Sodiê Doces: conheça o case da franquia de sucesso

22 minutos para ler

A história da franquia de sucesso Sodiê Doces começou há décadas atrás e, depois de uma longa jornada e esforço da fundadora, hoje é uma das maiores franquias de doces no Brasil. Quer saber a trajetória da franquia Sodiê Doces, que hoje conta com centenas de unidades espalhadas pelo Brasil e até no exterior?

Descubra a história e empreededorismo de Cleusa, fundadora da Sodiê Doces que com certeza é um exemplo de superação e empoderamento feminino. Apesar de desde criança ter que enfrentar muitos problemas, com força e coragem, conseguiu realizar seus sonhos e objetivos.

sodiê doces

O mercado de franquias de alimentação no Brasil é um ramo que só cresce, e que está mais que consolidado. Dentro dele, a Sodiê Doces é uma franquia de sucesso, e uma das melhores franquias para investir na categoria de doces.

A marca já tem duas décadas de mercado, e mais de 300 lojas em 13 estados brasileiros, além de estar também nos Estados Unidos. E você pode fazer parte desse sucesso, investindo na marca, ou se inspirando nela. Conheça o case de sucesso.

franquia sodiê doces
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O que é a Sodiê

A Sodiê Doces é hoje a maior franquia de bolos do Brasil. Um setor que vem apresentando significativo crescimento nos últimos anos. Os hábitos de consumo da população passam por constantes mudanças e um dos aspectos dessa mudança é encontrar mercados novos, que apresentem produtos com boas experiências de consumo e custo benefício. E nesse ambiente sempre concorrido uma marca se destaca. Já tem longo tempo de mercado, mas neste momento está em ampla expansão: a Sodiê.

Transforme o seu negócio em uma franquia; sodiê doces

Os bolos da Sodiê ganham seu público pelo seu sabor, marcante, único, com sabores na medida certa, e também pela aparência, algo muito importante para uma comida desejável. Pelas suas características tão relevantes, ganhou um aspecto de prêmio especial, algo de grande valor agregado, pelo qual se vale o custo deste benefício.

Embora os bolos tenham feito a fama da marca, seu cardápio foi se expandindo ao longo dos anos. Ao todo, a diversidade de produtos vendidos ultrapassa 100 tipos de bolos, doces, mas também salgados. Oferecendo para cada um desses itens uma variedade capaz de agradar a quaisquer tipos de clientes.

Os principais ingredientes utilizados no preparo dos bolos da Sodiê Bolos são o pão de ló, frutas secas e chocolate. Há também as opções de bolo zero açúcar, para quem quer se deliciar sem culpa na conta. Além disso, o diferencial da marca é a confecção de bolos na hora, de forma artesanal. O cliente pode escolher a massa e os ingredientes, e sai com o bolo prontinho!

A história da Sodiê Docês

O negócio começou em 1997 em Salto, São Paulo, com a fundadora Cleusa. Assim, a história da marca deu seu primeiro passo quando Cleusa, de família simples e trabalhando como funcionária de empresa de alto-falantes, pegou para si o negócio da chefe, que vendia bolos porém, por um problema de saúde, precisou parar.

Cleusa, então, começou a fazer bolos e vendê-los, levando a pé para os clientes. Os anos fora passando e as vendas aumentando, assim, as receitas foram sendo melhoradas cada vez mais.

Então, em 2001, o início do sucesso da franquia de alimentação começou a aparecer. Dessa forma, Cleusa abriu lojas em cidades próximas como Sorocaba, Americana, Itu e Indaiatuba.

Em 2007, a Sodiê Doces aderiu ao modelo de negócio de franquias. Então, finalmente pode se tornar uma franquia de sucesso. Assim, em 2 anos, a marca já contava com 50 unidades abertas, provando ser uma franquia rentável e bem-sucedida.

Em 2009, a marca se associou à ABF franchising, integrando ainda mais o modelo de negócios.

Características das lojas

As lojas da Sodiê podem ser encontradas em diversos lugares, como shoppings, lojas de bairros, de tamanhos diversos, demonstrando a penetração conquistada pela marca que se tornou referência em qualidade.

Além do principal produto reconhecido pelo mercado, os bolos tão característicos da marca, ainda são oferecidos outros diversos produtos. E algo que chama atenção, são os produtos sazonais, como ovos de Páscoa  de colher, para essa época sempre tão importante para o mercado de doces, ou os chocotones feitos na época do Natal.

Todos os produtos imprimem as características da marca, em sua aparência, que é facilmente reconhecida pelas características de cores e estilo, em seu sabor, inconfundível para quem já experimentou as incríveis criações da marca, e também a qualidade. Os produtos são feitos sempre com materiais de qualidade, resultando em  sabores que jamais decepcionam.

Hoje, a Sodiê possui 23 anos desde sua fundação e já alcançou a maior parte dos estados do Brasil, em 340 lojas. Estão disponíveis mais de uma centena de sabores diferentes, distribuídos nos mais variados produtos. Dentre os produtos podem ser encontrados doces zero açúcar, bolos caseiros, e salgados. Não dá pra negar que esta é uma franquia de sucesso.

Inovações da marca

Você sabia que a Sodiê Doces também é Sodiê Salgados? Em 2017, a marca Sodiê Salgados foi lançada, para ampliar o mix de produtos oferecidos pela empresa. Então, agora, atende ao gosto de todos: aqueles que preferem um docinho, ou algo salgado.

Sodiê Doces também é Sodiê Salgados

Mas se você acha que a Sodiê Doces ficou só no ramo da alimentação de doces, se engana. O modelo de negócios bem consolidado proporcionou à marca um lugar confortável para inovar e ocupar mais espaços compatíveis com as necessidades e demandas dos seus clientes. Com o sucesso crescendo sem parar, a cafeteria da Sodiê também foi lançada. Lá, você pode, além de comprar, consumir e customizar bolos e doces, se sentar para fazer uma refeição agradável, em um café aconchegante. Em 2017, a marca Sodiê Salgados foi lançada, para ampliar o mix de produtos oferecidos pela empresa. Então, agora, atende ao gosto de todos: aqueles que preferem um docinho, ou algo salgado.

Sodiê Salgados Café

Assim, com o sucesso crescendo sem parar, a cafeteria da Sodiê também foi lançada.

Franquia de sucesso internacional

Se você pensa que a franquia Sodiê Doces agrada só brasileiros, se enganou! Afinal, a empresa abriu loja em Orlando, nos EUA, em 2019. Por isso, agora, norte-americanos também podem se deliciar com os doces da marca. E as lojas de doces fora do Brasil levam os sabores típicos da franquia brasileira para outros locais, e fazem muito sucesso.

franquias internacionais

Hoje, a franquia Sodiê doces conta com mais de 340 unidades franqueadas. Além disso, ela conta com um faturamento anual de mais de 230 milhões e é considerada a maior franquia de bolos do país.

Assim, o Brasil também se consolida como país, que não só importa marcas e recebe franquias gringas, mas que também consegue ocupar espaços de sucesso fora do país. As docerias da Sodiê Doces fazem sucesso também fora do Brasil, agradando paladares de todo o mundo.

A Sodiê Doces é, sem dúvida, um ótimo case de sucesso de franquia! Quer saber outras franquias de alimentação no segmento de doces? Então, assista o vídeo a seguir, que fala sobre franquias lucrativas:

Mas afinal de contas, o que é franquia?

O modelo de franquia (também conhecido como franchising) acontece quando o franqueador (proprietário da marca) vende seus direitos de uso e de marca para os franqueados (outros empresários). É o caso do: McDonald’s, Milli, Burger King, Onodera Estética, O Boticário e Subway, por exemplo.

Então, como franqueado, a pessoa precisa respeitar todas as políticas e os padrões da marca, desde as cores utilizadas até o formato e a linguagem do negócio. Dessa forma, o franqueador deve oferecer treinamentos e orientações sobre a qualidade e as características da marca que precisam ser mantidas ou seguidas. Por outro lado, o franqueado paga a taxa de royalties, que representam uma taxa sobre o faturamento, pelo uso da marca.

No caso da Sodiê Doces, por exemplo, as novas lojas que são abertas pelo Brasil não são, necessariamente, da dona da marca. São outros proprietários que compram o direito de abrir um negócio com o nome e modelo da empresa, promovendo um rápido crescimento e integrando uma marca de sucesso. No entanto, esse franqueado tem autonomia e propriedade sobre seu negócio. Vale lembrar também que ele precisará aprender como atender clientes e preparar bolos com as receitas da Sodiê.

Ficou interessado pelo franchising? Você sabia que ele é um dos mais seguros de todo o mundo, e um dos que mais crescem no Brasil? Então, se quiser saber mais detalhes sobre franquias, ouça nosso podcast a seguir:

Franquia de alimentação: vale a pena investir?

As franquias de alimentação são as mais conhecidas dentro do franchising, e as mais consolidadas. Além disso, ela é a que obteve maior faturamento nos últimos anos, e se manteve alto mesmo na pandemia.

São muitas as áreas dentro das franquias de alimentação, como as franquias de fast-food, de delivery, de comida chinesa, franquias de doces, franquias de açaí, entre muitas outras. Existem aquelas que trabalham com grandes restaurantes e até mesmo aquelas que entregam comida na casa das pessoas somente.

No entanto, está dado que a alimentação é sempre a prioridade na vida das pessoas, e que gastar com esse ramo é uma coisa que nunca fica de lado. Portanto, geralmente, abrir uma franquia de alimentação é um dos negócios mais seguros que existem, porque envolve uma necessidade básica, que nunca sai de alta. Então, oferecer novas formas de alimentação, que atendam às necessidades das pessoas, é sempre um bom negócio, como é o caso da Sodiê Doces.

Franquia de doces

Já as franquias de doces representam um setor à parte dentro das franquias de alimentação. Elas são uma resposta à vontade das pessoas de se alegrar com os sabores intensos e prazerosos dos doces, bolos, balas e chocolates. A Sodiê Doces oferece várias opções de pratos doces, com centenas de sabores de bolos, ovos de chocolate, chocolates, etc.

De acordo com um estudo publicado pela ABF franchising em 2021, o setor de franquias de doces faturou, somente no ano passado, R$ 43 bilhões de reais no Brasil. Além disso, segundo a eCGlobal, um terço dos brasileiros come doce de duas a três vezes por semana.

E certamente, você sabe que doces são um dos queridinhos do país, estando em meio à nossa rotina nas mais diversas horas, momentos e acompanhando vários sentimentos também. Doces são usados para comemorar, celebrar, e até chorar. A Sodiê Doces, enquanto a maior franquia de doces do Brasil, está sempre presente, se fazendo valer em todas as ocasiões.

Qual o segredo de sucesso da Sodiê Doces?

O segredo, na verdade, é algo que pode até ser uma ação óbvia para quem entende de desenvolvimento: Cleusa, a fundadora, buscou ajuda de especialistas do mercado de franchising.

Dessa forma, o grande sucesso foi resultado de parcerias da marca com consultores, como a Goakira. Assim, com o auxílio de profissionais com inteligência de mercado e experiência ampla com o sistema de franquias, a Sodiê Doces fez a expansão da marca tomando as escolhas certas e evitando erros a partir de estudos e pesquisas especializadas.

Os serviços que a Sodiê Doces usou foram, mais especificamente, de formatação de franquias e desenvolvimento de projeto conceito.


Se quiser saber mais detalhes sobre franquias, ouça nosso podcast a seguir:


Por que franquear o negócio?

O setor de franquias faturou mais de R$ 47,3 bilhões no final de 2021, registrando um crescimento de 15,1% em relação ao trimestre anterior, segundo a Associação Brasileira de Franchising.

Além disso, o faturamento ultrapassou o de 2019, ano anterior a pandemia. Nesse sentido, isso significa que, mesmo em momentos de crise, o franchising continua crescendo e esta é apenas uma das muitas vantagens de franquia.

2021 do franchising em números:

Faturamento: +9%
Unidades: +5%
Emprego: +5%

O que é formatação de franquias

Antes de entrar no mercado de franchising, é preciso que tudo esteja bem planejado. Afinal, é um mercado que exige conhecimento, capacidade, preparo e experiências. Por isso, é feita a formatação de franquias, que é a estruturação detalhada de todas as etapas do processo, e serviço que a Sodiê Doces contratou.

Assim, a empresa entra no mercado de franquia da forma mais estruturada possível, tornando seu crescimento muito mais natural e rápido. Além disso, auxilia ao prever e evitar problemas.

Portanto, são realizados diversos estudos com técnicas de inteligência de mercado. Assim, entre eles, está:

  • Análise de Franqueabilidade;
  • Análise Financeira e modelo de negócios;
  • Planejamento Operacional;
  • Planejamento Jurídico;
  • Documentos exigidos pela lei do franchising;
  • Planejamento de marketing;
  • Planejamento comercial.

Nesse sentido, com o serviço de consultoria na formatação de franquia, o empresário evita erros e possíveis problemas. Afinal, é preciso lidar com mercado de grande escala, parte jurídica com a Circular Oferta Franquia (COF), a Lei das Franquias (nº 13.966) , etc.

A formatação de franquias é um processo de conhecimento do negócio, estudo de mercado, e projeção do que é melhor para a consolidação da marca como uma franquia de sucesso. Questões como legislação, local, modelo de negócios, marketing, geomarketing, administração e contabilidade da empresa são trabalhados, em um trabalho completo de preparação para que a empresa se torne uma franquia.

Então, com a franquia formatada e estruturada do início ao fim com a ajuda de especialistas, o crescimento na rede foi sustentável e natural!

O que é desenvolvimento de conceito

Outro serviço contratado pela Sodiê Doces foi o desenvolvimento de conceito, elaborado em conjunto com a Goakira Consultoria. O desenvolvimento de conceito pensa em todos os diferenciais competitivos e informações úteis para a criação de uma unidade piloto de uma marca.

O conceito de uma marca é muito importante. Ele diz respeito à sensação transmitida pela marca, seus valores, visual, slogan, e qual é o problema resolvido pela empresa. Por exemplo, a Sodiê Doces passa uma ideia de elegância, sabor, acolhimento, carinho e requinte. No entanto, não pense que esse conceito é natural, ele é estratégico. É preciso construir e desenvolver um conceito desejado para uma franquia ou marca que está começando.

Já imaginou ter uma marca com diferenciais competitivos, pronta para expandir e vender muito desde sua fundação, sem perder tempo e nem dinheiro com erros e tentativas frustradas? Esse é o objetivo do Desenvolvimento de Conceito.

Fatores que o desenvolvimento de conceito analisa ou determina:

  • Mapeamento da concorrência;
  • Estudo de viabilidade financeira do seu empreendimento;
  • Entendimento de público-alvo e mix de produtos/serviços que tragam mais lucro;
  • Criação conceitual que integre os projetos de arquitetura, merchandising e comunicação;
  • Avaliação do ponto comercial desejado;
  • Estabelecimento de objetivos e indicadores para que você lucre.

Como ter uma franquia de sucesso como a Sodiê Doces?

1. Faça a formatação de franquia e dê o primeiro passo para o sucesso

Na hora de desenvolver o conceito da sua empresa, expandir os negócios e formatar seu negócio em franquia, o auxílio e uma equipe experiente e especializada em franchising é essencial para garantir que você fará todas as escolhas certas. Com apoio de especialistas com inteligência de mercado, você não terá dores de cabeça na hora de lidar com a COF e ajustar seu negócio à Lei de Franquias, por exemplo.

Procure, portanto, uma equipe com expertise capaz de oferecer conhecimentos e resultados estratégicos. Esse tipo de decisão evita o aprendizado por erro e acerto, que pode despendiar muito tempo e dinheiro que poderia ser poupado com escolhas certeiras. Então, você acaba saindo no lucro.

Entre em contato e faça um orçamento de formatação de franquia. Conheça a Goakira Consultoria e garanta o seu destaque no universo do franchising. Temos vários parceiros e cases de sucesso como a Sodiê Doces.

2. Não arrisque! Fale com especialistas e invista com certeza.

Como falamos, começar um negócio é sempre difícil. E se você está criando algo do zero, uma grande dificuldade é ter o acesso ao conhecimento necessário para fazer com que esse empreendimento tenha sucesso no mercado. Assim, o jovem empresário pode perder muito tempo, dinheiro e correr até o risco de fechar as portas nesse momento de conhecimento.

Afinal, são muitas as decisões importantes para uma nova franquia, como definir o público chave, traçar uma estratégia de expansão, um modelo de lucratividade, gerenciamento financeiro, e estratégias de marketing, como tantas outras questões.

Uma escolha errada pode significar um prejuízo financeiro significativo. Então, se você pensa em não contar com profissionais para economizar grana, repense! Essa decisão pode significar prejuízo em vez de economia. Investimentos, geralmente, são uma decisão agora que impactam em um ganho financeiro futuro.

3. Procure conhecimento sobre o assunto

Ao escolher um ramo do franchising para investir, seja para abrir uma marca do zero, ou para comprar uma nova unidade de franquia, é necessário pesquisar sobre aquele ramo. Conheça o mercado, estude as concorrentes, saiba qual é o histórico daquela marca. Além disso, é muito importante conhecer as tendências do mercado financeiro naquele momento.

Então, faça cursos, pesquise sobre, leia as COFs de outras franquias, se possível, até mesmo faça um curso superior naquela área. Por exemplo, se você vai investir em uma franquia de tecnologia, é preciso dominar o assunto, e estar familiarizado com o mundo das inovações tecnológicas.

Se, por outro lado, seu ramo é a área da alimentação, e dos doces, como acontece com a Sodiê Doces, é importante gostar da culinária, da cozinha, e conhecer processos, ingredientes e técnicas. Assim, é interessante fazer um curso de culinária, ou uma faculdade de nutrição ou gastronomia. Se isso não for viável, apenas consuma conteúdo na internet sobre o assunto, como você está fazendo aqui.

4. Tenha paciência: investir leva tempo

Não adianta galgar os melhores resultados logo de cara, qualquer construção leva tempo, e empreender não é diferente. Construir uma franquia de sucesso, como a Sodiê Doces, é uma questão de investimento constante, trabalho árduo, e paciência também.

É claro que é importante tomar as melhores decisões, mas os resultados podem ser graduais, e não adianta esperar ter centenas de unidades internacionais da noite para o dia. Qualquer movimentação numa franquia requer uma mobilização de todos os setores em conjunto, e são evoluções que requerem tempo.

5. Geomarketing é um ótimo jeito de começar!

Agora uma coisa que você talvez nunca tenha pensado: qual é o melhor lugar para abrir uma franquia? O mais perto de casa, certo? Errado! São muitas as variáveis que interferem no sucesso de um ponto comercial, como a movimentação de pessoas naquele local, a presença ou não de concorrentes no mesmo espaço, o perfil das pessoas que frequentam o local, entre várias outras coisas.

Por exemplo, se você decidir abrir uma franquia de alimentação em um bairro industrial, talvez não tenha tanto sucesso, porque a demanda por refeições pode não ser tão grande no local. Por outro lado, uma franquia de doces em uma cidade que não possui nenhuma pode ter a exclusividade de clientes, o que seria muito positivo.

O geomarketing é o estudo das diferentes variantes que interferem no sucesso ou não das franquias em um determinado local. Por meio desses estudos, é possível deliberar qual é o melhor lugar estratégico para a abertura de um negócio. Fazer uma boa projeção de geomarketing é fundamental para a abertura de uma franquia de sucesso.

geomarketing

Franquia sodiê valor

Agora que você sabe tudo sobre a Sodiê Doces, e o sucesso que é a marca, sabe que ela é uma ótima oportunidade para lucrar e investir com segurança. Portanto, saiba agora sobre a franquia Sodiê valor!

Primeiro, o perfil de franqueados buscado pela Sodiê Doces é um parceiro que entenda de negócios, que se interesse por doces, bolos e alimentação, e que tenha disponibilidade financeira para fechar o contrato. Ah, vale lembrar que, ao se tornar um franqueado, você precisará produzir os bolos e doces da marca.

Mas não se assustem, a Sodiê Doces oferece treinamento completo para seus novos franqueados, oferecendo as receitas, procedimentos e fórmulas dos deliciosos sabores característicos da marca.

Para abrir sua própria unidade, a franquia Sodiê valor total estimado para o investimento é de R$ 513 mil. Nesse valor estão inclusos taxa de franquia, capital de giro, mobiliário, obras e equipamentos.

A taxa de franquia franquia Sodiê valor é de R$ 60 mil e o valor para instalação é R$ 453 mil. A taxa de royalties da marca é de 6% do faturamento, e a taxa de propaganda é de 1%.

O faturamento franquia Sodiê valor, geralmente, gira em torno de R$ 50 mil a R$ 150 mil, e o prazo de retorno financeiro é de 2 a 3 anos.

As franquias Sodiê Doces só podem pertencer a um tipo de negócio, a loja física. Esses estabelecimentos precisam possuir, no mínimo, 150 m².

  • Franquia Sodiê valor: R$ 513 mil
  • Prazo para retorno: 24-36 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil a R$ 150 mil

Benefícios de se investir na marca Sodiê Doces:

1. Caso de sucesso comprovado!

A Sodiê Doces é a maior franquia de bolos do Brasil, e conta com centenas de lojas dentro e fora do Brasil, na maior parte dos estados, ela possui ótima lucratividade e faz parte da ABF franchising.

2. Você já tem um negócio estruturado

Investir em uma franquia é sempre um ótimo negócio, porque você não precisa começar do zero. Você já herda os conhecimentos, modelo, e estrutura da marca, além da credibilidade e desejo dos clientes. Assim, torna-se muito mais fácil ter sucesso, sem correr tantos riscos no mercado.

3. Trabalhar com o que você gosta é sinônimo de sucesso

Apesar de empreender no franchising ser sempre um ótimo negócio, é importante que o franqueador e franqueado se identifiquem com o ramo ao qual se dedicam. É fundamental que eles escolham trabalhar com o que amam, porque a maior parte do seu tempo será dedicada a isso. Afinal, geralmente, quem tem o seu próprio negócio dedica muito mais tempo que uma pessoa que apenas trabalha de carteira assinada.

Então, se você ama alimentação, gosta de doces de qualidade e de sabores irresistíveis, e ainda se dá bem com a cozinha, a franquia de doces sodiê é pra você.

4. Empreender é liberdade

Empreender é o sonho de muitos brasileiros, e não é difícil saber porquê. Com o seu próprio negócio, você tem liberdade de horário, e é o seu próprio chefe. Você não terá que se explicar se chegar atrasado, ou se decidir trabalhar no fim de semana.

Além disso, você não fica limitado a um salário fixo, mas pode ganhar proporcionalmente à sua dedicação e investimento (não só de dinheiro). Além do mais, você pode escolher trabalhar com o ramo que você gosta.

Grupo Goakira

O Grupo Goakira é um conglomerado de empresas voltado para tudo o que é necessário para o empreendedorismo, tanto no varejo quanto no franchising. Um dos focos da empresa é o de consultoria em franquias com expertise em franchising, aumento de produtividade e pesquisa de mercado.

A empresa, atualmente, é reconhecida com o selo de qualidade ISO 9001 (International Organization for Standardization) e também conta com o certificado Great Place To Work.

Oferecemos serviços de consultoria em franchising, marketing, design, live commerce, treinamentos, direito, e muito mais. Entre em contato e conheça nossos serviços, teremos o prazer de fazer um orçamento para você.

Serviços que a Goakira oferece:
  • Formatação de franquia;
  • Geomarketing;
  • Projetos Arquitetônicos;
  • Expansão;
  • Cursos e Treinamentos;
  • Desenvolvimento de conceito;
  • Valuation.

Conclusão

A Sodiê Doces é uma case de sucesso da Goakira, que alcançou resultados iuncríveis, e é uma das melhores franquias para investir. Em pouco mais de 20 anos de uma história inspiradora, a marca reúne mais de 300 unidades ao longo do Brasil e do mundo.

A marca conseguiu se destacar contando, também, com a formatação de franquias, proporcionando uma expansão orgânica e estratégica. Você pode ser parte desse sucesso, investindo em uma unidade, e também pode se inspirar no percurso para criar sua própria marca.

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