Food Truck: entenda tudo sobre essa tendência de franquia

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Já ouviu falar do food truck? Essa é uma das novas tendência do mercado. Ela é uma modalidade de restaurante sobre rodas surgiu há alguns anos no Brasil como uma alternativa de franquia mais barata, como as franquias em quiosques, e virou tendência país afora.

Contudo, na prática, ele representa a remodelação completa das kombis que vendiam cachorro-quente na porta de faculdades ou baladas.


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Dessa forma, em vez de comidas rápidas e de baixa qualidade como era o costume, o food truck passou a produzir ótima comida. Assim, o cardápio vai do simples a opções gourmet, e atrai uma clientela gigantesca. Por isso, essa nova onda tem tudo para continuar movimentando muito dinheiro no país, dizem os especialistas.

Dessa forma, o interesse no tema avançou muito. Desde maio de 2014, quando São Paulo passou a permitir legalmente a comercialização de comida nas ruas. Nesse sentido, a lei abriu caminho aos foods trucks. Porém, vale lembrar que antes disso, os famosos cachorros-quentes vendidos em trailers e vans já eram permitidos.

próprio negócio DE franquia FOOD TRUCK

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Com uma alta variedade de opções, o nicho de comida de rua cresceu e se consolidou como oportunidade de negócio replicável e lucrativo, servindo como revitalização do clássico comércio de churros, cachorro-quente e pipoca. Mas, para entrar nesse mercado, o empreendedor deve estar atento e se planejar bem.

Quer conhecer as vantagens desse modelo de negócio e saber se o mercado de food trucks é o melhor pra você? Então, acompanhe:

Franquia de food truck

Apesar de ser relativamente recente para os brasileiros, a modalidade faz sucesso há anos nos Estados Unidos. Nesse sentido, segundo a Associação Americana de Restaurantes, existem cerca de três milhões de food trucks espalhados pelo país, e o faturamento anual é na casa dos bilhões.

Já por aqui, os empreendedores que saíram na frente apostaram nas franquias de food truck para aproveitar as possibilidades de forma descomplicada.

Se interessou pela novidade? Então, conheça as vantagens desse modelo de negócio:

Vantagens das franquias de Food Truck

1) Estar em qualquer lugar a qualquer hora

A maior vantagem é a possibilidade de ir aonde os clientes estão e a qualquer hora. Assim, basta você estacionar o veículo próximo a um colégio pela manhã. Também, por exemplo, tentar a sorte em centros comerciais à tarde e em portas de baladas à noite.

Por isso, dependendo do que você vai vender, encontrar o roteiro ideal pode ser o segredo do sucesso. Esta mobilidade permite que o empreendedor tenha mais flexibilidade com relação do ponto comercial que quer explorar, aumentando assim as chances de sucesso do negócio.

ponto comercial

2) Menor quantidade de despesas

Por vezes, um empreendedor que quer colocar seu projeto de franquia para funcionar esbarra nos altos custos de aluguel. Mesmo com a pandemia em curso, um ponto comercial em um shopping ainda pode sair caro e diminuir de forma drástica a margem de lucro do franqueado.

Você sabe quanto custa o aluguel de um ponto comercial em um shopping em São Paulo? Pela média, o metro quadrado não sai por menos de 660 reais mensais. Por conta do preço elevado, o que se viu foi a abertura de muitas franquias dentro de estações de metrô, onde o aluguel do metro quadrado começa a partir de 280 reais.

Agora, imagina não ter mais que colocar o aluguel do ponto comercial na lista de despesas. Esse é o sonho de todo empreendedor e a realidade do dono de um food truck. Calcula-se que, sem aluguel, os lucros podem subir consideravelmente, acima dos 30%. E tem mais: a loja pode ficar aberta 24 horas por dia, não precisa respeitar horário de funcionamento de shoppings e estações de metrô.

Do ponto de vista financeiro, além do capital de giro operacional mais econômico, os franqueados possuem descontos e facilidades de pagamento ainda na aquisição do automóvel, já que muitos franqueadores têm parcerias com montadoras e concessionárias.


No entanto, não se anime demais, com a evolução do mercado e as restrições com relação aos locais de atendimento, a saída de muitos operadores de food truck é recorrer aos “food parks” ou locais como estacionamento e, nesses casos, é preciso pagar pelo espaço utilizado!

Nesse sentido, por exemplo, no caso do município de São Paulo, há uma lei específica que regulamenta os food trucks. Por se tratar de regras locais, sugiro você sempre consultar os órgãos responsáveis locais para validar se pode ou não exercer esta atividade.

3) Menos funcionários

Geralmente, nos modelos de Food Trucks, o número de funcionários é menor do que operações tradicionais, tais como restaurantes de rua e de praça de alimentação de centros comerciais. Além de impactar diretamente na redução do custo de operação, há também uma flexibilidade na hora da contratação desta mão de obra.

Se você participa de eventos, pode eventualmente contratar a mão de obra por dia ou por tempo – lembrado que é sempre importante consultar as regras trabalhistas vigentes para a atividade. Se quiser saber mais sobre como lucrar com food truck, assista o vídeo a seguir:

E as desvantagens de food truck?

 Embora os food trucks sejam uma opção interessante para quem deseja entrar no mercado de franquias, o empreendedor deve estar atento a alguns pontos que podem definir a viabilidade do negócio:

Instabilidade

 Os especialistas avisam: food truck não é brincadeira. Se você quer investir nesse modelo de negócios, tem que se preparar bem. Ter capital de giro, fazer um bom planejamento, pesquisar o mercado, checar onde sua franquia pode atuar e investir em marketing são passos essenciais.

Também não deve ter medo das adversidades: em geral, os food trucks funcionam inclusive em domingos e feriados e devem estar atentos a tudo, inclusive às condições climáticas do local. A chuva pode ser um grande inimigo do seu negócio…

Cuidados com a lei

Todo processo burocrático fica responsabilidade do franqueado, como conseguir o alvará de funcionamento e a autorização prévia para estacionar o veículo em locais públicos e passar pela inspeção da vigilância sanitária.

Então, a melhor coisa que se deve fazer é estudar as leis do município em que você pretende investir no food truck antes de fechar qualquer negócio.

Veículo

 A manutenção do veículo é de suma importância para que o negócio funcione da maneira adequada.

Embora os custos de operação possam ser menores que os de um restaurante tradicional ou a praça de alimentação de um shopping, é relevante separar parte das despesas para os reparos, de modo que sua marca não perca nenhuma oportunidade de se fazer presente.

Se quiser saber mais detalhes sobre problemas a evitar, ouça nosso podcast:

Investir ou não em franquia de food truck?

O mercado de food trucks, que começou como simples tendência, sobreviveu ao teste do tempo e se manteve como um modelo de franquia barata e rentável, devido, entre outros fatores, à sua grande diversidade de ofertas.

O amplo espaço para comidas rápidas simples ou gourmet, salgadas ou doces e opções vegetarianas e veganas é o grande trunfo desse modelo.

Mas é sempre bom lembrar que não existe apenas lado bom nessa história e, se o empreendedor não tiver o cuidado necessário e não efetuar o planejamento correto, o negócio pode ter problemas.

Uma ajuda na hora de investir faz bem, né? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas d Goakira para te ajudar em todas as etapas do seu negócio!

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