Usaflex: Conheça o case de sucesso

6 minutos para ler

A franquia de sapatos Usaflex é um exemplo de franquia de sucesso.

Fundada em 1998, é pioneira na fabricação de calçados de conforto e moda para homens e mulheres de todas as idades. Além dos 33 escritórios de representação interna, conta também com 2 fora do país.

Assim, com menos de 3 anos de atuação no mercado, o canal de Franquias Usaflex se consolidou como a primeira rede de calçados de conforto e moda do país. Além disso, atualmente, ela conta com centenas de lojas espalhadas pelo país, razão pela qual é considerada uma franquia de sucesso no Brasil.

Quer saber tudo sobre essa franquia lucrativa e que domina o mercado de sapatos confortáveis? Então, continue lendo!


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franquia usaflex

A marca Usaflex é considerada uma das líderes do segmento de franquias de sapatos. Nesse sentido, ela produz os próprios produtos – em torno de 25 mil pares por dia. Assim, as fábricas geram em torno de 2,8 mil empregos e estão situadas nas cidades Campo Bom, Dois Irmãos, Parobé e Igrejinha.

Hoje, a Usaflex é reconhecida como uma das marcas mais sólidas na busca do bem-estar e qualidade em seus produtos.

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Além disso, atualmente ela conta com mais de 140 lojas espalhadas em 20 estados do país, seguindo o plano de expansão que prevê chegar a uma rede de 340 lojas.

Números das franquias Usaflex em 1 ano
  • 3.3 milhões de atendimentos
  • 133 milhões de acessórios vendidos
  • 4.7 milhões de pares vendidos
  • R$ 930 milhões em produtos vendidos

Qual o segredo do sucesso da Usaflex

Depois de ler todos os detalhes de crescimento dessa franquia de sucesso, você deve estar se perguntando como a Omie chegou nesses números.
A resposta é simples: a Usaflex buscou ajuda de especialistas do mercado de franquias para realizar a formatação de franquia da marca.

Dessa forma, o grande sucesso foi resultado de uma parceria da marca com consultores da Goakira. Com o auxílio de profissionais com inteligência de mercado do sistema de franquia, a Usaflex conseguiu expandir sua marca fazendo as escolhas certas e evitando erros a partir de estudos e pesquisas especializadas.

O que é franquia?

Antes de tudo, é importante entender o que é franquia. O modelo de franquia (também conhecido como franchising) acontece quando o franqueador (proprietário da marca) vende seus direitos de uso e de marca para os franqueados (outros empresários). Nesse sentido, é o caso do: McDonald’s, Milli, Burger King, Onodera Estética, O Boticário e Subway, por exemplo.

Então, como franqueado, a pessoa precisa respeitar todas as políticas e os padrões da marca, desde as cores utilizadas até o formato e a linguagem do negócio.

Dessa forma, o franqueador deve oferecer treinamentos e orientações sobre a qualidade e as características da marca que precisam ser mantidas ou seguidas. Por outro lado, o franqueado paga a taxa de royalties.

Qual a diferença de franquia e filial?

Afinal, o que é a filial de uma empresa? Uma filial nada mais é do que uma nova unidade de uma empresa, correspondente aos padrões e às políticas da matriz (a sede original).

Assim, costuma ser a primeira alternativa de empresas internacionais para terem unidades da própria marca em todas as partes do mundo.

Então, os lucros e prejuízos fazem parte da separação, do balanço financeiro e da responsabilidade da marca. Assim, todos os gastos com a expansão ficam por conta da empresa, já que não é cedido o direito de uso a terceiros. Ou seja, enquanto a franquia é um negócio independente, a filial não.

Uma grande diferença entre franquia ou filial é o investimento. Assim, no caso das franquias, as aplicações são feitas por terceiros, que são os franqueados. Assim, a separação financeira é totalmente independente, ou seja, cada unidade fica com o lucro e paga apenas as taxas de royalties sobre o faturamento, que são acordadas em contrato.

Quer saber mais sobre franquia ou filial? Então, ouça nosso podcast a seguir:

Por que franquear o negócio?

O setor de franquias faturou mais de R$ 47,3 bilhões no final de 2021, registrando um crescimento de 15,1% em relação ao trimestre anterior, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Além disso, o faturamento ultrapassou o de 2019, ano anterior a pandemia. Nesse sentido, isso significa que, mesmo em momentos de crise, o franchising continua crescendo e esta é apenas uma das muitas vantagens de franquia.

2021 do franchising em números:

Faturamento: +9%
Unidades: +5%
Emprego: +5%



Qual a vantagem de franquia?

Ao decidir entre franquia ou filial, franquear um negócio sai na frente principalmente pelo aspecto financeiro. Além da expansão ser feita com o investimento de terceiros, possíveis prejuízos não são de sua responsabilidade direta, já que recebe royalties. Outras vantagens são:

  • Crescimento rápido
  • Padronização alta
  • Mais simplicidade jurídica: lei das franquias
  • Menos riscos trabalhistas

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Conclusão

Para alcançar o sucesso do seu negócio, é essencial contar com a ajuda de profissionais especializados no mercado.

Além disso, se você deseja expandir de forma sustentável e estruturada, o modelo de franquias pode ser a opção perfeita para o seu negócio.

Por isso, para a formatação de franquia da sua marca, ou expansão da sua franquia, conte com o auxílio dos melhores consultores do mercado. A Goakira, atualmente, é reconhecida com o selo de qualidade ISO 9001 (International Organization for Standardization) e também conta com o certificado Great Place To Work.

Serviços que a Goakira oferece:

  • Formatação de franquia;
  • Geomarketing;
  • Projetos Arquitetônicos;
  • Expansão;
  • Cursos e Treinamentos;
  • Desenvolvimento de conceito;
  • Valuation.

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