MILLI: Conheça o case da marca de sucesso Mil e Uma Sapatilhas

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Empreender e cuidar do próprio negócio não é uma tarefa fácil, afinal, são muitos fatores a se preocupar para que a empresa alcance o nível de sucesso que todos empresários desejam. Contudo, existem formas de crescer e fazer a expansão do seu negócio de forma estruturada e mais fácil. Assim, a MILLIMil e Uma Sapatilhas, uma das maiores empresas de calçados do país, é a prova de que isso é possível.

Afinal, mesmo depois de após alcançar um bom nível de sucesso, é necessário iniciar a busca pela melhora de resultados. Ou seja, é um esforço que não para nunca! Dessa forma, o melhor modo é fazer a expansão do negócio e a formatação de franquias de forma planejada e estratégica.

A MILLI – Mil e Uma Sapatilhas é um bom exemplo de inovação na estrutura e otimização de processos que possibilita o aumento das vendas e resultados da empresa. Então, se você quer saber como a MILLI conseguiu aumentar 25% das vendas em 1 mês, continue lendo!

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História da MILLI

Foi em 2015 os primeiros passos dessa empresa que hoje conta com mais de 100 unidades franqueadas. Renata Marcolino, encantada por moda e sapatos, começou a revender sapatilhas. Assim começou o case de franquia de sucesso da MILLI.

Então, aos poucos, com o esforço de Renata e a ajuda de família e amigos, as vendas foram aumentando de forma rápida. Dessa forma, em novembro do mesmo ano, a empresária decidiu inaugurar a primeira loja Mil e Uma Sapatilhas.

Já em 2016, as vendas da MILLI não paravam, e em dezembro o negócio aderiu ao sistema de franquias. Assim, Renata realizou a formatação de franquia e, a partir daí, a marca não parou mais.

O sucesso absoluto da rede é indiscutível: em três anos, com a expansão do negócio realizada de forma estratégica, chegou a mais de 150 unidades de franquia, inclusive no exterior. Então, Medelín, cidade da Colômbia, recebeu a primeira unidade internacional da MILLI.

Assim, hoje, a marca tem fábrica própria e vende todos tipos de sapatos femininos, além das sapatilhas.

expansão de franquias

Os números da MILLI

  • Mais de 1 milhão de pares vendidos
  • Presente em 24 estados
  • Mais de 100 lojas espalhadas pelo Brasil
  • 40.000 consultoras cadastradas

Qual o segredo do sucesso da MILLI?

O segredo, na verdade, é algo que pode até ser uma ação óbvia para quem entende de expansão de franquia: a MILLI buscou ajuda de especialistas do mercado.

Dessa forma, o grande sucesso foi resultado de uma parceria da marca com consultores da Goakira. Com o auxílio de profissionais com inteligência de mercado do sistema de franquia, a MILLI conseguiu expandir sua marca fazendo as escolhas certas e evitando erros a partir de estudos e pesquisas especializadas.

Confira, nas palavras da empresária Renata, como funcionou a parceria:

Nesse sentido, o primeiro serviço que a MILLI fez com a Goakira foi a de formatação de franquias. Além disso, aproveitou o serviço de expansão, geomarketing, arquitetura e Visual Merchandising que a empresa oferece.

Quer saber mais? Então, confira detalhes dos processos e os resultados:

Formatação de franquias

Antes de entrar no mercado de franchising, é preciso que tudo esteja bem planejado. Afinal, é um mercado que exige conhecimento, capacidade, preparo e experiências. Por isso, é feita a formatação de franquias, que é a estruturação detalhada de todas as etapas do processo.

Assim, a empresa entra no mercado de franquia da forma mais estruturada possível, tornando seu crescimento muito mais natural e rápido. Além disso, auxilia ao prever e evitar problemas.

Portanto, são realizados diversos estudos com técnicas de inteligência de mercado. Entre eles, está:

  • Análise de Franqueabilidade;
  • Análise Financeira e modelo de negócios;
  • Planejamento Operacional;
  • Planejamento Jurídico;
  • Documentos exigidos pela lei do franchising;
  • Planejamento de marketing;
  • Planejamento comercial.

Nesse sentido, com o serviço de consultoria na formatação de franquia, o empresário evita erros e possíveis problemas. Afinal, é preciso lidar com mercado de grande escala, parte jurídica com a Circular Oferta Franquia (COF), a Lei das Franquias (nº 13.966) , etc.

Então, com a franquia formatada e estruturada do início ao fim com a ajuda de especialistas, o crescimento na rede foi sustentável e natural!

Transforme o seu negócio em uma franquia

Por que franquia?

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising) , o setor de franquias faturou mais de R$ 47,3 bilhões no final de 2021, registrando um crescimento de 15,1% em relação ao trimestre anterior.

Além disso, o faturamento ultrapassou o de 2019, ano anterior a pandemia. Nesse sentido, isso significa que, mesmo em momentos de crise, o franchising continua crescendo e esta é apenas uma das muitas vantagens deste modelo de negócio.

2021 do franchising em números:
  • Faturamento: +9%
  • Unidades: +5%
  • Emprego: +5%

Expansão da MILLI

O processo de expansão de franquias é um modelo de expansão que replica unidades de uma rede concedendo o direito de uso dessa marca aos investidores.

Assim, os investidores em questão se tornam franqueados da franquia em que investem. Dessa forma, contam com o poder de uso da marca, o know-how, treinamentos, suporte e todos os outros recursos disponibilizados pela rede. 

Dessa forma, no processo de expansão de franquias, o franqueador e franqueado mantém uma relação de parceria. O franqueador, nesse caso, tem obrigações para acompanhar o franqueado e vice-versa.

Tipos de expansão:
  • Expansão in company:
  • Expansão terceirizada:

Geomarketing da MILLI

O geomarketing é uma estratégia que busca atingir o público-alvo da melhor forma possível se baseando em dados de localização. Essa metodologia usa inteligência geográfica de mercado e análise de dados digitais.

Com o avanço da internet e da tecnologia dos smartphones, é possível cada vez mais coletar dados relevantes para esse estudo de mercado. Isso  porque os nossos celulares muitas vezes coletam automaticamente a localização dos usuários o tempo todo.

Então, além de entender onde a pessoa está, é possível também acompanhar a mobilidade dos consumidores. Isso possibilita entender melhor o comportamento deles.

Qual a importância da estratégia de geomarketing

De forma geral, a lógica é bem simples. Se você entende detalhes aprofundados sobre a localização dos clientes e seu comportamento em cada lugar, você pode otimizar suas estratégias de marketing. Assim, obterá melhores resultados para seu negócio. Afinal, informação é poder, não acha?

Isso acontece, primeiramente, porque o geomarketing possibilita que você seja capaz de segmentar suas campanhas, anúncios e ações de acordo com dados geográficos específicos. Então, em consequência irá mirar nos consumidores certos, no local certo e na hora certa.

geomarketing
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Projeto arquitetônico da MILLI

Ao expandir seu negócio, é muito importante considerar estratégias e tecnologia inovadoras. Isso inclui, claro, a estrutura e formato do seu ponto comercial.

projeto arquitetônico milli

A GDesign, empresa de arquitetura do Ecossistema Goakira, elaborou um projeto arquitetônico para a MILLI, utilizando a estratégia de Visual Merchandising. Assim, com ela, o ponto comercial utilizou comunicação visual interna e externa que agregou valor aos produtos vendidos na loja – os sapatos.

projeto arquitetônico milli
visual merchandising

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Além disso, otimizou o layout e fluxo de clientes. Então, a MILLI contou que, em 1 mês após a inauguração da unidade, as vendas ali aumentaram 25%!

render projeto arquitetônico milli
 visual merchandising

Confira nas palavras do responsável da MILLI pela contratação do serviço de projeto arquitetônico:

Conclusão

Para alcançar o sucesso do seu negócio, é essencial contar com a ajuda de profissionais especializados no mercado.

Além disso, se você deseja expandir de forma sustentável e estruturada, o modelo de franquias pode ser a opção perfeita para o seu negócio.

Por isso, para a formatação de franquia da sua marca, conte com o auxílio dos melhores consultores do mercado. A Goakira, atualmente, é reconhecida com o selo de qualidade ISO 9001 (International Organization for Standardization) e também conta com o certificado Great Place To Work.

Serviços que a Goakira oferece:

  • Formatação de franquia;
  • Geomarketing;
  • Projetos Arquitetônicos;
  • Expansão;
  • Cursos e Treinamentos;
  • Desenvolvimento de conceito;
  • Valuation.

Se quiser saber mais detalhes sobre franquias, ouça nosso podcast a seguir:

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