tendências do mundo da moda. A franquia de roupas oferece marca própria, bem como a revenda em lojas.

O investimento inicial é a partir de R$ 450 mil, com prazo de retorno do capital estimado a partir de 24 meses

20. Mercatto

A franquia de roupas Mercatto tem o seu diferencial em oferecer aos clientes produtos que estão dentro das tendências da moda por preço de fábrica, um grande atrativo.

Com 44 lojas próprias e 22 unidades franqueadas, a marca cobre de investimento inicial R$ 331 mil, com retorno médio de 36 meses.

21. Container Concept

A loja chama atenção pelo seu visual e sua decoração, que lembra um contêiner – o nome da loja.

A Container Ecology Store foi a primeira franquia de roupas multimarcas do mundo e é a única loja em container do planeta. Com conceito inovador, inteligente e sustentável, nosso franqueado não abre apenas mais uma loja, mas sim pensa nas futuras gerações.

O investimento inicial é de R$ 99 mil a R$ 284 mil, com retorno de 14 a 24 meses.

22. Enjoy

Essa franquia de roupa é antenada em todas as tendências da moda, onde investe muito com as suas linhas. Assim, a Enjoy oferece moda urbana confortável e estilosa, sem deixar de ser bonita.

Há 21 anos no mercado, trabalhando o conceito de amor e dedicação à moda brasileira, a empresa requer, de investimento inicial, R$ 250 mil.

23. Folic

O destaque da rede de franquias de roupa Folic no mercado é oferecer roupas sofisticadas. Como requisito a a empresa requer, para a abertura de uma unidade, o ponto comercial localizado em uma cidade de mais de 400 mil habitantes – preferencialmente em shopping centers.

Atuando com o sistema multimarcas, a empresa pede um investimento estimado de R$ 298 mil, com prazo de retorno estimado em 20 a 24 meses.

24. Cantão

A franquia de roupas Cantão é conhecida pela moda jovem, contando com mais de 45 anos de experiência no mercado de varejo. Fundada em 1967, no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, as coleções da marca contam com um mix de mais de 700 produtos. O investimento inicial da empresa é de R$ 325 mil, com retorno médio de 32 meses.

25. Ad Life Style

Desde 1984 no mercado, a marca da franquia de roupa Ad Life Style oferece uma linha de moda masculina e também feminina. Já possui mais de 70 lojas espalhadas por todo território nacional e apresenta o compromisso de oferecer ao nosso cliente o melhor produto, investindo em pesquisa e inovação.

Para adquirir uma unidade da franquia, o investimento inicial é de aproximadamente R$ 500 mil, com o retorno de 24 meses.

26. Alphabeto

A rede de franquias de roupa Alphabeto trabalha no nicho de moda infantil, oferecendo produtos para crianças até 14 anos de idade. Utilizando referências de tendências de moda internacional, a marca dá apoio ao franqueado, incluindo manuais detalhados e exclusivos.

O investimento inicial é de R$ 300 mil, com o retorno estimado na média de 30 meses.

27. Check List

A franquia Check List se diferencia no mercado de franquias de roupas pois oferece uma linha de produtos exclusivas para mulheres mais velhas. Atualmente, conta com 33 unidades franqueadas.

28. Caverna do Dino

A franquia Caverna do Dino é do nicho de moda infantil, oferecendo produtos confortáveis e divertidos aos pequenos – desde recém-nascidos, até 14 anos de idade.

A marca de franquias de roupa, do Rio Grande do Sul, conta com 35 unidades franqueadas. Para o investimento, requer R$ 205 mil, com prazo médio de retorno estimado em 35 meses.

29. Jorge Bischoff

A marca de franquias de roupa Jorge Bischoff é uma grife de roupas reconhecia pela elegância e qualidade de seus designs de roupas. Isso proporcionou a empresa uma imagem sólida e bem sucedida; dessa forma, além das unidades brasileiras, também conta com unidades no exterior.

Criada em 2003, a empresa de grife cobra o investimento inicial a partir de 385 mil. O faturamento médio mensal gira em torno de R$ 200 mil e o retorno é de 24 a 36 meses.

30. Enzo Milano

A rede de franquia de roupas Enzo Milano conta com a Itália como inspiração, e seus produtos elegantes já conquistaram grande espaço no mercado.

Fundada em 2011 e aderida ao sistema de franchising em 2011, a empresa cobra o investimento inicial a partir de R$ 215 mil, com o retorno de 24 a 48 meses.

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