Franquias: tão bom que dá até para desconfiar!

4 minutos para ler

Nos últimos anos, o sucesso de muitas empresas no mundo da franchising pode fazer parecer que o processo de expansão de franquias seja fácil e até romântico. Imagine ver sua marca espalhada pelos quatro cantos do mundo? Expandir o seu negócio com capital de terceiros? Não ter a preocupação operacional de comandar as lojas? Não ter que lidar com a mão de obra, cada vez mais escassa e despreparada? Maravilhoso, não?

Muitas vezes, os empreendedores negligenciam etapas importantes de preparação, que serão fundamentais para o sucesso da expansão.O empreendedor deve traçar um plano de negócios, para que tenha de forma mais clara como se dará a viabilidade financeira do franqueado e do franqueador, bem como mapear as localizações com potencial para abrir uma unidade.

Estudar o mercado, os concorrentes, a forma de abastecimento e logística da rede, passa a ser essencial para que o modelo de negócios tenha consistência e possa ser implementado com sucesso. Iniciar um processo de expansão por meio de franquias sem um planejamento estruturado, definitivamente, é um tiro no pé! Sendo assim, continue a leitura e saiba mais sobre o plano de expansão de franquia!

ebook sobre rede de franquias

Como funciona um plano de expansão de franquias?

Atualmente, grande parte dos empreendedores deseja adquirir mais clientes, elevar o faturamento e ver a marca de destacar. Para que isso ocorra, é necessário criar um plano de expansão empresarial.

Esse planejamento vai além de documentar os desejos de crescimento e as ideias do proprietário da organização. Ele funciona como um direcionamento para o investidor, visto que ele apresenta, passo a passo, como tirar as propostas do papel e colocar em prática. Além disso, aborda qual o custo e o retorno que se espera com o projeto. Dessa forma, é mais fácil ter certeza de que o trabalho e o investimento darão certo.

O que é avaliado durante a elaboração do plano de expansão?

Para os empreendedores que já têm o plano de negócios de sua organização pronto, haverá mais facilidade para elaborar o plano de expansão de franquias, pois os vários aspectos aqui abordados já terão sido estudados. Desse modo, confira os principais pontos que devem ser avaliados durante a elaboração do seu plano de expansão.

Posicionamento

O posicionamento envolve a união de dois importantes fatores:

  • o público-alvo de sua organização;
  • o diferencial de seu negócio.

Esse elemento pode estar muito claro para o franqueador, mas é necessário estar também para os franqueados. É preciso analisar as características sociodemográficas do seu público-alvo, por exemplo, idade, sexo, profissão, entre outros.

Mercado e concorrência

Tão importante quanto saber para quem seu produto será vendido é conhecer os seus concorrentes. Para elaborar essa parte do projeto, será preciso estudar os pontos fracos e fortes dos principais adversários, como o preço cobrado pelos produtos, a qualidade no atendimento e a localização.

Metas e objetivo

Durante a elaboração do plano de expansão de franquias, é fundamental avaliar as metas e os objetivos. Os propósitos estabelecidos nele devem ser realizáveis tanto pelo franqueado quanto pelo franqueador.

Projeções financeiras

É primordial analisar os parâmetros operacionais e financeiros da empreitada, como a quantidade necessária de colaboradores, questões relacionadas à logística, entre outros.

Na parte financeira, é preciso avaliar os custos fixos e variáveis, o ponto de equilíbrio da empresa, o fluxo de caixa da organização, metas de faturamento, estabelecer prazo de retorno do investimento e outros indicadores financeiros que achar necessário.

A expansão de franquias precisa ser um desejo contínuo em qualquer empresa, mas deve ser feita de forma segura e escalável. Por isso, é importante contar com uma empresa especializada para ajudar você a realizar um plano de expansão eficiente. A GOAKRIA é a organização ideal para isso, pois apresenta diversos diferenciais que podem ajudar no sucesso do seu empreendimento.

Nosso artigo foi esclarecedor e útil para você? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações a respeito? Então, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo.

Posts relacionados

Deixe um comentário