Franquia de Pet Shop: saiba tudo sobre elas e descubra as melhores

38 minutos para ler

O segmento de franquia pet shop é constantemente reconhecido como um dos mais estáveis do mercado. Isso se dá porque, mesmo com as diversas crises que o Brasil vem passando nos últimos anos, esse setor só cresce, com desempenho próximo a áreas tradicionalmente fortes, como alimentação.

Além disso, o Brasil tem um dos maiores mercados pet do mundo quando se fala em faturamento, a segunda maior população de cães e gatos do planeta, é o país que mais forma médicos veterinários e já contabiliza mais animais de estimação que crianças.

É o ambiente propício para investir nesse setor, não é? No entanto, é comum que os empreendedores tenham dúvidas sobre como entrar nesse mercado sem experiência ou conhecimento prévio. Até porque a operação de um negócio de pet shop é bastante complexa, principalmente pela variedade de produtos e serviços a serem oferecidos, desde rações, acessórios e brinquedos até banho, tosa, consultas com médicos veterinários etc.

Dessa forma, é consideravelmente mais vantajoso optar por franquia de pet shop em vez de abrir um negócio do zero. Com uma franquia, o empreendedor tem menos riscos, conta com um modelo de negócio padronizado e recebe todo o suporte e treinamento dos franqueadores.

Por isso, nesse post, explicaremos mais sobre franquias, traremos dados e informações relevantes sobre este mercado promissor e apresentaremos algumas franqueadoras com ofertas de investimento para todos os bolsos e gostos.

Acompanhe conosco, boa leitura!

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franquia de pet shop

O que são franquias?

Caso você queira investir e abrir uma franquia de pet shop ou de outro segmento, mas ainda não esteja familiarizado, podemos explicar o que é franquia e como elas funcionam!

O franchising é um modelo de negócio em que uma empresa proprietária de uma marca fornece o direito de uso da marca para o investidor, que se tornará um franqueado. De forma resumida, a franquia é um modelo de negócio de sucesso replicável.

No modelo de franquias, uma empresa (também chamada de franqueadora) concede a terceiros (os franqueados) o direito de uso da sua marca, explorando comercialmente, além dos produtos e serviços, os processos e métodos que foram desenvolvidos por ela.

Dessa forma, os franqueados podem replicar o formato em outros locais, utilizando estratégias como o geomarketing para usar um formato de negócio que já é reconhecido no mercado e tem sucesso sólido. Assim, o franqueador assina o contrato com a franqueadora e, depois, recebe todo um suporte necessário para implementar e gerir sua própria unidade.

Então, diferentemente do licenciamento, o franchising conta com um sistema de legislação especial, a partir da Lei de franquias, e precisa seguir uma padronização. Além disso, na formatação da franquia é criada a COF (Circular de Oferta de Franquia) e o Contrato de Franquia, documentos que servem como base para garantir os direitos e deveres de ambas as partes.

A lei de franquias, inicialmente promulgada no ano de 1994 e atualizada em 2019, regula, por exemplo, que o franqueado deve pagar uma taxa mensal para o franqueador, além de minuciar cada detalhe de como deve ser elaborada a Circular de Oferta de Franquia (COF), que é um documento que cada franquia possui e entrega para seus possíveis franqueados, especificando as características e situação da marca.

Por isso, quando procurar por uma franquia barata e lucrativa, fique atento se estas informações a seguir fazem parte da Circular de Oferta de Franquia:

  • Histórico resumido da franquia;
  • Organização societária, nome e lista de todas as empresas ligadas direta ou indiretamente ao negócio, identificadas corretamente com seus respectivos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
  • Balanços financeiros dos franqueadores, referentes aos dois últimos exercícios;
  • Eventuais problemas judiciais existentes que questionem o sistema ou possam, de alguma forma, comprometer o pleno funcionamento da franquia;
  • Descrição geral do negócio e de quais atividades podem ser desenvolvidas pelo franqueado;
  • Perfil ideal do franqueado, no que diz respeito à sua escolaridade, experiências profissionais anteriores e outras características que o franqueador achar relevante registrar;
  • Total do investimento necessário à aquisição, implantação e início de operação da franquia, incluindo o valor estimado de instalações, maquinário, estoque inicial e condições necessárias de pagamento, taxas obrigatórias (como a taxa de franquia) e informações referentes a taxas periódicas e suas bases de cálculo (por exemplo, aluguel de pontos comerciais, taxas de propaganda ou royalties);
  • Descrição do suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador ao franqueado.
ebook sobre formatação de franquias

Os direitos e obrigações de um franqueado

Além disso, aquele que deseja empreender investindo em franquia de pet shop — ou qualquer outro setor — também deve estar a par dos seus direitos e obrigações como franqueado, que costumam estar previstos em documentos como o contrato de franquia.

Ele deve saber de antemão que os franqueados recebem todo o apoio e know-how da franqueadora (o que é muito mais seguro do que começar uma empresa do zero). Dessa forma, isso também garante mais atenção e maior fidelização de clientes, por causa da força da marca e padronização que a franquia oferece.

Quanto aos direitos e obrigações do franqueado, temos como direitos:

Uso da tecnologia do franqueador

É o ponto mais importante a ser levado em conta pelo franqueado. A transferência de tecnologia entre franqueadores e franqueados, além de toda a bagagem de nomes, marcas e identidade visual, possibilita ao franqueado maior otimização na gestão e na política da empresa.

Dessa forma, a uniformização e padronização do know-how e tecnologia das franquias beneficia ambas as partes envolvidas no negócio e, por isso, deve ser seguida à risca.

Comercialização de produtos e serviços

O franqueado tem direito, assim que consumado o negócio e assinado o contrato de franquia, de vender todos os serviços e produtos oferecidos pelo franqueador. Se algum produto for retirado da linha, o franqueador deve substituí-lo o mais rápido possível, de modo que o franqueado consiga cuidar da reposição e não sofrer prejuízos por uma possível queda nas vendas.

Isso costuma acontecer em franquias de alimentação, por exemplo. Quando um sanduíche é lançado e, depois de um tempo, tem sua produção descontinuada, é dever do franqueador colocar um novo produto em seu lugar, principalmente se o anterior tiver sido um sucesso de vendas.

Exclusividade na área de atuação

É previsto no contrato de franquia que o franqueado tem direito à exclusividade de comercializar determinados serviços ou produtos dentro de um determinado território.

Com o valor pago pelo franqueado ao franqueador em transferência de tecnologia, taxas, direito de uso, todas as normas de obrigações, o mínimo que se pode oferecer ao franqueado é a exclusividade ao prover aquele serviço em sua região.

Dependendo do modelo de franquia formatada e contratada, este direito pode ser mais flexibilizado, mas sempre deve ser respeitado pelo franqueador, estando sujeito à quebra do contrato.

Recebimento de segurança e suprimentos

O franqueador deve garantir ao franqueado que o suprimento de insumos e bens necessários ao pleno funcionamento da franquia seja feito de forma regular e segura, visto que o franqueado não tem total autonomia para escolher com quais fornecedores ele deve trabalhar.

Como estes são escolhidos pelo franqueador, é fundamental assegurar os suprimentos e entregas da melhor forma possível, além de serem oferecidos produtos de qualidade, que ajudem a trazer confiabilidade à franquia.

Já quanto às obrigações do franqueado, podemos destacar as seguintes:

Pagamento de remunerações

No contrato, está estipulado que o franqueado deve pagar, em dia, as taxas necessárias ao funcionamento da franquia. A principal remuneração a ser paga é a taxa de franquia.

Essa taxa consiste na aquisição de toda a tecnologia e know-how envolvidos na franquia, bem como os nomes, marcas e identidades visuais utilizados pelo franqueado. É um valor fixo, que deve ser pago mensalmente, durante todo o período em que o contrato de franquia estiver ativo. No final do contrato, se ambas as partes concordarem em seguir trabalhando juntas como franqueador e franqueado, a taxa de franquia sofre um reajuste.

Além disso, o franqueado também pode ter que pagar royalties ao franqueador. Ao contrário da taxa de franquia, o valor dos royalties é variável e calculado em cima do faturamento bruto mensal do franqueado. Está previsto na lei, porém não é obrigatório, inclusive há franquias que preferem não cobrar royalties.

A taxa de propaganda também pode ser cobrada, sendo calculada da mesma forma, ou seja, sobre o faturamento da unidade de franquia. Seu objetivo é constituir um fundo para propagar a mensagem da marca em meios de comunicação como televisão e internet.

Compromisso com o padrão de qualidade

Como já foi dito anteriormente, o franqueado não possui a liberdade de escolher com quais fornecedores vai trabalhar, deixando isso a cargo do franqueador. Dessa forma, o franqueado deve seguir todas as diretrizes do franqueador, desde a padronização das instalações até os insumos que serão utilizados nos produtos.

A unidade de franquia deve seguir o padrão de qualidade de todas as outras unidades e isso deve estar compreendido tanto no contrato, quanto no compromisso do franqueado e seus funcionários.

Sigilo acerca de informações estratégicas

Já é sabido que o franqueado tem acesso livre a todo o know-how e tecnologia que lhe foi transferida com a aquisição da franquia e a assinatura do contrato.

Algo que ele deve se certificar, também, é que estas informações, costumeiramente sigilosas, não podem ser divulgadas de forma alguma em público, de maneira a não colocar o negócio em risco.

Ou seja, os dados relevantes à empresa, como métodos de trabalho, processos, planos de negócios, entre outros, devem ser mantidos sob o mais absoluto sigilo.

O franqueador também tem seus direitos e obrigações com o franqueado e essas informações também estão previstas em contrato. Acompanhe, a seguir, aquilo que é obrigatório ao dono do negócio prover ao investidor que pretende investir em franquias:

Treinamento dos franqueados e funcionários

É obrigação do franqueador oferecer treinamento e capacitação profissional adequados aos franqueados e seus funcionários, de forma que consigam prestar os serviços previstos no contrato de franquia de forma plena.

Além disso, o franqueador deve assessorar seu franqueado no momento de escolha do ponto comercial ou na elaboração do projeto arquitetônico que será empregado na construção do estabelecimento.

Dessa forma, o franqueado e seus colaboradores terão mais competência para seguir os padrões e normas estabelecidos no contrato de franquia.

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Fornecimento de tecnologia

Como foi dito anteriormente, a característica mais marcante de uma franquia é a padronização. Por isso, dentre as obrigações do franqueador previstas no contrato de franquia, está a cessão de tecnologia e know-how dos serviços que o franqueado irá prestar. Estes serviços são um pacote único, não podendo, de forma alguma, sofrer alterações do franqueado ou de sua equipe de colaboradores.

Entre os serviços que são licenciados ao franqueado estão o nome, marca, logotipo e identidade visual em geral, nome dos produtos e métodos de trabalho. Todos devem ser seguidos de forma integral.

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Criação de publicidade

Fica a cargo do franqueador a função de coordenar as estratégias de marketing e publicidade da franquia, tanto no dia a dia quanto em ações especiais.

Dependendo do caso, o franqueado pode dividir com o franqueador a publicidade de sua unidade. Por exemplo, quando julgar necessário impulsionar a divulgação do local, seu endereço, etc. Neste caso, o franqueador deve autorizar o ato e as despesas ficam para o franqueado.

Condução de pesquisas

O franqueador também deve ser responsável pela pesquisa de mercado, monitorando as ações dos seus concorrentes e investindo na criação de novos produtos, com o objetivo de atender as demandas e expandir o público-alvo.

Outras obrigações do franqueador

Além das prerrogativas citadas anteriormente, o franqueador também deve estar atento às áreas em que já haja uma unidade de franquia previamente instalada. Segundo o contrato de franquia, o franqueado possui o direito de exclusividade de território, o que proíbe que várias unidades sejam instaladas na mesma região.

Em conclusão, o franqueador deve prover assistência ao franqueado em todos os momentos, seja por meio de visitas, seminários, troca de informações ou treinamentos.

Taxas e royalties

O empreendedor que deseja investir em franquias baratas e lucrativas deve se ater, também, às taxas inclusas no negócio. Muitas delas são obrigatórias e não devem nunca ser esquecidas no momento de procura de uma nova unidade para investir, pois têm um valor importante, que, além de pesar no orçamento, auxiliam o franqueado a ter benefícios a mais na hora de operar a sua nova unidade de franquia.

Normalmente, são três as taxas que o franqueado deve pagar ao franqueador, de maneira universal. Essas taxas se devem, primeiro, ao uso da marca, que é a compra e cessão de direitos de uso, e uma taxa mensal de prestação de contas ao franqueador, que será utilizada, também, para a manutenção da franquia como um todo. Dessa forma, todas as taxas de que falaremos aqui são devidas ao franqueador, pelo franqueado.

A primeira taxa, que é preciso ser quitada para iniciar a negociação da abertura de uma nova franquia, é a taxa de franquia. Ela é um valor estipulado para a compra da patente. Existem vários valores de taxas de franquias, variando desde mil reais, até um milhão de reais. Portanto, há franquias para todos os bolsos.

A segunda taxa, e talvez mais conhecida, é a taxa de royalties. Ela é uma taxa vinda de determinado recurso, ou seja, é uma parcela do faturamento mensal da filiada. Essa taxa varia de marca para marca, mas gira em torno dos 10% do valor total. Está prevista na lei, porém não é obrigatória — como você poderá ver no decorrer deste texto, há franquias que não cobram royalties.

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A última taxa que existe no franchising é o fundo de propaganda. Ele é um valor cobrado por algumas – não todas – as franquias, que é utilizado para investimento em propaganda da marca como um todo. Isso não significa que se um franqueado pagar mil reais em fundo de propaganda, terá mil reais de propaganda para sua loja. Esse valor pode ser utilizado para realizar coisas maiores, como anúncios em grandes jornais e para contratação de influenciadores.

Cabe lembrar que, caso a franquia cobre fundo de propaganda, esse pode ser um ponto positivo para o franqueado, que não terá que se preocupar com esse aspecto, e também terá acesso a iniciativas maiores e mais ousadas de marketing.

História do modelo de franquias

Agora que você entendeu o que é franquia, está na hora de entender sua criação. Não pense que as franquias são uma forma jovem de fazer negócio, que tem pouco tempo de atuação no mercado. Pelo contrário!

O modelo de franchising como conhecemos hoje, foi criado em meados do século XIX, com o dono das máquinas Singer. Aproximadamente no ano de 1850, o fundador da empresa de máquinas de costura, com o objetivo de aumentar as vendas, começou a conceder licenças de uso da sua marca, permitindo que vendedores pudessem vender as máquinas da empresa, além de seus outros produtos, em outros locais dos Estados Unidos.

Esse modelo, posteriormente, foi imitado pela General Motors, pela Coca-Cola, pelo McDonald’s e várias outras marcas que são multinacionais hoje em dia. Mas não para por aí: o espírito do franchising já existia desde a Idade Média, em algumas práticas de monarcas e membros da Igreja.

Atualmente, no Brasil, o modelo de franquias está se recuperando da crise que assolou o mundo com a pandemia do covid-19. As expectativas para o ano de 2022 são de um crescimento ainda maior do setor, com geração de lucros, empregos, e de maior intensidade de movimentação econômica. Por isso, investir, hoje, em uma franquia barata e lucrativa é um bom negócio! Mesmo investindo pouco, a chance de obter bons retornos e garantir a independência financeira ainda é bastante alta.

Tipos de franquias

Hoje em dia, existe um número extremamente abundante de franquias, nos mais diversos segmentos e dos mais diversos tipos. Só no Brasil, são mais de 150 mil franquias atuando atualmente, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Então, é claro que não poderia existir somente uma forma de fazer franquia, afinal, é um número muito grande, em que é impossível não surgir diversidade.

Existem franquias de alimentação, franquias de beleza, franquias de casa e construção, franquias de turismo, franquias de educação, franquias de saúde, franquias de delivery, franquias de tecnologia, franquias de cafés, franquia de pet shop, franquias de chocolate, franquias de moda, franquias de sapato, franquias de hotelaria, franquias de farmácia, franquias de arquitetura, entre muitas outras.

De acordo com um estudo realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), atualmente, existem mais de 3 mil marcas que operam no modelo de franquias no Brasil. Pense em uma marca que você já viu não apenas em um, mas em vários shoppings diferentes e em outros centros comerciais. E não necessariamente shoppings da mesma região e cidade, mas em diferentes estados (até mesmo países!). Essas são as franquias, um modelo de negócio rico, versátil e acessível para qualquer perfil de empreendedor.

Hoje em dia, a ABF divide o modelo de franquias em 11 segmentos, os quais são categorizados de acordo com os serviços que prestam e os produtos que oferecem. Por exemplo, o McDonald’s obviamente é uma franquia de alimentação. Já O Boticário pode ser considerada uma franquia de saúde, beleza e bem estar.

Confira abaixo os segmentos de franquias existentes:

  • Alimentação;
  • Saúde, beleza e bem estar;
  • Casa e construção;
  • Entretenimento e lazer;
  • Comunicação, informática e eletrônicos;
  • Hotelaria e turismo;
  • Moda;
  • Limpeza e conservação;
  • Segmento de serviços automotivos;
  • Serviços educacionais;
  • Serviços e outros negócios.

O mercado de franquias de pet shop no Brasil

Dados do IBGE afirmam que existem mais de 132 milhões e 400 mil animais domésticos no Brasil. Entre eles, mais de 52 milhões são cachorros, aproximadamente 38 milhões são aves canoras e ornamentais, 22 milhões são gatos, 18 milhões são peixes ornamentais, sobrando pouco mais de 2 milhões de bichos que não se encaixam em nenhuma das outras características. Esses dados também confirmam que o Brasil é o quarto maior do mundo quando se trata em população total de animais de estimação, sendo ainda o segundo maior em população de cães, gatos e aves canoras.

Isso prova que, cada vez mais, as pessoas vêm incluindo em suas famílias os animais de estimação, inclusive superando o número de crianças, segundo o próprio IBGE. Em 2015, o instituto apontou que 44,3% das casas em áreas urbanas tinham pelo menos um cão. Já em relação às crianças, esse número não passava de 38,1%. Além disso, o brasileiro gasta, em média, R$ 294 por mês com seu pet, isso sem contar necessidades comuns a quem tem bichinhos de estimação, como acessórios, roupas, banho e tosa e veterinário — esses dados são de uma pesquisa feita pela consultoria CVA Solutions.

Por que investir em franquia de pet shop?

Você já deve ter percebido que, em períodos de crise, olhar com atenção para o mercado de franquias é um caminho promissor. Se olharmos para os dados referentes ao segmento das franquia de pet shop, então, os prognósticos são bastante favoráveis, mesmo com as indefinições do cenário econômico do país.

No ano de 2017, o segmento de pet shop teve R$ 20,3 bilhões de faturamento, sendo o terceiro maior do mundo em franquias. Em 2019, foram R$ 35,4 bilhões, bem próximo de setores fortes do mercado, como os negócios relacionados à alimentação (R$ 40,8 bi no mesmo período). Isso prova que as franquia de pet shop fazem parte de um segmento que tem como principal característica a estabilidade. Ou seja, é pouco ou nada afetado por períodos de crise, além de se sair muito bem quando o panorama geral é de crescimento.

É claro que, antes de decidir investir em franquia de pet shop, é necessário buscar alternativas diferentes para neutralizar os concorrentes. Isso passa por oferecer produtos e serviços que outros empreendimentos do mesmo setor não disponibilizam, trazendo diferenciais que façam a empresa ter destaque. Além disso, o empreendedor deve ter bastante atenção às tendências e movimentos do mercado, procurando sempre trazer novidades para o seu negócio.

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Marketing digital: indispensável para franquias

No modelo de franquias, seja qual for o segmento que o negócio se encaixa — franquia de pet shop, alimentação, entretenimento, comunicação, todos os outros — é imprescindível ter atenção a uma das ferramentas mais importantes nesse processo: a comunicação, tanto online quanto offline. Sem estratégias bem definidas de divulgação e consolidação, é muito difícil uma marca se tornar conhecida por consumidores e investidores. Dessa forma, fica claro que o marketing digital é um dos grandes aliados das franquias.

No mundo de hoje, cada vez mais informatizado e dependente da tecnologia, se torna mais viável a manutenção de uma rede de franquias, que deve ter todas suas unidades em pleno funcionamento e perfeitamente padronizadas. Isso só é possível graças a esse avanço tecnológico, protagonizado principalmente pela internet, com as redes sociais e todas as ferramentas de comunicação disponíveis, que permitem que uma empresa alcance novos públicos e se expanda por todos os cantos.

Por isso, é fundamental que redes de franquias invistam em marketing digital, estando sempre cientes dos objetivos que têm em mente e buscando o conhecimento sobre as ferramentas que estão mais em voga no momento, para lucrar mais e obter melhores resultados sempre.

Vantagens do marketing digital para franquias

Mais interatividade

Um dos pontos a se levar em consideração ao elaborar estratégias de marketing digital para franquias é pensar sempre na experiência do consumidor. Por isso, devem ser criadas maneiras de engajar o cliente, fazendo uso de estratégias de interatividade, trazendo a participação do público. Quando o consumidor interage e influencia na trajetória da marca, é criado um vínculo, que pode levar à fidelização.

Melhor análise e acompanhamento dos resultados

As ferramentas de marketing digital permitem que seja possível identificar se as estratégias utilizadas pela empresa estão funcionando de forma satisfatória ou não. É uma vantagem considerável em relação aos meios mais tradicionais de publicidade, visto que há menos desperdício de tempo e recursos em ações e campanhas ineficientes. Assim, é possível apontar erros e buscar soluções para que seja possível recalcular a rota.

Direcionamento de forma inteligente

Outra vantagem considerável que as franquias podem ter ao investir de forma mais clara em marketing digital é poder direcionar as ações e campanhas de suas marcas de uma maneira mais inteligente.

Por exemplo, investir no geomarketing é importante para que apenas pessoas em determinada localidade geográfica recebam determinados conteúdos publicitários. A mesma coisa ocorre em relação a outros critérios, como gênero, classe social, faixa etária… isso ajuda a diversificar o público de um negócio e atingir novos potenciais consumidores.

Uma marca pronta para novas possibilidades

Quando a empresa tem presença no mundo digital, compreende bem os dados que tem em mãos e utiliza as ferramentas da maneira correta, isso quer dizer que ela está cada vez mais perto de trilhar novos caminhos no negócio. E isso também acontece no mercado de franquias.

No caso das franquias, estratégias de marketing digital bem alinhadas podem contribuir, além de novos clientes e novos parceiros comerciais, para a consolidação de um processo de expansão da rede. Ou seja, essas estratégias e ações podem atrair investidores e gerar a abertura de novas unidades franqueadas.

A seguir, conheça algumas das ferramentas mais usadas para uma boa implementação do marketing digital em franquias.

Ferramentas mais utilizadas no marketing digital

Google

É considerado o centro do marketing digital, pois são os seus algoritmos que definem a relevância de um negócio para todos aqueles que utilizam a busca. Ou seja, estar atento a como seu negócio aparece no Google é fundamental e isso deve ser sempre o foco na produção de ações de marketing, já que o objetivo é sempre levar as informações da empresa a usuários que podem se interessar pelos seus serviços, bem como atrair potenciais investidores e fornecedores.

Outra ferramenta essencial para o marketing digital oferecida pelo Google é o Adwords. De forma resumida, é um sistema de anúncios que funciona de forma paga, mostrando no topo dos resultados de busca as propagandas selecionadas de acordo com as palavras-chave utilizadas pelo buscador.

Essa funcionalidade é interessante para franquias, pois traz eficiência ao direcionar anúncios para públicos específicos, desde que os critérios sejam bem definidos. Se isso não acontecer, o anúncio pode acabar perdido em detrimento de concorrentes mais eficientes.

Redes sociais

Redes sociais têm cadeira cativa na comunicação de qualquer empresa. Afinal, já é fato consumado que elas são os melhores veículos para geração de engajamento e criação de vínculos e fidelização com os consumidores.

Seja no Instagram, Twitter, TikTok ou até no Facebook, a interação entre marca e consumidor deve ser parte integrante das estratégias de marketing das empresas. Dependendo do posicionamento que a marca tem no mercado, é fundamental que ela se faça presente nesses meios de forma condizente.

Existem empresas que utilizam personas nas redes, como, por exemplo, a Netflix, que se declarou “menina” no Facebook, ou o perfil da Turma da Mônica no Twitter, que rechaçou personificar uma identidade de personagem da turminha, deixando claro que são pessoas adultas administrando a página. Embora diferentes, são maneiras de humanizar as marcas e trazê-las para perto do consumidor.

O Facebook Ads é uma ferramenta de marketing digital bastante utilizada para atrair mais visibilidade por meio de compra de espaço de anúncios no feed de notícias dos usuários. Outra opção na rede de Mark Zuckerberg é o impulsionamento de postagens, que declaradamente atingem mais pessoas do que simples posts orgânicos.

Assim como o Google Adwords, essa ferramenta permite que os anúncios e postagens impulsionadas sejam direcionados aos públicos de interesse. Por exemplo, uma postagem de propaganda eleitoral de um candidato de São Paulo só irá aparecer para os paulistas.

Outra rede social importante para empresas é o Instagram. Inicialmente focada apenas em compartilhamento de fotos pessoais, foi lentamente sendo repaginada após ser comprada por Mark Zuckerberg em 2012. Com o tempo, se tornou uma grande vitrine para as marcas, que veem na rede social de fotos uma maneira de atrair novos consumidores demonstrando seus produtos e serviços de forma mais espontânea e menos engessada.

Uma figura surgiu para auxiliar as empresas nessa tarefa: os influenciadores digitais. Eles são pessoas com muitos seguidores que compartilham suas rotinas na rede, obtendo engajamento por meio de curtidas e comentários em suas publicações.

As marcas perceberam isso e começaram a utilizar o poder dos influencers ao seu favor, enviando produtos para que eles pudessem demonstrar e utilizar de maneira espontânea nas suas redes sociais. E todo tipo de produto serve: de roupas, comidas e bebidas até serviços bancários. 

E-mail marketing

Na internet, não são só o Google e redes sociais que podem servir como ferramentas de marketing digital. O bom e velho e-mail, se bem utilizado, também pode funcionar de maneira satisfatória para as empresas.

É possível utilizar o e-mail marketing como funcionalidade que aproxima a marca dos seus consumidores, divulgando produtos, novas campanhas, além de promoções e vantagens exclusivas para quem tem o e-mail cadastrado. É importante lembrar que essas interações só devem ser feitas com a anuência do cliente, que pode cancelá-las quando desejar.

Essa é uma ferramenta de marketing digital mais complexa que as outras citadas, pois demanda bastante criatividade e organização da equipe. Sem um público-alvo ativo, mensagens diretas, simples e agradáveis visualmente, aproximação e fidelização, pode se tornar apenas mais um spam indesejável para o cliente. Por isso, deve-se ter atenção redobrada nesses itens.

Conheça agora as melhores franquia de pet shop!

1. Franquia de pet shop: Animal Place

A Animal Place está no mercado há 25 anos e é reconhecida como referência em produtos para animais de estimação. Em seu histórico, há prêmios e reconhecimentos pelo seu ótimo atendimento ao cliente, sendo uma das franquia de pet shop mais requisitadas. O valor de investimento não inclui a reforma do ponto comercial e os materiais necessários e o franqueado recebe suporte e treinamento para a administração do negócio.

  • Valor de investimento: R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Retorno do investimento: 18 meses

2. Franquia de pet shop: Petland

A Petland existe desde 1967 nos Estados Unidos, onde é conhecida no ramo de franquias de pet shop. Seguindo seu processo de expansão, chegou ao Brasil há pouco mais de quatro anos, já contando com mais de 100 lojas em 16 estados e se tornando a maior rede do setor no país. Além do Brasil e Estados Unidos, a marca está presente em mais 17 países.

A empresa trabalha com 4 modelos de negócio, sendo todos no formato loja:

  1. Light, com área entre 80m2 a 169m2, direcionada às classes B e C;
  2. Shopping, área entre 140m2 a 500m2, atende classes A, B e C;
  3. Full, área entre 170m2 a 399m2, também atende classes A, B e C, mas com mais espaço;
  4. Experience, para espaços com dimensão entre 400m2 a 1.000m2.
  • Valor de investimento: de R$ 335 mil a R$ 1,1 mihão
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 1 mil a R$ 2,4 mil por m2
  • Retorno do investimento: 29 a 35 meses

3. Franquia de pet shop: Alvorada Pet

Outra franquia de pet shop consolidada no segmento é a Alvorada Pet. Há mais de vinte anos em atividade, preza pelo custo-benefício e conta com lojas em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraíba.

  • Valor de investimento: de R$ 90 mil a R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Retorno do investimento: 18 meses

4. Franquia de pet shop: Roval Pet

A Roval Pet traz um diferencial interessante em franquia de pet shop: é uma farmácia de manipulação exclusiva para pets que desenvolve fórmulas exclusivas para as necessidades dos bichinhos. Para se tornar franqueado, o investidor deve ter identificação com o setor. A marca oferece todo o suporte e treinamentos necessários para a operação do negócio.

  • Valor de investimento: de R$ 270 mil a R$ 300 mil
  • Lucratividade: 20% a 25%
  • Retorno do investimento: 24 a 30 meses

5. Franquia de pet shop: Vital Pet

A Vital Pet é uma franquia de pet shop que administra planos de saúde para animais de estimação, unindo profissionais, clínicas, laboratórios e centros diagnósticos. Há mais de 10 anos no mercado de franquias, oferece aos investidores um negócio simples de operar, prometendo suprir o franqueado com todo o suporte que for necessário através do Serviço de Atendimento ao Franqueado (o SAF).

Entre os modelos de negócio dessa franquia de pet shop, estão o Preposto, que permite que o franqueado adeque a proposta da Vital Pet a um negócio já existente, o Home Office, que dá ao investidor a oportunidade de operar a franquia direto de casa, vendendo os produtos e serviços da marca pela Internet e o modelo tradicional de loja física, focado no empreendedor que deseja trabalhar de forma exclusiva com o que a empresa oferece.

  • Valor de investimento: de R$ 20 mil a R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil (após os 18 meses)
  • Retorno do investimento: 12 a 18 meses

6. Franquia de pet shop: Clinicão

A Clinicão é uma rede de clínicas veterinárias que atende animais de estimação de um jeito diferente há mais de 25 anos. Essa franquia de pet shop faz consultas, banho e tosa, vacinação e cirurgias, além de efetuar exames cardiológicos, do aparelho digestivo e de imagem. Foi a primeira do setor no país a realizar procedimentos cirúrgicos com anestesia inalatória e criocirurgia (tratamento de lesões pelo frio).

Quanto aos modelos de negócio, existem opções para diversas capacidades de investimento. A loja de 50m2 e o consultório de 50m2 a 100m2 são opções especiais para venda de medicamentos e atendimento para cães e gatos. O modelo de 100m2 ou mais permite mais especialidades, como a realização de vários tipos de exames, sendo, assim, uma clínica completa para os pets.

  • Valor de investimento: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Retorno do investimento: não informado

7. Franquia de pet shop: Padaria Pet

Isso mesmo: uma padaria para animais de estimação. Há mais de dez anos, a Padaria Pet traz alimentos diferenciados focados nos pets, como, por exemplo, sorvetes, cervejas, sucos, bolos, cookies, muffins, entre muitos outros. Além disso, funciona como petiscaria e buffet.

Essa franquia de pet shop também traz artigos e acessórios e um exclusivo centro de estética humanizado, pronto para atender cães, gatos e animais mais exóticos, como cobras, lagartos, aranhas e tartarugas.

São dois modelos de negócio à disposição do franqueado. A padaria exige um ponto de venda com área de, no mínimo, 80m2, de modo a abrigar todos os produtos, a área de confeitaria e a seção de acessórios especiais. Já a microfranquia express é um modelo de franquia de pet shop para cidades pequenas, com área mínima de 20m2 e venda exclusiva de produtos da padaria e oferecimento do centro de estética.

  • Valor de investimento: de R$ 50 mil a R$ 280 mil
  • Retorno do investimento: 4 anos

8. Franquia de pet shop: Pet Topete

A Pet Topete é uma rede de franquias de pet shop que oferece serviços de banho, tosa e estética para animais domésticos. A empresa oferece amplo suporte ao franqueado desde muito antes da abertura da unidade, com serviços como avaliação e seleção do ponto de venda, transferência de tecnologia e know how, manuais operacionais, além de formar e treinar os colaboradores. Depois da unidade já aberta, o suporte é focado no acompanhamento das rotinas administrativas, com supervisão periódica, consultorias e orientação nas ações de marketing da franquia.

  • Valor de investimento: de R$ 79 mil a R$ 146 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Retorno do investimento: 18 a 24 meses

9. Franquia de pet shop: Pet Bonosso

A Pet Bonosso é uma franquia de pet shop que fabrica petiscos para animais de estimação, com foco em ossos, palitos e bifinhos para cães. Os produtos são fabricados com a mais alta qualidade, seguindo todas as normas sanitárias.

Quanto ao modelo de negócio, essa franquia de pet shop trabalha com o modelo store in store, onde o franqueado instala os produtos em vitrines, revendendo os petiscos fabricados pela Pet Bonosso.

  • Valor de investimento: de R$ 29,5 mil a R$ 100 mil
  • Retorno do investimento: 6 a 18 meses

10. Franquia de pet shop: Pet 10

Quem busca segurança e confiabilidade ao investir em um negócio precisa conhecer a franquia Pet 10, rede do segmento pet shop fashion que oferece uma variedade de serviços, incluindo: banho e tosa, hotelaria, daycare, spa, clínica veterinária e muito mais com um preço acessível.

  • Valor de investimento: R$ 120 mil
  • Faturamento médio: R$ 70 mil
  • Retorno do investimento: 12 a 24 meses

11. Franquia de pet shop: Pet Shop Móvel

A Pet Shop Móvel é uma franquia de pet shop criada pela Universidade Pet com o intuito de estimular os alunos de seu curso de banho e tosa. No entanto, não precisa ser aluno para investir na franquia!

Entre os modelos de negócio disponíveis, estão opções que vão desde a microfranquia com salão totalmente financiável, a opção de comprar um trailer equipado para o serviço, a possibilidade de adaptação de uma minivan, franquear o trailer para estacionamento em lugares movimentados ou um pet shop completo a partir de 100m2.

  • Valor de investimento: de R$ 10 mil a R$ 150 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Retorno do investimento: não informado

12. Franquia de pet shop: Petmicílio

A Petmicílio é outra franquia de pet shop especializada em banho e tosa. Só que ela tem o diferencial de oferecer o serviço em domicílio, de forma mais conveniente para os donos de pets.

Os franqueados podem disponibilizar serviços de banho e tosa, passeio e hotelzinho. Tudo é feito na casa do cliente, que pode acionar a equipe franqueada por meio de um aplicativo.

  • Valor de investimento: R$ 18 mil a R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
  • Retorno do investimento: não informado

13. Franquia de pet shop: IT PET

O It Pet surgiu como um blog para suprir uma lacuna importante de comunicação no mercado pet. O projeto foi um grande sucesso, e abriu portas para a criação do It Pet Shop, materialização de todo o trabalho do blog e o grande salto para que a marca atingisse o público para além do âmbito digital.

  • Valor de investimento: R$ 390 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 110 mil
  • Retorno do investimento: 24 a 36 meses

14. Franquia de pet shop: The Pet From Ipanema

Uma franquia de pet shop conhecida pelo requinte, sofisticação e elegância. Esta é a The Pet From Ipanema, criada por um veterinário carioca em 1965, na própria cidade do Rio de Janeiro. O diferencial dessa marca é oferecer um conceito de boutique para animais domésticos, com um recorte mais específico para classes mais altas.

O objetivo principal dessa franquia de pet shop é levar suas unidades, famosas na cidade maravilhosa, para outras regiões do Brasil, como o Sul, Norte, Centro-Oeste e Nordeste.

  • Valor de investimento: R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Retorno do investimento: 12 meses

15. Franquia de pet shop: Bicho Sem Grilos

Os empresários que desejam trabalhar com uma franquia de pet shop que oferece serviços completos podem recorrer sem medo à Bicho Sem Grilos, que disponibiliza consultas com veterinários, brinquedos e cestas de aniversário. A empresa foi fundada há mais de 5 anos, em Alphaville, São Paulo, sendo considerada uma das que mais crescem no país.

  • Valor de investimento: R$ 300 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Retorno do investimento: 24 meses
franquia de pet shop

16. Franquia de pet shop: Meu Amigo Pet

A franquia de pet shop Meu Amigo Pet tem um foco na modernidade. Fundada na cidade de São Paulo em 2008, expandiu para o mercado de franquias quatro anos depois, em 2012, já contando com mais de 10 unidades abertas na região Sudeste. A empresa oferece uma ampla gama de serviços para todos os tipos de animais de estimação, desde os mais básicos até os mais modernos. Atualmente, a empresa almeja levar as suas unidades para as regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

  • Valor de investimento: R$ 300 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 90 mil
  • Retorno do investimento: 36 meses

17. Franquia de pet shop: Dog Relax

A Dog Relax é uma franquia de pet shop criada há mais de cinco anos que oferece diversos serviços diferentes, porém todos relacionados aos amados bichinhos de estimação. Massagens, passeios, pacotes de exercícios físicos e outros serviços são executados por profissionais que têm capacitação para propiciar bem estar aos pets.

Além disso, a Dog Relax também oferece o serviço de passeador de cães, profissão comum nos Estados Unidos e que vem crescendo no Brasil nos últimos anos, se tornando uma opção interessante para quem quer ganhar uma renda extra.

  • Valor de investimento: R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
  • Retorno do investimento: 6 meses

18. Franquia de pet shop: Pet Free

A franquia de pet shop Pet Free está há mais de dez anos no mercado oferecendo diversos serviços com excelência para animais de estimação. De banho e tosa a consultório e farmácia veterinária, passando pela venda de rações especiais, acessórios próprios e importados, decoração, boutique e filhotes de raça. A Pet Free busca abrir novas unidades franqueadas em todo o território nacional.

  • Valor de investimento: R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Retorno do investimento: 12 meses

19. Franquia de pet shop: Vitalpet

A Vitalpet é uma franquia de pet shop fundada em 2010 cujo intuito é proporcionar a prevenção e o tratamento de animais de estimação, com enfoque em cuidados veterinários e em pronto atendimento.

São três modelos de negócio à escolha do investidor, com a opção mais barata seguindo o formato home based, que permite que o franqueado controle o negócio direto de sua casa, sem ter que se preocupar com o aluguel de ponto comercial ou custos operacionais exorbitantes.

  • Valor de investimento: R$ 30 mil a R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
  • Retorno do investimento: 24 a 36 meses

20. Franquias de pet shop: Animalia Farma

A Animalia Farma é uma franquia de pet shop com o diferencial de trabalhar com manipulação veterinária. Ou seja, a empresa comercializa medicamentos especializados para cães, gatos, animais silvestres e equinos. Suas unidades trabalham com diferentes formas farmacêuticas e sabores, além de fórmulas exclusivas.

  • Valor de investimento: R$ 250 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil a R$ 90 mil
  • Retorno do investimento: 24 meses

21. Franquias de pet shop: DrogaVET

A DrogaVET é mais uma franquia de pet shop especializada na manipulação veterinária. Os medicamentos são sempre personalizados de acordo com as preferências e necessidades da espécie envolvida. Entre as formas com que a marca trabalha, estão cápsulas, biscoitos e xaropes, com diversas opções de sabores. São dois modelos de negócio à escolha do franqueado, dependendo da estrutura que ele necessitar.

  • Valor de investimento: R$ 250 mil até R$ 300 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Retorno do investimento: 30 até 36 meses
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