Franquias de moda: entenda tudo sobre esse mercado em alta

37 minutos para ler

As franquias de moda estão entre as mais tradicionais e mais procuradas pelos empreendedores no ramo do franchising no Brasil. Não é à toa que o setor seja um dos que mais faturam desde sempre, e continua faturando.

No segundo trimestre de 2022, as franquias de moda cresceram mais de 15%, cresceram 13,2% no número de unidades, e faturaram R$ 4,9 bilhões, mostrando a potência do setor.

Investir em franquias de moda pode ser um ótimo negócio porque promete bons resultados, visto que o mercado é promissor, elas estão entre as franquias mais baratas para investir, e é possível investir em marcas a partir de R$ 10 mil!

Além disso, as franquias de moda agradam o perfil do empreendedor que gosta de ficar perto das pessoas e de estar atualizado sobre o mercado fashion.

Existem franquias de moda para todos os gostos, abarcando franquias de roupa, franquias de calçado, franquias de lingerie, franquias online, franquias baratas e franquias famosas.

Você pode trabalhar com o que você ama, sendo seu próprio chefe, e ainda dentro das condições ideais! Então, venha conosco conhecer tudo o que você precisa para começar a investir no mercado de franquias de moda! Boa leitura.

franquias de moda

O que é franquia?

Antes de irmos direto ao ponto, no assunto de franquias de moda, vamos voltar aos conceitos básicos. Se você já é franqueado, ou já empreende e sabe o que é franquia, não pule esse texto! Pois você entenderá de forma mais ampla como funciona o sistema de franchising, e quais são as vantagens e desvantagens dele! Se, por outro lado, você está começando agora e ainda precisa entender o básico, esse texto é pra você!

Uma franquia é uma empresa que cresce colaborativamente com um conjunto de empreendedores, unidos por um mesmo objetivo. Quando um empreendedor cria uma marca, e ela dá muito certo, porém, percebe que será difícil expandi-la sozinho, pelos meios tradicionais, ele pode decidir torná-la uma franquia. Assim, ele permite que outras pessoas abram novas unidades da sua empresa, pagando uma taxa, e estando conectado a ela.

Ou seja, no franchising, é feita a venda do direito de uso de uma marca e de uma patente para outros empreendedores, os franqueados. Eles, por sua vez, abrirão unidades desse negócio, pagando mensalmente uma taxa de royalties para a franqueadora, que é a empresa matriz. 

Vantagens e Desvantagens de franquias

Porém, essa nova unidade não estará despreendida da primeira. Ainda que os lucros, decisões gerenciais, e o próprio negócio seja do franqueado, a loja franqueada atua no mesmo sentido que a matriz, com um mesmo objetivo.

Por exemplo, as campanhas de marketing, o planejamento estratégico de crescimento da marca, e a identidade do negócio são definidos em conjunto, por toda a rede. E, assim, a empresa franqueada não pode tomar decisões autônomas.

Por exemplo, ao ir em uma empresa franqueada da rede de franquia McDonald ‘s, você espera que o cardápio, a identidade visual, o atendimento e até o design da loja seja igual ao que você sempre viu, e que são característicos da marca.

Da mesma forma, as propagandas do McDonald’s serão pensadas pelos CEOs que ficam na empresa matriz. A falta de liberdade, inclusive, pode ser considerada uma desvantagem do franchising, de acordo com as prioridades de cada pessoa.

Porém, o franchising funciona de uma maneira a amparar os novos franqueados que entram na marca, tornando muito mais fácil e seguro se tornar um empreendedor. De acordo com a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, um negócio tradicional tem até 85% de chances de falir nos 5 primeiros anos de vida. Já uma franquia, tem apenas 15% do mesmo acontecer.

Isso ocorre porque, ao se tornar franqueado, o novo empreendedor não precisa criar tudo do zero. Traçar uma estratégia de expansão e começar a conquistar clientes. Geralmente, os clientes já amam a marca, porque ela é conhecida por todos.

Além disso, as franqueadoras oferecem treinamentos no início do empreendimento, e também suporte continuado às unidades. Assim, você entra em um modelo de negócio que funciona, e já testado em anos de experiência.

E é por isso que o franchising é mais seguro, pois, sem a necessidade de fazer esses experimentos no começo do negócio, é muito menos provável que a empresa venha a falir eventualmente.

Segmentos do franchising

As franquias no Brasil são organizadas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF, que é um órgão sem fins lucrativos, que visa regulamentar e fortalecer as franquias do país. Dentro da ABF, divide-se as franquias em setores, dentro dos quais está o setor de franquias de moda. Conheça quais são os setores do franchising no brasil, e o que caracteriza cada um deles:

Franquias de alimentação

é o maior setor, com maior número de franquias, o que mais fatura e também o que mais cresce. No terceiro trimestre de 2022, o setor chegou a faturar 3,1 bilhões de reais, crescendo 8,4% em relação ao mesmo período de 2021. O setor abarca restaurantes, lanchonetes, cafés, bares, padarias, etc.

Franquias de Food-service

na pandemia de covid-19, a ABF franchising teve que separar o setor de franquias de alimentação em dois, adicionando o de food-service. Esse setor também representa a alimentação, porém, funciona apenas como delivery de comida. Aqui estão inclusos aplicativos de delivery e estabelecimentos que só oferecem refeição entregue em casa.

Franquias de Casa e Construção

abrange franquias de serviços e produtos. Prestação de serviços como reformas, marido de aluguel, reparos etc estão aqui representados. Porém, franquias de venda de móveis e material de construção também.

Franquias de Moda

as franquias de moda, sobre as quais vamos falar mais profundamente, são aquelas que se dedicam ao mercado de vestuário e acessórios. Elas incluem roupas, calçados, lingeries, jóias e bolsas.

Franquias de Saúde, Beleza e Bem-estar

um setor bem abrangente, e o que mais faturou no terceiro trimestre de 2022, chegando a R$ 12,4 bilhões, as franquias são de maquiagem, clínicas de estética, franquias de odontologia, etc.

Franquias de comunicação, informática e eletrônicos

esse setor compreende todo o ramo de franquias de tecnologia, além de livrarias e gráficas. Por exemplo, franquias de suporte técnico, fintechs, e de marketing estão nesse setor.

Franquias de lazer

principalmente voltadas para o público infantil, são franquias de brinquedos, parques de diversão, cinemas, etc.

Franquias de limpeza e conservação

setor de serviços, é comandado por franquias de serviços de limpeza doméstica, como a Maria Brasileira. Também limpeza de estofados etc entram aqui.

Franquias de hotelaria e turismo

agências de viagens e turismo são as principais franquias desse setor.

Franquias de serviços educacionais

escolas de idiomas, escolas infantis, kumon, escolas de esportes, etc entram nesse setor. É o setor inaugural das franquias no Brasil, já que a primeira marca franqueada do país foi a Wizard.

Franquias de serviços

compreende todas as franquias de prestação de serviços não listadas nas anteriores.

Franquias de serviços automotivos

conserto, reformas, martelinho de ouro e limpeza estão compreendidos aqui.

Alta no segmento de franquias de moda

Agora que já conhecemos todos os segmentos do franchising no Brasil, podemos falar especificamente das franquias de moda. Elas são, como falamos, uma ótima opção para se investir, dado sua popularidade entre os brasileiros. É comum ver lojas de roupas e acessórios nos shoppings cheias de consumidores, porque o brasileiro gosta de se vestir bem. Em outros países, até se pode ver pessoas andando na rua de pijamas e roupa de academia, mas os brasileiros prezam por estar sempre bem arrumados e vestidos. Tudo isso faz com que as franquias de moda sejam um sucesso constante.

Porém, mais que isso, o segmento está em alta no mercado há algum tempo. Antes da pandemia da covid-19, que fez ser decretada quarentena em 2020, as franquias de moda já estavam em crescimento constante. Com a baixa no mercado como um todo, esse setor também caiu, mas voltou a crescer no final de 2021, com as pessoas voltando a frequentar shoppings e lojas com mais tranquilidade.

Alguns fatores fazem com que as franquias de moda estejam sempre em alta, e agora especialmente. Primeiro, o vestuário faz parte dos produtos considerados básicos para sobrevivência na sociedade. Todo mundo trata o vestir como prioridade, e não é como vender um produto que você precisa criar uma necessidade nos clientes.

Segundo, que as franquias têm um espaço especial no coração dos clientes, porque já são conhecidas. Eles não precisam “testar” e comprar primeiro para depois saber se gostam das peças. Como já são marcas conhecidas, eles já têm familiaridade e dão preferência.

Além disso, as redes sociais e a informação da população têm tornado os conceitos de moda cada vez mais popularizados, o que faz com que as pessoas queiram sempre estar bem vestidas e com as tendências da época. Inclusive, atualmente os homens têm se preocupado muito mais com estética, o que torna o público das franquias de moda mais amplo.

Perfil do franqueado

Uma das coisas que mais saltam aos olhos dos aspirantes a empreendedores nas franquias de moda são as características que tornam esse mercado interessante e divertido. Trabalhar com moda pode ser um grande prazer se você gostar da área. Porém, para os que não se familiarizam, talvez não seja uma boa ideia lidar com um mercado tão específico. Então, conheça o que é desejável em um franqueado do ramo de moda, e veja se você se encaixa:

  • Organização: uma das principais coisas que destacam uma loja de roupa é a disposição dos produtos no espaço. É preciso que o franqueado seja bom com a organização das peças, e com valorizar aquilo que ele tem de melhor, por exemplo, escolhendo o que vai para a vitrine.
  • Ser detalhista: trabalhar com moda exige detalhismo. Ver um defeito ou amassado de longe, conseguir escolher e indicar peças de maneira perspicaz e atenta aos detalhes.
  • Gostar de moda: é preciso gostar, nem que seja um pouco, do ramo da moda. O trabalho com franquias de moda é bem específico, e exige certa convivência constante com seus elementos.
  • Facilidade de lidar com pessoas: uma franquia de moda recebe clientes o tempo todo, e seu trabalho será atendê-los da maneira mais acolhedora e simpática possível, para facilitar a compra.
  • Antenado: o franqueado de moda precisa estar de olho nas tendências e novidades do mundo da moda, e conseguir implementar isso no cotidiano da franquia, até mesmo apresentando propostas e ideias para a franqueadora.

Como ter sucesso com franquias de moda

Algumas dicas que especialistas no ramo de franquias de moda dão para fazer sucesso no segmento envolvem um bom gerenciamento de estoque. Assim, você evita peças paradas, sem saída, além de estar sempre sendo procurado por muitos clientes.

A primeira dica é realmente comprar a quantidade e tipo de peças que seus clientes procuram. Saiba mais ou menos quantas peças você precisa comprar por mês, para não gerar excedente, e nem falta em relação à procura. Para isso, você tem que estar atento às tendências que estão em alta. Por exemplo, se um personagem principal de uma série em alta usa muito uma peça de roupa, saiba que a procura por aquele tipo irá aumentar muito!

Além disso, é preciso também saber qual é o perfil de peças buscadas por seu público. Sua loja vende para um grupo mais seleto e de alto padrão, ou é popular e acompanha as tendências jovens? De acordo com isso, busque um estoque adequado. Também, é preciso estar atento às mudanças que acompanham o mundo. Por exemplo, no dia das mães, invista em muitas peças de presente para as mamães, assim como em copa do mundo é preciso trazer opções com as cores do Brasil.

Esse gerenciamento é fundamental para que sua franquia de moda prospere e você consiga ser o mais efetivo possível nas vendas. E ele vem diretamente da boa percepção do franqueado.

Outra dica é ter uma equipe que realmente acredite na marca e abrace os produtos dela. Todo mundo sabe que um vendedor que acha os produtos da loja caros ou que não goste deles vai incentivar o cliente a não concluir a compra. Por isso, escolha bem a sua equipe, mas também trabalhe para incentivar seus funcionários, incluindo-os na filosofia da marca. Vale destacar também que trabalhar os princípios da marca muito bem é fundamental para ter bons resultados.

Além disso, saiba gerenciar os preços, para que eles correspondam ao movimento de mercado. Quando as roupas saírem de alta, por causa das estações do ano, passagem das datas especiais, ou por causa da moda, saiba colocar promoções que incentivam a venda. Por outro lado, se beneficie da demanda alta e coloque preços mais exigentes.

invista em franquias

Franquias de moda: descubra as melhores para investir

Agora que você já entendeu tudo que precisa sobre franquias e sobre as franquias de moda, está na hora de escolher a sua. Prepare-se para conhecer 50 marcas interessantes que trabalham a moda em suas várias vertentes, e de diversas formas.

Tem franquias de moda para todos os gostos e bolsos, e você pode encontrar uma perfeita para você. Lembre-se de observar aspectos importantes das marcas, comparando umas às outras em pontos como investimento inicial, tempo de retorno etc. Venha conosco!

1. Yogini

A Yogini é a 1ª marca de moda inspirada nos valores do Yoga e eles trabalham incansavelmente todos os dias para levar o bem-estar dessa prática milenar ao maior número de pessoas, seja por meio de produtos ou experiências transformadoras.

As roupas são projetadas com cuidado e dedicação, desde peças ideais para a prática de Yoga e atividades fitness até looks casuais para o dia a dia. Valorizam a simplicidade, a sofisticação e, acima de tudo, o conforto, para que o cliente se sinta bem em todos os momentos.

Com 15 anos de experiência no mercado de varejo, a Yogini se tornou uma referência no segmento. Atualmente, contam com 7 lojas estrategicamente localizadas nos principais shoppings de São Paulo, onde os clientes têm acesso a uma ampla variedade de produtos de alta qualidade e design exclusivo.

  • Investimento Inicial: R$ 700 mil
  • Faturamento Médio Mensal: R$ 250 mil
  • Prazo de Retorno: 24 a 36 meses

2. Lilica & Tigor

A franquia de moda Lilica & Tigor é uma marca especializada em roupas infantis, que oferece peças para meninos e meninas de 0 a 10 anos. A marca pertence ao Grupo Marisol, responsável pela gestão dos canais de distribuição de produtos individuais. A franquia Lilica & Tigor é a maior franquia de roupa infantil do Brasil, com 125 unidades no país. Você certamente já ouviu falar dela.

Se você quer se tornar um franqueado, existe a possibilidade de fazer e-commerce, outlets, loja própria, e pode também vender os produtos da marca na sua loja de roupa infantil. Lembrando que todas as peças são de confecção própria da franquia de moda Lilica & Tigor.

  • Investimento inicial: R$ 510.000,00
  • Faturamento Médio Mensal: R$ 120.000,00
  • Retorno: a partir de 36 meses

3. Mazze Semi Jóias

A Mazze Semi Jóias é uma franquia barata para trabalhar em casa. Funcionando no modelo de franquia online ou com loja física, a marca é uma das franquias até 10 mil, para você que quer trabalhar com franquias de moda mas não pode investir muito. A marca é focada em peças de semi jóias que, é claro, também fazem parte do mundo da moda e são fundamentais para construir um look perfeito. A marca é brasileira e foi criada na cidade de Curitiba-PR em 2013, mas só se tornou franquia em 2019. Hoje, já são 59 unidades em todo o Brasil.

Cada unidade funciona vendendo online em um site criado especialmente para ela. O site é inteiramente feito pela franqueadora, e os produtos disponibilizados são cadastrados. A divulgação acontece em todo o Brasil. As entregas são feitas a partir do escritório central da empresa. Portanto, a principal obrigação do franqueado é vender produtos.

A vantagem de abrir uma franquia Mazze é o valor do investimento, que fica em torno de R$ 9 mil e ainda pode ser parcelado. Além disso, os franqueados podem trabalhar de qualquer lugar sem criar um estoque ou local de trabalho físico. Comece a vender sem abrir CNPJ. Além disso, os franqueados recebem semanalmente imagens gratuitas para divulgar seus produtos nas redes sociais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: Em torno de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

4. Havaianas

A Havaianas é uma das maiores franquias de sucesso, que começou no Brasil e atingiu o mundo todo. A marca começou em 1962, quando, inspirada por um modelo de chinelos japoneses, decidiu usar a borracha, que era um material comum no Brasil, para criar um produto resistente, prático, confortável e macio. Assim, surgiram as sandálias características da marca.

A Havaianas é responsável por 80% do mercado de chinelos no Brasil, pois nenhuma outra marca consegue copiar a borracha feita por ela. Porém, não é só no país de origem que a marca faz sucesso. A Havaianas já está presente em mais de 100 países, é uma multinacional, e vale aproximadamente R$ 20 bilhões. São mais de 150 mil pontos de venda no Brasil e mais de 10 mil no exterior. Além disso, a marca hoje contém mais de 200 modelos de sapatos e chinelos, que fazem todo o sucesso inclusive nas classes mais abastadas.

Para investir na Havaianas, você pode ter uma loja de eu, uma loja de shopping ou um quiosque. Saiba os valores:

  • Investimento: R$ 120.000 até R$ 250.000
  • Faturamento: R$ 60.000 a R$ 80.000
  • Prazo de Retorno: 12 até 36 meses

5. Clube Morena Rosa

Criado no Paraná há quase 30 anos, o Clube Morena Rosa é uma franquia de moda com mais de 70 unidades no Brasil. O lema da marca é “fazer moda com o coração”. A empresa é especializada em lojas de moda feminina premium, e oferece peças de fabricação própria e 100% nacional, de 5 marcas: Morena Rosa, Maria.Valentina, Zinco, Lebôh e Iódice. Para se tornar um franqueado, invista:

  • Investimento: R$ 450 mil

6. Container Ecology Store

A Container Ecology Store é uma franquia de moda que funciona dentro de um container, como indica o próprio nome. A empresa trabalha com diferentes marcas, e se preocupa com a preservação ambiental, reciclando, inclusive, na construção do espaço da loja. Ela é a única no mundo que funciona dessa maneira, e está ativa há 11 anos. Os franqueados geralmente são jovens descolados que se preocupam com moda e também com o futuro do planeta. 

  • Investimento Inicial: R$ 99 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de Retorno: 12 a 24 meses

7. Piticas

A Piticas Moda Criativa é uma das maiores franquias de moda do Brasil, com quase 500 unidades franqueadas. É uma marca de roupas especializada em camisetas com temática geek, além de estampas de heróis, mangás, vilões, personagens, animes, bandas, videogames e memes. É muito comum esbarrar com unidades divertidas da marca nos shoppings centers das cidades. Você já deve ter contatado um dos franqueados de um dos shoppings centers espalhados por aí.

A marca visa atender um público mais jovem, principalmente aqueles que curtem temas geeks, inteligentes e divertidos. Surgiu em 2010, a partir da ideia dos irmãos Vinicius e Felipe Rossetti. Atualmente, possui parcerias com as maiores marcas, como Disney, Warner Bros, etc. 

Além disso, a Piticas é uma das 50 maiores franquias do Brasil segundo a ABF franchising e uma das cinco preferidas dos brasileiros segundo a revista Exame. É inegavelmente uma das melhores franquias para investir, especialmente se você também gosta de música geek ou pop. 

  • Investimento total: R$ 100 mil a R$ 190 mil
  • Faturamento médio: R$ 40 mil a R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses

8. Camisetas da Hora

Uma das franquias mais baratas para investir, a Camisetas da Hora é uma empresa que trabalha com a criação de camisetas personalizadas. São mais de 5 mil tipos de estampas engraçadas, de personagens, inteligentes, estilosas e nerds. A empresa funciona tanto online quanto com loja física, e o franqueado pode escolher. Geralmente, o tipo de franqueado são jovens com espírito empreendedor.

A Camisetas da Hora surgiu em 2005, quando o dono, Marcelo Ostia decidiu abrir uma empresa de personalização de camisetas online, em São Paulo. O negócio deu tão certo que passou a ser uma franquia, e hoje já tem 96 unidades.

Para os franqueados, a empresa oferece treinamento prévio completo, além de um acompanhamento constante na administração da loja. Além disso, a marca é uma franquia barata e lucrativa, pois o franqueado tem o poder de vender muitas camisetas a um bom preço justo. Se torne parte do time com:

  • Investimento total: R$ 3950 (franquia online) ou R$ 20 mil (loja física)
  • Faturamento médio: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: 6 a 12 meses

9. Brechó Agora é Meu

A Brechó Agora é Meu é uma franquia de roupa usada, com cara de grife e com todo o cuidado e capricho que o cliente merece. A empresa está imersa numa proposta sustentável, de produzir menos lixo e prolongar a vida das peças de roupas, diminuindo também a quantidade de peças novas compradas e geradas. Assim, menos lixo é produzido, e o planeta agradece. Outro que agradece é o seu bolso, já que no Brechó Agora é Meu você consegue comprar marcas como Animale, Prada, Louis Vuitton por preços muito menores.

A empresa surgiu em 2017, com duas amigas em São Paulo, Siomara Leite e Danielle Kono, que tinham muito sucesso fazendo bazares. Com a experiência, elas criaram a marca, com sede no bairro Higienópolis. Existem dois modelos de franquia: a loja tradicional, e a “brechó bags”, com estoque menor.

  • Investimento Inicial: R$ 5.900 até R$ 183.700
  • Faturamento médio mensal: R$ 5.000 a R$ 51.000
  • Prazo de Retorno: 2 a 18 meses

10. Esporte Fino Store

A Esporte Fino Store é uma franquia barata perfeita para quem ama esportes. A marca é especializada em produzir camisetas personalizadas, oficiais e licenciadas de times de futebol, do NBA e da NFL. O melhor é que o franqueado trabalha de casa, e consegue, com um investimento baixo, trabalhar com o que ama e lucrar bem nessa franquia online

  • Investimento Inicial: a partir de R$ 6.000
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de Retorno: 18 a 36 meses

11. Intimissimi

A franquia de lingerie Intimissimi é uma marca de lingerie italiana multinacional, que está presente em mais de 40 países, com suas mais de 3800 unidades. Fazendo parte do grupo Calzedonia Spa, a Intimissimi foi fundada em 1996 e atende ao público feminino e masculino, com peças para todos. Seja franqueado por:

  • Investimento: R$ 480.000 até R$ 735.000
  • Faturamento: R$ 180.000
  • Prazo de Retorno: 24 até 36 meses

12. Hering

Fundada em 1880 em Santa Catarina, por dois irmãos alemães, a Hering é uma franquia de moda que cria, fabrica e comercializa roupas para adultos e crianças, e é uma multinacional brasileira. Atualmente é a maior franquia de vestuário do Brasil, com mais de 600 unidades, e também faz presença em diversos países da América Latina, com mais de 20 filiais no exterior.

Presente na maioria dos shoppings centers e cidades do Brasil, a Hering oferece roupas básicas em tons suaves, materiais de qualidade e visual casual. Para se tornar um franqueado, é possível abrir a franquia tradicional, ou um modelo mais barato, a loja básica.

  • Investimento mínimo: R$ 380 mil 
  • Retorno: entre 18 e 48 meses
  • Faturamento médio: –

13. Hering Kids

Fundada 6 anos depois da marca para adultos, a Hering Kids é a versão infantil da franquia de moda Hering. Ela busca atender as classes A, B e C com peças infantis no modelo Hering: visual simples, confortáveis e de qualidade. São peças de criação própria, com 6 coleções anuais, que atendem ao público de 0 a 16 anos. A partir dessa idade, fica à disposição a loja Hering tradicional. Invista por:

  • Investimento mínimo: R$ 540 mil
  • Retorno: –
  • Faturamento médio: –

14. Peça Rara Brechó

A maior rede de brechós do Brasil, a franquia de moda sustentável Peça Rara Brechó já possui 44 unidades no país. Foi fundada em 2007, na capital do país, por Bruna Vasconi, que na época era estudante de psicologia e vendia roupas usadas para pagar a faculdade. A marca também se baseia no conceito de sustentabilidade e responsabilidade social e com o meio ambiente. Comprando peças usadas, você integra o sistema de economia circular, que é incentivado pela marca. A Peça Rara está buscando uma expansão em massa atualmente. Seja um franqueado por:

  • Investimento mínimo: R$ 413 mil
  • Retorno: de 18 a 24 meses
  • Faturamento médio: R$190 mil

15. Jogê Lingerie

A Jogê Lingerie talvez seja uma das marcas de franquia de moda mais antigas ainda em operação. Fundada em 1968 em São Paulo, a marca começou a abrir franquias em 2001. Marca estabelecida no Brasil, 93% de seus funcionários são mulheres, com o objetivo de acompanhar mulheres em diferentes fases da vida, juventude, dia a dia, gravidez, noiva, sempre com foco no conforto e felicidade.

Uma marca que busca sempre continuar capacitando as mulheres para a conquista e incentivando todas a se expressarem em ação. Para isso, tem um projeto chamado “Mulheres Potentes” para promover o trabalho de mulheres empresárias.

A marca trabalha com criação, produção e comercialização de peças diversas para os diferentes momentos da vida das mulheres. Já são 63 unidades no Brasil.

  • Investimento mínimo: R$ 410 mil
  • Retorno: –
  • Faturamento médio: –

16. Tip Top

A Tip Top é uma franquia de moda focada em roupas infantis A marca trabalha com produção própria, considerada uma das melhores do gênero no Brasil. Conquistou 11 vezes o Selo de excelência da ABF franchising e possui mais de 110 unidades franqueadas. Foi fundada em 1952, mas se tornou uma franquia em 2005, mais de 50 anos depois. Para manter esse modelo, a marca realiza uma ampla pesquisa de mercado, entende seus clientes e se prepara para oferecer apenas produtos de máxima qualidade.

  • Investimento Total: R$ 240 mil 
  • Faturamento Médio Mensal: R$ 90 mil
  • Retorno: de 24 a 36 meses

17. Bibi

Outra multinacional brasileira é a Bibi Calçados. A marca trabalha com calçados infantis, feitos e pensados para as necessidades das crianças. Fundada em 1949 no Rio Grande do Sul, a franquia de sucesso exporta para mais de 60 países, mostrando sua excelência e expertise em um mercado tão específico. A marca é voltada para crianças de 0 a 6 anos. As lojas físicas da marca são ambientadas com temática infantil, dispondo luzes, cores, aromas, sons e nichos que transportam o cliente para um mundo infantil. Seja um franqueado por:

  • Investimento mínimo: R$ 430 mil
  • Retorno: 36 meses
  • Faturamento médio: R$ 100 mil a R$ 160 mil

18. Authentic Feet

A franquia de moda Authentic Feet foi criada em 1995 em São Paulo, e trabalha com peças de roupa e calçados voltados para o mundo fitness e esportivo, oferecendo tudo que o atleta precisa para se preparar para o treino! A marca dá todo o suporte para o franqueado, e hoje já está presente em outros 11 estados com 80 unidades em funcionamento.

  • Investimento: R$ 310.000 até R$ 643.500
  • Faturamento: R$ 180.000
  • Prazo de Retorno: 28 até 36 meses

19. Chilli Beans

Quem não conhece o Chilli Beans e sua pimenta característica, certo? A marca é uma franquia de moda e acessórios, comercializando óculos de sol e relógios. Surgiu em 1990 quando o empresário Caito Maia resolveu trazer moda e mais conforto para as pessoas através dos óculos de sol. Essas lojas trabalham com grandes marcas, modelos bacanas e produtos de qualidade. Campanhas temáticas de óculos e acessórios de muito sucesso, como os óculos de Harry Potter, podem ser vistas com frequência na Chilli Beans. Além disso, uma das direções da marca é se especializar e passar a oferecer óculos de grau.

Desde 2001, a marca entrou no ramo do franchising e já conta com quase 1 mil lojas no Brasil e no exterior. Existem diversos modelos de franquias, que podem ser lojas, quiosques ou até mesmo pontos de atendimento, proporcionando diversas opções aos novos franqueados. A franquia está em 24º lugar no ranking de melhores franquias de 2021 da ABF Franchising.

  • Valor do investimento: R$ 180 mil
  • Prazo para retorno: 30 meses
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 55 mil

Quer saber tudo sobre a franquia Chilli Beans? Confira uma entrevista exclusiva com Caito Maia, fundador e CEO da rede:

20. QuickSilver

A franquia de moda QuikSilver é uma marca especializada em moda masculina e esportiva, com coleções em streetwear, surfwear e beachwear. A empresa foi fundada em 1969 na Austrália, e tem um estilo de roupas que lembra as praias australianas. Hoje, é uma multinacional presente em mais de 100 países com mais de 600 lojas franqueadas. No Brasil, já está há 20 anos, e tem 12 lojas no país. Seja um franqueado investindo:

  • Valor do investimento: R$ 370 mil
  • Prazo para retorno: –
  • Faturamento médio mensal: –

21. Plié

A Plié é uma franquia de moda especializada em shapewear, ou seja, lingerie modeladora. A empresa é brasileira e possui 24 unidades no país, reunindo conforto, tecnologia e liberdade para modelar o corpo das mulheres. A marca busca atender a todos os biotipos, sem apertar nem machucar, valorizando os contornos femininos e dando mobilidade às mulheres. Valores da franquia:

  • Valor do investimento: R$ 250 mil
  • Prazo para retorno: de 24 a 36 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 180 mil

22. Casa das Cuecas

A franquia de moda Casa das Cuecas é especializada em roupas íntimas e pijamas masculinos, desde infantil até o plus size. A marca foi criada em São Paulo em 1968 e tem 35 unidades no Brasil. A Casa das Cuecas trabalha com produtos e peças de qualidade, somente da marca UW, visando garantir conforto e bem-estar para os consumidores.

  • Valor do investimento: R$ 300 mil
  • Prazo para retorno: –
  • Faturamento médio mensal: –

23. TFlow

A TFlow é uma franquia barata de moda que trabalha somente com roupas masculinas. Ela é uma marca queridinha dos artistas e cantores sertanejos. Fundada em 2012, a TFlow trabalha com camisetas, shorts e bonés num estilo bem jovem, despojado e estiloso. Para o franqueado, existem três opções para investir: loja física, quiosque e venda direta, em que você vai até a casa dos clientes. Seja um empreendedor a partir de:

  • Investimento: R$ 14.990 até R$ 89 mil
  • Faturamento: R$ 10 mil a R$ 60 mil
  • Prazo de Retorno: de 3 até 12 meses

24. ArtWalk

Fundada em 2006, a ArtWalk é uma franquia de moda de calçados especializada em tênis casuais. Ela não tem produção própria, e trabalha com produtos multimarcas. São quase 60 unidades operando no Brasil, que além de calçados, comercializam também roupas e acessórios. Para o franqueado, há suporte completo. Invista por:

  • Investimento: R$ 300 mil até R$ 533.500
  • Faturamento: –
  • Prazo de Retorno: de 28 até 36 meses

25. Puket

Fundada desde finais dos anos 80 por dois irmãos de uma família com mais de 70 anos de património têxtil, era seu desejo criar uma marca que fosse lembrada pela alegria e humor transmitidos pelas cores e estilos. O objetivo da Puket é ter a capacidade de conjugar mãe-filha, adulto e Roupa infantil, com um acervo de mais de 2000 peças por temporada.

A franquia de lingerie Puket já foi chancelada com o selo de excelência da ABF franchising 16 vezes consecutivas, de 2006 até 2022, mostrando toda a sua competência e sucesso.

Não se limitam à roupa íntima, produzem também meias, pijamas, beachwear, acessórios, calçados e até embalagens exclusivas características da marca. São mais de 190 lojas e mais de 6.000 pontos de venda no Brasil. A marca começou em São Paulo, porém, hoje pode ser encontrada em todo o mundo e também em países como Angola, Bogotá, Bolívia, Dubai, Panamá e Catar.

Os produtos da marca são produtos únicos, com arte e personagens criados exclusivamente para a franquia de moda. Essa exclusividade faz com que mais de 50% das vendas sejam para itens de presente. A empresa oferece suporte completo ao franqueado.

  • Investimento: a partir de R$ 368 mil
  • Faturamento: R$ 130 mil
  • Prazo de Retorno: de 24 até 36 meses

26. Lez a Lez

A Lez a Lez é uma franquia de sucesso focada em moda feminina com o conceito de urban beach, ou seja, moda de praia para ser usada dentro da cidade. A marca foi criada em 2006 em Santa Catarina, e faz parte do grupo Lunelli, uma indústria têxtil que investe em moda com significado. A Lez a Lez já foi chancelada com o prêmio de excelência da ABF franchising 4 vezes, e tem 33 unidades no Brasil. Todas as peças da Lez a Lez são de fabricação própria. Os franqueados recebem assessoria, treinamentos e orientação como suporte.

  • Investimento: a partir de R$ 500 mil
  • Faturamento: –
  • Prazo de Retorno: de 36 até 48 meses

27. Poderoso Timão

A franquia de moda Poderoso Timão é outra marca especializada na produção e venda de peças oficiais de times de futebol. São produtos como bonés, tênis, camisetas etc. O franqueado pode investir de algumas formas, na loja física, quiosque e em centros comerciais. Invista a partir de:

  • Investimento: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento: –
  • Prazo de Retorno: –

28. Mercatto

Fundada em 1994 no Rio de Janeiro, a franquia de moda Mercatto é uma marca especializada em roupas femininas. O público alvo da empresa são mulheres adultas, entre 25 e 35 anos, de classes B e C. O ideal da marca é oferecer peças de qualidade por um preço acessível, o mesmo da fábrica. As peças são de boa qualidade, acompanham as tendências da moda, e têm uma pegada divertida. Seja um franqueado com:

  • Investimento: a partir de R$ 331 mil
  • Faturamento: R$ 120 mil
  • Prazo de Retorno: de 24 até 36 meses

29. Enjoy

A Enjoy é uma franquia de moda focada em moda urbana feminina. As peças buscam, sobretudo, o conforto das mulheres. Foi fundada em 1996 no Rio de Janeiro, e é uma grife pensada para garantir que as mulheres continuem estilosas e bonitas, mesmo no cotidiano corrido e necessitado de conforto das grandes cidades. Seja um franqueado por:

  • Investimento: a partir de R$ 250 mil
  • Faturamento: –
  • Prazo de Retorno: –

30. Cantão

A Cantão é uma franquia de moda feminina, que trabalha os conceitos de roupa leve e fresca, perfeitas para o clima brasileiro. Criada em 1967 na barra da Tijuca, a empresa dá suporte completo ao franqueado, desde a escolha do ponto comercial até a gestão da loja. A marca conta com mais de 700 produtos disponíveis para os clientes. Seja um franqueado:

  • Investimento: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento: R$ 150 mil
  • Prazo de Retorno: aproximadamente 32 meses

31. Ad Life Style

Com 76 lojas em diversos estados do Brasil, a Ad Life Style é uma franquia de moda masculina fundada em 1984 no Rio de Janeiro. A marca carioca preza pela sustentabilidade, e usa matérias primas naturais para produzir as peças de roupa. Os valores da marca são proporcionar o bem-estar, com um estilo leve, descontraído e contemporâneo. Para isso, a marca investe em pesquisa e inovação. Invista com:

  • Investimento: a partir de R$ 500 mil
  • Faturamento médio mensal: –
  • Prazo de Retorno: aproximadamente 24 meses

32. Enzo Milano

A Enzo Milano é uma franquia de moda italiana no Brasil, criada em 2011 e franqueada a partir de 2014. As peças são voltadas para produtos masculinos, entre camisetas, camisas, calças, bermudas, perfumes, acessórios, sungas, jaquetas, calçados etc. São mais de 500 unidades da marca, que trabalham um estilo slim, moderno e elegante. Seja um franqueado por:

  • Investimento: a partir de R$ 215 mil
  • Faturamento médio mensal: –
  • Prazo de Retorno: entre 24 e 48 meses

33. Milon

Criada em 2006, e com 80 unidades operando, a Milon é uma franquia de moda infantil, atendendo a diversas necessidades infantis. São roupas para meninos e meninas, para recém-nascidos, moda praia para crianças, moda festiva, calçados e acessórios. Lá, você encontra tudo que precisa para seu filho. Se você gosta de crianças, essa pode ser uma ótima franquia para investir, que conta também com suporte aos franqueados. Acompanhe os números da marca:

  • Investimento: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 150 mil
  • Prazo de Retorno: –

34. Quinta Valentina

A Quinta Valentina é uma rede de calçados femininos de diversos modelos, cores e estilos, produzidos manualmente pela marca. A franquia de moda começou em Goiânia em 2009 como uma loja de varejo comum, conhecida como um espaço de luxo. No entanto, um dos líderes da empresa observou o comportamento das clientes, e percebeu a necessidade de implementar um modelo de venda de sapatos à domicílio.

A ideia deu tão certo que se tornou o carro-chefe da marca, respondendo por um terço do faturamento da empresa. Mais tarde, a Quinta Valentina até abandonou o modelo de loja física e tornou-se uma franquia online completamente, com os franqueados ​​a venderem os sapatos da loja na casa dos clientes.

São mais de 300 lojas em todo o Brasil, oferecendo atendimento personalizado e atencioso na venda de calçados.

  • Investimento: R$ 36.000
  • Faturamento: R$ 12.500
  • Prazo de Retorno: de 3 até 6 meses

35. Atitude

A Atitude é uma marca que você certamente já ouviu falar, presente em diversas cidades e shoppings no Brasil. Ela é uma franquia de moda que trabalha com óculos das marcas Atitude Eyewear, Speedo Eyewear e Bulget. Hoje, são 41 unidades da marca no país.

  • Investimento: a partir de R$ 120 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 45 mil
  • Prazo de Retorno: entre 1 e 18 meses

36. Marisol

A Marisol é uma franquia de roupa infantil, que atende a um público de 0 a 12 anos. A empresa também detém a marca Lilica & Tigor. São peças de qualidade, visando atender às necessidades infantis há mais de 10 anos no mercado. Seja um franqueado com:

  • Investimento: R$ 270.000 até R$ 415.000
  • Faturamento médio mensal: –
  • Prazo de Retorno: –

37. Morana

A Morana é uma franquia de moda focada em acessórios femininos de luxo, presente na maioria dos shoppings centers do país. São diversos produtos, entre brincos, colares, anéis e pulseiras, e também bolsas e lenços. A marca cresceu tanto desde sua fundação, por ser uma franquia de sucesso, que atingiu mais de 300 unidades no Brasil e em outros países. Para ser um franqueado, é possível escolher um dos modelos de franquia: loja física, loja container e quiosque. Veja os números da marca:

  • Investimento: entre R$ 105.000 e R$ 325.000
  • Faturamento médio mensal: de R$ 30.000 a R$ 80.000
  • Prazo de Retorno: de 18 até 36 meses

38. Carmen Steffens

A franquia de moda Carmen Steffens é uma grife de roupas, sapatos e acessórios femininos. A marca tem esse nome em homenagem à mãe do presidente da marca, Mário Spaniol. São mais de 25 anos no mercado, com 560 lojas em 19 países, o que consolida a marca como uma franquia de sucesso. São peças de fabricação própria focadas na mulher moderna de meia idade com 11 coleções por ano. Também há peças para mulheres jovens, na CS Young. A marca é apontada como preferida de artistas mundiais como Madonna, Jennifer Lopez e Paris Hilton. Além disso, há um suporte amplo ao franqueado. Seja um franqueado por:

  • Investimento: R$ 370 mil até R$ 720 mil
  • Faturamento: R$ 20 mil
  • Prazo de Retorno: 30 até 36 meses

39. Alphabeto

A Alphabeto é uma franquia de moda infantil com mais de 90 lojas e 500 pontos de venda no Brasil. Eles dizem que seu objetivo é fornecer roupas para vestir “crianças como crianças”. A empresa está no mercado há mais de 40 anos. A missão da Alphabeto é criar e vender peças de vestuário exclusivas. Eles também se preocupam com o meio ambiente usando energia renovável na fabricação de suas roupas. A Alphabeto fabrica itens 100% de alta qualidade, produzidos no Brasil.

A Alphabeto Roupas Infantis é uma marca que nasceu no interior de Minas Gerais, na cidade de São João Nepomuceno. Já conquistou três vezes o Selo de Excelência da ABF franchising e atende crianças de zero a 16 anos. São 6 formas de trabalhar com essa franquia de roupas infantis: franquia premium, franquia fit, quiosque, franquia Pop up, minifranquia e loja multimarca. Veja os números:

  • Investimento: R$ 280 mil
  • Faturamento médio mensal: –
  • Prazo de Retorno: –

40. Hope Lingerie

A franquia de moda Hope Lingerie é uma das maiores marcas de lingerie do Brasil, com mais de 50 anos de história e 200 lojas em todo o país, e foi criada em 1996. A marca busca empoderar as mulheres de dentro para fora por meio de suas peças, com roupas que entregam segurança, conforto e bem-estar para as mulheres.

Os produtos são diversificados, atendem à procura por lingerie e maquiagem, e servem à classe A e B de mulheres.

O franqueado tem todo o suporte, porém, também é esperado muito dele. O franqueado ideal da Hope Lingerie é dedicado exclusivamente à marca e tem habilidades como convivência com público, como bom relacionamento interpessoal e capacidade para lidar e motivar sua equipe. Agregue ao time com:

  • Investimento: a partir de R$ 260 mil
Conclusão

As franquias de moda são uma das melhores franquias para investir, já que combina um combo de vantagens: há muitas opções para escolher a que mais se encaixa na sua realidade, existem franquias baratas, e se trata de um dos ramos que mais crescem e faturam no Brasil. A combinação da cultura brasileira com a popularização da moda tem feito o mercado crescer ainda mais.

Assim, cabe também se beneficiar das vantagens de investir no franchising. A modalidade de empreendedorismo está entre as mais seguras do mundo, já que oferece aos franqueados um suporte contínuo e principalmente no início do negócio. Assim, você terá mais chances de se dar bem em franquias de moda do que em uma loja própria do ramo.

Porém, com tantas vantagens, não pense que é fácil investir e se tornar seu próprio chefe e empreendedor. É preciso ter cautela com cada decisão, a fim de não perder dinheiro e de otimizar os resultados a curto, médio e longo prazo da sua empresa. Por isso, é sempre bom estar perto de quem tem mais experiência, e acumular conhecimento sobre o assunto. Vale a pena também investir na contratação de profissionais experientes no mundo do franchising, que podem te guiar nessa nova empreitada!

O Goakira Consultoria é uma empresa especializada em franchising, com anos de experiência em tudo que você precisa para abrir uma franquia de sucesso. Se você precisa de orientação e ajuda nesse momento, entre em contato, e teremos o prazer de ajudar você.Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais para não perder os próximos posts! Instagram Facebook YouTube Linkedin

Posts relacionados

Deixe um comentário