Crescimento em espiral: a melhor opção para as franquias

4 minutos para ler

Expandir as operações sem uma visão bem definida de como e quando os objetivos serão alcançados como acontece no crescimento em espiral, certamente, pode ser um tiro no pé

Crescer é o sonho de praticamente todos os empresários. Fazer isso pelo sistema de franquias pode ser uma excelente alternativa em muitos casos. Expandir uma marca com o capital de terceiros, além de mais rápido é muito mais barato. O único problema é quando esse crescimento não acontece de maneira ordenada. Principalmente no início da expansão, muitos franqueadores vivem o dilema de abrir mais franquias – se beneficiando dos ganhos de escala e visibilidade da marca – ou seguir rigorosamente o plano de expansão de forma a assegurar que possa prestar um bom suporte ao seu novo parceiro.

ebook sobre expansão empresarial

Logística no crescimento espiral

Num país com dimensões continentais, sair abrindo unidades franqueadas por todo o território pode implicar em problemas para a gestão e operação da rede. Assim, o crescimento em espiral pode ser a melhor alternativa.

É sabido por todos que prestar um apoio e suporte de qualidade para o franqueado é fundamental para o sucesso de uma rede de franquias. Expandir as operações sem uma visão bem definida de como e quando os objetivos serão alcançados, certamente, pode ser um tiro no pé. Por isso, a proximidade regional pode fazer toda a diferença. Iniciar a expansão de sua marca em regiões próximas à matriz pode ser uma estratégia bem interessante. Algumas questões são fundamentais quanto ao abastecimento da rede:

  • Será que há escala suficiente para viabilizar a logística em locais geograficamente distantes?
  • Qual é o tempo que demora entre o fornecedor e a unidade franqueada?
  • Quais são os custos?
  • É necessário aumentar o capital de giro da operação em virtude deste tempo adicional de transporte?
  • A estratégia de preços atual contempla margens para suportar estes custos adicionais?

As mesmas dúvidas ocorrem em relação ao suporte e apoio ao franqueado. Quanto custa o deslocamento de um consultor de campo até a unidade do franqueado? Quanto tempo leva este deslocamento? Será que faz sentido a prestação deste suporte somente com o recebimento dos royalties desta franquia? Na prática, deslocar algo ou alguém de São Paulo a Sorocaba, por exemplo, com certeza é bem diferente do que deslocar de São Paulo a Manaus. Os custos e o tempo gasto são premissas fundamentais que podem viabilizar ou não a expansão de sua rede de franquias.

Marketing

Além disso, ainda tem as questões de marketing. Será que há escala suficiente que viabilize financeiramente a execução de ações de divulgação e marketing? A sua marca terá visibilidade local e regional somente com uma única operação? Crescer regionalmente pode ajudar a sua marca a realizar as ações de marketing e divulgação. O custo de uma inserção na televisão com âmbito local pode representar somente uma pequena fração do custo de uma inserção em rede nacional.

Operações

Outro ponto é que quanto maior o número de operações, maior visibilidade a sua marca terá, e consequentemente, quanto maior a visibilidade, maior tende ser a força da marca localmente. Em linhas gerais, defina um crescimento em espiral de sua rede de franquias, pois isso facilitará e simplificará a sua gestão e operação de sua rede. Dê um passo de cada vez. Dar um passo maior do que as suas pernas, definitivamente, pode fazer você cair mais rápido do que imagina!

*José Carlos Fugice Jr é administrador de empresas especializado em franquias e varejo. Possui MBA em administração de empresas pelo CEAG FGV/SP, além da experiência em mais de 150 projetos de franquias. É sócio fundador da GOAKIRA Consultoria Empresarial.

Fonte: Administradores

Posts mais lidos do Blog Goakira:

Gostou do nosso texto e quer ficar por dentro das dicas e novidades do setor de franquias? Então siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!

Posts relacionados

Deixe um comentário