Franquia de Lavanderia: saiba tudo sobre elas e descubra as 20 melhores

41 minutos para ler

A modalidade de franquia de lavanderia é um produto da vida moderna. A modernidade transformou muito a rotina das pessoas. Muitas funções que antes eram humanas, agora, são maquinárias.

Lavar roupa é uma delas. Antigamente, era preciso ir até um lavatório público, rio ou lago, para esfregar peça a peça, à mão. Com a água encanada, passou-se a lavar roupa em casa, mas ainda manualmente. Depois, vieram os tanquinhos e máquinas de lavar, que tornavam o trabalho muito mais tranquilo.

Porém, hoje em dia, muitas pessoas moram em apartamentos pequenos e kitnets em grandes cidades, em que não há espaço para lavar a própria roupa ou deixá-la secar. Além disso, há pouco tempo para realizar tarefas desse tipo. Assim, as franquias de lavanderia se popularizaram, tornando a vida das pessoas mais prática e possível. Por meio de uma franquia de lavanderia, é fácil deixar suas roupas lavando enquanto trabalha, e depois só pegá-las secas e limpas, pagando um valor acessível. 

Assim, o mercado de franquia de lavanderia tem se tornado cada vez mais popular, e também promissor, já que a previsão é de que cada vez mais pessoas utilizem esse serviço. Ainda, o franchising desponta na frente dos negócios tradicionais e únicos, porque é muito mais seguro e conta com a força de uma rede de empreendedores. Cabe considerar também que uma franquia de lavanderia costuma ser mais barata que muitos outros segmentos do franchising. 

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Então, se você quer se tornar um franqueado de uma franquia de lavanderia, ganhando dinheiro e fazendo parte de uma tendência mundial, conheça, abaixo, 20 possibilidades de franquia de lavanderia para investir. Entenda as características de cada uma, e veja o que melhor se encaixa no seu bolso e na sua demanda, e, claro, seja um investidor e crie uma franquia de sucesso. 

Franquia de lavanderia: o que é?

Você já foi em uma franquia de lavanderia? Aquele ambiente geralmente branco, cheio de máquinas de lavar, que aparece nos filmes de TV norte americanos? Talvez você não tenha ido, ou, se foi, talvez não saiba exatamente como funciona.

Existem alguns modelos de franquia de lavanderia, e de negócios de lavar roupa em geral. As franquias de lavanderia atendem a uma demanda de serviço da população, tornando mais rápido e prático ter as roupas limpas.

Existe a franquia de lavanderia que é baseada em fornecer o serviço completo para a população. Lá, vão existir funcionários (segundo o Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo (Sindilav) a média de funcionários nas franquias de lavanderia é de 10), que são responsáveis por fazer todo o processo de lavagem e secagem, e Às vezes até de passar as roupas. Nessas lavanderias, você entrega suas roupas sujas e pega limpas, secas e até passadas, em alguns casos.

Há também as franquias lavanderia de auto serviço, em que o cliente manuseia os equipamentos. Assim, não há funcionários, e a pessoa leva as roupas sujas e compra tickets.

Então, consegue utilizar as máquinas, e não precisa ter esse eletrodoméstico em casa. Esse modelo de franquia de lavanderia é mais barato, já que não há necessidade de contratação de pessoal, e o franqueado pode trabalhar de casa. 

Esse modelo de franquia de lavanderia também pode estar dentro de condomínios e hotéis, sendo destinado aos moradores ou hóspedes daquele local. Assim, costuma estar em locais maiores, com muitas pessoas, mas com apartamentos menores, sem espaço para máquina de lavar particular, e que tenham público o suficiente para manter a franquia de lavanderia

franquia de lavanderia

Assim, o franqueado, ao adquirir uma franquia de lavanderia, passa a ser responsável por montar e manter aquele espaço, e também tem o lucro dele. Como não há muito gasto mensal, é grande a possibilidade de lucrar bem, e ter uma franquia de sucesso. 

Como funciona o franchising

Franchising pode ser uma palavra que você já ouviu muitas vezes, mas não sabe o que significa exatamente. Ou, talvez, seja só uma palavra difícil que você nem ouviu tanto assim. Talvez, você até saiba o que é uma franquia, e o que é o modelo de franchising, mas, certamente, como o sistema multifacetado que é, ainda há muito o que aprender. 

A palavra franchising vem do francês, “franchise”, que significa concessão de um benefício. O modelo já existia, não oficialmente, desde a época feudal, na idade média, em que um rei concedia a membros do clero o direito de cobrar impostos e fiscalizar pessoas. Esse direito era, de certa forma, uma franquia.

Porém, o franchising como conhecemos hoje surgiu em 1850, com o dono da marca de máquinas de costura Singer. Ele resolveu vender o direito do uso da marca e da patente da empresa para outros empresários de diversos locais, assim, abrindo filiais. Para isso, ele ensinava os métodos de fabricação e de trabalho da fábrica. Assim, surgiu a primeira franquia.

O modelo fez sucesso, e foi também usado por grandes nomes do franchising até hoje, como Ford, Coca-cola e Mc Donald’s. No Brasil, a primeira franquia foi uma unidade do CCAA, que foi aberta em 1850. 

franquia McDonald's

Vantagens do franchising

Basicamente, o sistema se dá por meio de uma venda do direito de uso da marca por um outro dono, fazendo com que a empresa se espalhe com mais efetividade, e se consolide por meio de um trabalho em conjunto. No franchising, une-se forças de diversos empresários, que poderiam ser concorrentes, em um só objetivo. Assim, é mais fácil abrir novas unidades, se expandir para mais lugares, ter um marketing poderoso, e, mesmo assim, cada um tem sua própria empresa. 

O franchising se destaca no Brasil, e cada dia cresce mais. Existem cerca de 200 mil franquias no país, de cerca de 3 mil marcas, que empregam quase 1,5 milhão de pessoas, movimentando a economia do país, segundo a ABF franchising. Para o ano de 2022, a expectativa é de 9% de aumento no faturamento registrado no ano passado, de 5% no número de unidades e de empregos, e de 2% no número de marcas atuantes no país.

Além disso, o franchising é um ótimo modelo de negócios do ponto de vista administrativo. Segundo o Sebrae, nos cinco primeiros anos, 80% das micro e pequenas empresas vão à falência, o que é esperado, já que esse momento é o mais difícil de se consolidar. Porém, no franchising, somente 15% das franquias quebram nos cinco primeiros anos, revelando a segurança e solidez do modelo. 

Isso ocorre porque, no franchising, você não está sozinho nos seus primeiros anos, nem precisa começar tudo do zero. A franqueadora já possui uma estrutura consolidada, clientes, e uma estratégia que dá certo. Além disso, você conta com apoio na hora de abrir seu negócio, e com o suporte ao franqueado. Por isso, na hora de abrir uma lavanderia, prefira sempre uma franquia de lavanderia, e fique, assim, mais seguro!  

Segmento de serviços

A franquia de lavanderia se encontra dentro do segmento de serviços e outros negócios segundo a ABF franchising. Para organizar o setor de franquias no Brasil, a associação divide as empresas em 12 setores. São eles:

SetorDescrição
Alimentação – Comércio e DistribuiçãoRestaurantes, lanchonetes, fast-food, padarias, e lojas de comida em geral. 
Alimentação – FoodserviceTodo serviço de alimentação que só funciona online, e com entrega à domicílio.
Casa e ConstruçãoMaterial de construção, construção, móveis, planejamento. 
Comunicação, Informática e EletrônicosFranquias de tecnologia, informação, jornalismo, assistência, programação, marketing, e quaisquer serviços informacionais. 
Entretenimento e LazerCinema, boliche, parque de diversões, etc.
Hotelaria e TurismoHotéis, agências de turismo, agências de intercâmbio, hostels, etc. 
Limpeza e ConservaçãoPrestação de serviços de limpeza de casa, carro, ou objetos. 
ModaVenda de peças de vestuário em geral: roupas, sapatos, bolsas, moda infantil, lingerie, etc. 
Saúde, Beleza e Bem-EstarClínicas médicas, odontológicas, de estética, academias, exercícios físicos, etc. 
Serviços automotivosPrestação de serviços mecânicos, de limpeza de automóveis, etc.
Serviços e outros negóciosQuaisquer franquias que prestam serviços gerais. 
Serviços educacionaisFranquias de escola de idiomas, de escola, de professor particular, de faculdades. 

Você pode se perguntar por que a franquia de lavanderia não fica, por exemplo, nos segmentos de limpeza e conservação. Isso ocorre porque as franquias de lavanderia prestam um serviço, e podem apenas disponibilizar as máquinas de lavar para que os próprios clientes lavem as roupas. Assim, elas entram no segmento de serviços e outros negócios. 

O segmento de serviços e outros negócios acomoda todas as franquias de prestação de serviço, de quaisquer áreas: serviços de limpeza, de consultoria, de conserto, artísticos, de arquitetura, entre muitos outros.

Os dados da ABF franchising revelam que o segmento de serviços está aquecido, e que promete continuar com bons resultados neste ano. No último bimestre de 2022, houve um aumento no setor de 8% no faturamento do segmento. O faturamento acumulado dos últimos 12 meses do setor é de R$ 30 mil. 

De acordo com estudos levantados por especialistas, o setor de serviços faz sucesso no Brasil porque a prestação de serviços no Brasil, muitas vezes, é desqualificada. Assim, as franquias, que treinam seus franqueados, conseguem oferecer um trabalho de muito melhor qualidade, consolidando as empresas. Portanto, ao pensar em abrir uma franquia de lavanderia, considere a importância do serviço de qualidade. 

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Cenário das franquias de lavanderia hoje

Segundo a Associação Nacional das Empresas de Lavanderia (ANEL), existem cerca de 8 mil franquias de lavanderia ativas no Brasil, entre domésticas e industriais. A maior parte delas fica no Estado de São Paulo, com quase 5 mil, entre as quais 70% ficam na capital. As franquias de lavanderia geram, ainda segundo a ANEL, quase 100 mil empregos diretos no Brasil, e um terço disso só no estado de São Paulo. 

São usados por volta de 190 toneladas para lavar 8 mil toneladas de roupa por dia. Estima-se que apenas 4% da população brasileira ativa economicamente utiliza serviços de franquia de lavanderia. Mas não se assuste: a previsão é de que essa taxa suba para 20% até 2030. O segmento faturou, em 2018, R$ 5,98 bilhões, e, destes, R$ 3,96 bilhões foram só no estado de São Paulo. Nesse valor, considera-se R$ 2,2 milhões por mês no setor doméstico no Brasil. Já no setor industrial, esse valor é de R$ 3,7 milhões por mês. Todos esses dados estão de acordo com a ANEL. 

A maior parte das franquias de lavanderia do Brasil, 80% são pequenas empresas, e 90% delas têm até 10 funcionários. Cada franquia de lavanderia atende, em média, 14 mil clientes por ano, e lava quase 50 mil peças no mesmo período. A cada ano, o franqueado precisa renovar cerca de 20% do seu estoque de máquinas de lavar. 

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, ABF, em 2022, o setor de franquia de lavanderia faturou, até o mês de agosto, R$ 380 milhões. Esse valor significa uma alta de 5,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, ou seja, o panorama é positivo. No período entre o segundo trimestre de 2021 e o primeiro de 2022, o faturamento total foi de R$ 1,5 bilhão, com uma alta de 14%. 

No estado de São Paulo, de acordo com o Sindilav, o setor de franquia de lavanderia aumentou em até 25% nos últimos 8 anos. No último ano, o faturamento do estado nesse ramo foi de R$ 6 bilhões. 

Conheça 20 franquias de lavanderia para investir:

Agora que você já sabe tudo sobre franchising, sobre franquia de lavanderia, suas características e sobre o setor a que ela pertence, está na hora da prática, e de escolher em que investir. Se você se convenceu de que o ramo das franquias de lavanderia pode ser vantajoso e interessante para você, cabe estrategizar a melhor marca, com que você mais se identifica e que será mais lucrativa para finalmente entrar em contato e investir! Lembre-se, claro, de conferir sempre que a franquia que você escolheu está dentro das suas possibilidades financeiras, e de separar uma quantia para o capital de giro. Vamos lá?

1. Omo

Marca conhecida do público pela sua qualidade e tradição, a Omo lançou em 2020 sua rede de lavanderias para oferecer um serviço completo ao seu público. As roupas que já eram bem cuidadas pelo sabão Omo e amaciante Confort, criados pela marca, agora terão todo o processo de lavagem feito de maneira profissional, com igual qualidade. A rede busca oferecer praticidade a quem não tem o tempo necessário para lavar roupas, ou não tem espaço para dispor de uma lavanderia completa, ou ainda para quem deseja uma lavagem de qualidade. 

A rede de franquias de lavanderia Omo, embora jovem, já soma mais de 100 unidades no Brasil. Podem ser instaladas em pontos comerciais dedicados, em shoppings ou mesmo dentro de prédios para utilização dos moradores. Os modelos de franquia disponíveis hoje são Especializada, Express e Self-Service. Cada uma dessas modalidades busca um tipo específico de público.

A lavanderia Especializada exige um espaço maior que as outras opções e também maior valor de investimento. Oferece todo tipo de serviços relacionados à lavagem e tratamento de roupas, como limpeza a seco e com água ou até mesmo serviço de costura. Além de alguns outros serviços que podem ser oferecidos, como cuidado com tênis, edredom, couro, pelúcias, e outros. O espaço necessário para instalação desse modelo é de 70 m² e o valor inicial para instalação é de R$ 379.999,00.

O modelo de lavanderia Express, por sua vez, oferece uma gama menos variada de serviços, mas de igual qualidade. Por consequência, necessita de um espaço menor para instalação e também tem valor mais acessível para aquisição. A lavanderia Express é talvez a mais frequentemente encontrada nas cidades. Facilita a vida de quem necessita de uma lavagem rápida e profissional, e deseja passar essa tarefa a um time capaz de realizar o melhor serviço com agilidade e prontidão. O preço de instalação desse modelo é R$ 299.999,00 e necessita de um espaço de pelo menos 40 m².

Por fim, um modelo que vem se expandindo no setor de franquias de lavanderia são as lavanderias Self-Service. Nessas unidades, o responsável pela lavagem é o próprio cliente, fazendo uso do equipamento da lavanderia, levando a um produto significativamente mais barato e acessível a um maior número de pessoas. Se dirige principalmente a quem não tem espaço para instalar em casa o equipamento necessário para uma lavanderia, ou mesmo, prefere pagar pelas lavagens individuais a pagar pela máquina de lavar ou lava e seca. 

O principal diferencial das lavanderias Omo, é a utilização dos produtos da marca para lavagem. As máquinas são capazes de fazer a dosagem dos produtos de acordo com a quantidade de roupa colocada na máquina. Isso além de facilitar o trabalho de quem está lavando, melhora a qualidade da lavagem, além de dispensar a necessidade do usuário levar seus produtos para colocar na lavadora. O valor para instalação das lavanderias Self-Service é R$ 159.999,00. Um local comum de instalação desse tipo de franquia, é em espaços de condomínios fechados para utilização dos moradores. 

  • Investimento: A partir de R$ 159.999,00
  • Retorno estimado: entre 26 e 39 meses
  • Faturamento mensal: –

2. #1 Lavanderia

A #1 Lavanderia orgulhosamente anuncia o título de lavanderia que mais cresce no Brasil. Chegou a 16 estados brasileiros e já possui mais de 70 unidades. Teve um grande crescimento mesmo durante a adversidade da pandemia, mostrando a resiliência do modelo de negócio. Um de seus diferenciais é possibilitar a estruturação de uma unidade com valores a partir de R$ 51.900,00 no modelo Express.

Oferece aos seus clientes uma ampla gama de serviços que se estendem para além da lavagem comum. Compreende em seu portfólio serviços de passadoria e pacotes de lavagem, sempre auxiliados pela tecnologia. Para compreender todas as possibilidades de serviço que deseja, a marca #1 Lavanderia compreende cinco diferentes modelos de negócio.

A Lavanderia Slim, oferece os serviços básicos de lavagem, conta com profissionais preparados para fazer o atendimento correto, escolha correta para espaços menores. A lavanderia Full, por outro lado, conta com todas as possibilidades de atendimento disponibilizados pela marca. É o modelo mais completo.

Em uma versão diferente, já comentado no item anterior, está a lavanderia Express, referenciado no item anterior como self-service. Nesta opção, com o auxílio da tecnologia, o responsável pela lavagem é o próprio cliente, dispensando a necessidade de funcionário. O principal diferencial dessa possibilidade da #1 Lavanderia é o preço reduzido, em comparação com as outras marcas de franquias de lavanderia

Há ainda outras duas possibilidades de modelo de negócio. A passadoria, uma franquia home based, tornando-a bastante barata e convidativa. O outro modelo disponível é o Collect Point, um ponto de coleta de roupas, captação e entrega. Esse modelo é sempre associado a uma unidade do tipo Slim ou Full.  

  • Investimento: A partir de R$ 51.900,00 
  • Retorno estimado: entre 12 e 18 meses
  • Faturamento mensal: R$ 18.000

3. Lavanderia 60 minutos

A Lavanderia 60 minutos é a maior rede de franquia de lavanderia self-service da América Latina. Nesse modelo, a proposta é que o cliente possa lavar e secar sua roupa em apenas 1 hora, com 15 reais. Ele mesmo faz seu trabalho, e não precisa ter máquina de lavar em casa. Como uma franquia de credibilidade, a 60 minutos é associada à ABF. 

Para o franqueado também há vantagens: não é necessário ter funcionários, o negócio fica aberto 24h por dia, o investimento é baixo e a lucratividade é alta, o franqueado pode trabalhar de casa, sem ter que ficar o tempo todo ocupado, e conta com uma marca conhecida e que oferece suporte. 

São mais de 300 mil clientes fidelizados, mais de 200 franqueados em todo o Brasil, nenhuma franquia fechada até o momento, e  mais da metade dos franqueados têm mais de uma loja. A marca oferece os modelos de loja tradicional, lavanderia móvel e a compacta, que ocupa apenas 15m². 

  • Investimento: a partir de R$ 90 mil
  • Retorno estimado: entre 18 e 36 meses
  • Faturamento mensal: –

4. Quality

Com 168 unidades no Brasil, a franquia de lavanderia Quality é uma marca focada na lavagem de roupas domésticas. Porém, ela não é uma franquia brasileira, mas surgiu em 2006 nos Estados Unidos. Com 16 anos no mercado, a empresa acumula mais de 300 unidades no mundo todo, e se espalha pela América Latina. Eles têm uma política de lavar todo tipo de peça de roupa, como cobertores, tapetes, além de roupas convencionais. A marca oferece suporte completo ao franqueado. Para se tornar um deles, você precisa de:

  • Investimento: R$ 320.000
  • Faturamento: R$ 55.000
  • Prazo de Retorno: 36 até 40 meses

5. Mr. Wash

A franquia de lavanderia Mr. Wash foi criada em 2003, e hoje, com quase 20 anos de mercado, ela continua com o foco em oferecer um serviço de qualidade a um preço acessível. Afinal, lavar roupa é uma necessidade recorrente, e o objetivo da marca é possibilitar isso para os clientes. 

Contando com equipamento moderno, a Mr. Wash busca oferecer uma inovação para o cliente: é possível fazer o pedido da lavagem de roupas em casa, por aplicativo. Assim, a roupa é buscada e entregue na casa do cliente sem que ele precise se locomover. A marca trabalha com lavagem de roupa de casa, social, infantil e convencional. 

  • Investimento: R$ 117.000,00
  • Faturamento: R$ 40.000,00
  • Prazo de Retorno: 18 meses

6. 5àsec

Chancelada 17 vezes com o selo de excelência da ABF franchising, a franquia de lavanderia 5àsec é, talvez, a mais conhecida de todas as marcas de franquias de lavanderia, uma das mais tradicionais do ramo, e reconhecida mundialmente pela qualidade do serviço prestado. 

Fundada na França em 1968, a marca está presente em 34 países, e no Brasil está desde 1994, com mais de 500 unidades, o objetivo é se estabelecer em todos os estados. No total, são mais de 2 mil pontos de venda no mundo, em diversos países. 

A franquia de lavanderia atua com máquinas de alta tecnologia, e é conhecida pelo tratamento de tecidos e roupas. A marca trabalha tanto com lavagem à seco quanto lavagem com água. Roupas convencionais, tapetes, cortinas, edredons, mesa, banho etc são aceitas pela 5àsec. 

Para o franqueado, a franquia de lavanderia promete suporte contínuo, além de uma equipe de acompanhamento para o novo franqueado depois da abertura da unidade. 

  • Investimento: R$ 100.000 até R$ 450.000
  • Faturamento: R$ 35.000 a R$ 67.000
  • Prazo de Retorno: 24 até 40 meses

7. Laundromat

Focada no serviço automatizado, sem a necessidade de funcionário, a franquia de lavanderia Laundromat consegue alcançar uma rentabilidade entre 30% e 45%. Faz amplo uso da tecnologia para acesso dos clientes às funcionalidades disponíveis, com uso de tokens de pagamento, aplicativo próprio e especialmente amplo horário de abertura, alcançando um maior número de pessoas, que não poderiam em horários menos amplos. 

Além disso, oferece ao franqueado uma plataforma de gestão on-line que facilita significativamente o trabalho de gestão. Também traz proveito com seu programa de fidelidade, que consegue a permanência dos clientes.

  • Investimento: a partir de R$ 71.000,00
  • Faturamento: 30% a 45%
  • Prazo de Retorno: 15 a 36 meses

8. Lavasecco

Fundada em 2005, a Lavasecco é uma franquia de lavanderia 100% nacional, que foi fundada por empresários que já trabalhavam na área de lavanderia. A marca oferece serviços por meio de uma tecnologia única, desenvolvida pela própria empresa, de limpeza sem estragar peças, conservando os tecidos e cores. Assim, o cliente tem benefícios únicos usando os serviços da Lavasecco. 

  • Investimento: a partir de R$ 150 mil
  • Faturamento: R$ 50 mil
  • Prazo de Retorno: 8 meses

9. Bonasecco

A franquia de lavanderia Bonasecco é uma das mais tradicionais no Brasil, sendo que tem presença mais forte no sudeste e centro-oeste. Existe há mais de 10 anos no mercado brasileiro, ela busca atender especificamente as características e necessidades do público do país, sendo que esse é o diferencial da marca.

A Bonasecco tem o objetivo de se expandir para outras regiões do Brasil, sempre espalhando seus valores, de oferecer um serviço moderno, de alta qualidade e com bom atendimento aos clientes. 

Para o franqueado, a marca promete suporte. Além disso, há treinamento para os franqueados, com ensinamentos sobre a operação até a administração. Assim, você não começa sozinho. Para investir nessa franquia de lavanderia, é necessário um preço mais modesto, e um tempo de retorno menor:

  • Investimento: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento: R$ 20 mil
  • Prazo de Retorno: 4 meses

10. Dryclean USA

A lavanderia Dryclean USA é uma das maiores redes de franquias de lavanderia do mundo, com mais de 45 anos de história e presente em 18 estados brasileiros. Oferece aos seus clientes um serviço premium, que pode ser inclusive feito por assinatura. As opções de assinatura são Exclusive, para roupas sociais e do dia a dia, e Smart, para roupas do dia a dia. 

A Dryclean USA se preocupa em utilizar produtos que não agridam o meio ambiente, como detergentes biodegradáveis. Também outro aspecto que faz dela um produto premium é na entrega, que é ágil e cuidadosa, sem utilização de plástico. Os valores de lucratividade tornam essa uma opção de franquia para quem deseja alcançar um patamar superior em franquias de lavanderia.

  • Investimento: entre R$ 135 mil e R$ 250 mil
  • Faturamento: entre R$ 45 mil e R$ 100 mil
  • Prazo de Retorno: 36 e 42 meses

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11. Lavô

A franquia de lavanderia Lavô é uma marca que trabalha com o modelo self-service, em que o cliente utiliza as máquinas para lavar sua própria roupa. O modelo é econômico, pois não exige a contratação de funcionários. A proposta é lavar e secar as roupas em cerca de 68 minutos, em máquinas de alta durabilidade e inoxidáveis. Elas operam 24h por dia, e o franqueado consegue operar sozinho todo o negócio.

A Lavô franqueadora oferece para o franqueado a loja pronta para funcionamento em até 3 meses, com 3 conjuntos de máquinas de lavar. Há também suporte operacional e técnico, e tudo isso por um valor de royalties de 5% + um valor de taxa de propaganda fixo. Faça parte dessa rede por:

  • Investimento: R$ 249 mil
  • Faturamento: R$ 30 mil
  • Lucratividade: 60%

12. Minha Lavanderia

As franquias de lavanderia Minha Lavanderia oferecem além da lavagem normal de roupas, a limpeza de estofados, tapetes, cortinas, edredons, roupas do dia a dia, tênis, ternos, vestidos de festa e camisas, e até mesmo bichos de pelúcia. Há ainda a possibilidade de escolher o tipo de lavagem que será feita. São lavagens tecnológicas, como wet e baby clean. Em resumo, oferecem todos os serviços necessários para atender as necessidades dos clientes e com isso maximizar a rentabilidade do negócio. 

  • Investimento: a partir de R$ 189 mil
  • Faturamento: aproximadamente R$ 80 mil
  • Prazo de Retorno: 18 a 24 meses

13. Maria Lavadeira

A franquia de lavanderia Maria Lavadeira foi aberta para o franchising em 2014 e iniciou ali seu processo de expansão. Em sua estrutura de marca, presa por sedes bem estruturadas, padrão de prestação de serviço, utilização de equipamentos e técnicas modernas de lavagem, além do que possa ser o mais essencial, excelência no atendimento.

Um de seus maiores diferenciais, por outro lado, é o atendimento dado ao franqueado. Total apoio ao negócio, treinamentos, uma linha de crédito especial para facilitar o processo de consolidação do franqueado, preza pela sustentabilidade e faz parcerias estratégicas com grandes empresas e profissionais. Oferece ainda ao franqueado as opções de consultoria administrativa, Marketing, consultorias comercial e técnica. 

  • Investimento: a partir de R$ 215 mil
  • Faturamento: –
  • Prazo de Retorno: –

14. Prima Clean

Fundada em 1996, a franquia de lavanderia Prima Clean é uma empresa de lavanderia express e autosserviço. Ela busca dar praticidade a seus clientes, e é inspirada em um modelo de lavanderias norte americano. 

Para o franqueado, essa é uma das melhores franquias para investir, já que oferece várias vantagens. Não é atoa que ela é uma das que mais crescem no Brasil. A taxa de propaganda é gratuita, há auxílio na instalação do negócio e treinamento para prestação de serviços e administração. 

Para ser franqueado, não é necessário ter experiência alguma, e os números são:

  • Investimento: R$ 198.000
  • Faturamento: R$ 35.000
  • Prazo de Retorno: 24 até 36 meses

15. Laundry 4 you

A Laundry 4 You é uma franquia de lavanderia especializada em lavanderias de condomínio, que podem ser operadas remotamente por aplicativo pela administração e pelos moradores também. A marca é parte do Grupo Acerte, e cobra 10% de royalties. A taxa de lucro é considerada alta, de até 70%.

  • Investimento: R$ 90.000
  • Faturamento: R$ 10.000
  • Prazo de Retorno: 14 até 24 meses

16. Lava e Leva

A franquia Lava e Leva é uma franquia de lavanderia que funciona por assinatura. O valor é fixo e não de acordo com as roupas que são enviadas por vez. Com isso, o cliente consegue um preço menor na lavagem de suas roupas, mas com qualidade inigualável. O processo de lavagem e reorganização para devolução é feito, por exemplo, em um fim de semana. As roupas passam por um exigente processo de higienização e limpeza.

  • Investimento: a partir de R$ 40 mil
  • Faturamento: –
  • Prazo de Retorno: –

17. Mr. Jeff

Fundada em 2015, a franquia de lavanderia Mr. Jeff é uma marca que trabalha com lavagem e tintura, em que o cliente pode lavar as roupas sem sair de casa, tudo online. Ao acionar o aplicativo, a franquia busca as peças na sua casa, e leva de volta. Já são mais de 1500 unidades em todo o Brasil, e o estado sede é São Paulo. 

  • Investimento: R$ 130 mil
  • Faturamento:
  • Prazo de Retorno:

18. Restaura Jeans

O Grupo Restaura é composto por 2 empresas: a Minha Lavanderia e DNA Natural. Ela tem uma proposta diferente do que falamos até agora: ela restaura roupas. Trabalhando com tintura, costura, lavanderia, renovação de couro e customização de peças – tudo o que você pode precisar para trabalhar com suas roupas.

A Restaura Jeans é existente desde 1994, e conta com alta tecnologia, importada do Canadá. Ela tem princípios de ecologia e preservação ambiental, além de cuidar das peças de roupa. O estado sede é Santa Catarina, e há 140 unidades da franquia de lavanderia. 

  • Investimento: R$ 150 mil
  • Faturamento:
  • Prazo de Retorno:

19. Lavanderia do Futuro

A lavanderia do futuro é uma franquia de lavanderia que inova oferecendo muito mais que o convencional. Ela traz uma proposta de sustentabilidade, promovendo uma economia de até 70% de água e 50% de produtos químicos. 

Além disso, ela atua com lavagem à seco e lavagem com água de todos os tipos de roupa: convencionais, edredons, cortinas, tapetes etc. A marca também passa as peças, trabalhando com passadoria, e trabalha com tintura profissional de roupas, inclusive couro. 

A marca conta com uma média de 5 funcionários por loja, tem uma taxa de royalties de 5% e taxa de publicidade de 2%. A área média da loja é de 100m², e há 4 modelos diferentes de lavanderia para escolha do franqueado. Invista com os seguintes valores:

  • Investimento: R$ 120 mil
  • Faturamento: por volta de R$ 30 mil
  • Prazo de Retorno: até 1 ano

20. eLav

A franquia de lavanderia eLav possui uma variedade de planos disponíveis, entre planos familiares, executivo e empresarial, além de peças avulsas, por quilo ou ainda plano para passadoria. O valor para investimento torna-se um interessante atrativo para uma empresa que já alcança 94 unidades no Brasil. 

A marca oferece ao franqueado uma plataforma dedicada para treinamento, chamada de eLav Academy, para assegurar qualidade, bom atendimento e gestão eficiente. É uma empresa com significativo foco no desenvolvimento sustentável e impactos ao meio ambiente pelo gasto de água, por exemplo. O principal objetivo da eLav é democratizar a utilização de lavanderias pelos que não tinham ainda acesso a essa possibilidade.

  • Investimento: a partir de R$ 59 mil
  • Faturamento: –
  • Prazo de Retorno: –

Marketing digital: como pode ajudar sua franquia a lucrar mais?

A franquia de lavanderia faz parte de um segmento muito moderno não só dentro do franchising, mas dentro do mundo de prestação de serviços como um todo. A tecnologia se alia às demandas da vida atual, com suas peculiaridades. Partindo desse princípio, torna-se necessário que a divulgação – ou seja, o marketing – dessas franquias também seja moderno. E não há nada mais moderno hoje do que o marketing digital.

Quem é cliente de franquia de lavanderia é a pessoa que tem uma vida corrida, que trabalha em empregos especializados em grandes cidades e mora em pequenos apartamentos. Esse público certamente está, também, nas redes sociais e na Internet. É por isso que um marketing efetivo passa, necessariamente, por esses locais.

Mas isso não se aplica somente à franquia de lavanderia. Basicamente qualquer franquia será muito alavancada pela presença forte nas redes. Existem muitos benefícios de migrar do marketing tradicional para o digital. Entre eles, está o preço, que é mais baixo que as campanhas tradicionais na TV ou jornais, por exemplo. Além disso, você se aproxima do seu público de forma humana, e consegue nichar o conteúdo para quem realmente importa. Sem contar que o marketing digital dá à empresa alcance global, e não só regional como antigamente.

Se você ainda não começou a aplicar o marketing digital na sua franquia, ou se já começou mas não sabe bem como ter sucesso, aqui vão algumas dicas sobre os diferentes tipos de marketing digital:

Redes Sociais

O marketing digital nas redes sociais é o mais conhecido. Já existem estudos que mostram que adolescentes não realizam mais pesquisas no Google, mas, sim, no TikTok, para mostrar o peso das redes sociais no nosso dia a dia. A maior parte do dia de muitas pessoas é nas redes sociais, e não há como negar. Assim, é interessante estar onde seu cliente está. 

Faça uma pesquisa de público e descubra quem é seu cliente, e se ele fica muito nas redes sociais. Descubra também quais são as que ele mais consome, e faça conteúdo estratégico para elas. Além disso, é importante fazer um conteúdo específico para cada tipo de rede. Não pense que é possível copiar o conteúdo do site para o Instagram, porque a linguagem é muito diferente, e até específica. 

É importante considerar, também, que estar nas redes sociais te faz existir de maneira muito mais efetiva e para muito mais gente. Se você tiver um potencial cliente e ele, por acaso, resolver pesquisar seu @ no Instagram, mas não encontrar resultado, você terá perdido uma venda. 

Por isso, invista em criar conteúdo, em engajar, marcar presença e criar vínculos com seus seguidores. Além disso, é possível contratar serviços de digitais influencers, que mostram estar consumindo sua marca, o que faz os seguidores terem interesse efetivo naquele produto. Os formadores de opinião têm muito mais eficácia do que a TV por exemplo, hoje em dia, porque eles são quem os jovens admiram e credibilizam.

Assim, o marketing digital nas redes sociais se torna necessário, e também muito barato, porque você mesmo pode fazer. E ainda que precise contratar um profissional da comunicação para cuidar das redes da sua franquia, ainda é um valor muito baixo comparado à compra de anúncios em veículos tradicionais. 

Mídia paga

O marketing digital feito por meio de mídia paga é aquele em que uma empresa paga uma plataforma para que ela mostre o conteúdo para mais pessoas. Geralmente, como esse investimento é mais caro, ele é reservado para páginas e posts estratégicos, como de uma promoção, de um produto importante, um lançamento, etc.

É possível fazer o marketing digital em mídia paga em algumas plataformas, como o Google, Instagram, etc. No Google, você paga para que seu site seja o primeiro a aparecer numa pesquisa, e é mais possível que as pessoas cliquem nele. No Instagram, você pode turbinar um posts, com dinheiro. Por meio do pagamento, ele aparecerá para o máximo de pessoas possível, sempre considerando a possibilidade de interesse no conteúdo, levantada pelos algoritmos.

Esse tipo de marketing digital é mais caro, e não costuma ser feito sempre pelas empresas, porque não é sustentável usar mídia paga em todos os posts, por exemplo. Mas é uma forma mais rápida e prática de conseguir views e cliques, fazendo com que muita gente tenha contato com seu produto ou conteúdo. 

Marketing de Conteúdo

Se você vai embarcar no marketing digital, que já está claro que você deve, é importante se perguntar: por que as pessoas vão entrar na minha rede? Seja site, rede social, blog, canal do YouTube, sempre é necessário que haja um atrativo para o público. 

É para isso que serve o marketing de conteúdo. Ele funciona de forma a transmitir uma coisa que realmente irá agregar aos seus clientes. Então, a empresa passa a produzir conteúdo sobre determinado assunto que interesse seu público alvo. Por exemplo, se você é uma franquia de lavanderia, dê dicas de como conservar as roupas, de como evitar mau cheiro durante a semana, como separar peças para colocar na máquina, melhores marcas de sabão, etc.

Se você está em um outro nicho, crie conteúdo que agrega aos clientes, da mesma forma. Assim, eles terão interesse em ficar nas suas redes e canais de comunicação. Lá, você consegue inserir propagandas, autopromoções, ofertas, links e tudo o mais. Assim, a empresa constrói credibilidade, mostra que se preocupa e entende do assunto, e cria proximidade com o público.

De certo modo, o marketing digital feito por meio da criação de conteúdo pode ser comparado aos meios de comunicação de massa mais tradicionais, como a TV e os jornais e revistas. Os consumidores não estavam naquele meio para ver as propagandas, mas, sim, pelo conteúdo que aquele canal oferecia. 

Hoje em dia, com as redes sociais, cada pessoa é seu próprio canal de comunicação. Cada um funciona como uma emissora, estação de rádio, ou como uma marca em si. As empresas, e franquias, precisam marcar espaço no digital, criando seu próprio canal de comunicação, e oferecendo conteúdo de qualidade por lá.

Algumas dicas para fazer marketing de conteúdo é contar com profissionais capacitados da Comunicação Social, ou especialistas na área de foco. Além disso, é preciso contar com periodicidade e com compromisso. É preciso que o seu espaço digital tenha uma credibilidade semelhante à de uma TV: não decepciona os telespectadores, está sempre lá, e tem uma programação. É frustrante para os consumidores de conteúdo quando eles recorrem a um meio digital para ver uma programação e ela não está mais lá, ou a empresa deixa de produzir. 

Portanto, faça o marketing de conteúdo de forma séria, com informações relevantes, periódicas, programadas, a longo prazo e constantemente. Assim, você consegue converter seus consumidores de conteúdo em clientes e ganhar dinheiro. 

Marketing de Tráfego Orgânico

O marketing de tráfego orgânico é um conjunto de medidas feitas para tornar seu conteúdo digital relevante para os algoritmos. Existem algumas coisas que são bem vistas pelos algorítmos e outras mal vistas. Por exemplo, xingamentos, algumas palavras específicas, como “pandemia”, “pix” e “bolsonaro” são mal vistas pelo Instagram, e fazem com que seu post não seja muito divulgado. 

Por outro lado, há coisas que fazem ele aparecer para muita gente, como fotos com rostos, que ficam grandes no feed, usar ferramentas recém-lançadas pelo aplicativo, e horários estratégicos.

No mesmo sentido, o Google também divulga mais algumas páginas que outras. Ao fazer uma pesquisa, os primeiros resultados que aparecem são os mais bem ranqueados, e os últimos, em outras páginas, são os menos bem ranqueados. E, claro, se sua página não aparece, ela será menos visitada, e você perderá clientes para a concorrência, além de perder dinheiro. As estratégias de melhorar o ranqueamento de páginas no Google é chamado de Search Engine Optimization (SEO). 

As técnicas de SEO são utilizadas frequentemente para fazer com que as pessoas entrem mais vezes organicamente no seu site, sem ter que pagar por isso. Algumas coisas que melhoram o ranqueamento do Google são a utilização de palavras chave mais pesquisadas, manter os leitores por muito tempo na página, ter títulos bem construídos e conteúdo relevante.

Os clickbaits, por exemplo, não serão bem ranqueados, porque não terão um conteúdo correspondente com o título. A pessoa, também, ao clicar na página, sairá rapidamente, o que desvaloriza o post. Por isso, faça sempre conteúdo de qualidade, com foco em uma organização intuitiva, fácil e coerente para os leitores. Assim, você aumentará seu tráfego orgânico, e essa é uma estratégia de marketing digital. 

Dicas para ter sua franquia de lavanderia:

Agora que você já escolheu a franquia de lavanderia em que vai investir, está na hora de entender como fazer isso. Afinal, apesar de o franchising ser mais fácil de começar e de dar certo, ainda é necessário ter conhecimento e responsabilidade ao dar cada passo no início, especialmente. Por isso, acompanhe algumas dicas valiosas para abrir uma franquia de sucesso. 

Estude sobre

Depois de escolher o ramo do franchising em que vai investir, é muito importante entender sobre ele. Você está no caminho certo, se chegou até esse momento do texto. Continue buscando conhecimento com quem entende do assunto, e estude especificamente sobre o nicho em que está adentrando. 

Saiba dos casos que deram certo, os que não deram – e porquê – entenda os passos administrativos que precisa dar, conheça a história do segmento no país, estude sobre economia, público, marketing, e mantenha-se atualizado sobre o mercado. Conhecimento é poder, e quanto mais você conhece o assunto em que está se envolvendo, mais tem condições de fazer boas escolhas. 

Tenha paixão pelo que você faz

Não adianta escolher a franquia barata e lucrativa, a que está em alta, ou a que promete uma renda alta. Lembre-se que ter o próprio negócio necessita de muito tempo de dedicação, de planos, e de muito mais horas de trabalho que um trabalho convencional. Além disso, ter a própria empresa é uma coisa para décadas, que você não pode simplesmente trocar. Então, é muito importante investir naquilo com que você se identifica, e sente prazer em fazer. 

Tenha capital de giro

Não basta investir numa franquia que você tem o valor necessário para pagar a taxa de franquia. Até conseguir ter retorno financeiro, é importante que você tenha dinheiro para continuar tocando o negócio. Esse valor, chamado capital de giro, irá pagar seu salário, comprar material para a empresa, manter o estoque, pagar funcionários, etc. Também é importante ter um dinheiro guardado para possíveis emergências. Por isso, às vezes pode ser melhor investir em uma franquia mais barata, em que sobre capital de giro, do que se jogar de cabeça em um negócio que consome todos os seus recursos logo de cara. 

Leia atentamente a COF

Você sabe o que é a Circular de Oferta de Franquia? Também chamada de COF, ela é o documento de cada franquia, que é entregue, com pelo menos 10 dias de antecedência da assinatura do contrato, para cada interessado a ser franqueado. Esse documento deve conter, segundo a Lei de Franquia, todas as informações sobre a marca. 

História, planos para o futuro, nomes e contatos dos outros franqueados, números, resultados, etc. Assim, você conhece exatamente do que aquele negócio se trata. Antes de fechar qualquer contrato de franquia, leia atentamente a COF repetidas vezes, e, se necessário, contrate um advogado. Lá também estarão descritas todas as obrigações dos franqueados e as taxas devidas. 

Conte com o suporte ao franqueado

Não precisa ter vergonha, e nem ressalvas. O suporte ao franqueado é direito de todos os que fazem parte de uma franquia, e é necessário ter unidade entre os membros dela, especialmente entre franqueador e franqueado. Por isso, ao ter dúvidas, problemas ou imprevistos, conte sempre com o suporte ao franqueado. 

Conheça outros franqueados e se associe à ABF

Fazer contatos no mundo dos negócios é muito importante. Por meio disso, você consegue ter conhecimento de histórias de outras pessoas, sabe quem contatar em determinadas situações e como agir, e se torna mais resistente às dificuldades. Além disso, você também consegue se tornar mais consolidado, e ter mais oportunidades. 

Para fazer contatos no franchising, entre em contato com outros franqueados da marca, e divida experiências. Além disso, a ABF é um ótimo local para se relacionar com todos os franqueados do Brasil. Por exemplo, nas feiras, você consegue conhecer empresas especializadas em franchising, e fazer contatos de todo o Brasil. Por isso, vale a pena se associar à ela. 

Faça um estudo de geomarketing antes de abrir o negócio

Qual é o melhor lugar para abrir sua nova unidade de franquia? Pense: o local que você pretende abrir uma franquia de lavanderia tem clientela interessada para o serviço? Aquele local é acessível para os clientes? A cidade tem demanda o suficiente? Essas e muitas outras questões devem entrar no questionamento de quem quer abrir uma franquia.

Os estudos de geomarketing resolvem esse dilema. Por meio dele, profissionais capacitados fazem um conjunto de estudos que reúnem diversas áreas para entender qual é o local mais lucrativo, adequado e confortável para abrir uma franquia. 

geomarketing

Vale a pena investir na tecnologia, porque abrir uma franquia no lugar errado pode significar muitas perdas financeiras. Então, pense nisso antes de abrir um negócio. 

Foque no cliente

O cliente é a alma de qualquer negócio, e não há como sobreviver sem ele. As necessidades do cliente devem ser a prioridade central da sua franquia de lavanderia. A experiência deve ser também a melhor possível, com bom atendimento, serviço satisfatório e preço atrativo. 

Conclusão

Franquia de lavanderia é um modelo do franchising que oferece serviços de lavagem de roupas para as pessoas. Com a vida cada vez mais agitada, sem tempo, e com as pessoas vivendo em grandes metrópoles, torna-se difícil lavar a própria roupa. Assim, tem crescido a demanda por franquias de lavanderia, e a tendência é aumentar cada vez mais. Existem as franquias com funcionários, que entregam a roupa pronta para o cliente, e também as unidades de auto serviço, em que o cliente usa as máquinas do local.

Para investir, é interessante saber que as franquias de lavanderia são franquias baratas, e contam com toda a segurança do franchising. Além disso, ela resolve um problema cada vez mais emergente da população. Porém, para ter uma franquia de sucesso, é necessário tomar alguns cuidados e exercer algumas atividades. Investir em marketing digital é uma estratégia que faz toda a diferença hoje em dia.

Ademais, é importante fazer uma boa formatação de franquia, contando com estudos de geomarketing e atenção de profissionais capacitados para guiar o processo de construir uma franquia de sucesso. Aproveite, também, os direitos que você tem, e leia atentamente a COF, use a assistência ao franqueado, e, claro, mantenha uma ótima relação com a matriz. 

O Grupo Goakira tem anos de experiência com o franchising, e possui uma consultoria especializada para te ajudar com a formatação de franquia ideal. Conte com quem entende do assunto, prioriza o cliente, e oferece um trabalho personalizado com tudo o que você precisa. Formatação de franquia, assessoria jurídica, marketing, geomarketing, arquitetura, live commerce e muito mais. Se assegure de ter os melhores resultados. Entre em contato, e teremos o prazer de te enviar uma proposta. Gostou do texto? Nos siga nas redes sociais para não perder os próximos. Instagram, Facebook, Linkedin YouTube

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