Consultoria de franchising: entenda como a Goakira ajuda nessa jornada

6 minutos para ler

Você sabe como funciona e para que serve uma consultoria de franchising? Muitas vezes, o empreendedor tem uma grande ideia, mas ainda não possui seu negócio. Assim, antes de montar uma franquia, é importante buscar a ajuda de um especialista — e a Goakira é uma das opções para ajudar nessa jornada.

Trata-se de uma empresa com dez anos de mercado que cuida de todo o processo de formatação de franquias, desde o momento da análise até a estruturação final. Com a ajuda de uma equipe capacitada e treinada, o empreendedor consegue otimizar seu capital e diminuir os riscos envolvidos no processo.

Caso você tenha se interessado pelo tema e queira saber mais sobre o assunto, continue lendo este conteúdo.

Conheça a capacitação e a competência dos profissionais da Goakira

A Goakira é uma consultoria focada no crescimento e na estruturação de negócios no Brasil. A expertise da empresa é na área de franchising, com o aumento da produtividade e a pesquisa de mercado. As metodologias adotadas se baseiam nas melhores práticas internacionais de gerenciamento de empresas, sendo suas principais preocupações a capacitação e a competência técnica da sua equipe.

“Todos os profissionais da empresa participam constantemente de eventos e feiras de suas respectivas áreas. Recentemente, por exemplo, aconteceu o RD Summit, voltado a profissionais de marketing digital. A Goakira enviou oito colaboradores para ficar por dentro das novidades, tendências e inovações do setor nos próximos anos. Isso mostra como prezamos pela qualificação e atualização do nosso time”.

Outro ponto importante é que a Goakira é a primeira consultoria de franchising a ter a ISO 9001. O certificado atesta que a empresa está acreditada segundo as normas de gestão da qualidade indicadas pelo documento. Isso confirma a preocupação com a credibilidade de seus serviços e a qualidade dos processos, atestando seu know how perante as companhias que contratam seus serviços.

Saiba o momento ideal para contratar uma consultoria de franchising

As consultorias de franchising são empresas que têm profissionais especialistas em cada área para ajudar o franqueador e o franqueado em todos os processos ao abrir um negócio ou expandir franquias.

De fato, não é possível estipular um momento único e que seja ideal a todas as companhias para contratar uma consultoria de franchising. Para definir isso da melhor forma, é necessário fazer um diagnóstico e só então propor algo ao empreendedor.

Imagine a seguinte situação: um futuro franqueador tem uma casa de bolos em sua cidade, sendo que sua mãe e avó são responsáveis por bolos sensacionais. Percebendo o sucesso do negócio, o investidor procura a Goakira para expandi-lo e se tornar uma franquia.

É dever da consultoria fazer um diagnóstico e analisar o contexto, verificando se é possível preparar a receita em nível escalável, para que qualquer pessoa possa replicá-la sem nenhum truque ou segredo.

Com essa analogia, fica mais fácil entender qual é o momento certo para que um empresário se torne franqueador e como a consultoria pode ajudar. Os profissionais, depois de analisarem essa situação inicial, vão ponderar as questões e entender se o empreendedor só deseja ganhar uma taxa de franquia ou quer realmente escalar seu negócio.

Caso a pessoa escolha a segunda opção, entra em cena o papel da consultoria de franchising. De modo bem transparente, ela explicará para o empreendedor quais são as obrigações e necessidades que ele terá quando transformar sua marca em franquia.

Geralmente, o momento ideal para se transformar em uma franquia é quando o negócio já está dando lucro e apresenta um modelo padronizável. Mesmo que os processos não estejam padronizados, a consultoria deve identificar padrões para que esse modelo seja replicado em outras situações, ambientes e equipes sem perder suas características originais.

Confira passo a passo como funciona a consultoria da Goakira

O modo de trabalho da consultoria da Goakira pode ser dividido em quatro etapas:

  • diagnóstico;
  • business plan;
  • preparação do instrumento jurídico;
  • criação dos manuais.

O primeiro passo da consultoria é uma conversa inicial para estabelecer o diagnóstico da marca e verificar se ela pode ou não se tornar uma franquia. O segundo passo inclui definir sua formatação e elaborar um plano de ação.

É importante conversar com o cliente e identificar o modelo mais adequado para um crescimento rápido e inovador. Nessa fase, a Goakira ajuda no desenvolvimento de um plano de negócio com o estudo de público-alvo, mapeamento e conceito de marca, metas, taxas de lucro ou outros estágios.

A empresa também se preocupa em criar uma demonstração de resultados de exercícios e planejar a operação de negócios para os próximos cinco anos, na tentativa de garantir sucesso e estabilidade para a franquia.

No terceiro passo, a consultoria dá o apoio necessário à elaboração dos instrumentos jurídicos com base na Lei 8.955/94, que regula a atividade no Brasil. A Goakira tem algumas parcerias com escritórios de advocacia que ajudam na criação dos instrumentos e fazem avaliações, ajustando cada modelo à ideia proposta.

É preciso que o franqueador forneça ao interessado uma oferta de franquia (COF) com informações claras sobre a rede, por exemplo. Depois disso, faz-se um um pré-contrato e, posteriormente, o contrato.

No último passo, cria-se um manual de franquias que detalhará ao franqueado o que é preciso fazer desde o momento em que ele abre a franquia até a hora de lançar as vendas no sistema ou fazer o fluxo de caixa e outras estruturações de atendimento ou venda. A consultoria auxiliará a transformar processos internos em padrões replicáveis em qualquer situação.

Veja o futuro da consultoria de franchising da Goakira

A marca Goakira tem sócios que atuam em várias áreas, sendo que essa multiplicidade de conhecimento deixa o ambiente mais enriquecedor. Visando a melhorias, a empresa de consultoria tem investido no sucesso do cliente e em sua satisfação.

Todo o sistema de entrega e validação das etapas é assinado eletronicamente e validado pelos clientes, aliando essa fase à ISO 9001 — que atesta que as etapas estão sendo entregues dentro dos padrões de excelência estabelecidos.

“Para 2020, os clientes da consultoria de franchising da Goakira podem esperar por inovação e otimizações. Estamos transformando o serviço em um sistema 360, no qual é oferecido um serviço completo ao nosso cliente.”

Ou seja: a partir de agora, a consultoria realizará todas as etapas, desenvolvendo o conceito, formatando ideias, implementando serviços e pensando na expansão ao buscar por investidores no mercado para comprar franquias já formatadas.

Se você tem um negócio e está em busca de ajuda para transformá-lo em franquia, a consultoria de franchising da Goakira é a melhor opção. Entre em contato conosco e conheça o serviço que oferecemos!

Posts relacionados

Deixe um comentário