Crescimento em espiral: a melhor opção para as franquias

4 minutos para ler

Expandir as operações sem uma visão bem definida de como e quando os objetivos serão alcançados, certamente, pode ser um tiro no pé

Crescer é o sonho de praticamente todos os empresários. Fazer isso pelo sistema de franquias pode ser uma excelente alternativa em muitos casos. Expandir uma marca com o capital de terceiros, além de mais rápido é muito mais barato. O único problema é quando esse crescimento não acontece de maneira ordenada. Principalmente no início da expansão, muitos franqueadores vivem o dilema de abrir mais franquias – se beneficiando dos ganhos de escala e visibilidade da marca – ou seguir rigorosamente o plano de expansão de forma a assegurar que possa prestar um bom suporte ao seu novo parceiro.

ebook sobre expansão empresarial

Logística

Num país com dimensões continentais, sair abrindo unidades franqueadas por todo o território pode implicar em problemas para a gestão e operação da rede. Assim, o crescimento em espiral pode ser a melhor alternativa.

É sabido por todos que prestar um apoio e suporte de qualidade para o franqueado é fundamental para o sucesso de uma rede de franquias. Expandir as operações sem uma visão bem definida de como e quando os objetivos serão alcançados, certamente, pode ser um tiro no pé. Por isso, a proximidade regional pode fazer toda a diferença. Iniciar a expansão de sua marca em regiões próximas à matriz pode ser uma estratégia bem interessante. Algumas questões são fundamentais quanto ao abastecimento da rede:

  • Será que há escala suficiente para viabilizar a logística em locais geograficamente distantes?
  • Qual é o tempo que demora entre o fornecedor e a unidade franqueada?
  • Quais são os custos?
  • É necessário aumentar o capital de giro da operação em virtude deste tempo adicional de transporte?
  • A estratégia de preços atual contempla margens para suportar estes custos adicionais?

As mesmas dúvidas ocorrem em relação ao suporte e apoio ao franqueado. Quanto custa o deslocamento de um consultor de campo até a unidade do franqueado? Quanto tempo leva este deslocamento? Será que faz sentido a prestação deste suporte somente com o recebimento dos royalties desta franquia? Na prática, deslocar algo ou alguém de São Paulo a Sorocaba, por exemplo, com certeza é bem diferente do que deslocar de São Paulo a Manaus. Os custos e o tempo gasto são premissas fundamentais que podem viabilizar ou não a expansão de sua rede de franquias.

Marketing

Além disso, ainda tem as questões de marketing. Será que há escala suficiente que viabilize financeiramente a execução de ações de divulgação e marketing? A sua marca terá visibilidade local e regional somente com uma única operação? Crescer regionalmente pode ajudar a sua marca a realizar as ações de marketing e divulgação. O custo de uma inserção na televisão com âmbito local pode representar somente uma pequena fração do custo de uma inserção em rede nacional.

Operações

Outro ponto é que quanto maior o número de operações, maior visibilidade a sua marca terá, e consequentemente, quanto maior a visibilidade, maior tende ser a força da marca localmente. Em linhas gerais, defina um crescimento em espiral de sua rede de franquias, pois isso facilitará e simplificará a sua gestão e operação de sua rede. Dê um passo de cada vez. Dar um passo maior do que as suas pernas, definitivamente, pode fazer você cair mais rápido do que imagina! José Carlos Fugice Jr é administrador de empresas especializado em franquias e varejo. Possui MBA em administração de empresas pelo CEAG FGV/SP, além da experiência em mais de 150 projetos de franquias. É sócio fundador da GOAKIRA Consultoria Empresarial.

Fonte: Administradores

Posts relacionados

Deixe um comentário