Franquias de padarias: você conhece essa tendência?

19 minutos para ler

Franquias de padarias está entre as melhores franquias para investir, e você sabe por que? As padarias são alguns dos estabelecimentos mais frequentados do Brasil, e que mais vendem todos os dias. Afinal, o pãozinho no café da manhã é um alimento sagrado dos brasileiros, e que é consumido pela maior parte da população.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, ABF franchising, o segmento de franquias de padarias faturam cerca de R$ 50 bilhões por ano. Isso não é pouco dinheiro, e mostra o quanto o setor é promissor e produtivo, e pode ser um ótimo lugar para você investir.

E você pode ver essas tendências na vida cotidiana, já que não existe nada mais cotidiano que uma padaria. Você certamente frequenta esses espaços desde criança, e tem familiaridade com padarias próximas de casa, ou talvez tenha até uma padaria preferida.

No entanto, as franquias de padaria vêm para inovar, em um mundo em que tomar um café e comer um pedaço de bolo tem se tornado cada vez mais prestigiado. Franquias de padarias são marcas fortes que estão presentes em muitas unidades, e que suprem uma necessidade básica dos consumidores.

Afinal de contas, o pão é um alimento consumido em quase 85% dos lares brasileiro, além de que, só em São Paulo, são comercializadas 15 mil unidades todos os dias.

Tudo isso mostra a potência do segmento de franquias de padarias, que, hoje em dia, também vai muito além do alimento mais tradicional. São diversas opções servidas nesses estabelecimentos, que ficam cada vez mais populares entre os brasileiros.

E aí, se interessou? É por todos esses motivos que nós preparamos este artigo, em que você pode conhecer tudo que precisa sobre franquias de padarias.

franquias de padarias

O que são franquias de padarias?

Franquias de padarias é a união de dois conceitos fundamentais do mercado de varejo brasileiro, padaria e franquia. Essas franquias de padarias podem ir muito além de vender o tradicional pãozinho. Geralmente, elas trabalham com um modelo híbrido de cafeteria, padaria, mercearia e até restaurante.

Existem lojas e marcas que buscam o estilo tradicional brasileiro, e há também aquelas que se inspiram em outros países, e tentam criar negócios parecidos com starbucks etc.

Mas bem, antes de nos aprofundar no conceito de rede de franquias de padarias, é importante entender de uma vez por todas o que é franquia. Franquia é um negócio que funciona por meio do sistema de franchising, que se resume a vender a marca ou patente para outros empreendedores, além do fundador original.

Assim, é possível economizar tempo e dinheiro para fazer a franquia crescer, pois o esforço de muitas pessoas é somado a um objetivo só.

As franquias surgiram no século XIX, nos Estados Unidos, com a marca Singer. Desde então, as maiores marcas do mundo usam o modelo de franchising, e devem boa parte do seu tamanho a ele. McDonald’s, O Boticário, Burger King, Coca-Cola e a maioria das multinacionais funcionam dessa forma.

Com o franchising, os franqueados – donos de novas unidades da empresa – pagam uma taxa mensal ao franqueador – dono da marca – para poder ter lucros em cima dela.

O modelo é positivo para todos os envolvidos, porque franqueado e franqueador acabam estando muito à frente do que estariam sozinhos. Para o dono da empresa original, é muito mais efetivo ter uma rede de franquias de padarias que uma rede com apenas padarias próprias, porque isso faz com que ele economize dinheiro e otimize o dinheiro.

Para o franqueado, as vantagens são inúmeras, desde herdar o know-how da empresa até ter o suporte para as necessidades.

Então, uma rede de franquias de padarias é esse modelo de negócios que concilia todas as características de padarias atualmente, com o crescimento, segurança e desenvolvimento do franchising, que é muito mais rápido e eficaz.

Assim, as rede de franquias de padarias estão presentes em muitos locais do país e do mundo, com marcas mais fortificadas e conhecidas, se consolidando e se tornando conhecidas por todos.

invista em franquias

Vantagens e desvantagens do modelo de negócio

Todos os negócios possuem vantagens e desvantagens, sem exceção de caso. A grande jogada é entender quais são os negócios que mais combinam com você e os que menos combinam. As vantagens de um empreendimento são mais expressivas para algumas pessoas, e menos expressivas para outras. Da mesma forma, funcionam as desvantagens.

Então, escolha sempre uma franquia para investir que tenha as vantagens mais relevantes para você, e que as desvantagens não te afetem tanto. Conheça as vantagens e desvantagens de uma rede de franquias de padarias:

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que as franquias de padaria suprem uma necessidade básica dos consumidores.

Alguns tipos de negócio têm uma desvantagem imensa: vender produtos desnecessários ou sazonais. Se você vende, por exemplo, produtos de decoração, você sabe que é necessário criar a necessidade daquilo nos seus clientes.

Então, esse empresário terá que investir pesado em marketing, propagandas, digitais influencers, criação de conceitos e fazendo com que as pessoas tenham uma necessidade artificial daquele tipo de produto.

Esse tipo de comércio não é ruim, porque, afinal de contas, no mundo capitalista é necessário que sempre existam novos produtos para as pessoas comprarem e desejarem, e o marketing geralmente funciona.

Porém, acaba sendo mais difícil ganhar dinheiro quando o mercado se fecha, por exemplo, em uma crise financeira. Com uma recessão, ou com cortes de gastos, as pessoas tiram primeiro as coisas menos fundamentais.

Com a rede de franquias de padarias é diferente. A alimentação é a coisa mais importante entre as necessidades humanas, e é sempre priorizada quando as pessoas precisam cortar gastos.

E o pão, no Brasil, é um dos alimentos primordiais da alimentação das pessoas. Assim, ainda que haja uma crise, uma rede de franquias de padarias geralmente não enfrentará dificuldades muito graves.

Além disso, esse modelo de negócios não precisa investir tão alto em marketing e em construção de valor, a não ser que queira vender um produto gourmet de padaria.

Porém, uma desvantagem é que as franquias de padarias podem necessitar de muito mais constância e tempo para conseguir retorno financeiro, já que os produtos não têm valor elevado.

Geralmente, para conseguir retorno da compra de uma rede de franquias de padarias, é preciso no mínimo dois anos de dedicação, e isso pode ser considerado uma desvantagem.

Marcas de franquias de padarias para investir

1. B. Lem Padaria Portuguesa

A maior rede de franquias de padarias no Brasil hoje, B. Lem é dedicada à culinária portuguesa, com itens de padaria e doces. Fundada em 2015 e tendo se expandido para 8 estados brasileiros, as padarias B. Lem tem seu diferencial em produzir suas comidas com a tradição portuguesa. Sua personalidade é inovadora nas receitas e na forma de gerar uma boa experiência para o cliente.

O modelo de loja não é restrito, tendo a opção de lojas, de rua ou shopping, e quiosques, inclusive não se restringindo a um único tamanho. Os produtos são de fabricação própria, com produção centrada em São Paulo. Os produtos são dedicados aos horários do dia, com produtos específicos para cada momento, a fim de maximizar a venda ao longo de todo o dia. Um produto que comprova a qualidade dos produtos das padarias B. Lem são os pastéis de Nata. Foi eleito o “Melhor Pastel de Nata de São Paulo”, pela revista Veja SP. Um produto tipicamente português que me permite ao seu cliente ter um pouco da sensação de estar em Portugal.

  • Investimento total: a partir de R$ 250 mil
  • Faturamento médio mensal: –
  • Previsão de retorno do investimento: entre 18 e 36 meses

2. Casa Bauducco

Todo mundo conhece os produtos Bauducco, como uma das melhores marcas de doces e bolos no supermercado. Com todo esse sucesso, a marca decidiu, em 2012, abrir uma rede de franquias de padarias, que combina empório com café. Lá, os clientes podem se sentar e tomar um café acompanhados pelos deliciosos produtos Bauducco, como panetones e bolos. 

O franqueado de uma Casa Bauducco deve estar disposto a levar ao cliente toda a experiência que a marca busca proporcionar. O principal atrativo está em ter uma experiência completa, que une o sabor de comidas deliciosas e cafés únicos, com um atendimento pessoal em um ambiente agradável.

  • Investimento total: a partir de R$ 523 mil
  • Faturamento médio mensal: –
  • Previsão de retorno do investimento: entre 24 e 40 meses

3. Padaria Pet

A Padaria Pet oferece um serviço inovador e com grande mercado potencial no Brasil: Alimentação voltada para animais de estimação. A quantidade de animais de estimação no Brasil já ultrapassa 140 milhões, tendo movimentando em 2019 um valor superior a R$ 22 bilhões, dividindo o cuidado entre os diferentes tipos de animais. Como cães, gatos, aves, peixes e outras espécies em menor quantidade.

Os produtos oferecidos pela Padaria Pet são bastante variados, impressionando até mesmo pessoas próximas aos cuidados com animais. Há opções pet de comidas dedicadas à variação do cardápio pet, a proporcionar prazer aos animais, e também descontração, como é o caso das cervejas pet, e dos chocolates.

Pode ser uma ótima ideia investir em uma padaria pet, porque é tendência, e cada vez mais os donos de pet querem tratar os animais de maneira próxima ao seu próprio estilo de vida, incluindo mimos e luxos na vida dos pets. Já são quase 30 unidades da franquia no Brasil. Invista em uma unidade por:

  • Investimento total: a partir de R$ 105 mil
  • Faturamento médio mensal: –
  • Previsão de retorno do investimento: entre 22 e 36 meses

4. Pão e Companhia

Você conhece a Pão e Companhia? Ela é a maior rede de franquias de padarias do Brasil, com 35 unidades espalhadas pelo país. São muitas as opções de alimentos que são vendidos nas lojas da marca, muito além do pão, com receitas próprias e padronizadas. São três os tipos de unidade que a franquia permite abrir:

Quiosque: o modelo de loja padrão que fica dentro dos shoppings, geralmente no meio de corredores, porém, só oferece café no local;

Revenda: Na revenda, há tanto o café no local quanto venda no formato e mercearia, também ficando em shoppings;

Standart: o standart é o único formato que permite produção de alimentos no local, sendo o modelo padrão de loja de franquias de padarias.

  • Investimento total: a partir de R$ 500 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 200 mil
  • Previsão de retorno do investimento: até 36 meses

5. Santa Janela

Inovadora marca de padarias, a Santa Janela é precursora em modelo drive-thru para o setor. Oferecem diferentes tipos de alimentos e bebidas, com o propósito de um atendimento rápido e simplificado, para que não seja necessário muito tempo para essas compras tão necessárias e rotineiras. Também são feitos atendimentos através do iFood. A marca foi fundada em 2016 e se filiou ao franchising em 2018.

  • Investimento total: a partir de R$ 430 mil
  • Faturamento médio mensal: –
  • Previsão de retorno do investimento: –

6. Boulangerie Carioca

Uma rede de franquias de padariasque está entre as mais chiques do Brasil é a Boulangerie Carioca. A marca é inspirada nos cafés parisienses, e oferecem muito mais do que pão. Com pratos e alimentos sofisticados de alta culinária, itens como quiches e foccacias são oferecidos.

  • Investimento total: a partir de R$ 380 mil
  • Faturamento médio mensal: –
  • Previsão de retorno do investimento: –

7. Nóz Café e Pães

A Nóz Café e Pães é uma rede de franquias de padarias do interior de São Paulo que surgiu com o interesse de dois irmãos em fazer o diferente. Ela tem um design baseado na arquitetura de interiores que busca acolher o cliente. Todo o espaço é voltado para a experiência de quem frequenta o local, desde os sabores, receitas, atendimento e até o próprio conceito da marca. A empresa não fornece informações prévias sobre valores, e para se inteirar sobre é necessário preencher o formulário da franquia, para então receber a Circular de Oferta de Franquia – COF.

  • Investimento total: –
  • Faturamento médio mensal: –
  • Previsão de retorno do investimento: –

8. Flamy

Com 23 unidades e mais de dez anos de experiência no ramo de rede de franquias de padarias, a Flamy é uma marca criada em 2001 no interior de São Paulo, na cidade de Hortolândia. Nas padarias da marca, você encontra pães, doces, salgados, kits para festas, bolos e tortas. Para investir você precisa de:

  • Investimento: R$ 139 mil até R$ 209 mil
  • Faturamento: R$ 100 mil
  • Prazo de Retorno: 12 até 18 meses

9. Doce Convívio

A Doce Convívio é uma rede de franquias de padarias especialista em doces, como bolos, tortas, docinhos, mousses, e produtos recheados. Ela consegue oferecer um suporte mais que completo aos franqueados. Invista por:

  • Investimento: R$ 77.200 até R$ 142.900
  • Faturamento: R$ 24.300 a R$ 76.100
  • Prazo de Retorno: 15 até 18 meses


10. Amor aos Pedaços

Com quase 50 unidades em todo o Brasil, a rede de franquias de padarias Amor aos Pedaços é uma marca que trabalha com o carinho em cada detalhe dos seus produtos. Focada também em doces, nas lojas você encontra bolos, merengues, tortas, mousses e pavês deliciosos, todos feitos com muito amor. Para os franqueados, a marca consegue oferecer as mais altas tecnologias para o trabalho. Conheça:

  • Investimento: R$ 200 mil até R$ 350 mil
  • Faturamento: –
  • Prazo de Retorno: 36 meses

11. BR Mania

Não dá pra falar de rede de franquias de padarias sem falar da BR Mania, que você provavelmente já ouviu falar. A marca é a loja de conveniência que fica nos postos de gasolina da Petrobrás ao longo do Brasil. São mais de mil unidades, hoje por volta de 1250. Lá, as pessoas conseguem mais que consumir produtos de padaria, mas também almoçar, jantar e comprar itens de mercearia. Acompanhe:

  • Investimento: R$ 190 mil até R$ 950 mil
  • Faturamento: –
  • Prazo de Retorno: 24 até 36 meses

12. Delícia de Bolos Caseiros

Sabe aquele modelo de rede de franquias de padarias que vende somente bolos, de todos os tipos, feitos com receitas caseiras? É disso que estamos falando quando a Delícia de Bolos Caseiros vem à mente. Ela é uma franquia de padaria fundada em 2016, com oito unidades. Você pode se tornar dono de uma com:

  • Investimento: R$ 80.000
  • Faturamento: –
  • Prazo de Retorno: de 12 até 18 meses

13. Casa de Bolos

Bolo caseiro é uma paixão de todo brasileiro. Porém, às vezes, em cidades grandes e para pessoas que moram sozinhas, em suas vidas corridas, pode ser muito difícil ter acesso a esse tipo de produto. Por isso, a rede de franquias de padarias Casa de Bolos faz tanto sucesso. Surgida em 2010 como um negócio familiar, a marca hoje tem mais de 300 unidades espalhadas pelo Brasil, que oferecem mais que os bolos convencionais, mas também tortas, coberturas, cucas e bolos de aniversário. Se torne um franqueado por:

  • Investimento: R$ 95.000 até R$ 169.000
  • Faturamento: R$ 25.000 a R$ 60.000
  • Prazo de Retorno: 24 meses

14. Casa do Pão de Queijo

Disponível em dois modelos, de loja e quiosque, a Casa do Pão de Queijo é uma rede de franquias de padarias que pode ser encontrada em quase qualquer shopping das cidades brasileiras. Ela foi pioneira em vender pão de queijo no Brasil, tendo começado ainda da década de 80, em 1987. Para se tornar dono de uma unidade dessa marca tão famosa, você precisa de:

  • Investimento: R$ 130.000 até R$ 375.000
  • Faturamento: Não informado
  • Prazo de Retorno: 24 até 48 meses

15. Café Cultura

A franquia mais premiada de Santa Catarina, o Café Cultura é uma rede de franquias de padarias que busca excelência no café – segunda bebida mais consumida do mundo, depois somente da água. A marca produz seus próprios grãos, e foi criada por uma descendente de italianos com um chefe de gastronomia. A Café Cultura é associada à ABF, e é uma marca premiada localmente. Não há informações de valores na página da marca, sendo necessário requisitar a COF para ter acesso.

  • Investimento: a partir de R$243.030
  • Faturamento: –
  • Prazo de Retorno: –

16. Café do feirante

O Café do Feirante é uma marca de rede de franquias de padariasque trabalha todo o charme de um café. Fundado há mais de 10 anos no interior de São Paulo, em Marília, a marca trabalha com um conceito de simplicidade e charme, trabalhando toda a arquitetura de interiores e atendimento ao cliente. É possível consumir diversos produtos caseiros no local, e se deliciar com as receitas que lembram o campo.

  • Investimento: a partir de R$ 290 mil
  • Faturamento: –
  • Prazo de Retorno: –

17. Café do Ponto

O Café do Ponto é uma rede de franquias de padarias criada em 1992, e hoje tem vinte anos de experiência no mercado brasileiro. Ela surgiu com uma história interessante: um grupo de amigos cafeicultores se reunia sempre em um mesmo local para tomar café, e passaram a chamá-lo de “ponto do café”. Depois de algum tempo, eles abriram uma torrefação, e chamáram-na de “café do ponto”, onde surgiu a marca.

Ela faz parte do maior grupo de cafés e chás do mundo, o JDE – Jacobs Douwe Egberts. Além disso, já foi chancelada com o selo de excelência da ABF franchising oito vezes, de 2014 até 2022 consecutivamente. Certamente, é uma franquia de sucesso e uma das melhores franquias para investir.

O propósito da marca é oferecer um café que contenha uma experiência única, selecionando os grãos e produzindo a bebida desde o começo.

  • Investimento: a partir de R$ 230 mil
  • Faturamento: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de Retorno: de 24 a 36 meses

18. Casa Pilão

A Pilão é uma das marcas de café mais famosas do Brasil. A partir disso, ela fundou sua própria rede de franquias de padarias, em que você pode consumir os produtos da marca feitos na hora. Existe o modelo de quiosque e de loja.

  • Investimento: a partir de R$ 230 mil
  • Faturamento: –
  • Prazo de Retorno: –

19. Sterna Café

A Sterna Café é inspirada em viagens. Seus donos já viajaram para mais de 60 países do mundo, e decidiram abrir uma marca que pudesse oferecer sabores de café característicos de cada região. É uma forma, assim, de transportar os clientes, por meio da bebida que é sinônimo de recepção. O nome da franquia vem da ave sterna, que é muito grande e viaja muito.

Fundada em 2015, ela já foi chancelada com o selo de excelência da ABF franchising em 2018, 2019 e 2020, e ganhou o prêmio de cafeteria revelação em 2017. A marca é uma franquia de sucesso. São, hoje, mais de 90 franqueados em 8 estados do Brasil. Conheça os valores:

Loja

  • Modelo: a partir de 40m²
  • Total de Investimento: R$ 299.650,00
  • Retorno do Investimento: De 24 a 36 meses

Quiosque

  • Modelo: a partir de 10m²
  • Total de Investimento: R$ 193.000,00
  • Retorno do Investimento: De 24 a 36 meses

20. Pão to Go

A Pão to Go foi a primeira rede de franquias de padarias no modelo drive thru do Brasil. Ela está disponível em cinco modelos diferentes, drive thru, quiosque, express, híbrido e conveniência. Lá, os clientes conseguem comprar os mais diversos produtos sem descer do carro, como pães, frituras, leite, manteiga, bolos, bebidas, água, frios, etc. A marca surgiu no interior de São Paulo, em São Carlos, e hoje tem mais de 20 unidades, tornando a vida dos brasileiros mais prática, e se destacando pela inovação. Acompanhe:

  • Investimento total: a partir de R$ 89 mil (quiosque)Taxa de franquia: R$ 50 mil (drive-thru); R$ 30 mil (express); R$ 30 mil (quiosque); R$ 30 mil (híbrido); R$ 30 mil (conveniência)
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil (drive-thru e Híbrido); R$ 40 mil (express e conveniência); R$ 30 mil (quiosque)
  • Prazo de retorno: 24 meses (drive-thru)
Conclusão

Franquias de padarias é um tipo de negócio que não tem como dar errado: além de contar com a segurança e os benefícios do franchising, o nicho da alimentação e das padarias é um dos mais tradicionais e essenciais do Brasil, tornando as chances de sucesso quase predominantes.

As franquias de padaria têm se tornado cada vez mais populares, com o gosto da população em frequentar cafés e locais com um estilo mais bohêmio. As marcas com uma personalidade própria têm se expandido por todo o mundo, e ganhado a preferência de diversos clientes. Assim, esse tipo de negócio pode estar entre as melhores franquias para investir.

Se você decidiu se tornar dono de uma franquias de padarias e embarcar nessa empreitada, é necessário tomar alguns cuidados. Lembre-se sempre de buscar o melhor conhecimento e informação sobre novos investimentos e sobre o mercado em que você vai entrar, no caso, o franchising. É sempre bom estar em contato com profissionais capacitados e bem formados para guiar a abertura de uma franquia de sucesso.

Nós, do Goakira, somos um conglomerado de empresas que oferece tudo sobre franchising e varejo. Temos uma consultoria especialista em franquias, capaz de aconselhar as melhores escolhas e decisões na hora de construir sua franquias de padarias. Trabalhamos com serviços de Geomarketing, Formatação de Franquia, serviços jurídicos, administrativos, marketing, design, arquitetura, live commerce e tudo o que você precisa para ter um negócio bem sucedido. Entre em contato.

Gostou do conteúdo? Nos acompanhe nas redes sociais para não perder os próximos posts. Instagram Facebook YouTube Linkedin

Posts relacionados

Deixe um comentário