Conheça 3 exemplos de franquias de açaí e como funcionam

6 minutos para ler

O açaí consiste em um dos produtos mais consumidos no país. Assim, trabalhar com franquias de açaí pode ser uma ótima opção para ter um bom negócio e ganhar dinheiro com pouco investimento.

Nesse sentido, é necessário destacar que os alimentos naturais estão sendo cada vez mais evidenciados nas redes sociais e priorizados no mercado de alimentação. Além disso, o Brasil produz 85% do açaí do mundo. A colheita anual chega a pesar mais de 1 milhão de toneladas.

De acordo com a ABF, as redes de franquias de açaí movimentaram mais de R$12 bilhões somente no terceiro semestre de 2019. Logo, esse tipo de comércio tem aumentado significativamente.

Conheça 3 exemplos de franquias de açaí e entenda como elas funcionam!

As principais franquias de açaí do país

Abaixo, confira algumas redes que trabalham com o açaí e que ganharam destaque nos últimos anos.

1. Uni Açaí

A Uni Açaí foi criada em 2014, na cidade de Araçatuba, pelo empreendedor Hamilton Pereira Coreia, que percebeu o elevado potencial de vendas do produto. Então, decidiu empreender em uma loja em frente a uma faculdade da região.

Antes de mais nada, é preciso destacar que a qualidade do açaí, a apresentação de novos itens e o bom atendimento fizeram com que o desenvolvimento do negócio fosse rápido. Atualmente, a Uni Açaí conta com mais de 16 franquias ativas.

Fique sabendo que o investimento da rede não é muito alto. Inclusive, a operação é simples e apresenta boa rentabilidade. A organização proporciona total suporte, treinamento, capacitação e assessoria. Além do mais, ajuda na seleção do melhor lugar para a loja e proporciona excelentes campanhas publicitárias locais, nacionais e regionais. O auxílio se inicia na inauguração e continua durante todo o processo de venda.

Essa importante franquia apresenta quatro modelos de lojas, com um lucro médio que vai de 15% a 25%.

2. Fast Açaí

A Fast Açaí foi criada em 2012. Seu objetivo é oferecer uma alimentação saborosa e saudável a um preço justo, bem como um excelente atendimento. São muitos produtos, desde o açaí na tigela até as suas combinações com sorvetes e coberturas. Dessa forma, o grande diferencial nessa franquia é a presença do cupuaçu, servido da mesma forma que o açaí. Além do mais, são comercializados outros alimentos saudáveis.

Após um ano de criação, na cidade de Goiânia, o empreendimento conseguiu o patamar de franquia, aumentando a marca para quase 160 lojas: elas estão em 12 estados do país, no Distrito Federal e no exterior.

No ano de 2017, o negócio conquistou o selo Excelência em Franchising, da ABF, o selo Top 25 da Franchising Brasileira e o selo Alimento Confiável, da Siaeg.

Portanto, é importante salientar que a empresa proporciona apoio e treinamento ao franqueado, ajudando na escolha do ponto de venda e dos profissionais, na capacitação e motivação do time, na publicidade e propaganda, no apoio jurídico e na gestão de qualidade e de estoque.

3. Supremo Açaí

O Supremo Açaí apresenta uma estrutura enxuta, sendo necessário um investimento reduzido. Além disso, ela tem alto padrão de qualidade e marketing de excelência, gerando uma boa rentabilidade para o empreendedor.

Desse modo, essa organização se tornou uma das mais bem-conceituadas marcas de açaí em Fortaleza, despertando o interesse de diversos empresários. Em apenas 1 ano, houve a abertura de 7 lojas. Atualmente, já são 10 pontos no país.

Os estabelecimentos trabalham com o sistema self-service, deixando o consumidor montar o açaí de acordo com seu desejo, o que permite uma combinação personalizada com vários incrementos. Tudo isso com uma maravilhosa estrutura.

O franqueado Supremo Açaí recebe diversas vantagens, além do direito de trabalhar com a marca. Entre os benefícios, podemos citar o suporte na implantação do estabelecimento, a seleção do ponto comercial, o treinamento inicial, a seleção de profissionais, o acompanhamento na inauguração e na pós-inauguração e a criação de projetos de programação visual.

As principais características de uma franquia de açaí

O consumo de açaí aumentou significativamente nos últimos anos. Isso porque, além de ser um alimento barato, há uma reduzida complexidade de gestão. Ou seja, consiste em um negócio fácil de ser gerenciado. Entretanto, para selecionar uma boa rede de franquias e conseguir sucesso no empreendimento, é fundamental ficar atento a alguns pontos. Confira!

Localização ideal

A localização da sua empresa é um aspecto primordial para o seu sucesso. Logo, precisa estar diretamente ligado ao planejamento de seu negócio.

Ao realizar o planejamento de sua organização e estabelecer o que seu público-alvo deseja, você precisa analisar um bom lugar para montar seu estabelecimento ou quiosque. A boa localização, para uma empresa de alimentação, é sempre onde há uma elevada quantidade de pessoas. Por exemplo, centros comerciais, shopping e praças são boas opções.

É indispensável avaliar também a segurança ao redor do local e sua infraestrutura básica. Dessa forma, sempre pense no conforto dos compradores.

Estrutura das franquias de açaí

Ao comprar uma franquia, o empreendedor não terá que se preocupar com a estrutura da empresa, já que ela apresentará características determinadas previamente para sua instalação. Aliás, há uma orientação completa sobre todo o projeto estratégico. Já existem investimentos em capacitação para o time e em marketing.

Lembre-se de que a estrutura de uma loja de açaí é muito simples, formada por 5 áreas. São elas:

  • área de atendimento, composta por cadeiras e mesas para os clientes;
  • estoque;
  • área de produção;
  • banheiros para os consumidores e colaboradores;
  • escritório para o gestor realizar as obrigações administrativas.

Entretanto, quando estamos falando de quiosques, a área é mais reduzida. Portanto, as cadeiras e as mesas ficam no entorno. Ainda, o local onde será feito o estoque precisa ser adequado e regulamentado para a armazenagem do açaí.

Enfim, é preciso ficar atento no momento de escolher sua franquia. Porém, as informações mencionadas podem ajudar em sua escolha. Saiba que existe uma infinidade de franquias de açaí, mas selecione a que realmente pode satisfazer seus desejos.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário