Mercado pet: um novo player para o setor de franquias

4 minutos para ler

Embora o setor de alimentação seja líder absoluto no sistema de franquias, outros players tem começado a despontar, como é o caso do mercado pet.

O amor entre o homem e os animais já é antigo e parece crescer cada dia mais. Hoje os pets praticamente fazem parte da família. O Brasil possui o segundo maior mercado pet do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Quer conhecer opções de franquias no mercado pet? Preencha o formulário abaixo: 

Dados do mercado pet

E este é um setor em franca expansão. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o mercado deverá crescer cerca de 8,3% com relação ao ano anterior, e atingir o patamar de R$ 15,4 bilhões.

Embora este seja um segmento tão importante, somente agora o mercado de franquias começa a desbravar o mundo pet, oferecendo os mais diversos produtos e serviços.

Algumas décadas atrás, o cachorro (ou cão de guarda) era visto apenas como uma alternativa de segurança. Hoje, com as mudanças nas atitudes e costumes da população, o cãozinho virou definitivamente o melhor companheiro do homem – merecendo todo o carinho, cuidado e porque não dizer, todo o luxo que couber no bolso do dono.

Estima-se que no Brasil há cerca de 100 milhões de pets, sendo 37,1 milhões de cães e 21,3 milhões de gatos. Um contingente cada vez mais representativo que tende a fortalecer ainda mais este mercado.

De olho nessa tendência, algumas iniciativas e empreendimentos começam a despertar no sistema de franquias. Atualmente são cerca de duas dezenas de empresas que elegeram o canal de franquias para expandir as suas operações. Dentre as opções existentes, há franquia de pet shops (lojas e móvel), serviços de adestramento, clínica veterinária, registro do pet, boutique pet e planos de saúde animal.

Posts do Blog Goakira que você pode gostar:

Potencial do mercado animal

Embora já existam grandes redes no setor este é um mercado ainda dominado pelos pequenos players. São geralmente lojas de bairro que constroem.reputação e clientela com base no bom atendimento e proximidade com o cliente. A tendência é que num médio prazo estes empreendedores busquem no sistema de franquias a forma ideal para expandir sem perder os princípios e valores enraizados no DNA de cada empresa.

Enfim, pode-se dizer que em breve veremos negócios cada vez mais especializados para atender os bichinhos e seus exigentes donos. A busca por serviços mais padronizados certamente fará o setor procurar no sistema de franquias a opção ideal para expandir. Viva o bem estar dos pets e a felicidade de seus donos!

José Carlos Fugice Jr é administrador de empresas especializado em franquias e varejo. Possui MBA em administração de empresas pelo CEAG FGV/SP, além de experiência em mais de 150 projetos de franquias. É sócio-fundador da GOAKIRA Consultoria Empresarial.

Fonte: Administradores 

Gostou do nosso texto e quer ficar por dentro das dicas e novidades do setor de franquias? Então siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!

Posts mais lidos do Blog Goakira:

Posts relacionados

Deixe um comentário