Franquia de academia: saiba tudo sobre elas e descubra as melhores opções

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De acordo com a International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), a principal associação de empresas da indústria fitness global, o faturamento do segmento no Brasil alcançou US$ 2,1 bilhões em 2019. Esse valor coloca o Brasil como o maior mercado de fitness da América Latina e o terceiro maior nas Américas, atrás apenas do Canadá e dos Estados Unidos. Com esses números, investir em uma franquia de academia se mostra uma opção promissora.

O Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de academias, com cerca de 35 mil unidades, conforme a IHRSA. Estamos atrás apenas dos Estados Unidos, que possuem mais de 40 mil academias. Além disso, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), há cerca de 6 mil franquias de academia em operação no país.

O interesse crescente por uma vida saudável também pode melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 47% da população brasileira não pratica o mínimo recomendado de 150 minutos de atividade física semanal — entre os jovens, esse número é ainda maior, chegando a 84%. Com uma média de crescimento anual de 8,7% no mercado fitness global, negócios como franquias de academias devem experimentar um crescimento ainda maior nos próximos anos.

Movimentando aproximadamente R$ 8 bilhões por ano, o mercado fitness no Brasil ainda tem muito a crescer. Apenas 8 milhões de brasileiros, menos de 4% da população, frequentam academias, o que indica uma grande oportunidade de expansão e investimento nesse setor.

Neste post, traremos mais informações sobre esse promissor mercado de franquias de academia e opções interessantes de investimento no segmento. Boa leitura!

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O que é franquia?

Caso você queira investir e abrir uma franquia de academia ou de outro segmento, mas ainda não esteja familiarizado, acompanhe abaixo, pois aqui explicaremos o que é franquia e como elas funcionam!

O franchising é um modelo de negócio em que uma empresa proprietária de uma marca fornece o direito de uso da marca para o investidor, que se tornará um franqueado. De forma resumida, a franquia é um modelo de negócio de sucesso replicável.

No modelo de franquias, uma empresa (também chamada de franqueadora) concede a terceiros (os franqueados) o direito de uso da sua marca, explorando comercialmente, além dos produtos e serviços, os processos e métodos que foram desenvolvidos por ela.

Dessa forma, os franqueados podem replicar o formato em outros locais, utilizando estratégias como o geomarketing para usar um formato de negócio que já é reconhecido no mercado e tem sucesso sólido. Assim, o franqueador assina o contrato com a franqueadora e, depois, recebe todo um suporte necessário para implementar e gerir sua própria unidade.

A franquia se difere do licenciamento porque o franchising conta com um sistema de legislação especial, sendo regulado a partir da Lei de franquias, e precisa seguir uma padronização. Além disso, na formatação da franquia é criada a COF (Circular de Oferta de Franquia) e o Contrato de Franquia, documentos que servem como base para garantir os direitos e deveres de ambas as partes: o franqueador e o franqueado.

A lei de franquias, inicialmente promulgada no ano de 1994 e atualizada em 2019, regula, por exemplo, que o franqueado deve pagar uma taxa mensal para o franqueador, além de minuciar cada detalhe de como deve ser elaborada a Circular de Oferta de Franquia (COF), que é um documento que cada franquia possui e entrega para seus possíveis franqueados, especificando as características e situação da marca.

Por isso, quando procurar por uma franquia de academia ou outro setor de sua preferência, fique atento se estas informações a seguir fazem parte da Circular de Oferta de Franquia:

  • Histórico resumido da franquia;
  • Organização societária, nome e lista de todas as empresas ligadas direta ou indiretamente ao negócio, identificadas corretamente com seus respectivos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
  • Balanços financeiros dos franqueadores, referentes aos dois últimos exercícios;
  • Eventuais problemas judiciais existentes que questionem o sistema ou possam, de alguma forma, comprometer o pleno funcionamento da franquia;
  • Descrição geral do negócio e de quais atividades podem ser desenvolvidas pelo franqueado;
  • Perfil ideal do franqueado, no que diz respeito à sua escolaridade, experiências profissionais anteriores e outras características que o franqueador achar relevante registrar;
  • Total do investimento necessário à aquisição, implantação e início de operação da franquia, incluindo o valor estimado de instalações, maquinário, estoque inicial e condições necessárias de pagamento, taxas obrigatórias (como a taxa de franquia) e informações referentes a taxas periódicas e suas bases de cálculo (por exemplo, aluguel de pontos comerciais, taxas de propaganda ou royalties);
  • Descrição do suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador ao franqueado.

Os direitos e obrigações de um franqueado

Além disso, aquele que deseja empreender investindo em franquias de academia — ou qualquer outro setor — também deve estar a par dos seus direitos e obrigações como franqueado, que costumam estar previstos em documentos como o contrato de franquia.

Ele deve saber de antemão que os franqueados recebem todo o apoio e know-how da franqueadora (o que é muito mais seguro do que começar uma empresa do zero). Dessa forma, isso também garante mais atenção e maior fidelização de clientes, por causa da força da marca e padronização que a franquia oferece.

Quanto aos direitos e obrigações do franqueado, temos como direitos:

Uso da tecnologia do franqueador

É o ponto mais importante a ser levado em conta pelo franqueado. A transferência de tecnologia entre franqueadores e franqueados, além de toda a bagagem de nomes, marcas e identidade visual, possibilita ao franqueado maior otimização na gestão e na política da empresa.

Dessa forma, a uniformização e padronização do know-how e tecnologia das franquias beneficia ambas as partes envolvidas no negócio e, por isso, deve ser seguida à risca.

Comercialização de produtos e serviços

O franqueado tem direito, assim que consumado o negócio e assinado o contrato de franquia, de vender todos os serviços e produtos oferecidos pelo franqueador. Se algum produto for retirado da linha, o franqueador deve substituí-lo o mais rápido possível, de modo que o franqueado consiga cuidar da reposição e não sofrer prejuízos por uma possível queda nas vendas.

Isso costuma acontecer em franquias de alimentação, por exemplo. Quando um sanduíche é lançado e, depois de um tempo, tem sua produção descontinuada, é dever do franqueador colocar um novo produto em seu lugar, principalmente se o anterior tiver sido um sucesso de vendas.

Exclusividade na área de atuação

É previsto no contrato de franquia que o franqueado tem direito à exclusividade de comercializar determinados serviços ou produtos dentro de um determinado território.

Com o valor pago pelo franqueado ao franqueador em transferência de tecnologia, taxas, direito de uso, todas as normas de obrigações, o mínimo que se pode oferecer ao franqueado é a exclusividade ao prover aquele serviço em sua região.

Dependendo do modelo de franquia formatada e contratada, este direito pode ser mais flexibilizado, mas sempre deve ser respeitado pelo franqueador, estando sujeito à quebra do contrato.

Recebimento de segurança e suprimentos

O franqueador deve garantir ao franqueado que o suprimento de insumos e bens necessários ao pleno funcionamento da franquia seja feito de forma regular e segura, visto que o franqueado não tem total autonomia para escolher com quais fornecedores ele deve trabalhar.

Como estes são escolhidos pelo franqueador, é fundamental assegurar os suprimentos e entregas da melhor forma possível, além de serem oferecidos produtos de qualidade, que ajudem a trazer confiabilidade à franquia.

Já quanto às obrigações do franqueado, podemos destacar as seguintes:

Pagamento de remunerações

No contrato, está estipulado que o franqueado deve pagar, em dia, as taxas necessárias ao funcionamento da franquia. A principal remuneração a ser paga é a taxa de franquia.

Essa taxa consiste na aquisição de toda a tecnologia e know-how envolvidos na franquia, bem como os nomes, marcas e identidades visuais utilizados pelo franqueado. É um valor fixo, que deve ser pago mensalmente, durante todo o período em que o contrato de franquia estiver ativo. No final do contrato, se ambas as partes concordarem em seguir trabalhando juntas como franqueador e franqueado, a taxa de franquia sofre um reajuste.

Além disso, o franqueado também pode ter que pagar royalties ao franqueador. Ao contrário da taxa de franquia, o valor dos royalties é variável e calculado em cima do faturamento bruto mensal do franqueado. Está previsto na lei, porém não é obrigatório, inclusive há franquias que preferem não cobrar royalties.

A taxa de propaganda também pode ser cobrada, sendo calculada da mesma forma, ou seja, sobre o faturamento da unidade de franquia. Seu objetivo é constituir um fundo para propagar a mensagem da marca em meios de comunicação como televisão e internet.

Compromisso com o padrão de qualidade

Como já foi dito anteriormente, o franqueado não possui a liberdade de escolher com quais fornecedores vai trabalhar, deixando isso a cargo do franqueador. Dessa forma, o franqueado deve seguir todas as diretrizes do franqueador, desde a padronização das instalações até os insumos que serão utilizados nos produtos.

A unidade de franquia deve seguir o padrão de qualidade de todas as outras unidades e isso deve estar compreendido tanto no contrato, quanto no compromisso do franqueado e seus funcionários.

Sigilo acerca de informações estratégicas

Já é sabido que o franqueado tem acesso livre a todo o know-how e tecnologia que lhe foi transferida com a aquisição da franquia e a assinatura do contrato.

Algo que ele deve se certificar, também, é que estas informações, costumeiramente sigilosas, não podem ser divulgadas de forma alguma em público, de maneira a não colocar o negócio em risco.

Ou seja, os dados relevantes à empresa, como métodos de trabalho, processos, planos de negócios, entre outros, devem ser mantidos sob o mais absoluto sigilo.

O franqueador também tem seus direitos e obrigações com o franqueado e essas informações também estão previstas em contrato. Acompanhe, a seguir, aquilo que é obrigatório ao dono do negócio prover ao investidor que pretende investir em franquias:

Treinamento dos franqueados e funcionários

É obrigação do franqueador oferecer treinamento e capacitação profissional adequados aos franqueados e seus funcionários, de forma que consigam prestar os serviços previstos no contrato de franquia de forma plena.

Além disso, o franqueador deve assessorar seu franqueado no momento de escolha do ponto comercial ou na elaboração do projeto arquitetônico que será empregado na construção do estabelecimento.

Dessa forma, o franqueado e seus colaboradores terão mais competência para seguir os padrões e normas estabelecidos no contrato de franquia.

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Fornecimento de tecnologia

Como foi dito anteriormente, a característica mais marcante de uma franquia é a padronização. Por isso, dentre as obrigações do franqueador previstas no contrato de franquia, está a cessão de tecnologia e know-how dos serviços que o franqueado irá prestar. Estes serviços são um pacote único, não podendo, de forma alguma, sofrer alterações do franqueado ou de sua equipe de colaboradores.

Entre os serviços que são licenciados ao franqueado estão o nome, marca, logotipo e identidade visual em geral, nome dos produtos e métodos de trabalho. Todos devem ser seguidos de forma integral.

Criação de publicidade

Fica a cargo do franqueador a função de coordenar as estratégias de marketing e publicidade da franquia, tanto no dia a dia quanto em ações especiais.

Dependendo do caso, o franqueado pode dividir com o franqueador a publicidade de sua unidade. Por exemplo, quando julgar necessário impulsionar a divulgação do local, seu endereço, etc. Neste caso, o franqueador deve autorizar o ato e as despesas ficam para o franqueado.

Condução de pesquisas

O franqueador também deve ser responsável pela pesquisa de mercado, monitorando as ações dos seus concorrentes e investindo na criação de novos produtos, com o objetivo de atender as demandas e expandir o público-alvo.

Outras obrigações do franqueador

Além das prerrogativas citadas anteriormente, o franqueador também deve estar atento às áreas em que já haja uma unidade de franquia previamente instalada. Segundo o contrato de franquia, o franqueado possui o direito de exclusividade de território, o que proíbe que várias unidades sejam instaladas na mesma região.

Em conclusão, o franqueador deve prover assistência ao franqueado em todos os momentos, seja por meio de visitas, seminários, troca de informações ou treinamentos.

Taxas e royalties

O empreendedor que deseja investir em franquias de academia — ou outros setores — deve se ater, também, às taxas inclusas no negócio. Muitas delas são obrigatórias e não devem nunca ser esquecidas no momento de procura de uma nova unidade para investir, pois têm um valor importante, que, além de pesar no orçamento, auxiliam o franqueado a ter benefícios a mais na hora de operar a sua nova unidade de franquia.

Normalmente, são três as taxas que o franqueado deve pagar ao franqueador, de maneira universal. Essas taxas se devem, primeiro, ao uso da marca, que é a compra e cessão de direitos de uso, e uma taxa mensal de prestação de contas ao franqueador, que será utilizada, também, para a manutenção da franquia como um todo. Dessa forma, todas as taxas de que falaremos aqui são devidas ao franqueador, pelo franqueado.

A primeira taxa, que é preciso ser quitada para iniciar a negociação da abertura de uma nova franquia, é a taxa de franquia. Ela é um valor estipulado para a compra da patente. Existem vários valores de taxas de franquias, variando desde mil reais, até um milhão de reais. Portanto, há franquias para todos os bolsos.

A segunda taxa, e talvez mais conhecida, é a taxa de royalties. Ela é uma taxa vinda de determinado recurso, ou seja, é uma parcela do faturamento mensal da filiada. Essa taxa varia de marca para marca, mas gira em torno dos 10% do valor total. Está prevista na lei, porém não é obrigatória — como você poderá ver no decorrer deste texto, há franquias que não cobram royalties.

A última taxa que existe no franchising é o fundo de propaganda. Ele é um valor cobrado por algumas – não todas – as franquias, que é utilizado para investimento em propaganda da marca como um todo. Isso não significa que se um franqueado pagar mil reais em fundo de propaganda, terá mil reais de propaganda para sua loja. Esse valor pode ser utilizado para realizar coisas maiores, como anúncios em grandes jornais e para contratação de influenciadores.

Cabe lembrar que, caso a franquia cobre fundo de propaganda, esse pode ser um ponto positivo para o franqueado, que não terá que se preocupar com esse aspecto, e também terá acesso a iniciativas maiores e mais ousadas de marketing.

História do modelo de franquias

Agora que você entendeu o que é franquia, está na hora de entender sua criação. Não pense que as franquias são uma forma jovem de fazer negócio, que tem pouco tempo de atuação no mercado. Pelo contrário!

O modelo de franchising como conhecemos hoje, foi criado em meados do século XIX, com o dono das máquinas Singer. Aproximadamente no ano de 1850, o fundador da empresa de máquinas de costura, com o objetivo de aumentar as vendas, começou a conceder licenças de uso da sua marca, permitindo que vendedores pudessem vender as máquinas da empresa, além de seus outros produtos, em outros locais dos Estados Unidos.

Esse modelo, posteriormente, foi imitado pela General Motors, pela Coca-Cola, pelo McDonald’s e várias outras marcas que são multinacionais hoje em dia. Mas não para por aí: o espírito do franchising já existia desde a Idade Média, em algumas práticas de monarcas e membros da Igreja.

Atualmente, no Brasil, o modelo de franquias está se recuperando da crise que assolou o mundo com a pandemia do covid-19. As expectativas para o ano de 2022 são de um crescimento ainda maior do setor, com geração de lucros, empregos, e de maior intensidade de movimentação econômica. Por isso, investir, hoje, em uma franquia barata e lucrativa é um bom negócio! Mesmo investindo pouco, a chance de obter bons retornos e garantir a independência financeira ainda é bastante alta.

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Tipos de franquias

Hoje em dia, existe um número extremamente abundante de franquias, nos mais diversos segmentos e dos mais diversos tipos. Só no Brasil, são mais de 150 mil franquias atuando atualmente, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Então, é claro que não poderia existir somente uma forma de fazer franquia, afinal, é um número muito grande, em que é impossível não surgir diversidade.

Existem franquias de alimentação, franquias de beleza, franquias de casa e construção, franquias de turismo, franquias de educação, franquias de saúde, franquias de delivery, franquias de tecnologia, franquias de cafés, franquias de pet shop, franquias de chocolate, franquias de moda, franquias de sapato, franquias de hotelaria, franquias de farmácia, franquias de arquitetura, entre muitas outras.

De acordo com um estudo realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), atualmente, existem mais de 3 mil marcas que operam no modelo de franquias no Brasil. Pense em uma marca que você já viu não apenas em um, mas em vários shoppings diferentes e em outros centros comerciais. E não necessariamente shoppings da mesma região e cidade, mas em diferentes estados (até mesmo países!). Essas são as franquias, um modelo de negócio rico, versátil e acessível para qualquer perfil de empreendedor.

Hoje em dia, a ABF divide o modelo de franquias em 11 segmentos, os quais são categorizados de acordo com os serviços que prestam e os produtos que oferecem. Por exemplo, o McDonald’s obviamente é uma franquia de alimentação. Já O Boticário pode ser considerada uma franquia de saúde, beleza e bem estar.

Confira abaixo os segmentos de franquias existentes:

  • Alimentação;
  • Saúde, beleza e bem estar (aqui se encaixam as franquias de academia);
  • Casa e construção;
  • Entretenimento e lazer;
  • Comunicação, informática e eletrônicos;
  • Hotelaria e turismo;
  • Moda;
  • Limpeza e conservação;
  • Segmento de serviços automotivos;
  • Serviços educacionais;
  • Serviços e outros negócios.

Por que investir em uma franquia de academia?

Investir em uma franquia de academia pode ser uma excelente oportunidade por diversos motivos, incluindo a crescente demanda por serviços de saúde e bem-estar, o suporte oferecido pelas franquias e a resiliência do mercado fitness. Aqui estão algumas razões detalhadas:

1. Crescente interesse em saúde e bem-estar

A preocupação com a saúde e o bem-estar nunca foi tão alta. Com a conscientização sobre a importância de uma vida saudável, cada vez mais pessoas estão dispostas a investir em academias para melhorar sua qualidade de vida. Este interesse crescente cria uma demanda contínua por serviços de fitness, garantindo um fluxo constante de clientes potenciais.

2. Mercado resiliente e promissor

O mercado fitness tem mostrado uma resiliência notável, mesmo em tempos de crise econômica. De acordo com a International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), o mercado de academias no Brasil gerou US$ 2,1 bilhões em 2019, destacando-se como o maior da América Latina e o terceiro maior nas Américas. Esse desempenho sólido indica um setor robusto e com potencial de crescimento contínuo.

3. Vantagens de uma marca estabelecida

Ao optar por uma franquia de academia, você se beneficia do reconhecimento de uma marca estabelecida. Isso significa que não é necessário começar do zero para construir uma base de clientes, já que a marca já possui uma reputação no mercado. A confiança e a credibilidade associadas a uma marca conhecida podem atrair clientes mais rapidamente e facilitar o crescimento do negócio.

4. Suporte e treinamento

As franquias oferecem um nível significativo de suporte e treinamento, o que é particularmente vantajoso para empreendedores iniciantes. Este suporte pode incluir ajuda na escolha do local, marketing, gestão operacional e treinamento de funcionários. Esse nível de assistência reduz significativamente os riscos associados ao início de um novo negócio e aumenta as chances de sucesso.

5. Modelos de negócios comprovados

Franquias de academias operam com modelos de negócios comprovados. Eles já passaram por ajustes e refinamentos ao longo do tempo para garantir a eficiência e a lucratividade. Como franqueado, você tem acesso a essas estratégias testadas e aprovadas, o que pode reduzir significativamente os desafios típicos enfrentados por novos empreendedores.

6. Diversidade de serviços

Academias modernas oferecem uma variedade de serviços, desde musculação e aulas de ginástica até personal training, nutrição e fisioterapia. Essa diversidade de serviços permite atrair diferentes segmentos de clientes, aumentando o potencial de receita. Além disso, as academias podem ajustar seus serviços para atender às tendências e demandas do mercado, garantindo relevância contínua.

7. Oportunidades de expansão

O mercado de academias no Brasil ainda tem muito espaço para crescer. Apesar do número significativo de academias, apenas 8 milhões de brasileiros frequentam esses estabelecimentos, representando menos de 4% da população. Isso indica um vasto mercado inexplorado, oferecendo grandes oportunidades de expansão para novos franqueados.

8. Impacto Positivo na Comunidade

Investir em uma academia não é apenas um negócio lucrativo, mas também uma oportunidade de causar um impacto positivo na comunidade. Promover saúde e bem-estar pode melhorar a qualidade de vida dos clientes e incentivar hábitos saudáveis. Essa contribuição positiva pode aumentar a satisfação pessoal do empreendedor e fortalecer a reputação da academia na comunidade local.

Invista na melhor franquia de academia

Ou seja, se o empreendedor quer aproveitar essa tendência, entrar de cabeça no mundo das franquias de academia é uma ótima maneira de começar. Assim, é possível iniciar o empreendimento com menos riscos, já que o modelo de negócio está pronto e toda a instalação, compra de aparelhos, métodos de treino e aulas já estão preparados.

É necessário ficar atento a alguns fatores, no entanto: além de observar o tipo de suporte e assistência que serão oferecidos pela franqueadora, a qualidade dos equipamentos e as modalidades de treino e aulas que serão fornecidas nas unidades franqueadas, é interessante conferir se faz sentido abrir uma unidade de franquia de academia naquela região e se ela conseguirá atingir o público-alvo da marca. Dependendo da empresa, existem diferentes focos em públicos específicos, como mulheres, idosos, pessoas que priorizam reabilitação física, entre outros. Faz sentido providenciar um estudo de geomarketing, de modo a obter melhores resultados antes de fechar o negócio.

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E aí, se interessou pelo modelo de franquias? Então, a seguir, vamos elencar algumas das melhores opções de franquias de academia no mercado. Acompanhe!

Franquia de academia: Cross Experience

A Cross Experience é uma rede de franquias de academia focada em treino funcional que possui uma metodologia exclusiva, especializada em emagrecimento, com aulas para qualquer pessoa, de todos os pesos e todas as idades. Seu objetivo é promover saúde, levar oportunidades e transformar vidas.

  • Investimento inicial: R$ 81 mil a R$ 108 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 23 mil
  • Retorno de investimento: 18 meses

Franquia de academia: Black House Franchising

A Black House Franchising é uma rede de franquias de academia que se encaixa no setor de crossfit, que também está em amplo crescimento. São quatro modalidades de franquia à escolha do franqueado, cujas variações se dão, principalmente, em relação ao espaço do ponto comercial.

  • Investimento inicial: R$ 180 mil a R$ 2 mi
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil a R$ 160 mil
  • Retorno de investimento: de 36 a 48 meses

Franquia de academia: Team Nogueira

A Team Nogueira foi fundada no ano de 2006 pelos atletas Rodrigo Minotauro e Rogério Minotauro, conhecidos pela sua história no MMA. Essa franquia de academia é focada em atender o público que deseja aprender artes marciais a preços acessíveis. Além disso, a rede também oferece diversos exercícios e treinamentos, além de atendimentos direcionados a crianças e mulheres.

  • Investimento inicial: R$ 199 mil a R$ 500 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil a R$ 100 mil
  • Retorno de investimento: 18 meses

Franquia de academia: Bliss

A Bliss é uma franquia de academia com duas décadas de atuação fundada pela atleta de vôlei Paula Pequeno, atuando como centro de treinamento e privilegiando a saúde e o bem estar dos seus clientes. O franqueado tem direito a três modelos de negócio, com diferenças em relação à estrutura necessária.

  • Investimento inicial: R$ 218 mil a R$ 519 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 71,2 mil a R$ 185 mil
  • Retorno de investimento: 30 meses

Franquia de academia: MoviMente

A MoviMente é uma rede de franquias de academia especializada na promoção de atividades físicas e lúdicas para crianças que necessitam de atendimentos especiais. A metodologia utilizada pela rede aposta no desenvolvimento gradual, promovendo melhorias em áreas como coordenação motora, consciência corporal e espacial, alimentação e comportamento.

  • Investimento inicial: R$ 215 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 54,9 mil
  • Retorno de investimento: 20 meses

Franquia de academia: DoctorFit

A DoctorFit é uma rede de franquias de academia focada em treinamento funcional personalizado, com métodos desenvolvidos pelos próprios franqueadores. O franqueado tem direito a um amplo suporte e treinamento completo para operar o negócio com excelência.

  • Investimento inicial: R$ 80 mil até R$ 120 mil
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  • Retorno de investimento: 8 a 16 meses

Franquia de academia: Biofisic

A BioFisic é uma rede de franquias de academia que promove aulas de diversas modalidades de exercícios físicos, como musculação, dança, lutas, entre outros. Foi fundada em 2012 e está em expansão no mercado de franquias desde 2017.

  • Investimento inicial: R$ 600 mil a R$ 2 mi
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
  • Retorno de investimento: 36 a 48 meses

Franquia de academia: Action 360º

A Action 360º é uma rede de franquias de academia que atua com foco no mercado fitness, em especial na prática de pilates e treinos funcionais. Um de seus diferenciais com relação a outras franquias do mesmo segmento de atuação é o seu formato próprio de atuação, no qual cada professor atende três alunos por horário.

  • Investimento inicial: R$ 250 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Retorno de investimento: 1 a 30 meses

Franquia de academia: A Fórmula Academia

A rede de franquias de academia A Fórmula conta com equipamentos de ginástica, musculação, cardio, treinamento funcional e salas de indoor cycle. Foi fundada no ano de 2011 e, no mesmo ano, começou a se expandir por meio de franquias. Atualmente, conta com 22 lojas próprias e 18 unidades franqueadas, possibilitando que o franqueado efetue o processo de conversão ou abra uma nova unidade.

  • Investimento inicial: R$ 1,3 mi a R$ 5,2 mi
  • Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
  • Retorno de investimento: 36 a 60 meses

Franquia de academia: Tribo Fitness

A Tribo Fitness é uma franquia de academia que oferece treinamentos funcionais semelhantes aos programas de condicionamento físico militar conhecidos no mundo inteiro. Foi criada no ano de 2011 por um empreendedor que quis se dedicar a um negócio próprio após servir como combatente no exército dos Estados Unidos.

  • Investimento inicial: R$ 150 mil a R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil a R$ 40 mil
  • Retorno de investimento: 18 a 24 meses

Franquia de academia: B-Active Saúde e Esporte

Com filosofia de ”academia terapêutica’’, a B-Active é uma rede de franquias de academia que surgiu com a proposta de ser uma academia especializada em medicina esportiva. Os atendimentos são especiais para reabilitação e fisioterapia, com foco na terceira idade. Além de programas de fisioterapia, a marca oferece treinos funcionais e de condicionamento físico.

  • Investimento inicial: R$ 770 mil
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  • Retorno de investimento: 24 a 30 meses

Franquia de academia: Smart Fit

A Smart Fit é uma das redes de franquias de academia mais conhecidas do Brasil, presente em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. Com atendimentos a todos os públicos, os franqueados da rede atuam em formato de negócio de academia completa, que deve seguir os padrões das unidades próprias da marca.

  • Investimento inicial: R$ 3,8 mi
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  • Retorno de investimento: 24 a 36 meses

Franquia de academia: Sportmadness

Presente em quatro países, a Sportmadness atua com foco em experiências esportivas e está em expansão internacional. Essa rede de franquias de academia oferece serviços de organização de eventos esportivos de diferentes tipos, além de outras experiências ligadas ao esporte: treinamento, gestão de clubes esportivos, atividades extracurriculares, entre outras.

  • Investimento inicial: R$ 55 mil a R$ 63 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Retorno de investimento: 12 a 18 meses

Franquia de academia: Instituto New Pilates

O Instituto New Pilates é uma rede de franquias de academia que trabalha apenas com aulas de pilates, com foco especializado no atendimento a pessoas com lesões na coluna e da terceira idade. Os estúdios contam com equipamentos específicos e profissionais da área de fisioterapia. A marca possui fábrica própria na cidade de Fortaleza e, atualmente, são mais de mil parceiros em todo o país que adquiriram os equipamentos New Pilates.

  • Investimento inicial: R$ 40 mil até R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 180 mil
  • Retorno de investimento: 12 a 14 meses

Franquia de academia: Arena235

A Arena235 é uma franquia de academia especializada em MMT (Mixed Modalities Training, em português, treinamento de modalidades mistas). Os treinos são ministrados por profissionais capacitados pela franqueadora, que passam por capacitação e formação padronizados. Todos os atendimentos aos clientes da Arena235 são realizados por uma equipe experiente e a marca oferece apoio contínuo com clínicas parceiras.

  • Investimento inicial: R$ 80 mil até R$ 300 mil
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  • Retorno de investimento: 12 a 36 meses

Franquia de academia: The Pilates Studio Brasil

A rede de franquias de academia The Pilates Studio Brasil oferece aulas de pilates em três modalidades diferentes, com atendimentos individuais ou voltados para pequenos grupos.

As aulas são personalizadas de acordo com os objetivos dos clientes: cuidar da saúde, estética ou reabilitação física. A franqueadora oferece quatro modelos de negócios, variando conforme área da unidade, número de aparelhos e professores.

  • Investimento inicial: R$ 117,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Retorno de investimento: 18 a 24 meses

Franquia de academia: 40+ Academia

A 40+ Academia é uma rede de franquias de academia que, como o nome já diz, é especializada no atendimento de pessoas com mais de 40 anos de idade. Todas as aulas são feitas com horário marcado e, como diferencial, a rede disponibiliza controle de frequência cardíaca e pressão arterial periódicos. A academia oferece musculação em circuito de revezamento com até oito alunos por aula, além do pilates.

  • Investimento inicial: R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
  • Retorno de investimento: 24 a 36 meses

Franquia de academia: Academia Invicta

Com três modelos de franquia e um de licenciamento, a Invicta é uma franquia de academia que investe em atualização constante: os alunos encontram equipamentos modernos e professores com metodologia própria. As unidades franqueadas estão instaladas, atualmente, em São Paulo e em Rondônia.

  • Investimento inicial: R$ 150 mil até R$ 700 mil
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  • Retorno de investimento: Não informado

Franquia de academia: Alta Energia

A Alta Energia é uma rede de franquias de academia que oferece musculação, ginástica, pilates, natação, luta, personal e treinamentos funcionais. A franqueadora disponibiliza quatro modelos de negócio, conforme os serviços e equipamentos que inclui: Fit, Studio, 30’Extreme Fit Team e Arena. Há também a oportunidade de converter sua academia em uma unidade da marca.

  • Investimento inicial: R$ 190 mil até R$ 1,5 mi
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  • Retorno de investimento: 30 meses

Franquia de academia: Contours

A Contours é uma rede de franquias de academia com foco no atendimento a mulheres. Um dos diferenciais da marca é que algumas unidades contam com um espaço kids, para atender mulheres que precisam levar os filhos para a academia. A Contours disponibiliza convênios com diversas empresas para facilitar as formas de pagamento.

  • Investimento inicial: R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Retorno de investimento: 24 até 36 meses

Franquia de academia: Curves

A Curves é uma rede de franquias de academia que atende exclusivamente o público feminino. O método trabalhado é de exercícios aeróbicos e musculação, em treinos de 30 minutos. As alunas são acompanhadas por professoras especializadas. A marca tem unidades em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal.

  • Investimento inicial: R$ 210 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
  • Retorno de investimento: 13 a 24 meses
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