Franquia Bar do Urso: descubra a história dessa franquia do interior

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No ano de 1996, um empresário carioca chegou em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, com o intuito de cuidar dos negócios de sua família no setor farmacêutico. Após o conselho de alguns amigos, no entanto, Marcelo Carneiro decidiu diversificar seus investimentos, unindo o mundo dos negócios com uma paixão antiga, fundando, assim, a Cervejaria Colorado, o início a Franquia Bar do Urso.

De forma 100% artesanal, a Colorado fez sucesso na região devido a seus diferenciais, como a criatividade dos sabores e o uso de elementos e ingredientes tipicamente brasileiros, como mandioca, castanha do Pará, mel, maracujá, café e muitos outros.

Depois de uma trajetória de sucesso na região, a cervejaria Colorado foi adquirida pela Ambev, parte da AB InBev, maior cervejaria do mundo, com o objetivo de atingir mais públicos em diferentes localidades, mas sem perder a essência de sabores diferenciados e criativos surgidos em Ribeirão. Dessa forma, a Colorado se expandiu e entrou no universo das franquias com a franquia Bar do Urso.

A franquia Bar do Urso, segundo a marca, é “a casa da cervejaria Colorado fora dos limites do código 016”. Nela, os clientes têm acesso aos produtos da família Colorado, como as cervejas e chopes mais exclusivos, inclusive os que foram premiados internacionalmente. Além disso, os consumidores também podem se servir de petiscos e levar um pouco da Colorado para casa com os itens da coleção de merchandising da marca.

Nesse post, iremos contar um pouco mais sobre o mercado de franquias e, também, sobre a trajetória da franquia Bar do Urso, da Cervejaria Colorado, apresentar os modelos de negócio disponíveis e concluir se vale a pena ou não investir neste negócio refrescante.

Prepare-se para conhecer mais sobre a franquia Bar do Urso. Boa leitura!

Franquia Bar do Urso
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Histórico da franquia

A franquia Bar do Urso é um projeto oriundo da Cervejaria Colorado. Como já mencionamos anteriormente neste post, a Colorado foi fundada em 1996 e, atualmente, é uma das marcas mais reconhecidas no mercado cervejeiro nacional e internacional. O diferencial principal das cervejas produzidas pela cervejaria é o uso de ingredientes brasileiros na sua composição. Em seu menu, podemos citar alguns exemplos de produtos com DNA nacional: a Cauim conta com um toque de mandioca, a Berthô é composta, entre outros ingredientes, pela castanha do Pará, a Nassau tem caju na sua composição e a Índica, que é a releitura da Colorado das famosas IPAs (Indian Pale Ale), conta com um toque exclusivo de rapadura. Essas peculiaridades fazem com que a Colorado se destaque no mercado, por trazer alternativas diferentes do que o consumidor está habituado, além de chamar a atenção do mercado externo com seu sabor tipicamente brasileiro, sendo a marca mais premiada do país nas duas principais premiações de cerveja no mundo, a World Beer Awards e a International Beer Challenge, recebendo nas duas competições um total de 55 prêmios.

Em 2017, pouco depois da aquisição da cervejaria Colorado pela Ambev, a franquia Bar do Urso surgiu e começou a fazer sucesso, expandindo a produção da marca para locais que reúnem, além dos sabores clássicos da marca, chopes e produtos exclusivos, bem como petiscos oferecidos tanto pela franqueadora quanto através de parcerias com bares da região ou aplicativos de delivery, como dadinhos de tapioca, queijo coalho, espetos e bolinhos. Além disso, o consumidor também pode adquirir produtos de merchandising da marca, como camisetas, bonés, coolers, chaveiros e muito mais.

O projeto da franquia Bar do Urso é parte do grupo de franquias da Ambev, que também conta com outras marcas conhecidas, como o Chopp Brahma Express, Quiosque Chopp Brahma, Seu Boteco e Pit Stop Skol. Todas essas franquias contam com consultoria de campo, treinamento de equipe, acompanhamento da operação, planejamento de campanhas, ações e promoções, suporte de gestão e central de atendimento inteiramente providos pela empresa. Como você sabe, o modelo de franquias é mais vantajoso para o empreendedor, entre outros motivos, por todo o suporte e treinamento oferecido pela franqueadora. Afinal, dessa forma, o franqueado se sentirá mais seguro ao se inserir no mercado, entrando num negócio já consolidado e com menos riscos.

invista em franquias; franquia bar do urso

Antes de tudo, o que é franquia?

Se o seu interesse é em investir e abrir uma franquia de alimentação, assim como a franquia Bar do Urso, ou uma franquia de qualquer outro segmento, mas você ainda não esteja familiarizado com este modelo de negócio, acompanhe a seguir, pois iremos explicar o que são franquias e como elas funcionam!

É relativamente simples: o franchising nada mais é que um modelo de negócio em que uma empresa proprietária de uma marca fornece o direito de uso da marca para o investidor, que se tornará um franqueado. Dessa forma, de forma resumida, a franquia é um modelo de negócio de sucesso replicável.

No modelo de franquias, uma empresa (também chamada de franqueadora) concede a terceiros (os franqueados) o direito de uso da sua marca, explorando comercialmente, além dos produtos e serviços, os processos e métodos que foram desenvolvidos por ela.

Dessa forma, os franqueados podem replicar o formato em outros locais, utilizando estratégias como o geomarketing para usar um formato de negócio que já é reconhecido no mercado e tem sucesso sólido. Assim, o franqueador assina o contrato com a franqueadora e, depois, recebe todo um suporte necessário para implementar e gerir sua própria unidade.

História do modelo de franquias

Agora que você entendeu o que é franquia, está na hora de entender sua criação. Não pense que as franquias são uma forma jovem de fazer negócio, que tem pouco tempo de atuação no mercado. Pelo contrário!

O modelo de franchising, ao menos como conhecemos hoje, foi criado em meados do século XIX, com o dono das máquinas Singer. Aproximadamente no ano de 1850, o fundador da empresa de máquinas de costura, com o objetivo de aumentar as vendas, começou a conceder licenças de uso da sua marca, permitindo que vendedores pudessem vender as máquinas da empresa, além de seus outros produtos, em outros locais dos Estados Unidos.

Esse modelo, posteriormente, foi imitado pela General Motors, pela Coca-Cola, pelo McDonald’s e várias outras marcas que são multinacionais hoje em dia. Mas não para por aí: o espírito do franchising já existia desde a Idade Média, em algumas práticas de monarcas e membros da Igreja.


franquia McDonald's

Atualmente, no Brasil, o mercado de franquias está se recuperando da crise que assolou o mundo com a pandemia do covid-19. As expectativas para o ano de 2023 são de um crescimento ainda maior do setor, com geração de lucros, empregos, e de maior intensidade da movimentação econômica. Por isso, investir, hoje, em uma franquia, principalmente no setor de alimentação, é um bom negócio! Mesmo investindo pouco, a chance de obter bons retornos e garantir a independência financeira ainda é bastante alta.

Qual o perfil necessário para investir na franquia Bar do Urso?

O empreendedor que deseja se tornar franqueado do Bar do Urso deve seguir alguns requisitos básicos. A franqueadora privilegia investidores que tenham experiência ou interesse no ramo de bares e restaurantes, com predisposição em seguir todos os padrões e diretrizes estipulados, que se dedique pessoalmente ao empreendimento, com disponibilidade para tal, que possua de forma regularizada toda documentação que for solicitada, ter consciência de que o modelo de franquia é um negócio próprio, com maturação de médio prazo e com os riscos inerentes à implantação de qualquer atividade empresarial e que, em relação ao investimento, o candidato a franqueado tenha capital disponível para a montagem do negócio, o pagamento da taxa de franquia, compra do estoque inicial e as demais despesas descritas na COF.

franquia Bar do Urso

Quais são as etapas do processo de seleção da franquia Bar do Urso?

Após o recebimento do cadastro do investidor, a franqueadora entra em contato através do e-mail, enviando, assim, as informações relacionadas ao negócio. Juntamente com o material, também é enviada a ficha de interesse, que é confidencial, mas não representa nenhum compromisso entre franqueadora e candidato. Através dela, é possível que os responsáveis pela franquia Bar do Urso tenham a oportunidade de agendar a primeira reunião de apresentação do negócio, com esclarecimento de dúvidas e apresentação dos números.

A etapa seguinte tem foco na análise da COF, onde a franqueadora e o candidato a franqueado alinham as expectativas, seguindo para as demais etapas de análise do potencial franqueado e, posteriormente, envio da documentação solicitada. Assim que o contrato é assinado e ambas as partes aprovam o negócio, já é iniciada a busca pelo ponto comercial onde será aberta a unidade da franquia Bar do Urso, com total suporte da franqueadora.

Quais são os modelos de negócio da franquia Bar do Urso?

São dois os modelos de negócio que a franquia Bar do Urso disponibiliza ao investidor: o modelo de rua e o quiosque ou container. Segundo a empresa, o modelo mais popular é o de rua, devido à sua ambientação baseada nos pubs europeus, com o toque autêntico da cervejaria Colorado. Este modelo exige um ponto comercial de 30m² a 50m², seu valor mínimo de investimento é R$ 300 mil, com faturamento médio mensal de R$ 95 mil e taxa de franquia em torno de R$ 60 mil. O retorno do investimento do modelo de franquia de rua é de 24 a 36 meses.

O segundo modelo da franquia Bar do Urso disponível é o de quiosque (ou container). O container é ideal para locais mais abertos, como praças, jardins e foodparks, enquanto o quiosque é pensado para galerias e shopping centers. O valor mínimo de investimento deste modelo fica em torno de R$ 200 mil, com faturamento médio mensal de R$ 55 mil e taxa de franquia de R$ 50 mil. O retorno do investimento deste modelo também é de 24 a 36 meses.

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Franquia Bar do Urso, um investimento irreverente

Neste post, apresentamos a história da cervejaria Colorado e da franquia Bar do Urso, que vêm ganhando o consumidor brasileiro e internacional com seus produtos diferenciados, apresentados sempre de forma descontraída e despojada.

Além disso, também foi possível perceber que a aquisição da cervejaria pela Ambev não prejudicou o caráter artesanal da marca, mantendo as raízes do negócio e agindo como um vetor de expansão da cervejaria, permitindo que a Colorado alcançasse outros públicos de diferentes localidades, até mesmo fora do Brasil, bem como possibilitando projetos diferenciados como a franquia Bar do Urso. Na nossa avaliação, vale a pena investir neste projeto e desibernar!

Mas fique atento: é bom lembrar que quem empreende não pode vacilar, portanto, é fundamental sanar todas as dúvidas em relação ao funcionamento do mercado de franquias. Só assim se evita o fracasso e o investimento errado!

Por isso, para não cometer erros na hora de dar o próximo passo de investimento em uma franquia, entre em contato com a equipe de especialistas Goakira! Somente com muita pesquisa e conversa é possível fechar um bom negócio, então analise todas as possibilidades e conte conosco!

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