O mundo das redes sociais tem ganhado cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas. São muitos aplicativos e espaços virtuais que captam a atenção do público durante horas, em que todo o foco está voltado para o conteúdo online. Em geral, esse conteúdo é de entretenimento. Dentro desse contexto, tem se tornado cada vez mais necessário que as marcas façam parte desse ambiente digital, seja por meio de vídeos, de posts, de propagandas, mas também de lives, como a live commerce China!
Afinal de contas, se os olhos dos seus clientes estiverem voltados para uma tela na maior parte do dia, é interessante que você, pelo menos, dê uma passadinha por lá com o live commerce China, de forma que ele se lembre do que você oferece. Antigamente, as marcas ofereciam seus produtos, e a mídia servia como uma extensão dela, em que as propagandas eram divulgadas. Hoje em dia, se tornou necessário que cada empresa se torne, também, criadora de conteúdo. Isso mesmo, algum tipo de informação ou entretenimento interessante, que seja capaz de captar a atenção. É como se você fosse dono do seu próprio canal de tevê.
Dentro dessa dinâmica estabelecida, surgiu o modelo de live commerce China, ou seja, transmissões ao vivo que promovem produtos da marca, a fim de que os internautas consumam o item durante a live. Esse modelo tem dado muito certo, e promete ocupar cada vez mais espaço dentro do marketing empresarial. Isso porque dois benefícios são feitos: a pessoa não precisa se deslocar até a loja, mas não perde a tão cara atenção e contato humano, com troca de ideias e palavras.
As live commerce são sim uma ótima estratégia de vendas e de crescimento de negócios, e podem também ser aplicadas no seu! Basta ter um celular, um roteiro e um site de vendas para conseguir realizar o seu próprio evento de vendas pela internet, e faturar muito. Se interessou pelo assunto? Acompanhe, no artigo abaixo, tudo o que você precisa saber sobre esse novo modelo de autopromoção de vendas, e saiba como implantá-lo no seu negócio, além de conhecer casos de sucesso.
O que é Live Commerce?
O live commerce China é um modelo de negócios focado em vendas, que é baseado na propaganda de produtos por meio de lives. Ou seja, a transmissão é ao vivo, em uma forma de conversa virtual entre vendedor e cliente. Essa forma e vender faz com que seja possível obter o melhor de dois mundos: o enorme alcance da internet, em que praticamente qualquer pessoa pode acessar a live; e a pessoalidade da venda em uma loja, com o atendimento de um vendedor, com a possibilidade de ver e tirar dúvidas sobre cada um dos produtos.
Geralmente, as lives commerce podem envolver algumas estratégias de venda. São elas o leilão, a compra imediata e a utilização de vídeos curtos para promover o produto. Muitas vezes, uma live de uma marca vai mostrando os produtos estratégicos, escolhidos pela empresa, e os clientes vão interagindo ali na hora, fazendo lances e tentando comprar o produto. Em outras ocasiões, a live é feita de maneira mais tranquila, em que o influenciador ou vendedor vai mostrando os diferentes produtos da loja, e a pessoa pode clicar na mesma tela e comprar imediatamente.
Por outro lado, existem também, além das lives, vídeos curtos utilizados nas redes sociais que promovem produtos, no formato de propagandas tradicionais. No entanto, eles geralmente contam com um link na mesma tela, capaz de direcionar o cliente para a página de compra e venda. É importante, no entanto, considerar dois aspectos. Primeiro, o link deve sempre estar na mesma tela, porque o cliente provavelmente não irá abrir outra para chegar até sua loja. E segundo, os vídeos curtos podem funcionar em conjunto com transmissões ao vivo, de forma que ambos se complementem na consolidação da marca.
Histórico
Você se lembra daqueles programas de televisão aberta em que um apresentador ficava, por horas, mostrando um produto e divulgando o número de telefone em que você poderia comprar? Esse é o passado do live commerce China. Programas e canais como Polishop, Shoptime, TopTerm, etc aguçavam a curiosidade e o interesse do espectador de TV, e propunha resolver problemas de maneira fácil e acessível. Afinal, quem nunca ficou encantado pela famosa TecPix, a filmadora da Polishop?
Outro parente próximo desse modelo de negócios são as promoções relâmpago em hipermercados, em que um apresentador fica anunciando uma promoção pra quem está no estabelecimento e as pessoas correm para comprar na hora, na ordem de quem chega primeiro. No entanto, esse modelo se restringe a quem está no estabelecimento naquele dia e horário, o que é um fator limitante.
No entanto, com a pandemia do Covid-19, e a ascensão das redes sociais digitais, bem como com o sucesso dos influencers, surgiu um cenário: as pessoas não assistem mais a televisão, e nem outro canal de mídia tradicional, e também não saíam para ir às lojas e supermercados. O que sobrou? A venda online, que, por si só, tem a desvantagem de ser fria, e deixar o cliente realizar a compra por conta própria.
Nesse contexto, surgiram as live commerce, em que um apresentador, geralmente digital influencer, realiza uma transmissão ao vivo com a participação de milhões de pessoas pela internet. Nesse evento, ele apresenta vários produtos, como nos canais de venda, mas interage no mesmo momento com seus seguidores e participantes. Ali, os clientes podem perguntar, reagir, sugerir, comentar, e também comprar, com uma semelhança muito próxima das lojas tradicionais, só que com um alcance muito maior.
Live Commerce China
A China tem se mostrado cada dia mais como uma potência mundial, e berço de tendências e de novas tecnologias. O live commerce China não é diferente. A técnica de vendas por meio de lives na Internet começou a se popularizar no país asiático, e vem se espalhando por todo o mundo. O modelo é um sucesso tão grande, que muitos dizem que esse é o futuro do comércio como um todo, já que rende resultados muito grandes. O live commerce China movimentou aproximadamente 200 bilhões de dólares só dentro das fronteiras da China durante o ano de 2020, e a perspectiva é de aumentar cada dia esses resultados.
Por exemplo, na China, de acordo com dados da KPMG e da Ali Research (duas das maiores empresas da região), o modelo de live commerce China foi responsável por 50 mil transmissões por dia em 2020. Com esse número, os resultados no país foram de mais de 50 bilhões de visualizações e movimentaram mais de 1 trilhão da moeda local, o iuane, dentro do período indicado.
Sendo assim, podemos dizer que a China foi berço de um pensamento visionário, que se aproveitou do momento de pandemia, com maior uso da Internet, para criar um atendimento personalizado e humano, mas também eficiente e de grande alcance. A tendência já foi aderida, hoje em dia, praticamente todos os países do mundo, que se inspiram no retorno financeiro e de engajamento alcançado no maior país do mundo.
Dados sobre o Live Commerce no Brasil
O modelo de negócios live commerce China já existia no mundo desde 2014, mas só ganhou força no Brasil a partir de 2020, com a pandemia da covid-19. Com o isolamento social provocado pelo surto do coronavírus, as empresas foram obrigadas a fechar, e, então, se restringiram às vendas por comércio online. No entanto, começou-se a pensar em como impulsionar ainda mais o e-commerce, e, assim, a inspiração chinesa veio à tona no país.
Hoje em dia, a compra online já é preferência de 74% dos brasileiros. Os confortos de poder escolher o produto em casa, devolver se não gostar e às vezes até mesmo comprar mais barato acabam ganhando os clientes. O live commerce trouxe, consigo, ótimos resultados em vendas e retorno financeiro. O modelo consegue até mesmo uma taxa de conversão de 21%, ou seja, entre todos os visualizadores, 21% deles realizaram compras. Além disso, as empresas que adotam as lives conseguem um aumento financeiro de até 130 vezes.
No entanto, no Brasil, as lives commerce têm características diferentes que nos Estados Unidos e na Europa, onde também têm bombado ultimamente. Aqui em terras brasileiras, as lives costumam acontecer nos próprios canais de comunicação das lojas a que pertencem, e não nas páginas de influencers ou outras personalidades. Essa é uma forma de trabalho que liga muito a identidade da marca com os clientes, proporcionando uma maior consolidação da empresa.
O live commerce China consegue alcançar até 100 mil pessoas de uma vez, coisa que no presencial seria impossível ou, pelo menos, improvável. Em apenas uma hora de live, o volume de vendas certamente será maior do que em uma campanha de marketing presencial, e a taxa de conversão de clientes é expressivamente maior. Sendo assim, apesar de a pandemia estar se abrandando no Brasil e as pessoas voltando a circular nas lojas, o live commerce é uma realidade que veio para ficar, e não apenas uma tendência.
Como empregar essa estratégia de vendas no meu negócio?
Que o live commerce China é um sucesso, nós já entendemos, mas é possível utilizar essa estratégia no meu negócio? Como fazer isso? Quais são as ferramentas necessárias para ter um bom alcance de live? Apesar de ser um sucesso, fazer uma live nem sempre significa alcançar bons resultados, pois é preciso conhecimento, prática e estratégia. Muitas vezes, de acordo com o seu público e nicho, as lives precisarão seguir alguns padrões específicos, procurando a maneira certa de atraí-los. Além disso, cabe lembrar que o improviso não vale a pena: pense em cada detalhe, com um olhar administrativo e esperto, para conseguir obter o melhor resultado possível. Sendo assim, conheça abaixo algumas das coisas mais importantes para se fazer em uma live de vendas:
1. Marcar a live antes
Uma coisa fundamental, para que o máximo de pessoas consumam seu conteúdo na live, é que elas fiquem ansiosas, e aguardando pelo evento durante algum tempo. Isso porque faz com que as pessoas tenham um compromisso fixo de participar da live, e que elas tenham esse desejo. Caso você faça uma live surpresa, você pode acabar perdendo muitas vendas que poderiam acontecer, porque muitas pessoas interessadas podem não entrar.
Sendo assim, é sempre bacana pensar em uma data estratégica, em um horário acessível, em que o máximo dos seus potenciais clientes estarão disponíveis. Por exemplo, se seu produto é voltado para crianças, não adianta fazer uma live em um horário que elas estão na escola. Por isso, planeje! Outro ponto importante é escolher um dia e horário em que a rede social que veicula sua live tenha um bom trânsito de pessoas.
Após decidir o melhor dia e horário, pense no melhor dia para começar a divulgá-los. Pode ser 10 dias antes, 1 semana antes, ou três dias, o mais importante é anunciar. A partir daí, vá fazendo uma contagem regressiva, compartilhando artes de divulgação, para servir como lembrete.
2. Fazer uma contagem regressiva
Uma outra estratégia bem interessante para captar o máximo de espectadores possível para sua live é fazer uma contagem regressiva. Hoje em dia, as pessoas passam muito do seu tempo na Internet, e são bombardeadas com muitas informações. Então, pode ser que lembrar do dia da sua live seja difícil, e, mais ainda, se interessar por participar dela no dia marcado. Então, crie uma expectativa e ansiedade no seguidor, para que ele se lembre e participe da live! Isso funciona muito bem por meio de contagens regressivas, que são um lembrete diário do evento que está por vir.
3. Oferecer conteúdo!
A propaganda mudou! Com as redes sociais digitais, não dá mais pra só fazer um anúncio e fim da história. As pessoas querem saber mais, querem ir além, e querem saber mais sobre determinados assuntos. Cada vez mais, cada um é seu próprio canal de comunicação, e um canal precisa oferecer algo em troca da audiência. Portanto, no lugar das novelas, jornais etc, as pessoas querem consumir textos, vídeos e posts na Internet. Junto com suas lives, e também nas suas redes sociais, produza conteúdo informativo, de entretenimento, ou qualquer outro voltado para o seu nicho.
4. Gerar entretenimento
Uma coisa muito apreciada pelos brasileiros, e em alguns outros lugares do mundo, é o humor. Por exemplo, influencers humoristas bombam cada dia mais e conseguem fazer publicidade de marcas com grande alcance. Mas essa é apenas uma estratégia de entretenimento. Geralmente, a principal finalidade pela qual as pessoas utilizam a internet é se descontrair, e poder fugir um pouquinho do mundo das preocupações do dia a dia. Então, uma ótima possibilidade para a sua live é contar com piadas, fofocas, jogos, e coisas que entretenham o cliente, para que ele queira ficar lá por mais tempo.
5. Selecionar produtos estratégicos
Complementando o item anterior é importante que o cliente não perca o foco e o interesse, o que acabaria por fazê-lo desistir de assistir. É necessário que o conteúdo se mantenha interessante, para cativar o espectador. Para tal, escolha produtos que bem representam sua marca, que transmitam maior sensação de profundidade no interesse por aqueles itens, assim como instigar a curiosidade de quem lhe assiste. É necessário manter entretido seu cliente.
Portanto selecione entre os produtos que deseja apresentar, um número proporcional ao tempo de live. Lembre-se que esse tempo não pode saturar o espectador. Pense nos motivos pelos quais aquele produto poderia despertar o interesse em um possível comprador. O que ele tem de especial, se o preço está abaixo do valor e por isso seria uma boa compra, se é algo que irá valorizar ou pode melhorar a vida de quem o comprar. Quando estiver então apresentando seu produto na live, não se esqueça de ressaltar essas características, despertando no espectador a necessidade daquele item.
6. Instigar a curiosidade
Lembra da curiosidade que praticamente todo mundo tinha para conhecer e experimentar os produtos que eram vendidos na TV? Você precisa gerar esse sentimento nos seus espectadores. Durante e depois da live, é importante que você faça com que eles queiram conhecer e comprar seu produto.
Além disso, a interação com a transmissão é fundamental para que os algoritmos entendam o conteúdo como relevante. Dessa forma, provoque comentários: não dê todas as informações sobre o produto, deixe algumas dúvidas e curiosidades em aberto, para que as pessoas engajem perguntando.
7. Dar a sensação de urgência
As promoções são uma coisa comum nas lives de vendas, e chamam muito a atenção. Se você é conhecido por ser acostumado a fazer promoções em lives, cada vez mais pessoas irão participar dos eventos. Sendo assim, as suas chances de obter engajamento e, portanto, mais dinheiro, são muito grandes. Durante as promoções, crie sempre a sensação de urgência. Disponibilize poucas unidades em promoção, ou diga que a oferta só vale até o final da live. Assim, as pessoas que estão interessadas no produto têm muito mais chances de adquiri-lo na hora!
8. Interagir com o público
Como já falamos, uma parte extremamente fundamental da sua experiência com o live commerce é a interação. De nada vale ficar horas falando numa rede social sem público, e, mesmo com público, se não há interação, não há progresso. Portanto, produza engajamento: responda às perguntas, deixe curiosidades, faça perguntas. Assim, você terá uma live muito mais efetiva.
9. Ficar na live por muito tempo
Uma outra questão importante das lives de vendas é o tempo em que você fica lá. Geralmente, não é no primeiro estímulo que o cliente realiza a compra, mas com o reforço contínuo desse estímulo. Sendo assim, é importante que você fique na live por tempo o suficiente para que várias pessoas entrem, e que tenham a oportunidade de ver seu conteúdo. Além disso, mostre produtos variados e estratégicos, faça humor, responda comentários, nenhuma live deve ser curta demais, geralmente, elas têm mais que o dobro do tempo de um vídeo gravado comum.
Algo também importante a se considerar sobre o tempo dedicado à live é o tempo que as ferramentas utilizadas, como Instagram, YouTube, Facebook ou outra rede social, levam um tempo a notificar os seguidores que há uma transmissão acontecendo e se pode esperar um tempo ainda maior para os interessados abrirem essa notificação e começar a assistir. Portanto, para que seu esforço seja recompensado, é bom que não seja uma transmissão curta.
10. Transformar seus vendedores em influencers (ou o contrário)
Os digitais influencers têm tido um papel super importante na publicidade atualmente. Eles são pessoas com muitos seguidores, e uma capacidade de gerar conteúdo, engajamento, e de trazer muito mais pessoas para as suas lives. Mas a questão é: precisa ser influenciador para vender em lives? A resposta é sim.
Mas na verdade você não precisa contratar influenciadores famosos para conduzir seu evento. O importante é ter um comportamento de influenciador. Então, treine seus funcionários, e faça com que o carisma exista na hora de fazer a live.
Enfim, você pode então estar se perguntando: o que é comportamento de influencer? A resposta é um comportamento carismático, confiante, e que tem domínio sobre a situação. A pessoa que conduz uma live não pode ser apenas um atendente do cliente, mas ele deve se expandir e conquistar o espaço, trazendo entretenimento e diversão. O influencer sabe do que está falando, e, geralmente, tem uma vida que as pessoas querem imitar. Faça com que o produto que você está vendendo seja associado a uma vida feliz, rica, confortável, sem problemas, inteligente, e tudo isso pode ser feito por meio da imagem que está sendo passada.
Exemplos de sucesso
Importado da China, o modelo de e-commerce por meio de lives está bombando no Brasil, gerando muito lucro e aumentando muito o potencial de número de vendas de uma loja. As live commerce são estratégias que impulsionam as vendas, aumentam as taxas de conversão, e cria muito mais engajamento nas redes sociais das marcas, consolidando ainda mais seu nome na praça! Sendo assim, conheça os casos de sucesso que, no Brasil, estão praticando essa estratégia excelente para os negócios.
1. Americanas
Em junho de 2020, bem no comecinho da pandemia, as lojas Americanas começaram um grande projeto de live commerce: a Americanas ao Vivo. Até hoje, já foram mais de 100 lives. A Americanas é uma das maiores empresas de comércio online do Brasil, e conta com mais de 20 anos de história no ramo. A Americanas foi fundada em 1929 em Niterói, por dois americanos que decidiram fazer um comércio voltado para um público de renda estável.
A marca foi um sucesso e, desde então, cresceu muito. Já são mais de 1.500 lojas físicas distribuídas por 603 cidades no país. Mas não para por aí. Em 1999 a marca começou a operar no e-commerce, e conta com mais de 175 mil clientes online, e é considerada a empresa de varejo online mais completa do Brasil.
Sendo assim, a Americanas começou a apostar no live commerce como uma aposta no futuro, e realiza lives regularmente no seu aplicativo de compras. De acordo com dados da empresa, esse formato tem resultado em uma taxa de conversão 7 vezes maior do que a tradicional, e uma procura pelos produtos divulgados até 10 vezes maior, surpreendendo até mesmo as expectativas da empresa. Ou seja, o live commerce foi uma aposta certeira para a marca!
2. C&A
Uma das lojas mais famosas de venda de roupas e acessórios de qualidade por um preço acessível, a C&A possui um enorme site de vendas, utilizado para distribuir produtos por todo o Brasil. Nesse sentido, a marca também adotou o modelo de live commerce, realizando eventos digitais com o propósito de realizar vendas simultâneas. As lives acontecem no aplicativo da marca, responsável pelas vendas online pelo celular, e tem uma periodicidade semanal.
Para quem assistir as lives da C&A, a loja de departamento que possui a fama de ter produtos com preço adequado, disponibiliza cupons de desconto e frete grátis. Nesses eventos, são mostrados produtos da marca utilizados por digital influencers, que desfilam e mostram as roupas de vários ângulos. Além deles, existem as apresentadoras das lives, que conduzem toda a conversa e todo o conteúdo. Além disso, a C&A também lançou o projeto “Eu experimento pra você”, em que influenciadores experimentam roupas de todos os tamanhos, para que as pessoas possam ter dimensão de suas medidas.
Um dos argumentos utilizados pela marca para implementar o sistema de live commerce foi proporcionar uma experiência para os clientes mais próxima do real. Assim, por meio da interação online, o cliente pode visitar, se divertir, se entreter, e também conhecer as novidades em produtos, o que acontecia nas compras presenciais. A C&A, presente em quase todos os shoppings brasileiros, muitas vezes é visitada como forma de passeio, em que se entra para “ver o que se tem”. Com o live commerce, isso é possível virtualmente.
3. Riachuelo
O diretor executivo da Riachuelo afirmou, em setembro do ano passado, que o live commerce seria uma febre no Brasil. Partindo desse princípio, a marca tem se dedicado a fazer lives de vendas quase diariamente em suas plataformas digitais. A primeira live commerce da marca foi em abril de 2021, e contou com a influenciadora digital Leticia Muniz. As lives contam com promoções exclusivas, além de conteúdo de entretenimento: dicas de beleza e vendas imediatas.
Um dos maiores benefícios das live commerce é que possibilita o consumo ao vivo, de acordo com o gerente executivo da empresa. A loja de departamento brasileira fundada em 1947 tem se adaptado ao longo dos anos às mudanças exigidas pelo mercado, e essa tendência de vendas online não poderia ser diferente. A Riachuelo está entre as empresas brasileiras que mais se destacaram na pandemia por meio do live commerce, com suas lives constantes, que mostram produtos muito desejados da marca de moda que lança tendências.
4. Shoptime
Bem, já falamos da Shoptime aqui, e você provavelmente já a conhece há muito tempo. A empresa é veterana no quesito de lives de vendas, e foi criada em 1995 como o primeiro canal de tv home shopping da América Latina. No início, a Shoptime fazia parte do grupo Americanas, que já falamos anteriormente. Na TV, a empresa mantinha programas de horas de autopromoção e marketing próprios.
Graças à experiência de 26 anos com o live commerce, a Shoptime acabou saindo na frente das outras empresas quando despontou a pandemia. Hoje, ela realiza vendas de seus produtos, como os itens da Fun Kitchen, da Casa e Conforto, La Cousine, e Life Zone, por meio de suas plataformas digitais. Para transitar entre a TV e o universo das redes sociais, a Shoptime realizou pesquisas de dados e de opinião dos clientes, com muita cautela e estudo.
5. AliBaba
O Alibaba é uma franquia de alimentação de sucesso mundial, que funciona no formato fast-food de comida árabe. Muito presente no Brasil, a empresa também tem se beneficiado do sucesso que o modelo de live commerce faz na China. A empresa possui uma plataforma que lidera o modelo de comércio no país asiático, chamada Taobao. Essa plataforma conta com mais de 200 mil empresas parceiras, e com 80% da audiência online do país. A ferramenta já criou, direta ou indiretamente, mais de 2 milhões de empregos.
O Alibaba é, na verdade, um dos grandes destaques mundiais quando o assunto é live commerce, porque a sua plataforma já gerou muita renda e crescimento econômico, à frente da maioria de seus concorrentes e empresas do mesmo ramo. O Alibaba acredita na união de diversas empresas, criando parcerias que visam o fortalecimento mútuo de todas. Até mesmo pequenos comerciantes, artesãos, e produtores da China acabaram sendo beneficiados nesse sistema, porque tiveram lives sobre seus produtos, e acabaram conseguindo vender mais. No ano de 2020, o Alibaba alcançou um faturamento de RS$ 17,7 bilhões, mais de 30% a mais que o ano anterior.
6. Magazine Luíza
Dentre as grandes empresas a entrar no segmento de live commerce, uma das mais famosas é o Magazine Luiza. Essa fama se vale além do tamanho da própria empresa, à magnitude que algumas transmissões tomaram, estralando vários artistas e apresentadores, em uma live show que durou mais de duas horas e meia. Dentre os cantores que se apresentaram, estão Anitta, Gloria Groove, Zé Neto e Cristiano, Barões da Pisadinha, Luciano Huck, humoristas e muitos outros.
Muitas outras lives foram feitas, menores, mas com boa participação, através da página do Magazine Luiza no Facebook, anunciando os mais diversos produtos.
7. Mercado Livre
Nascido na Argentina, mas já conquistou diversas partes do mundo, através de seu mercado que possibilita que diversos vendedores encontrem um meio seguro para oferecer seus produtos. Também cativa os compradores, que podem comprar de empresas muito menores, com a segurança de uma grande rede de distribuição, o que não seria possível com seu próprio canal de vendas. O Mercado Livre cresceu intensamente nos últimos tempos, tornando-se cada vez mais seguro para os que confiam em sua estrutura e logística, bem como na certificação de que os produtos anunciados correspondem à propaganda.
Diante desse modelo de negócio, observaram uma excelente oportunidade no live commerce, criando inclusive um site dedicado para isso. No site, celebridades ou os donos das empresas que vendem através do Mercado Livre, fazem as transmissões com os mais variados temas, como produtos de videogame e decoração ou outros, relacionado àquilo que é vendido por sua loja. As transmissões geralmente são de mais de 1h e trazem bons resultados aos anunciantes. Embora o número de visualizações seja pequeno, a taxa de conversão é bastante superior ao e-commerce comum.
8. Bayer
A Bayer é uma empresa multinacional produtora de grãos e produtos agrícolas. O foco da empresa é comercializar grãos para outras indústrias do segundo setor, exportar e fazer produtos secundários. No entanto, a Bayer também possui um programa de fidelidade, chamado Impulso Bayer, dedicado a produtores rurais, que oferece resgate de serviços para aumento de produtividade nas plantações.
Sendo assim, a Bayer tem criado eventos de live commerce, em que são oferecidos conteúdos sobre produção agrícola, e estratégias para melhorar os negócios dos produtores. Nessas lives, o produto destacado é o Impulso Bayer, como solução para questões dos produtores rurais.
Conclusão
O live commerce é uma tendência de comércio que surgiu na China, e que alia proximidade com grande alcance de pessoas. Hoje, ele faz muito sucesso no Brasil, e representa uma tendência gigante, criada pela pandemia da covid-19. Ele é considerado o futuro do comércio no mundo inteiro, já que promete muitos clientes, praticidade e também um atendimento humano e personalizado. Para fazer a sua própria live commerce, é necessário tomar algumas precauções, e para te ajudar com isso temos uma consultoria especializada. Conheça a Goakira, que irá gerenciar, criar, pensar e fazer acontecer lives incríveis, com captação de clientes e profissionalismo, aumentando seu número de vendas e engajamento nas redes sociais. Entre nesse mundo do comércio do futuro! Entre em contato com a Goakira:
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